fbpx

Como fazer um plano de marketing digital? Quais são os caminhos que funcionam? Como aplicar na minha empresa? Essas são perguntas comuns que vamos te responder agora!

A internet está incorporada à nossa vida tornando quase impossível fazer qualquer coisa sem usá-la. Mais 80% das pessoas buscam no Google antes de realizar uma compra para si ou para a empresa. Fazemos desde coisas simples, como obter o telefone da pizzaria mais próxima, até coisas complexas, como buscar uma empresa de engenharia que faça a manutenção de para-raios em um heliporto de São Paulo (aconteceu com um de nossos clientes que faz esse tipo de serviço, confira o case da ARC Engenharia clicando aqui), quase tudo passa pela internet.

É cada vez mais difícil ver as pessoas desconectadas de seus celulares, com a internet ao alcance dos dedos. Existem mais celulares registrados do que habitantes no Brasil!

E se nossa vida já não é mais a mesma com a popularização da internet, o mesmo ocorre com o nosso processo de decisão e compra de produtos ou serviços.

É muito comum buscarmos produtos e serviços que queremos na internet. Quando já sabemos o que queremos: pesquisamos o melhor custo x benefício. Para buscar informações sobre determinado produto ou serviço: quando ainda estamos estudando a possibilidade de compra. Ou mesmo descobrir mais sobre a solução de um problema que temos: nesse caso não sabemos ainda nem o que comprar. Esse processo todo chamamos de Marketing Digital.

O que é Marketing Digital?

“É o conjunto de estratégias voltadas para promover uma empresa na internet. Não é igual ao marketing tradicional porque envolve o uso exclusivo de diferentes canais online e o mais importante: métodos que permitem a análise dos resultados de forma exata e em tempo real.”

A agência Tupiniquim Design desenvolveu 6 pilares que toda campanha e estratégia de Marketing Digital deve conter para aproveitar ao máximo do seu potencial. E o melhor é que você pode começar a usá-los hoje mesmo na sua empresa.

Veja a seguir quais são os 6 pilares do Marketing Digital:

Template Blog 2

1. Exposição da marca

O conceito aqui é bastante simples: “o que não é visto não é lembrado”. Se o seu potencial cliente, não conhece a sua empresa e não sabe o que você faz, ele simplesmente nunca irá comprar a sua solução. Afinal, para ele, você não existe!

A solução desse problema de visibilidade começa com a criação de um site profissional para a empresa e a exibição de conteúdo relevante nos principais canais online, como por exemplo: Google Ads ou buscas orgânicas, Anúncios no Facebook Ads ou Posts Patrocinados no Instagram, Vídeos no Youtube, dentre outros – opções é o que não faltam! Veja como melhorar a performance do seu site neste artigo.

2. Atrair e construir a credibilidade

“Não basta te conhecer, eu preciso confiar em você!” Junto da facilidade que a internet nos trouxe veio a enxurrada de informações e empresas não confiáveis. Para que você estabeleça uma relação de confiança com o seu lead – ou potencial cliente – é importante produzir conteúdo útil e profundo, mostrando que você realmente entende do assunto. Mostrar avaliações e depoimentos no seu site, como uma prova social de eficiência da sua solução, também é uma grande forma de construir credibilidade no marketing digital. O seu próximo passo é criar uma estratégia de inbound marketing eficiente.

3. Converter e gerar leads através do marketing digital

Nesse ponto o trabalho fica um pouco mais complexo. Você precisa ter muito claro o que é um bom cliente para a sua empresa e definir o seu avatar ou persona de cliente ideal. Depois é necessário gerar valor para essa pessoa, para que através de uma troca, você obtenha os dados necessários para manter um relacionamento de longo prazo. Funciona mais ou menos como na paquera, quando você finalmente consegue o telefone do par romântico.

4. Oferta e Venda

Já que estamos no assunto amoroso, a oferta e a venda são basicamente o flerte e a proposta de namoro. Estudos mostram que produtos ou serviços que possuem uma página estruturada de oferta, ou landing page, com chamadas para ação, texto persuasivo, prova social e diferenciais claros, obtém uma conversão 75% superior a páginas mais simples ou sem estrutura. Invista sempre na página de exibição do seu produto ou serviço para alcançar resultados melhores.

5.Organizar e qualificar

Neste ponto identificamos o que realmente funcionou na nossa estratégia. Filtramos os bons canais, públicos, leads, anúncios, páginas e textos. A melhoria contínua é o caminho para que você otimize seu orçamento de marketing digital e obtenha mais resultados.

6. Mensurar e fidelizar o cliente

Esse é o último passo de um ciclo que deve se repetir em busca da evolução dos resultados. Você deve usar ferramentas de análise de vendas como um CRM, por exemplo, para medir qual foi o seu Retorno Sobre o Investimento (ROI). E através da produção de mais conteúdo rico, contato telefônico da equipe de vendas e pesquisas de satisfação, entender o que o cliente pensa da sua solução. Manter o relacionamento constante é fundamental e o mais importante: expor a sua marca novamente para o seu cliente de forma consistente e agregando valor, voltando ao pilar número 1 e aplicando todo o aprendizado obtido na jornada.

E então? Em qual desses pilares está o maior desafio de marketing digital da sua empresa?

Com esse conteúdo você já possui a base de ações e peças para transformar o marketing digital da sua empresa. Nunca se esqueça que o ciclo dos 6 pilares deve sempre se repetir e que a sua presença online deve ser complementada com conteúdo relevante, seu objetivo deve ser ajudar o seu cliente.

Precisa de ajuda ou ficou com alguma dúvida? Nos escreva um e-mail, ficaremos felizes em te ajudar! E se precisar de uma agência de marketing digital, consulte os nossos serviços!

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades e conteúdos relevantes sobre marketing digital e vendas!
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder