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Entenda o que é o marketing de conteúdo e veja dicas de cursos para aprender a produzir conteúdos que gerem valor e atraiam clientes para uma empresa por meio de um relacionamento de confiança.

A internet e a tecnologia em geral mudaram as nossas vidas para sempre. Hoje em dia, é difícil nos imaginar sem as facilidades que o desenvolvimento digital trouxe para o nosso dia a dia pessoal e profissional.

Passamos horas e horas imersos em nossos celulares fazendo pesquisas em sites de buscas, como o Google, assistindo séries e filmes e ouvindo músicas e podcasts em serviços de streaming, além de navegar em redes sociais como o TikTok, o Pinterest, o Instagram, entre várias outras mídias sociais que surgem de tempos em tempos.

Essa gigantesca quantidade de entretenimento pode ser consumida a qualquer hora, em qualquer lugar, por meio de uma variedade de dispositivos eletrônicos e, principalmente, com a possibilidade de não ter que assistir ou ouvir intervalos comerciais como na televisão e no rádio.

Essa facilidade de consumir conteúdo de forma ininterrupta e uma certa aversão às propagandas explícitas geraram um desafio para empresas e marcas: como atrair e manter a atenção de consumidores em potencial sem espantá-los com publicidade direta e agressiva?

Felizmente, o marketing digital possui uma série de técnicas e estratégias pensadas para driblar a grande concorrência e competição pela atenção de quem está na internet. Uma dessas táticas é o marketing de conteúdo.

O segredo do marketing de conteúdo é chamar a atenção das pessoas sem a oferta de um produto ou serviço de forma direta e brusca como a publicidade clássica faz há várias décadas.

Essa estratégia de marketing digital foca em produzir textos, vídeos e áudios com um conteúdo que, antes de mais nada, tenta ajudar o público com dicas e informações que podem facilitar sua rotina, resolver seus problemas e satisfazer seus desejos.

Dessa forma, é possível apresentar produtos e serviços, em um segundo momento, de uma forma mais natural, contextualizada e com foco em agregar algum valor às vidas das pessoas, em vez de simplesmente aborrecê-las com propagandas focadas pura e simplesmente em vender e faturar.

Interessante, né? Aqui na Agência de Marketing Digital Tupiniquim, já aplicamos o marketing de conteúdo há muito tempo para produzir blogs em sites e anúncios de alto valor para que, assim, nossos clientes alcancem seu público-alvo de uma maneira mais autêntica e genuína.

Neste artigo, vamos te mostrar um pouco mais sobre o marketing de conteúdo e te dar 7 dicas de cursos sobre essa estratégia para você aprofundar seus conhecimentos sobre a produção de conteúdo digital para captar e converter clientes.

O que você vai ler sobre cursos de marketing de conteúdo:

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing digital que objetiva criar, publicar e divulgar conteúdos digitais para alcançar, prospectar e fidelizar um determinado público-alvo.

Por meio de um conteúdo que seja percebido como valioso, útil e relevante, as empresas estabelecem uma relação de confiança com as pessoas e demonstram preocupação em agregar valor ao dia a dia delas e não apenas em ofertar produtos e serviços de forma descontextualizada e com apelo fortemente comercial.

Em outras palavras, o marketing de conteúdo prioriza uma aproximação sutil e oportuna do público-alvo por meio do oferecimento de um conteúdo informativo e com soluções para seus problemas para, posteriormente, apresentar produtos e serviços que podem ajudá-las a resolverem questões que afetem e impactem suas rotinas.

Na Agência Tupiniquim, por exemplo, temos este blog para explicar melhor os vários conceitos e métodos do marketing digital aos visitantes do nosso site. Dessa forma, contribuímos para educar pessoas sobre o tema e fazer com que elas entendam os benefícios que essas táticas podem trazer para suas vidas e empresas.

Então, quem se interessar pelos serviços de marketing digital da agência já estará bem informado(a) sobre eles, suas vantagens, funcionamento etc. Portanto, o blog prepara os visitantes e os transformam em leads qualificados, isto é, clientes em potencial que já conhecem a Tupiniquim e as soluções que ela oferece para seus problemas e necessidades.

5 vantagens que o marketing de conteúdo traz para um negócio

Percebeu que o marketing de conteúdo é uma estratégia inteligente para se aproximar de clientes potenciais e criar uma relação de confiança com eles, né?

Para se convencer de vez da eficiência e dos ótimos resultados que essa técnica de marketing digital pode trazer, confira 5 vantagens que o marketing por meio da produção de conteúdo pode trazer para uma empresa:

1. Conhecer melhor o público-alvo

Como o conteúdo criado é focado em propor soluções que ajudem clientes em potencial, é essencial que a empresa identifique e descubra quais são os problemas e dores que afligem seu público-alvo.

Uma vez detectadas essas questões, a equipe de marketing de conteúdo direciona a criação de vídeos, textos e áudios para falar sobre elas e, principalmente, mostrar de que formas elas podem ser superadas por meio do que o negócio tem a oferecer.

2. Nutrir leads

Como vimos, o marketing de conteúdo educa e informa potenciais clientes para que eles fiquem por dentro de como uma empresa pode ajudá-los a resolver os problemas que eles enfrentam em suas vidas cotidianas.

Posts em um blog, criação de um e-book, publicações em redes sociais, desenvolvimento de podcasts são um deles. No entanto, existem vários formatos que podem ser usados para alcançar e nutrir leads, transformando-os em leads qualificados, ou seja, que já conhecem e se interessam pelo que a sua empresa faz.

3. Aumentar a consciência de marca

Também conhecida como brand awareness, a consciência de marca nada mais é do que o nível de reconhecimento e inserção que uma marca ou empresa possui no mercado e entre seu público-alvo.

Em resumo, a métrica de brand awareness mensura o quanto uma marca é reconhecida em sua área de atuação e famosa entre clientes habituais e potenciais, gerando identificação nas pessoas por meio de seus valores, missão e visão comercial, social e de mundo.

4. Fidelizar clientes

Em um mundo altamente conectado em que informações são repassadas em questão de segundos, é muito fácil identificar quando uma marca realmente está interessada em resolver problemas e melhorar a vida das pessoas, e quando ela está preocupada apenas em aumentar o número de vendas.

Por isso, quando existe um planejamento de marketing de conteúdo, uma empresa pode contar com a constância da produção de conteúdos diversos para se relacionar com seus clientes e futuros clientes de forma contínua, alimentando uma relação profunda baseada na confiança e na identificação.

5. Converter mais vendas

Embora não seja seu objetivo principal, o marketing de conteúdo acaba impactando positivamente a conversão de vendas, justamente, porque ele prepara o terreno para que as pessoas sintam que uma empresa que posta conteúdos valiosos, informativos e úteis está realmente disposta a provocar um efeito positivo em suas vidas.

O resultado disso é que as pessoas se sentem confiantes para consumir produtos e serviços de uma empresa com a qual elas têm uma conexão e uma identificação por meio do conteúdo produzido e publicado na internet.

7 cursos on-line que te ensinam a fazer marketing de conteúdo

A internet oferece um universo de possibilidades quando o assunto é entretenimento. São várias as plataformas e mídias sociais para consumir conteúdos dos mais variados temas e formatos. Que tal usar a web para entender melhor como esses conteúdos são criados e como usá-los a favor do seu desenvolvimento pessoal e profissional?

Criamos uma lista para você com 7 cursos, tanto gratuitos quanto pagos, que você pode fazer onde e quando quiser, bastando ter acesso à internet. Bons estudos!

1. Rock University

O curso gratuito “Marketing de Conteúdo” da Rock University tem mais de 3 horas de duração e é ideal para os iniciantes no universo da produção de conteúdo para prospectar clientes. Em 30 lições divididas em 11 módulos, você desenvolverá suas habilidades para produzir conteúdos digitais.

Você também aprende a estruturar o público-alvo a quem o conteúdo será destinado e a definir os KPIs (Key Performance Indicators) para controlar e avaliar os resultados dessa estratégia de atração de clientes potenciais. Ao concluir o curso com aproveitamento de no mínimo 70%, você ainda recebe uma certificação válida por 2 anos para incrementar seu currículo.

2. Udemy

O marketing de conteúdo também pode e deve ser aplicado em perfis e feeds de redes sociais. No Curso “Planejamento de Conteúdo para redes sociais 2022”, você vai saber como elaborar e seguir um planejamento de postagens com conteúdo focado no público ideal do seu negócio.

Além disso, o programa do curso prevê lições sobre edição de vídeos e estratégias para criação de conteúdo voltado para o YouTube e um tutorial de desenvolvimento de artes para o Instagram. O curso inclui 4h30 de videoaulas, 9 recursos para download e acesso vitalício via dispositivo móvel ou pela televisão.

3. Domestika

Quer aprender a criar conteúdo relevante e frequente para expandir a presença da sua empresa na internet? Então, você deve considerar investir no curso “Content Marketing: do planejamento à execução”. As aulas são conduzidas por Gustavo Miller, profissional que já desenvolveu conteúdos para a TV Globo e para a Shopify.

Em 15 aulas, você ficará sabendo como encontrar o tom do conteúdo e o público que irá consumi-lo, além de conhecer as plataformas para publicação e entender melhor as ferramentas disponíveis e como mensurar o sucesso de campanhas de marketing de conteúdo.

4. Alura

O curso “Produção de conteúdo: estratégias, planejamento e gestão” te mostra como criar conteúdo para empresas e marcas e como organizar e planejar as pautas da criação de acordo com o melhor momento para publicação. As aulas ainda te ensinam a editar o conteúdo para garantir um bom ranqueamento no Google.

Você consegue concluir esse curso em cerca de 4 horas, com 34 atividades para realizar, e, ao fim das videoaulas, obter um certificado de participação. As aulas são ministradas pela jornalista Jacqueline Lafloufa, que é especializada em ciência e comunicação digital.

5. iPED

A iPED conta com um Curso Grátis de Introdução ao Marketing de Conteúdo para você aprender mais sobre essa eficiente estratégia de marketing digital sem precisar colocar a mão no bolso. Você terá acesso a 12 aulas introdutórias sobre o tema de forma gratuita.

Com carga horária de 10 horas, as aulas te apresentam os motivos para implementar o marketing de conteúdo em uma empresa por meio da exibição de casos de sucesso. Você também recebe dicas sobre storytelling para saber como contar uma boa história que gere engajamento entre o público-alvo do conteúdo.

6. Mackenzie

Se você já concluiu uma graduação, que tal dar uma renovada no seu currículo acadêmico fazendo uma Especialização em Marketing de Conteúdo?  A Universidade Presbiteriana Mackenzie disponibiliza um curso à distância e ao vivo que vai te ensinar não só a criar conteúdo, mas também a divulgá-lo para educar, informar e entreter clientes.

As aulas focam em como dar visibilidade a uma marca e como fidelizar seus consumidores por meio da estratégia do marketing de conteúdo. O curso tem uma carga horária robusta, de 432 horas, para você se aprofundar no tema ao longo dos 18 meses de aulas on-line.

7. EBAC

A Escola Britânica de Artes Criativas & Tecnologia (EBAC) também possui um curso para quem pode e quer investir um pouco mais em conhecimento sobre marketing de conteúdo. No curso on-line de “Marketing de Conteúdo” da instituição, você vai aprender a dominar as habilidades de criação e de estratégia de conteúdo com qualidade.

São mais de 14 horas de aulas que te mostram como unir o marketing de conteúdo à otimização para mecanismos de busca (SEO) e como escrever com relevância e com foco em mídias diversas como blogs, sites, e-mails marketing e redes sociais. Você ainda adquire conhecimentos sobre identificação de personas e a jornada de compras de clientes potenciais.

Use o marketing de conteúdo para se relacionar com seu público-alvo!

E aí? Ficou claro para você como o marketing de conteúdo é relevante para se comunicar com as pessoas na internet e criar uma relação de confiança, que pode resultar em mais vendas, de uma forma mais contextualizada e sutil?

Neste post, você ficou por dentro das vantagens que essa estratégia pode trazer por meio de um conteúdo útil e relevante para solucionar problemas e atender às necessidades de clientes em potencial.

O marketing de conteúdo ajuda a tornar uma empresa mais reconhecida em seu mercado de atuação, gerar leads mais informados sobre as soluções do negócio, além de impactar positivamente a relação e a identificação do público com a marca.

A Tupiniquim acredita fortemente no poder do marketing de conteúdo para construir uma ligação entre empresas e pessoas na internet. Por isso, contamos com uma equipe especializada em criar conteúdo valioso sobre aquilo que nossos clientes fazem de melhor para seu público-alvo: realizar desejos e resolver problemas.

Fale com a Tupiniquim e saiba como nossos serviços de marketing digital vão aumentar a base de clientes e a presença digital da sua empresa!

Compartilhe o link deste artigo para que mais pessoas fiquem informadas como você!

Dúvidas Frequentes

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing digital que objetiva criar, publicar e divulgar conteúdos digitais para alcançar, prospectar e fidelizar um determinado público-alvo.

Quais são as vantagens que o marketing de conteúdo traz para um negócio?

  1. Conhecer melhor o público-alvo;
  2. Nutrir leads;
  3. Aumentar a consciência de marca;
  4. Fidelizar clientes;
  5. Converter mais vendas.

Onde fazer cursos sobre marketing de conteúdo?

  1. Rock University;
  2. Udemy;
  3. Domestika;
  4. Alura;
  5. iPED;
  6. Mackenzie;
  7. EBAC.

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