fbpx Skip to main content

Backlinks são essenciais para quem deseja aumentar a relevância de seu site na internet. Mas o que são exatamente e como consegui-los? Aprenda neste post.

Não é segredo para ninguém o quão concorrida é a internet. Se por um lado ela abre várias possibilidades para um negócio crescer, por outro também pode ser um grande desafio, já que a concorrência por lá é grande.

Para quem tem um site, blog ou portal de notícias, estar entre os primeiros resultados de buscadores, como o Google e o Bing, é algo que se busca constantemente através das técnicas de SEO (Otimização para os Mecanismos de Busca).

Conteúdo de qualidade e com bom uso de palavras-chave, que estejam relacionadas às intenções de busca dos usuários, nunca vão deixar de ser importantes, mas, em se tratando de SEO, é preciso ir além e também construir uma rede links internos e externos que colaborem para melhorar a autoridade de domínio do site.

Os links internos são aqueles que linkam para páginas de um mesmo domínio e, portanto, muito mais fáceis de conseguir. Mas os links externos exigem mais dedicação e cuidado para serem adquiridos.

Também chamados de backlinks, hoje vamos falar um pouco mais sobre os link externos para que você entenda a importância deles para o SEO, os tipos e também como consegui-los da forma mais natural possível. Continue a leitura!

O que você vai ler sobre Backlinks:

3. Crie um blog

O blog é um grande complemento para sites institucionais, seja de empresas B2B ou B2C, e um aliado valioso para as estratégias de marketing de conteúdo. O blog da Tupiniquim é um exemplo disso! Isso porque esse é um espaço perfeito para ajudarmos nossos clientes e potenciais clientes a entenderem melhor sobre os serviços que eles precisam.

Através do blog, você pode criar artigos, tutoriais e guias úteis que podem ajudar a persona da sua marca a entender melhor sobre o seu produto ou serviço e até mesmo gerar uma necessidade nela de adquirir o que você vende.

Além de agregar valor para o seu público-alvo, com o blog você aumenta as possibilidades de ganhar backlinks de outros blogs e sites, que podem querer linkar para os seus artigos. Caso você ainda não tenha um, veja nossas dicas no artigo Como começar um blog? 6 dicas para você começar a criar conteúdo na internet!

4. Produza materiais ricos

Assim como o blog, criar pesquisas, trazer dados estatísticos, infográficos, e-books gratuitos, entre outros materiais ricos também é uma excelente maneira de conseguir backlinks.

Esse tipo de conteúdo possui muitas vantagens, como gerar leads, aumentar as vendas, melhorar a consciência de marca, estreitar o relacionamento com o público-alvo e, claro, conseguir backlinks.

Se a sua marca oferece conteúdo de qualidade e gratuito, não somente outros sites podem inserir backlinks para o seu, como também influencers e outras pessoas que seguem a sua marca podem recomendá-la através do compartilhamento de links.

5. Faça backlinks

Não adianta apenas querer receber backlinks de outros sites. Você também deve abrir espaço para recomendar outros em seu próprio site. O objetivo não é tornar essa ação uma moeda de troca, mas sim uma forma de atrair a atenção de sites e portais importantes e relevantes do seu nicho.

Além disso, desde que sejam recomendações complementares e que façam sentido para a sua persona, ao incluir backlinks no seu site, você também estará contribuindo para a experiência dos seus visitantes.

Dúvidas Frequentes

O que são backlinks?

Links externos ou backlinks são todos os links recebidos de domínios diferentes, ou seja, que não se tem controle sobre. Isso porque, apesar de existirem estratégias para conseguir backlinks, fundamentalmente, esse tipo de link é recebido de forma natural.

Como identificar um bom backlink?

Procure avaliar a autoridade de domínio do site que está fazendo backlink para o seu. Também verifique a qualidade do site, do conteúdo que é entregue e para quem. Um bom backlink deve estar bem contextualizado e com um texto-âncora coerente.

Como conseguir backlinks?

  1. Cuide do seu site
  2. Busque parcerias
  3. Crie um blog
  4. Produza materiais ricos
  5. Faça backlinks

Web Stories:

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades e conteúdos relevantes sobre marketing digital e vendas!
1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
4 cases de Branding criados pela Tupiniquim 4 benefícios do Google Ads para advogados 5 dicas de como usar o Google Ads para advogados 4 estratégias para aplicar os Gatilhos Mentais 4 benefícios das métricas de redes sociais 5 exemplos de métricas de redes sociais 5 curiosidades sobre Gatilhos Mentais 4 sites em WordPress criados pela Agência Tupiniquim 5 vantagens de um site em WordPress 5 exemplos de storytelling 5 tipos de storytelling 4 benefícios do storytelling 3 exemplos de Rebranding 5 fatores que justificam o Rebranding 5 benefícios do Rebranding Mídia Kit para as 3 principais redes sociais 6 passos para criar um Mídia Kit 5 motivos para criar um Mídia Kit 5 motivos para fazer um curso de vendas 3 Dicas para escolher o melhor curso de vendas