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Você sabe como uma produção de conteúdo relevante sobre produtos pode influenciar no seu e-commerce? Conheça as principais vantagens e desvantagens dessa estratégia para a sua loja virtual!

Uma boa forma de ficar em evidência e consolidar a sua marca no mercado é criando uma página de blog para o seu site. Normalmente, gestores(as) de e-commerce dão preferência para os anúncios, porém não sabem que a produção de conteúdo também pode trazer benefícios para o seu negócio.

A partir das postagens de artigos é possível conquistar novos usuários e criar uma comunidade ativa, que se interessa e compartilha suas novidades.

Se você ainda tem dúvidas se vale a pena criar um blog para e-commerce, iremos trazer tudo o que você precisa saber sobre essa estratégia neste post.

Veja o que vai aprender sobre a criação de um blog para e-commerce:

Por que apostar em um blog para e-commerce?

Caso você deseje consolidar a sua loja virtual no mercado, se destacando entre seus concorrentes nas plataformas de busca, o blog para e-commerce pode ser uma ferramenta fundamental para o seu sucesso.

Mesmo sendo muito utilizado em outros segmentos que exploram o marketing digital, as empresas de e-commerce ainda costumam deixar de lado essa estratégia de Marketing de Conteúdo, optando pelo tráfego pago que, em teoria, traz resultados mais rápidos.

Além de cortar gastos, o blog é um canal de comunicação que te permite explorar conteúdos relacionados ao seu mercado, tendo o potencial de te dar autoridade e te transformar em uma referência sobre aquele assunto.

Conforme a produção de conteúdo relevante aumenta, mais pessoas podem alcançar esse material e, além de compartilhar, podem se interessar pelos produtos apresentados no site e, até mesmo, efetuar compras.

Por fim, essa também é uma maneira de desenvolver a voz da sua marca, criando uma noção sobre o que ela representa e gerando Brand Awareness (consciência de marca).

Principais vantagens de ter um blog para e-commerce

Se os benefícios que citamos no tópico anterior ainda não te convenceram que criar um blog para e-commerce é uma boa estratégia, separamos algumas outras vantagens que podem te fazer mudar de ideia, confira:

Gerar tráfego orgânico

Diferente do tráfego pago, o orgânico corresponde as visitas conquistadas de maneira espontânea, ou seja, sem o uso de anúncios. Esse tráfego acontece a partir de pesquisas em ferramentas de busca, como o Google, por isso é importante fazer um planejamento de SEO para os artigos.

Criando um conteúdo relevante, alinhado a essas estratégias de otimização dos posts, é possível ganhar autoridade nas plataformas de busca, te colocando em destaque, trazendo mais público e, consequentemente, gerando mais vendas.

Investimento de baixo custo

Muitas equipes de marketing que trabalham com e-commerce focam na utilização de anúncios em plataformas como Google Ads ou Facebook Ads, como sua principal estratégia, canalizando todos os seus esforços em vender os produtos. Essa estratégia não está errada, porém o blog também é uma maneira eficaz de trazer fluxo para o seu site, sem a necessidade de gastos.

Além de poupar o orçamento para outros investimentos, essa solução, quando bem aplicada, pode permanecer em evidência por mais tempo do que os anúncios, já que ela permite a atualização constante dos conteúdos.

Por exemplo, digamos que você produziu um artigo sobre um determinado produto, porém ele recebeu atualizações ou outras versões foram lançadas. Nesses casos, é possível revisitar esse post e colocar as novas informações, mostrando para a plataforma do Google e para seus leitores que você não abandonou aquele texto.

Os blogs ajudam a educar os clientes e a criar uma comunidade

Quando os consumidores querem comprar algum produto, é comum a realização de uma pesquisa para comparar as diferentes marcas existentes no mercado. Normalmente, as lojas virtuais costumam colocar uma descrição curta e direta sobre seus itens que estão à venda, porém isso acaba limitando o uso de palavras-chave no texto.

Nestes casos, a ideia de um blog para e-commerce se aplica perfeitamente, já que é possível criar conteúdos específicos para cada produto, detalhando todas as suas características e informações.

Além disso, é possível destacar as suas vantagens em relação aos seus concorrentes, eliminando as dúvidas dos usuários.

Outro ponto interessante que essa ferramenta proporciona é a interação direta com os leitores através de comentários. Essa troca de opiniões no final dos artigos traz uma sensação de importância para os usuários, e esse sentimento pode nutrir a criação de uma forte comunidade.

Você ainda pode disponibilizar links para que essas pessoas compartilhem o material em suas redes sociais, podendo captar novos leitores e, consequentemente, possíveis clientes.

Novas possibilidades no funil de vendas

A criação de um blog te traz novas oportunidades de abordar o seu funil de vendas, possibilitando a criação de artigos específicos para cada etapa da jornada de compra. Em alguns casos, isso pode fazer com que o usuário sane suas dúvidas mais rapidamente e, consequentemente, chegue à conclusão de que ele realmente precisa daquele produto.

Se o seu foco principal é inserir novas pessoas em seu funil, o blog também funciona como uma ferramenta complementar para outras estratégias. Por exemplo, você pode colocar parte dos conteúdos criados no e-mail marketing, assim dando mais profundidade para os e-mails e os tornando mais atrativos.

Além disso, você também pode utilizar o espaço da página para colocar formulários, capturar informações úteis e, possivelmente, tornar aquele usuário em um lead. É possível fazer isso com caixas de texto, falando sobre novas promoções, ou perguntando se aquela pessoa tem o interesse de receber as novidades da loja.

Oportunidade para fazer anúncios

Como falamos na vantagem de tráfego orgânico, a criação de conteúdo é diferente do investimento em anúncios, porém nada impede que você crie posts que contenham as novidades, promoções e notícias do seu e-commerce.

Esse tipo de material pode estimular o acesso frequente dos seus leitores, que vão sempre esperar para ver as novas atualizações.

Existe alguma desvantagem nessa estratégia?

Nem tudo são flores. Assim como outras técnicas de marketing digital, a criação de um blog para e-commerce também possui suas desvantagens. Por isso, é preciso que o seu planejamento esteja bem alinhado antes de ser colocado em prática.

O primeiro ponto fraco, talvez o principal, é o tempo e energia que precisam ser investidos no processo de desenvolvimento deste projeto. Para cada artigo, é necessário um trabalho de pesquisa aprofundado, planejamento de SEO e revisão, sem falar das constantes atualizações, importantes para que o material esteja sempre completo.

Como mencionado no tópico das vantagens, não são necessários gastos para fazer um blog, porém, em alguns casos, pode ser preciso contratar profissionais de redação para tomar a frente do projeto.

Por fim, outra questão que pode desanimar as equipes que gerenciam as lojas virtuais, é que essa ferramenta não é focada, diretamente, nas vendas. Sim, acima nós comentamos que os conteúdos relevantes podem gerar futuras compras, porém isso é uma consequência a médio e longo prazo.

Realmente, a criação de artigos detalhados sobre os produtos, utilizando as técnicas de otimização para as plataformas de busca, pode consolidar a sua marca no mercado e fidelizar uma comunidade de possíveis compradores. Porém, se a sua ideia é focar nos resultados a curto prazo, talvez você se decepcione um pouco.

Dicas para criar o blog para sua loja virtual

Agora que já mencionamos as principais vantagens e desvantagens em se ter um blog para e-commerce, está na hora de dar algumas dicas para você colocar em prática na hora de criar o seu. Confira a seguir:

Pense nos conteúdos e invista em SEO

O primeiro passo para a criação de um blog eficiente é pensar em como você pode abordar a sua área de mercado nos conteúdos. Uma ideia é selecionar alguns dos produtos e criar guias com todas as suas características, comparações com outros modelos, valores, vantagens, entre outras informações que podem ser de interesse dos usuários.

Se a sua ideia é criar um envolvimento maior com os leitores, produza artigos que contenham particularidades da empresa, sua trajetória, próximos planos e desafios superados. Esse tipo de texto traz uma relação mais próxima entre os usuários e a marca.

Tendo isso definido, é hora de criar um planejamento de SEO, focando em ganhar autoridade e alcançar as primeiras posições das páginas do Google. Será necessário buscar as principais palavras-chave sobre cada tema, escrever de forma objetiva e com boa legibilidade, além de realizar constantes atualizações e linkar os posts entre si.

Para que os resultados do blog apareçam, não adianta subir os artigos de forma desordenada e sem constância, é preciso definir uma frequência para as postagens. Por exemplo, você pode postar um conteúdo por dia, isso fica ao seu critério, porém o mais importante é manter essa periodicidade.

Estude seu público-alvo

Provavelmente, você já conhece muito bem quem são os seus clientes, mas também é importante entender o que eles procuram na parte de conteúdo. É possível fazer isso de diferentes maneiras, como analisando as postagens de seus concorrentes diretos e identificando quais são seus principais destaques, ou fazendo uma pesquisa com o seu próprio público, utilizando um formulário no site ou por e-mail.

Após realizar esse processo, você deve criar uma persona com todas essas informações, destacando quais são suas principais dúvidas, características e interesses. Lembrando que, o interessante é criar esses documentos para os usuários em cada etapa do funil de vendas, topo, meio e fundo, já que os conteúdos serão diferentes para cada um deles.

O foco é entender para quem você está escrevendo, assim fica mais fácil planejar quais tipos de artigos e textos você deve explorar.

Promova seu conteúdo

Mesmo utilizando as técnicas de SEO para otimizar o seu blog nas páginas do Google, é interessante promover os seus conteúdos em outros lugares. Uma maneira de fazer isso é com uma estratégia de e-mail marketing, onde é possível redirecionar os artigos já postados ou criar outros materiais com o mesmo tema.

As redes sociais, como Instagram, Facebook e LinkedIn, também são uma oportunidade de divulgação. Você pode criar resumos dos posts do blog e chamar o público para fazer a leitura completa.

Em quanto tempo posso colher os resultados?

Essa questão varia muito para cada caso, mas, certamente, os resultados não vão aparecer em um curto prazo. O ponto que vai influenciar diretamente na resposta dessa pergunta é a frequência de postagens no blog, já que, normalmente, quem sobe mais conteúdos pode alcançar suas metas mais cedo.

Porém, como sabemos que esse é um trabalho que demanda muito tempo e energia, o ideal é definir uma rotina de criação saudável e que tenha uma boa periodicidade, como dois posts por semana, por exemplo.

É hora de criar um blog para seu e-commerce!

Depois de tudo que explicamos neste artigo, é evidente como a criação de um blog pode fazer diferença para o seu e-commerce. Ficou claro que, mesmo sendo algo trabalhoso, a produção de conteúdo é o ponto-chave para te destacar em meio aos seus concorrentes diretos.

Agora que você conhece as vantagens e dicas sobre essa estratégia, está na hora de colocar a mão na massa e começar a montar seu planejamento. Mas, não se esqueça, esse é um trabalho a longo prazo, então não desanime caso os resultados demorem para aparecer.

Precisa de ajuda para criar o seu blog? Entre em contato conosco! Somos uma agência de marketing de conteúdo com mais de 10 anos de experiência e podemos te ajudar com a criação do seu conteúdo.

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Dúvidas Frequentes

Por que apostar em um blog para e-commerce?

A criação de conteúdo relevante para um blog tem o potencial de transformar sua marca em uma referência em sua área de atuação, além de atrair novos visitantes e possíveis clientes.

Quais são as desvantagens dessa estratégia?

Além de ser um processo trabalhoso e que precisa de um grande investimento de energia, o blog não traz resultados a curto prazo.

Em quanto tempo posso colher os resultados?

Essa questão varia muito, tudo vai depender da quantidade e frequência de postagem dos conteúdos. Normalmente, quando se coloca mais artigos no site, a tendência é que os resultados apareçam mais rápido.

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