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Brand Awareness é uma métrica importante para entender o nível de inserção de uma determinada marca no mercado. Mas o que significa isso e como fazer? É o que você vai ler agora.

Quando pensamos em adquirir um produto ou contratar um serviço dificilmente aceitamos as primeiras opções que aparecem, não é mesmo? Consumidores buscam cada vez mais ter a certeza de que a marca que estão escolhendo é confiável e deve ser considerada na hora da compra.

Grandes marcas como Coca-Cola, Apple, Xerox, Gillette, etc, são excelentes exemplos de como Brand Awareness funciona, já que por meio de ações de Branding e marketing, elas souberam construir essa relação de confiança com seus consumidores.

Algumas marcas conquistaram um espaço tão grande na mente das pessoas, que chegam a ser reconhecidas apenas por seu logotipo ou pelas cores que utilizam, como é o caso do McDonald’s, Nike, Itaú e Nubank.

Mas para chegar nesse nível de consciência de marca, essas empresas trabalharam e continuam trabalhando fortemente o seu Brand Awareness. Ou seja, essa é uma estratégia que deve ser posta em prática continuamente.

E se você está pensando que isso só é possível para empresas de grande orçamento, enganou-se. Branding Awareness é para todas as empresas que querem crescer e se tornarem referências em seus nichos. Se identificou? Então continue a leitura!

O que você vai ler sobre Brand Awareness:

O que é Brand Awareness?

Brand Awareness, também conhecido em português como consciência de marca, é uma métrica que indica o quanto o seu público-alvo identifica e reconhece a sua marca dentro do nicho em que ela atua.

Em outras palavras, Brand Awareness mostra a reputação e o nível de confiança que as pessoas têm ao olhar para a sua marca. E isso pode não somente estar relacionado com a identidade visual dela, mas também com a comunicação e com as estratégias de Branding e posicionamento de marca.

A consciência de marca é, então, construída por meio de diversas ações. Por conta disso, não é tão facilmente mensurável assim como outras métricas de marketing digital.

Esse fato, no entanto, não diminui a importância que o Brand Awareness possui para as marcas. Afinal, as ações que giram em torno dessa métrica buscam diferenciar e destacar a marca no mercado.

Considerando a grande competitividade existente, marcas que se diferenciam e que ganham reputação por isso, saem disparadas na frente das outras.

Vale lembrar que um alto nível de Brand Awareness também impacta no valor atribuído à marca.

Pegando a Apple como exemplo, sabemos que seus produtos possuem um custo altíssimo, mas as pessoas estão dispostas a pagar, pois a marca americana também representa status, qualidade e sofisticação. Todos esses elementos fazem parte da consciência de marca gerada pela Apple.

Assim como a Apple, outras marcas também conseguiram chegar em um patamar em que elas não precisam depender tanto de determinadas condições para se manterem relevantes para seus consumidores. E esse é só um dos motivos pelos quais Brand Awareness é tão importante.

Qual a importância do Brand Awareness?

O conceito por trás de Brand Awareness por si só já entrega a importância dessa métrica para as estratégias de uma marca. Afinal, se colocar presente na consciência das pessoas é o que toda marca deseja.

Mas existem outras consequências positivas que a consciência de marca oferece e que salientam a importância de se trabalhar esse conceito dentro do marketing digital. Veja a seguir algumas delas.

Promove confiança

Assim como as relações humanas, a confiança deve ser construída entre marca e consumidor. Isso porque temos a tendência de comprar e voltar a comprar de marcas que nós confiamos.

Considerando a facilidade que temos hoje de compartilhar informações e reclamações de produtos e serviços, criar esse laço de confiança com consumidores é essencial para manter a credibilidade da sua marca em alta conta para todas as pessoas que forem impactadas por ela.

O Brand Awareness ajuda a desenvolver e a manter essa confiança, garantindo que as pessoas sejam fiéis à marca, não trocando-a pela concorrência.

Gera mais vendas

Quando sua marca consegue se destacar entre tantas outras, consequentemente criará mais oportunidades de vendas.

Com um bom trabalho de Brand Awareness, a marca passa a ser uma referência no tipo de produto ou serviço que ela oferece, o que ajuda com que as pessoas se lembrem dela com mais facilidade na hora de fazer a compra.

Melhora as ações de marketing

Quando as pessoas já conhecem bem uma marca, as estratégias de marketing digital podem ser voltadas para fortalecer a reputação e a credibilidade que a marca já conquistou na mente de seus consumidores.

Com isso, o Brand Awareness facilita o desenvolvimento de estratégias de Marketing de Conteúdo e SEO e de produção de conteúdo que faz sentido e que reforça a imagem pela qual a marca deseja ser reconhecida na mente de seus clientes atuais e futuros.

Aumenta o reconhecimento

Quando uma marca atinge um grande reconhecimento e vira referência, ela praticamente se torna o produto ou serviço em si. Ou seja, as pessoas passam a usar o nome da marca como se fossem palavras comuns.

Os exemplos mais comuns que demonstram isso são os casos da Gillette, Xerox, Band-Aid e Google. Quem nunca usou a expressão “vou dar um Google” ou “preciso fazer um xerox desse documento”? Da mesma forma, dificilmente usamos “lâmina de barbear” e “curativos adesivos” quando precisamos de tais produtos.

O Brand Awareness é capaz de construir esse reconhecimento, possibilitando que as pessoas associem marcas a produtos com mais facilidade.

Gera Brand Equity

O Brand Equity, traduzido em português como valor de marca, se refere à percepção e a experiência em geral que os consumidores possuem da sua marca, sejam elas positivas ou negativas.

Por conta disso, Brand Equity tem grande influência nas vendas. Empresas com um valor de marca negativo, por exemplo, podem ter ganhado tal reputação por conta de atendimento ruim ou qualidade de serviço ou produto que não corresponde com o preço cobrado.

Em casos assim, como a marca pode melhorar a percepção ruim que possui na mente das pessoas? Aí entra a consciência de marca, que vai buscar aumentar a confiança e melhorar a experiência dos consumidores com a marca.

E como colocar o Brand Awareness em prática? É o que vamos ver a seguir.

Como fazer Brand Awareness?

Antes de mais nada, é importante salientarmos que a consciência de marca não se constrói de repente. Esse é um trabalho que se faz continuamente e através de ações e esforços variados.

Quando pensamos em um mundo em que os resultados são esperados para já, fica difícil nos empenharmos em criar algo que não é facilmente mensurável e que pode levar alguns anos para se conseguir.

É bem verdade que utilizar plataformas de anúncios como o Google Ads e o Facebook Ads pode agilizar os resultados financeiros e gerar grande aumento de vendas. Mas quando o foco está somente nas vendas, a consciência de marca pouco evolui.

Mas se você quer evitar isso, confira algumas dicas de como aumentar o seu Brand Awareness:

1. Invista em Marketing de Conteúdo

Atualmente, existem vários exemplos de Marketing de Conteúdo sendo colocados em prática por empresas de todos os tamanhos e nichos. Isso porque essa é uma estratégia que traz resultados tanto para o Brand Awareness quanto para o Brand Equity.

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia focada na produção de conteúdo relevante para o público-alvo e a persona da marca. Trata-se de informar e educar as pessoas usuárias sobre aquilo que estão buscando na internet.

Com isso, é possível gerar a consciência de marca não somente em clientes atuais, como em pessoas que possam vir a ser suas clientes no futuro.

A criação de conteúdo também favorece a geração de leads e de tráfego orgânico para o seu site, possibilitando que a marca alcance mais pessoas de forma totalmente orgânica e independente de mídia paga.

2. Humanize a empresa

Empresas vendem, nós sabemos disso. Mas tratando-se de consciência de marca, será que você deseja que a sua empresa seja conhecida apenas pelo produto ou serviço que ela oferece?

As vendas são essenciais para todos os negócios, mas para que elas continuem acontecendo e aumentando, é preciso ir além nas estratégias de marketing, e não focar somente em vender.

Por isso, humanizar a empresa, mostrar os valores que ela preza e sua missão são formas excelentes de impactar as pessoas positivamente. Afinal de contas, uma empresa também é feita de pessoas, e quando esse lado é mostrado, a consciência de marca vem como uma consequência.

Você pode até mesmo criar brand persona da sua empresa, que é a personificação de um conjunto de características da empresa. Com isso, ficará mais fácil definir estratégias de comunicação da marca com seu público.

3. Utilize as redes sociais

As redes sociais são ambientes online extremamente eficazes para ampliar a comunicação entre a sua empresa e o seu público-alvo. Isso porque elas permitem uma interação em tempo real, incentivando o engajamento das pessoas com as marcas.

Ao trabalhar sua estratégia de Marketing de Conteúdo nas redes sociais que fazem sentido para a sua empresa, você terá oportunidade de conhecer melhor o seu público, receber feedbacks, alcançar mais pessoas e até mesmo gerar tráfego para o seu site.

Por conta desses e outros motivos, as redes sociais são ideais para que as marcas fortaleçam o seu Brand Awareness.

4. Invista em SEO e Experiência do Usuário

As técnicas de Search Engine Optimization, ou SEO, vão muito além da pesquisa de palavras-chave. Elementos de SEO On Page e Off Page lidam com vários aspectos do seu site que podem ajudar a ranqueá-lo melhor no Google e em outros motores de busca.

Da mesma forma, garantir que seu site funcione bem e possua uma boa experiência de usuário, é importante não só para garantir um bom posicionamento nas páginas de resultados (SERPs) dos buscadores, como também é essencial para que os visitantes tenham uma experiência positiva dentro do seu site.

O que isso tem a ver com Brand Awareness? Tudo! Afinal, lembre-se que a consciência de marca é gerada também a partir da qualidade da experiência que seus consumidores têm em seu site, seja na hora de comprar seus produtos ou ao buscar informações sobre os seus serviços.

5. Facilite o marketing de indicação

O marketing de indicação é uma estratégia poderosa para manter seus clientes fiéis à sua marca a ponto de que eles passem a indicá-la para outras pessoas.

A eficiência dessa estratégia reside no fato de que as pessoas estão mais propensas a confiar em uma marca quando outras pessoas próximas a indicam.

Para utilizar o marketing de indicação para gerar Brand Awareness, facilite o processo entendendo primeiro o nível de satisfação dos seus clientes atuais a partir de pesquisas de NPS (Net Promoter Score). Afinal, dificilmente clientes insatisfeitos vão indicar a marca.

Ao garantir clientes satisfeitos, você pode criar programas de indicação que garantam recompensas para seus clientes que indicarem a sua marca para outras pessoas.

Descontos, cash back, brindes e outros podem ser utilizados para promover o marketing de indicação.

6. Participe e patrocine eventos

Outra tática importante para gerar Brand Awareness é aumentar a presença da sua marca em eventos e outras situações que sejam compatíveis com o mercado que ela atende.

Como um exemplo de como isso funciona, podemos falar da Red Bull. A marca de bebidas energéticas não somente é conhecida por suas campanhas publicitárias características, e nem só por seu slogan famoso. A Red Bull também é notada por ser patrocinadora de eventos esportivos e de atletas.

Com ações como essa, a marca consegue alcançar um público enorme, reforçando sua existência na mente até de quem não é consumidor frequente do produto.

7. Trabalhe o seu Branding

Branding, ou gestão de marca, é uma disciplina que lida com vários elementos, dentre eles estão os elementos visuais e gráficos da marca, como logotipo e cores.

Mas é a partir dos projetos de Branding também que a empresa toma forma, guiando como ela será apresentada e até mesmo como ela se comunicará com o seu público. Isso significa que o Branding fornece os recursos necessários para que se construa uma boa consciência de marca.

Como medir seu Brand Awareness?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como o Brand Awareness funciona e quais as ações que podem ser tomadas para colocá-lo em prática, talvez esteja se perguntando se é possível medi-lo de alguma forma.

Como mencionamos no início do artigo, o Brand Awareness é uma métrica que não é definida tão facilmente assim como as outras. Mas ainda é possível avaliá-la a partir do resultado de outras ações.

Veja algumas ações que podem ajudar a entender a situação atual do Brand Awareness da sua marca:

  • Pesquisas de satisfação e feedbacks: a partir das avaliações de seus clientes atuais é possível calcular o nível de satisfação deles com a sua marca e a relevância que ela tem para eles;
  • Número de visitas no site: quanto mais as pessoas visitam o seu site, mais relevante a sua marca está se tornando para elas;
  • Número de tráfego direto: diz respeito ao número de pessoas que visitam o seu site diretamente, sem passar antes por situações que as incentivem a clicar no link. Visitantes que acessam o seu site diretamente são aqueles que já conhecem a sua marca.
  • Métricas de engajamento: números de likes, seguidores, visualizações e compartilhamentos podem não ser números a serem considerados relevantes para as estratégias de marketing como um todo. Mas essas “métricas de vaidade” podem ajudar a entender o quanto as pessoas interagem com a sua marca e que, portanto, possuem consciência dela.
  • Número de menções: o quanto sua marca é mencionada, marcada e referenciada nas redes socais e em sites de terceiros indica a autoridade e o nível de reputação que sua marca está alcançando.

Como você pode perceber, não existe um número exato que indicará o nível de consciência da sua marca no mercado. Mas é possível coletar informações suficientes para mostrar se seus esforços estão sendo efetivos.

O Brand Awareness, apesar de ter que ser constantemente trabalhado, não precisa ser comprovado através de números. Se agir em prol de aumentar a reputação da sua marca na mente das pessoas, os resultados virão naturalmente.

Esteja na mente do seu público

No marketing digital, existem ações que gerarão resultados mais imediatos, como as estratégias de tráfego pago e links patrocinados. Mas também existem aquelas em que os resultados virão a longo prazo.

Brand Awareness é uma dessas ações em que é preciso ter paciência e não buscar soluções imediatistas. Pois é algo que é construído com o tempo, como fruto de esforços contínuos de manter a marca sempre na mente de seu público.

Apesar de mencionarmos grandes marcas como exemplos, vale lembrar que nenhuma marca começa grande e que todas possuem as mesmas chances de alcançarem um lugar de destaque entre as demais. Mas para isso, é preciso colocar em prática ações que fortaleçam desde já a sua marca.

Precisando de ajuda com as estratégias de Branding da sua empresa? Conte com a Tupiniquim. Somos uma agência de marketing digital especialista em Branding e podemos ajudar a sua marca a alcançar grandes resultados. Fale com a gente!

Curtiu o conteúdo? Aproveite e compartilhe!

Dúvidas Frequentes

O que é Brand Awareness?

Brand Awareness, também conhecido em português como consciência de marca, é uma métrica que indica o quanto o seu público-alvo identifica e reconhece a sua marca dentro do nicho em que ela atua.

Como fazer Brand Awareness?

Invista em marketing de conteúdo, humanize sua marca, utilize as redes sociais, invista em SEO e experiência do usuário, facilite o marketing de indicação, participe e patrocine eventos e trabalhe as estratégias de branding da sua empresa.

O que é Branding Equity?

O Brand Equity, traduzido em português como valor de marca, se refere à percepção e a à experiência em geral que os consumidores possuem da sua marca, sejam elas positivas ou negativas.

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