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Consolidar uma marca no mercado não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. Conheça os diferentes cursos de branding e aprenda a fortalecer a sua marca e se destacar da concorrência!

Pensar em branding não é apenas pensar na identidade visual da sua empresa, mas sim em tudo o que vai além dela, ou seja, elaborar uma marca forte não é só uma questão de idealizar o nome, escolher cores e formatos de fontes.

Em primeiro lugar, branding é a forma como a sua marca se posiciona no mercado de modo geral e as sensações e emoções que ela transmite para o público.

Um exemplo muito comum de branding são as redes de fast food, que geralmente utilizam cores como o vermelho e o amarelo para associá-las à comida e despertar a sensação de fome nas pessoas. Não é à toa que o McDonald’s, um dos maiores fast food do mundo, é lembrado por ambas as cores.

Outro exemplo que podemos citar é a Starbucks, que é reconhecida apenas pela sua logomarca representada por uma sereia de duas caudas. A marca da multinacional americana de cafés é tão forte no mercado que a logo não precisa nem vir acompanhada do nome da empresa. Apenas pelo símbolo, ela já é facilmente reconhecida pelo público, até mesmo por aqueles que não são fãs de café.

Através de ações, técnicas de branding e um conjunto de fatores é possível gerar conexões com as pessoas e fazer com que elas escolham a sua marca pelo significado e valor construídos na mente delas.

Nós, como uma Agência de Branding, entendemos o quão importante é ter uma boa marca, não só para se destacar no mercado, mas também para dar mais credibilidade aos produtos ou serviços que a sua empresa oferece.

Se você quer aprender a construir, gerenciar e consolidar uma marca, veja a lista com 6 cursos de Branding que preparamos para você descobrir como elaborar uma marca de forma profissional.

O que você vai ver sobre Cursos de Branding:

O que é Branding?

Já citamos no início do artigo que o branding vai muito além da identidade visual da empresa. Então, o que é branding de fato?

Branding está relacionado à gestão de marca de uma empresa. Sendo assim, ele não se refere apenas à identidade visual, mas sim a um conjunto de ações que potencializam o posicionamento da marca de acordo com a finalidade e os valores da empresa.

Além de definir o nome, imagens, slogan, símbolos e logotipo, o maior propósito do branding é criar conexões e despertar sensações que impulsionem os potenciais clientes a escolherem a sua marca para adquirir um produto ou serviço.

Em outras palavras e de forma bem direta, podemos definir o branding como a essência da sua empresa. Afinal, é por meio de um conjunto de técnicas que é possível aproximar a marca do público e construir uma relação de confiança e lealdade.

Quando esse relacionamento com o público estiver sólido, ele dará muito mais credibilidade para a sua marca do que para a concorrência, até mesmo se os concorrentes tiverem ofertas com valores mais baixos de produtos e serviços.

Um exemplo claro disso são as lojas que vendem camisas de times. Existem diversas empresas que vendem esse produto, não é mesmo? Mas uma das maiores referências quando o assunto é esse é a loja da Nike. Mesmo que o preço dos produtos seja mais elevado se comparado a outras lojas, a Nike já possui credibilidade no mercado e as pessoas confiam na marca.

Sendo assim, para construir um branding forte, você não precisa apenas de uma logo bonita e chamativa. Você precisa despertar o interesse das pessoas na forma como você se apresenta e também obter reconhecimento pela qualidade dos seus produtos ou soluções.

3 motivos para investir em Branding

Quando você pensa em elaborar um projeto de branding, você precisa ter em mente tudo aquilo que a sua marca faz ou quer fazer, como objetivos, criação de logotipo, imagens, definição de cores, tom de voz e valores que representam ou que vão representar a organização.

Por meio dessas ações, é possível criar uma relação afetiva e duradoura com os consumidores, já que, ao transmitir o propósito da empresa, eles podem se identificar com os mesmos valores da marca.

Além disso, quando se investe em branding de forma correta, as chances de tornar a sua marca memorável são maiores, fazendo com que as pessoas lembrem sempre da sua marca quando estiverem buscando por aquilo que você oferece.

Veja os 3 tópicos que elencamos para você se convencer de que vale a pena investir nessa estratégia e, quem sabe, fazer hoje mesmo uma consultoria de branding com especialistas da área.

Cria laços com o consumidor

Precisamos destacar mais uma vez a importância do bom relacionamento com o consumidor. Com os consumidores cada vez mais exigentes e atualizados, o esforço para chamar a atenção deles e incentivar a decisão de compra dobrou.

É fato que existem diversas marcas com produtos e serviços do mesmo segmento que o seu. No entanto, os consumidores estão cansados de marcas que vendem falsas promessas, não solucionando o problema deles nem proporcionando uma boa experiência.

Atualmente, os clientes em potencial não estão só em busca de saber os benefícios daquilo que você oferece, como também querem saber se você realmente entrega aquilo que está prometendo. É isso que vai começar a gerar valor e fazer com que as pessoas confiem na sua marca.

A construção de um laço afetivo com o consumidor começa pela confiança que é gerada pela identificação do lead com a marca, percepção de valor e reputação no mercado.

Além de um branding bem construído e consolidado, estabelecer laços com o consumidor também gera o brand awareness ou consciência de marca.

Garante a melhor experiência para o cliente

Ao longo do artigo, já falamos que o branding gera valor para a marca. No entanto, ele não só gera valor para a sua empresa, como também para os seus clientes e isso pode ser percebido quando você proporciona e garante uma boa experiência para o consumidor.

Durante o artigo, citamos 3 grandes marcas que possuem credibilidade e reputação no mercado e elas só conseguiram a posição em que estão hoje, mesmo em meio a tantos outros concorrentes, por proporcionarem satisfação para os clientes.

Essa satisfação pode ser encontrada desde a forma como o cliente é atendido fisicamente, pela experiência dele dentro do site ou aplicativo da marca e até o uso do produto ou serviço. Uma marca forte constrói uma personalidade com a qual o público também se identifica.

Atrai clientes, vendas e faturamento

É válido ressaltar que o branding está relacionado ao posicionamento da marca no mercado e não necessariamente a uma estratégia de venda. No entanto, a construção de uma marca forte pode contribuir no final do mês com um aumento de vendas significativo e, consequentemente, um bom faturamento para a empresa.

Obviamente, esses resultados serão percebidos a longo prazo, até porque uma marca não conquista reputação da noite para o dia. Através das suas ações de branding e marketing, ao longo do tempo, você vai conquistar espaço na mente dos consumidores e no mercado.

Sendo assim, quanto mais você conquista o seu espaço e proporciona boas experiências para os clientes e defensores da sua marca, mais clientes chegarão e as vendas e o faturamento melhorarão simultaneamente.

6 Cursos de Branding para Aprimorar o seu Conhecimento

Muitas vezes, não buscamos por novos conhecimentos por sempre acharmos a rotina muito corrida para isso, mas a verdade é que colocamos empecilhos em algo que, com apenas alguns cliques, já estará a nossa disposição.

A internet está aí para mostrar que, para buscar mais conhecimento, não precisamos nem sair de casa. Existe uma infinidade de cursos on-line em diferentes plataformas e sites que você pode usar a seu favor.

A seguir, você encontrará uma lista com os 6 melhores cursos de branding para aprimorar o seu desenvolvimento e aperfeiçoar o seu conhecimento sobre a estratégia.

1. Udemy: Branding e Marketing – Criação e Gestão de Marcas de Sucesso

Com mais de 7 mil alunos que fizeram o curso de branding e marketing da Udemy e uma excelente nota de classificação, o material produzido em videoaulas explora diversos conceitos e estratégias de branding para alavancar o seu negócio.

Entre elas, você vai aprender a despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes com os consumidores, além de entender o que faz as pessoas escolherem uma marca no momento da decisão de compra de um produto ou serviço.

Além disso, o curso também irá focar em pontos importantes do branding como a criação do DNA de marca, definição de brand persona, aplicação de storytelling, estratégias de marketing nas ações de branding e muitos mais.

Esse curso não é gratuito, porém você paga um valor único de R$ 209,90 e tem acesso vitalício, ou seja, para sempre. Além de 2,5 horas em videoaulas, o curso disponibiliza 15 materiais para download, 2 artigos e ainda certificado de conclusão.

2. EBAC: Branding e Identidade Visual

O curso de branding e identidade visual da EBAC (Escola Britânica de Artes Criativas & Tecnologia) é recomendado para alunos iniciantes em design, designers gráficos e diretores de artes, e especialistas em marketing e marca.

Com ele, os alunos aprenderão a dominar a criação de identidades visuais para diferentes empresas e negócios e a gerenciar e reposicionar uma marca utilizando o branding para fidelizar o público.

Criar logo, identificar as necessidades do cliente, desenvolver metodologias e projetos, criar paletas de cores, criar protótipos para vendas e ainda incrementar o seu portfólio é o que o curso também vai proporcionar.

O curso tem duração de 4 meses, com mais de 15 aulas on-line, em que você irá fazer diversas atividades, receber feedbacks do tutor e enriquecer o seu portfólio com 3 projetos profissionais.

3. Rock University: Branding

A agência de marketing Rock Content possui a sua própria plataforma de cursos sobre marketing digital: a Rock University. Entre os diversos cursos disponíveis, está o de “Branding”.

O curso é totalmente gratuito e fica disponível no seu painel de aluno(a) durante 90 dias. Se, durante esse período, você não finalizar o curso, você terá que se matricular novamente e continuar de onde parou.

O material do curso é dividido em 9 módulos em que você vai aprender a implementar o processo de criação e gestão da marca, planejar, documentar e comunicar a identidade da sua marca, utilizar estratégias de Employer Branding, definir métricas e mensurar as estratégias de branding e muito mais.

4. Domestika: Criação de uma Marca Atrativa e Responsável

O curso “Criação de uma Marca Atrativa e Responsável” da Domestika é um dos mais vendidos, com mais de 45 mil estudantes e 98% de avaliações positivas. O curso conta com 21 aulas on-line e você pode assisti-las onde e quando quiser.

Esse curso vai além de apenas ensinar a criar um logotipo, por exemplo. Nele, a professora Julieta Tello, além de falar um pouco sobre a sua carreira em marketing, ensinará a elaborar sua estratégia de posicionamento de marca, incluindo a definição de seu target, personalidade, valores e crenças da empresa.

Além disso, você identificará os benefícios físicos, emocionais e sociais de seu produto, estabelecendo parâmetros do porquê sua marca acredita neles, descobrirá o que torna você uma pessoa única, sua singularidade, a vantagem competitiva de sua marca, os objetivos do seu negócio e os pilares estratégicos de crescimento para construir sua marca de forma consistente com seu posicionamento.

5. Brandster: DNA de Marca

A Brandster é uma escola digital que oferece cursos focados em branding, naming, design de marcas e inovação, criatividade e gestão de marca. No curso “DNA de Marca”, você vai aprender a desvendar e revelar a essência da marca.

O curso é 100% on-line e on demand, ou seja, você pode estudar no seu tempo e ritmo, com acesso vitalício ao curso. É recomendável que, antes de começar a fazer esse curso, você já tenha alguma fundamentação em branding, pois ele não é um curso básico.

Com ele, você aprenderá o desenvolvimento do DNA de Marca, comportamento de marca, design de personas, claim de produtos e serviços, transmídia, além de montar uma apresentação de todo aprendizado baseado no modelo de negócio Canva.

6. Mirago: Formação de Estrategistas de Marca

Esse é um curso aprofundado em branding para quem quer trabalhar com posicionamento de marcas e para quem deseja aprender estratégias para se tornar um estrategista de marca.

Veja o que você vai aprender com as 27 aulas que a plataforma disponibiliza para esse curso:

  • Como o Branding trabalha os diferentes elementos de marca (naming, logotipo, slogan, embalagem, etc.);
  • Entender como funciona uma pesquisa de mercado para Branding (usos, tipos, formatos e insights);
  • Aprender o que é posicionamento de marca (métodos e aplicação);
  • Descobrir estratégias para construir relevância de marca;
  • Entender como a revolução digital mudou as marcas (nova lógica e dinâmica);
  • Apresentação de diferentes exemplos e estudos de casos.

O curso garante que, após trabalhar as lições ensinadas, você conseguirá criar conexões conscientes e inconscientes entre a marca e o público.

Aprenda mais sobre Branding Hoje Mesmo

Como você viu no decorrer do artigo, o branding não é só identidade visual, como definição de cores, logo, fontes, símbolos e imagens. O branding é o gerenciamento de uma marca, já que ele está relacionado a como você se posiciona no mercado.

E em um universo que está cada vez mais competitivo e com diversas mudanças, é essencial traçar estratégias de branding não só para a sua marca se destacar da concorrência, mas para atrair e conquistar mais clientes, além de consolidar a marca com uma reputação significativa.

Você já viu que o branding possui inúmeras vantagens que podem ser utilizadas a seu favor, assim como também viu que existem diversos cursos para você se aprofundar e conhecer mais sobre o assunto.

Mas não deixe que todo o conhecimento adquirido fique guardado para você, tire insights de todos os cursos que foram sugeridos aqui e aplique o que aprendeu na sua realidade. Nós, como uma agência especialista em branding, acreditamos no poder que uma marca forte tem de influenciar os resultados de uma empresa.

Entre em contato conosco e saiba como os nossos serviços de branding podem contribuir para melhorar o posicionamento da sua marca no mercado.

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Dúvidas Frequentes

O que é Branding?

Branding está relacionado à gestão de marca de uma empresa e não se refere apenas à identidade visual, mas sim a um conjunto de ações que potencializam o posicionamento da marca de acordo com a finalidade e os valores da empresa.

3 motivos para investir em Branding

Existem diversas vantagens e motivos pelos quais você pode e deve investir em Branding. Veja os 3 motivos principais:

  1. Cria laços com o consumidor
  2. Garante a melhor experiência para o cliente
  3. Atrai clientes, vendas e faturamento

6 Melhores Cursos de Branding

1. Udemuy: Branding e Marketing – Criação e Gestão de Marcas de Sucesso

2. EBAC: Branding e Identidade Visual

3. Rock University- Branding

4.Domestika: Criação de uma Marca Atrativa e Responsável

5. Brandster: DNA de Marca

6. Mirago: Formação de Estrategista de Marca

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