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Já ouviu falar em mídia espontânea? Saiba mais aqui sobre essa prática que pode beneficiar a imagem da sua empresa!

Nem sempre as melhores formas de crescimento de uma empresa estão ligadas ao investimento em redes sociais e anúncios pagos. Muitas vezes a mídia espontânea pode, no momento certo, fazer com que marcas sejam adoradas, sem apoios financeiros.

No presente artigo você entenderá um pouco sobre o que é essa estratégia e de que forma você pode se beneficiar dessa naturalidade trazida com a divulgação da sua marca em veículos de comunicação.

Navegue e saiba mais sobre mídia espontânea

O que é uma mídia espontânea?

Como o próprio nome diz, a mídia espontânea está diretamente relacionada com o aparecimento de conteúdos, informações, situações ou ação de marcas sem que haja o pagamento ou uma combinação anterior, de forma que tudo aconteça naturalmente.

Por exemplo, uma empresa de pintura predial pode fazer um acordo financeiro com uma assessoria de imprensa para que ela passe a tentar repercutir conteúdos que falam sobre a marca em veículos regionais, como forma de propagar o negócio e conseguir clientes.

Nesse caso, está acontecendo um investimento, logo, caso algum veículo publique alguma matéria ou mencione a empresa em algum programa, essa mídia poderá ser considerada paga, já que houve, de certa forma, uma negociação para que a empresa chegasse lá.

Dessa maneira, podemos compreender que tudo aquilo que sai de uma empresa em veículos de comunicação sem que haja uma conversa prévia com representantes da marca, pode ser considerada espontânea, acontecendo quando um assunto importante apareça.

Esse é o caso de empresas que se envolvem ou em polêmicas ou em assuntos relevantes, como no caso de uma empresa que aluga telão de LED para eventos, que acabou decidindo fazer uma ação beneficente em um lar de idosos.

Principais vantagens

Mesmo que mídias espontâneas também possam acontecer em situações polêmicas, como em casos onde a empresa se mostra controversa ou curiosa sobre algum ato, fala ou acontecimento, são em ações positivas que as vantagens realmente acontecem.

Isso se torna algo bom pois, em veículos de comunicação, muitas informações são repassadas ao público como exemplos ou curiosidades interessantes, tornando então a empresa em questão dona de um protagonismo.

Digamos que um estúdio de gravação de áudio para propaganda acabe entrando para as notícias do dia em diferentes portais de um país por ter sido escolhido como local de ensaio de um artista famoso, popular no mundo inteiro.

Essa escolha, feita baseada em indicações do próprio meio de campo do artista internacional, fez com que o estúdio promovesse seu trabalho, aparecendo em matérias e impulsionando a procura por outros clientes.

Neste caso, podemos perceber que o aumento das vendas se tornou uma excelente vantagem da mídia espontânea, seguida da economia no serviço, já que nenhum profissional, como assessor de imprensa, foi contratado para esse trabalho.

Além disso, a autoridade dessa empresa acaba se criando quase que instantaneamente. Isso porque muitas pessoas dentro da sociedade consideram relevante o que é informado em jornais, portais, rádios e outros tipos de mídia de comunicação.

Essa importância se torna ainda mais concreta quando as marcas envolvidas em uma divulgação na mídia participam de algum tipo de ato que venha a favorecer um público maior, como moradores de um bairro que sofreu com chuvas.

Ainda que essa ação seja fundada por uma ajuda ao próximo, algo que vai além de qualquer tipo de propaganda, cria-se uma importância maior, pois o público vê que determinada empresa faz mais do que apenas vender e crescer pensando em si.

E entender o que realmente é um assunto relevante para ser divulgado em mídias é trabalho das pessoas responsáveis pelos veículos. Mesmo assim, não é impossível que marcas aprendam a produzir suas próprias oportunidades.

Como colocar em prática?

Uma das principais formas de conseguir uma mídia espontânea é ter dentro da equipe da empresa assessores de imprensa ou comunicadores que tenham um relacionamento próximo com os principais profissionais da mídia de sua localidade.

Dessa forma, sempre que existir uma oportunidade de divulgar uma ação, novidade ou até mesmo uma simples propaganda, a equipe poderá aproveitar a relevância e colocar essa situação dentro das principais mídias, alcançando espontaneamente seu público.

Além disso, uma forma interessante de colocar uma empresa em evidência é prestar atenção nas atualidades sociais e culturais, e aproveitar essas atualidades para criar oportunidades de participação da sua marca.

Esse é o caso de uma empresa que vende mesa de som profissional e utiliza um vídeo viral na internet sobre produção de música para fazer acontecer sua publicidade, que pode se tornar tão viral quanto, produzindo comentários em mídias diversas.

Conclusão

Com um pouco de estudo, palpite e relacionamento com as pessoas certas é possível deixar sua empresa em evidência dentro do mercado, transformando pequenas ações em grandes chances de progredir com sua marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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