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Você já ouviu falar de Featured Snippets? Hoje vamos te mostrar tudo o que precisar saber sobre como eles funcionam e como ficar acima do primeiro colocado nas páginas de resultados!

Sabia que é possível saltar para o primeiro lugar da SERP mesmo que o seu conteúdo esteja na quinta, sexta ou até mesmo oitava posição?

Você pode estar pensando que isso é impossível. Porém, já é uma realidade para vários sites e pode acontecer com o seu também.

Featured Snippets são as famosas “posições zero do Google” e tem como objetivo apresentar respostas mais sucintas e diretas aos usuários. Geralmente são exibidas em formatos de parágrafos, listas ou tabelas.

Cada vez mais as pessoas buscam por respostas rápidas e que sejam capazes de sanar suas dúvidas. De acordo com o SEMrush, 41% das perguntas feitas no Google estão na posição zero.

O intuito do Google é apresentar os resultados mais relevantes e eficientes para os usuários. Por isso, o buscador se atualiza frequentemente, oferecendo aos leitores as melhores respostas. O Featured Snippet é um dos métodos mais eficazes para isso.

Se você trabalha com marketing de conteúdo e quer estar em um lugar de destaque nas buscas orgânicas, te mostraremos o caminho. Continue a leitura!

Navegue e saiba mais sobre os Featured Snippets

O que é Featured Snippet?

Os Featured Snippets (que são conhecidos também como posição zero) são as caixas de respostas que aparecem abaixo dos resultados pagos e acima do primeiro colocado dos resultados orgânicos do Google.

O maior objetivo do snippet é oferecer respostas rápidas e que atendam a necessidade do leitor, sem que ele necessariamente tenha que clicar no link. É também uma forma de exibir uma prévia do conteúdo que o usuário vai encontrar se clicar na página.

Com o Featured Snippet é possível conquistar o principal lugar de destaque, mas sabe qual é o melhor?

Em um piscar de olhos o seu site pode ultrapassar os concorrentes que estejam falando sobre o mesmo assunto que você. Isso porque o seu conteúdo não precisa estar na 1º colocação dos resultados para figurar na posição zero do Google.  Explicaremos como isso é possível no próximo tópico.

Como funcionam os Snippets?

Você deve estar ansioso para saber como realmente os featured snippets funcionam, não é mesmo? No entanto, não tem nenhuma fórmula exata para isso, e sim alguns fatores que andam juntos.

Basicamente, o Google analisa os posts e seleciona as melhores respostas de acordo com a palavra-chave que o usuário pesquisou.

Podemos identificar alguns critérios que o buscar pode ou não levar em consideração na hora de fazer a seleção da resposta. Veja:

Relação com o primeiro colocado

Como foi citado acima, o seu site pode saltar o concorrente e aparecer no topo do Google, mesmo que o link da sua página esteja na 8º posição.

Segundo o Ahrefs, 30% das respostas são extraídas da 1º posição, enquanto 70% são de sites em outras posições do Google. No entanto, os snippets tem relação com a primeira página e 99% deles são retirados do top 10 dessas páginas.

Backlinks não influenciam os snippets

Os backlinks são parte das estratégias de SEO que ajudam uma página a tornar-se autoridade em determinado assunto e ainda contribuem para a probabilidade de o site aparecer em primeiro lugar na SERP (página de resultados).

Como já vimos, não é o posicionamento da página que define se ela vai estar na posição zero do Google. Dessa forma, entendemos que os backlinks não influenciam diretamente nos Featured Snippets.

Você pode ter mais de um snippet em um post

Um post pode ter mais de um snippet se o conteúdo estiver otimizado para o Google e obter boas respostas que correspondam a busca do usuário.

Por exemplo: se em um mesmo artigo possuir subtítulos como “O que é endomarketing” e “Ideias de ações de endomarketing”, as duas buscas poderão aparecer na caixa de respostas.

O que faz uma página aparecer no Featured Snippet?

O Google avalia o conteúdo das páginas para identificar se ela possui as melhores respostas ou não. Ele determina isso checando a quantidade de cliques que aquela página recebe.

Porém, o CTR (taxa de cliques) de uma página da primeira colocação diminui quando ela está dentro de snippet.  Segundo a Ahrefs, 26% dos cliques ficam na primeira posição quando não estão em um featured snippet. No entanto, quando se transformam em snippets e ocupam a posição zero, o número cai para 19, 6%. Ou seja, eles obtêm quase 9% a menos de cliques.

Sabemos que você deve estar se perguntado nesse momento se há alguma vantagem real em aparecer na posição zero. Calma, veremos isso mais na frente.

Quando um snippet aparece?

Geralmente eles aparecem quando a busca é para receitas, tutoriais passo a passo, tabelas de dados e para comparações de preços.

Veremos com mais detalhes no tópico a seguir as características desses conceitos.

3 formatos principais de Featured Snippets

Veja os diferentes tipos de caixas de respostas da posição zero do Google:

Parágrafo

Esse formato é o mais comum e você pode utilizá-lo para ajudar o seu conteúdo a ser exibido no Featured Snippet:

  • Usar no parágrafo entre 40 e 60 palavras;
  • Responder diretamente no parágrafo uma pergunta sobre o conteúdo. Exemplo: O que SEO? ou O que é Marketing Digital?;
  • Iniciar o parágrafo com sua palavra-chave;
  • Repetir a palavra-chave dentro do parágrafo, desde que faça sentido para o usuário;
  • Se possível, incluir o parágrafo destacado no topo do conteúdo.

Lista

Esse formato também é comum, mas possui regras um pouco diferentes do formato anterior:

  • Inclua palavras-chave na lista;
  • Quando você pesquisa por restaurantes ou por “ferramentas de SEO”, é exibida no topo no Google uma lista com as melhores e logo abaixo há uma CTA de “mais itens”, para você acessar a página e conhecer mais. Para obter essa opção no Featured Snippets, é preciso criar uma lista com no mínimo 8 itens;
  • Quanto maior a lista, melhor para a sua página;
  • É importante organizar esses itens em subtítulos (H2) no seu conteúdo.

Tabela

Esse formato é o menos comum, mas ainda assim tem alguns critérios que podem ser utilizados para alcançar a posição zero:

  • Utilize no máximo 3 três colunas para a sua tabela ser exibida nos Featured Snippets;
  • Quanto mais linhas na tabela, melhor para aumentar o CTR;
  • A maioria dessas tabelas são exibidas como tabela de preços ou de dados.

Com todas essas dicas você pode atingir o topo do Google, aumentar seu tráfego orgânico e gerar mais resultado para a sua empresa.

Importância dos Featured Snippets

Lembra que falamos anteriormente que a taxa de clique diminui um pouco quando a sua página está na posição zero? Depois de ter visto isso, talvez você se preocupe apenas em conquistar o 1º lugar no ranking do Google e não ligue muito para os snippets. Porém, não tome conclusões precipitadas.

Aqui, vamos te mostrar quais os benéficos e a importância de otimizar os seus artigos não só para a primeira colocação na SERP, mas também para conseguir os Featured Snippets:

Tráfego

A posição zero do Google é uma oportunidade de aumentar o tráfego orgânico do seu site. Talvez você pense: “Como vou ter oportunidades de tráfego se o CTR diminui?”

Sabemos que pode parecer meio contraditório, mas o que acontece é que quando um trecho do seu post é exibido na caixa de resposta do Google, os usuários podem sentir a necessidade de se aprofundar mais no assunto e acabarão clicando na sua página. Então, há uma probabilidade de aumentar o número de visitantes que realmente se interessam pelo conteúdo e até mesmo de conversões.

Autoridade

Com toda a certeza, esse é um dos fatores principais. Com os snippets, você conquista autoridade e credibilidade diante do Google.

Quando a sua página aparece na caixa de respostas, é porque o buscador entende que você é o melhor naquele assunto e ele decide mostrar isso para o usuário também.

Já imaginou o privilégio de ser colocado acima da primeira posição no mecanismo de busca?

Competir com sites gigantes

Alguns dos seus conteúdos podem ter sidos otimizados para diversas palavras-chave, recebido muitos links, mas ainda podem estar com um posicionamento ruim na SERP.

Com o snippet, é possível ultrapassar grandes sites como a Wikipédia se o seu post entregar as respostas ideais, que sejam relevantes e úteis para as buscas dos leitores. Assim, o seu site salta de uma posição inferior a outras páginas para a posição zero do Google.

Diferença entre Featured Snippet e Knowledge Graph

Muitas pessoas podem se confundir e até mesmo achar que as duas definições são a mesma coisa. Apesar de serem exibidas na posição zero do Google, existe uma diferença entre elas.

Featured Snippet: quando se trata de um Featured Snippet, sempre fica disponível o link da página de onde foi tirada a resposta.

Knowledge Graph:  nesse caso as respostas também são exibidas no topo do Google e são extraídas da própria base de dados do buscador. Por esse motivo, não é destacado nenhum link de referência, já que as informações são do próprio Google.

Técnicas para conseguir Featured Snippets: criando conteúdo e otimizando posts já existentes

Não há uma receita pronta para conquistar featured snippets, mas existem boas práticas que, se forem bem aplicadas, podem beneficiar o seu negócio.

Por isso, separamos dicas essenciais para você otimizar os seus conteúdos e para criar os novos já pensando em responder as perguntas da melhor forma.

Vamos as principais dicas:

Featured Snippet para Conteúdo existente

  • Identifique as palavras-chave que você já ranqueia na primeira página e quais são os conteúdos existentes que você deseja que sejam exibidos na posição zero;
  • Pesquise no Google ou em ferramentas como SEMrush e Organic Search Resultl para identificar o que está sendo buscado sobre assuntos que você já tenha conteúdo. Assim, é possível otimizá-lo de maneira mais assertiva;
  • Reescreva os H2 aplicando técnicas que apresentamos nesse artigo, utilizado listas, tabelas e parágrafos que respondam as perguntas dos usuários;
  • Renomeie os headings de forma clara e responda-os da mesma forma;
  • Depois faça um novo rastreio das páginas otimizadas através do Google Search Console.

Featured Snippet na hora de criar conteúdo

  • Faça uma lista com as palavras-chave que possuem Featured Snippet e que você não figura em nenhuma das páginas entre os Top 20;
  • Crie conteúdos priorizando as palavras long tails;
  • Use as palavras-chave que deseja ranquear em títulos e hadings tags;
  • Se necessário, faça todo processo de otimização citados na lista de conteúdo existente. Publique o post e aguarde os resultados.

Preparado para otimizar os seus conteúdos e conquistar a posição zero do Google?

Esperamos que esse artigo tenha sido produtivo e que tenha ajudado você a entender melhor sobre os Featured Snippets.

Com tudo o que foi apresentado, podemos notar que o maior objetivo dos snippets é entregar as melhores respostas de forma rápida.

Sendo assim, quando for criar um conteúdo, foque em procurar perguntas mais frequentes e responda elas com objetividade, clareza e com informações de qualidade.

Comece hoje mesmo a aplicar essa técnica e fique na frente dos concorrentes. Se quiser a ajuda de profissionais, entre em contato conosco! Somos uma agência de SEO e podemos te guiar nas suas estratégias de marketing de conteúdo, garantindo os melhores resultados para a sua empresa.

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Dúvidas Frequentes

O que são Featured Snippets?

Os Featured Snippets, conhecidos também como posição zero, são as caixas de respostas que aparecem abaixo dos resultados pagos e acima do primeiro colocado dos resultados orgânicos do Google.

O que são backlinks?

Os backlinks são uma parte das estratégias de SEO que ajudam uma página a torna-se autoridade em determinado assunto e ainda ter a probabilidade de o site aparecer em primeiro lugar na SERP (página de resultados).

Qual a diferença entre Featured Snippet e Knowledge Graph?

Featured Snippet: Quando se trata de Featured Snippet, sempre fica disponível o link da página de onde foi tirada a resposta.

Knowledge Graph: nesse caso as respostas também são exibidas no topo do Google e são extraídas da própria base de dados do buscador. Por esse motivo não é destacado nenhum link de referência já que as informações é do próprio Google.

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