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Quer entender como fazer uma melhor gestão de tempo dos processos da sua empresa? Veja neste post!

Uma empresa que tenha serviços ou produtos visam um objetivo: vender com mais qualidade e eficiência. Mas, para que isso aconteça, é importante saber como otimizar tempo e todo o processo de venda, além de ampliar o contato com os clientes.

O processo de vender é bastante complexo e não está apenas no simples ato de expor os produtos em prateleiras ou vídeos de demonstração do serviço. Ao contrário, consiste em toda uma estratégia de despertamento do interesse do cliente.

Assim, esse despertamento vai gerar nas pessoas um desejo e uma necessidade, mas para que isso aconteça da melhor maneira possível, é necessário incluir nos procedimentos da empresa uma boa gestão de vendas e estratégias de atração.

No presente artigo abordaremos sobre a importância de realizar uma boa gestão de vendas e ainda algumas ferramentas que podem ser usadas, como o CRM.

Navegue e saiba mais sobre gestão de vendas e tempo

O que é a gestão de vendas?

Para uma empresa que está em crescimento, é muito importante saber se organizar, e isso é fundamental para que se saiba o funcionamento de caixa, estoque, quais os produtos mais requisitados, dentre outros fatores, de modo que seja possível mensurar os índices.

Assim, a gestão de vendas permite o gerenciamento de informações da empresa e da marca, seu impacto e a visão do público, para que as vendas não sejam prejudicadas.

As seguintes etapas compõem a gestão de vendas:

  • Planejamento;
  • Estratégias;
  • Processos;
  • Execução de tarefas;
  • Identificação e mensuração dos resultados;
  • Adaptação de estratégias e campanhas, se necessário.

Essas etapas garantem que soluções voltadas para as vendas sejam identificadas e garantidas, desenvolvendo os negócios.

A gestão de vendas também permite que as empresas tenham metas bem estabelecidas, mensuráveis e escaláveis, melhorando os sistemas como marketing, preços, distribuição e pesquisas.

Por conta da tecnologia, os ambientes digitais permitiram que a gestão de vendas fosse mais eficiente, sendo a principal delas os softwares.

Dicas para melhorar a gestão de vendas

Uma boa gestão de vendas está relacionada a melhoria da produtividade e da gestão do tempo também. Isso porque a equipe precisa trabalhar para atingir um único objetivo.

Quando o tempo é bem gerenciado, o tempo gasto com processos menores são diminuídos. Além disso, o trato com problemas e imprevistos se tornam mais eficientes e trazem um rendimento muito melhor pelo enfoque às principais tarefas.

Abaixo abordaremos alguns assuntos que ajudam no processo de gestão de tempo no processo de vendas.

Priorizar demandas

Um dos aspectos mais importantes da gestão de vendas é saber a priorização das demandas. Uma das técnicas para fazer isso com bastante eficiência é o “Sistema ABC de Prioridades”.

Esse sistema é bastante simples e intuitivo, pois consiste em atribuir uma letra para cada tipo de demanda: sendo tarefas urgentes, tarefas importantes que não precisam ser feitas imediatamente e tarefas que devem ser feitas, porém, não há urgências.

Esse tipo de sistema é fundamental para que o time trabalhe de forma eficiente e em sincronia.

Planejar a execução das atividades

Para que o tempo seja gerenciado da melhor maneira possível, é importante que se tenha consciência de quanto tempo cada tarefa leva para ser feita.

Por isso, é necessário que se planeje o dia considerando a distribuição de tempo para as atividades, de acordo com as complexidades de cada uma. Assim, é possível definir também quais membros da equipe realizarão cada etapa do processo.

Fazer reuniões mais produtivas

As reuniões são importantes, entretanto, quando não possuem um objetivo claro, podem ser uma das maiores inimigas da produtividade.

Neste sentido, é necessário identificar como mitigar o tempo das reuniões ou criar metodologias que ajudem a identificar se determinado assunto requer uma reunião presencial.

Graças às tecnologias, por meio do computador ou celular, é possível realizar uma videoconferência com o tempo de reunião diminuído.

Reduzir o tempo gasto em reuniões, permite um maior foco na produção.

Ferramentas para a gestão de vendas

Além dos tópicos mencionados acima, existem algumas ferramentas que também são usadas e que permitem que as metas e a gestão de vendas seja eficiente e segura.

Abaixo conheceremos algumas delas.

CRM

O CRM facil de usar e consiste em um sistema de computador e sua sigla significa Customer Relationship Management, ou em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Esses sistemas permitem que todas as interações que o cliente faz com a marca, principalmente online, sejam registradas.

Com essas informações é possível desenvolver estratégias únicas para cada etapa da jornada do cliente.

Deste modo, a gestão de vendas fica muito mais organizada e preparada para agir em todas as fases, desde o descobrimento da marca pelo o cliente até a sua conversão na venda.

Armazenamento na nuvem

Ter acesso aos dados de maneira rápida e segura é muito importante para que o trabalho seja feito de qualquer lugar.

O armazenamento na nuvem é uma dessas soluções, garantindo a flexibilidade e a mobilidade, além da melhor resolução de problemas.

Assim, entendemos que a gestão de vendas consiste na otimização do tempo e no acompanhamento do cliente e de todas as suas interações com a marca.

Para garantir vendas mais eficazes, pode-se utilizar sistemas como o CRM, que ajudam a elaborar estratégias de vendas vencedoras.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Sales, desenvolvedora de ferramentas de CRM com enfoque no gerenciamento eficaz da equipe de vendas e otimização de seus resultados.

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