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Você já ouviu falar de SEO On Page? Sabe para que serve? Hoje, vamos te mostrar como melhorar o seu trabalho com os títulos nessa estratégia.

Trabalhar com a title page, meta description e com a URL certa podem melhorar o posicionamento do seu site em pouco tempo, sabia?

O SEO On Page é uma parte das estratégias de SEO e tem como objetivo otimizar tanto os conteúdos, quanto as páginas do seu site para melhorar a sua classificação e garantir as primeiras posições do Google.

Todas as ações dentro de uma página são feitas pensando na intenção de busca e na experiência do usuário. Os mecanismos de busca identificam todos os elementos dentro do site e tentam entender do que se trata, quais são as buscas relacionadas a página, quais os conteúdos produzidos e se eles respondem às dúvidas do pesquisador.

Descubra neste post exemplos de otimizações SEO On Page que você pode fazer para melhorar os seus títulos e URLs.

Navegue e saiba mais sobre os critérios do SEO On Page

O que é Title Page?

A Title Page é o título da página. Também é chamada de title tags (tags de título) e podem ser identificadas na aba do navegador, nas páginas de resultados do Google ou em outros buscadores.

Essa técnica do SEO On Page é uma das mais importantes para que o seu site tenha maiores chances de ranquear bem na SERP (página de resultado) e estar entre os melhores resultados de busca.

Para que isso aconteça, é necessário criar title tags relevantes, atraentes e não muito longas. No próximo tópico vamos te mostrar fatores importantes para que o título da sua página seja bem-visto aos “olhos” do Google.

Práticas para o título da página

Veja a seguir as melhores práticas para melhorar a criação de Title Tag:

Número de caracteres

O recomendado é utilizar no máximo 60 caracteres. Esse número é baseado no limite de caracteres que costuma aparecer quando os resultados das pesquisas são exibidos no Google.

Talvez você se esteja se perguntando: “o que acontece caso ultrapasse os 60 caracteres?”.

De forma simplificada, os rastreadores do Google analisam as milhares de páginas que existem para classificá-las. Se o título ultrapassa o limite máximo de caracteres, a classificação dessa página vai ser inferior a outras que atendem a esse critério.

Então, se for necessário, abrevie o seu título e fique dentro dos padrões, para que o seu site não sofra impactos negativos no ranqueamento do Google.

Palavra-chave

Utilizar palavras-chave ou Keywords na suas title tags é essencial para que o buscador entenda qual é o conteúdo da sua página e se ela faz sentido para usuário. Assim, a sua página pode aparecer no topo dos resultados de buscas.

Você deve fazer pesquisa de palavra-chave para encontrar as melhores opções e usar as mais adequadas para inserir na title page.

Títulos exclusivos

Talvez esse critério seja óbvio para você, mas não podemos deixar de ressaltar a importância.

Crie títulos SEO exclusivos. A duplicidade de títulos pode indicar para os mecanismos de busca que seu site tem páginas duplicadas e isso prejudicará seu posicionamento.

Títulos para e-commerce

Se você trabalha com e-commerce, coloque o nome do produto específico antes da sua title tag. Isso ajudará o Google a apresentar os melhores resultados quando o usuário buscar por um produto que o seu site possui.

Heading Tag

Ainda falando sobre títulos, existe um conceito dentro da estratégia de SEO On Page que é o de Heading Tag. Esse termo refere-se aos “pesos” dos títulos e subtítulos do seu conteúdo.

Os Headings são estabelecidos por categorias “H1”, “H2”, “H3”, “H4”,”H5” e “H6”. A maioria dos sites costumam utilizar pelo menos até o H3. Podemos determinar esses códigos da seguinte forma:

H1: Título do artigo;

H2: Subtítulos e tópicos;

H3: Esse é um subtítulo que é inserido dentro dos H2 e aprofunda os assuntos.

Pesos menores de títulos devem ser inseridos dentro dos maiores, essa é a regra. É importante lembrar que uso de palavras-chave e links internos dentro dos subtítulos ajuda no ranqueamento da sua página.

Impacto da Title Page no SEO

Antes de iniciar uma estratégia de otimização de SEO On Page, você precisa saber o que é SEO e quais são as técnicas que devem ser aplicadas no seu site. Vamos te explicar o conceito de SEO.

O Search Engine Optimization (SEO) é a otimização de sites para os mecanismos de busca. Ou seja, é através das boas práticas de SEO que o seu site garante a “vaga” entre os primeiros resultados nas páginas de buscas.

O título da página tem uma grande influência na obtenção de um bom posicionamento na SERP. Ele é uns dos elementos que o usuário visualiza antes de qualquer outra coisa. Afinal, é por meio do título que conseguimos saber previamente do que se trata o conteúdo.

Como já foi dito no começo do artigo, a tilte tag (título da página de resultado) aparece também na aba do seu navegador. Isso facilita a identificação das páginas para usuários que mantém várias guias abertas durante a navegação no Google.

Se o título da página estiver desorganizado, desalinhado e sem relação com o conteúdo da página, o CTR (taxa de clique) do seu site pode diminuir significativamente.

O que é meta description?

A meta description, que significa meta descrição em português, é aquele mini texto que fica embaixo do title page quando uma pesquisa é realizada. A finalidade dele é mostrar resumidamente o que o conteúdo da página irá abordar e convencer o usuário a clicar no link.

Por isso, é importante colocar textos na meta descrição que chamem a atenção do usuário, sejam informativos e que chamem os leitores para entrar na sua página.

A meta descrição deve ter até 160 caracteres e, assim como as titles tags, tem que ser única para que os rastreadores do Google não entendam que as suas páginas são cópias de outras.

Impacto da meta descrição no SEO

Quando os usuários são informados através da meta descrição sobre o que se trata o conteúdo da sua página, a possibilidade deles acessaram o seu site se torna maior, caso tenha relação com a pesquisa realizada.

Você já deve ter observado que sempre aparecem palavras destacadas em negrito na meta descrição. Por esse motivo é interessante buscar por palavras-chave e termos relevantes que atendem a intenção de busca do usuário e utilizá-los na construção.

Dessa forma, será mais certeiro que as pessoas cliquem no link da sua página, gerando mais tráfego para o seu site e aumento a taxa de cliques (CTR).

Lembre-se sempre de usar as palavras-chave de forma natural para não ser considerado spam. A sua meta descrição precisa ser útil para usuário, dando motivos para que ele clique na sua página e sinta-se satisfeito após a leitura do seu conteúdo.

O que é URL do site?

As URLs são os endereços das páginas que são inseridos na barra de pesquisa do navegador. O ideal é que elas sejam o mais curtas possível para que sejam identificadas pelos rastreadores do Google com facilidade. Evite usar números para quando o seu conteúdo for atualizado, pois assim você não precisará mudar a URL.

Para criar uma URL adequada é preciso especificar a página que o usuário vai navegar. Por exemplo:  https://www.dominio.com.br/seo-on-page/

Esse é um exemplo de como você pode fazer a sua estrutura de URL. Seguindo essa prática, o endereço da sua página será otimizado com sucesso.

Atente-se em criar URLs fáceis de se ler e que deixem claro para o usuário identificar o conteúdo da página que ele está acessando.  Dessa forma, a probabilidade de aumentar o CTR (taxa de cliques) das páginas do seu site será maior.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a compreender as diretrizes do SEO On Page

Agora que você já sabe tudo sobre Title Page, Title Tag, meta descripition e URLs, é hora de otimizar os seus títulos!

Aplicar esses critérios na sua estratégia de marketing digital ou SEO não é algo difícil, mas exige dedicação e tempo. Então, comece a alterar aos poucos o que você já possui!

Se você entendeu todos os conceitos que apresentamos neste post, mas ainda não se sente tão confiante para aplicá-los, fale conosco! Somos uma agência especialista em otimização de sites e podemos te ajudar a aumentar o seu tráfego orgânico.

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