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Quais são as vantagens do marketing digital? Vamos te mostrar os benefícios em aplicar essa estratégia e como aumentar as vendas da empresa!

Quando o assunto é aumentar as vendas, o marketing digital é o termo mais procurado. Em épocas de crise, como a do Covid-19 mais recentemente, essa estratégia se mostrou eficiente e é o que pode ser a saída para a sua empresa continuar vendendo ou até mesmo ampliar o faturamento alcançando novos mercados.

Leia esse artigo antes de contratar uma agência de marketing digital para alavancar seus resultados!

As pessoas estão cada vez mais conectadas. Existem mais celulares registrados no Brasil do que pessoas: segundo a Agência Brasil, temos mais de 231 milhões de linhas ativas no país.

Essa facilidade mudou também os hábitos dos consumidores. Não é incomum ver pessoas conectadas nas redes sociais, vendo vídeos, trocando mensagens e até mesmo comprando produtos ou serviços em todos os lugares e em todas as horas do dia.

Esse comportamento dos CPFs também mudou a relação de compra dos CNPJs, afinal atrás de toda empresa temos pessoas. Estar presente no ambiente digital também é essencial para quem vende para outras empresas.

Por isso, separamos para empresas B2B e B2C as 11 vantagens do marketing digital:

1. Seja encontrado pelo seu cliente

Atualmente, mais de 80% das buscas por um produto ou serviço começam na internet! Então se a sua marca não está presente no online sua empresa simplesmente não existe para esse público. Você precisa ter uma presença digital de qualidade. Não basta apenas ter um site profissional, ser encontrado é fundamental. Por isso, estratégias de marketing de conteúdo, Google Ads e um trabalho relevante nas redes sociais são de extrema importância para que a sua marca tenha pontos de contato com o seu público alvo.

Saiba tudo sobre Google Ads neste guia completo!

Para vender mais através do marketing digital, a sua empresa precisa ser encontrada. Faça um teste simples e digite o nome da sua empresa no Google. Se você não aparecer na página do buscador, você precisa de ajuda neste quesito. A Tupiniquim é uma agência de Google Ads especialista em performance e vendas!

2. Tenha escala

Através do marketing digital a sua empresa pode alcançar o mundo inteiro. Mas também, caso seu negócio seja local, você pode limitar o alcance das suas ações para um raio regional de atuação. O mais importante aqui é você alcançar, em alta escala, pessoas que provavelmente nunca iriam conhecer a sua solução. Vou te dar dois exemplos:

Você é advogado e para conseguir novos clientes você depende de indicações e de pessoas que passam em frente ao seu escritório. Esse modelo não é escalável, já que mesmo em ruas muito movimentadas, em média, as pessoas que passam por aquele local são sempre as mesmas. Agora imagine fazer uma campanha que atinja toda a sua cidade e que pessoas que tenham real interesse no seu trabalho tenham acesso ao seu material. Fica muito mais fácil de aumentar a carteira de clientes desta forma.

Outro exemplo: você tem uma confecção de roupas femininas e gostaria de vender para mulheres ou representantes comerciais de todo o país. Através de um E-commerce e de uma loja no Instagram, você pode alcançar o seu publico alvo com fotos dos seus modelos e receber pedidos de todo o Brasil!

3. Engajamento com o público certo

Construir uma audiência qualificada é um grande desafio, mas é mais fácil através do marketing digital. Imagine fazer um comercial em horário nobre da TV. Essa ação é extremamente cara e não te da garantia nenhuma de alcançar o publico alvo certo, afinal dentro de uma audiência enorme daquele momento, nem todos podem estar interessados na sua solução.

Agora imagine mostrar esse mesmo material apenas para pessoas que estão buscando pelo seu produto ou serviço. Isso é possível através do marketing digital e além de mais assertivo, é muito mais barato.

Outro benefício é que com essa interatividade você gera mais empatia com a sua marca. Afinal, você está passando as mensagens certas para o público certo. E em um cenário de alta concorrência e empresas com soluções cada vez mais parecidas, se diferenciar e se comunicar com a sua persona é o caminho para que a sua empresa venda mais.

4. Acompanhar a jornada de compra

Ainda no exemplo da TV, após o consumidor assistir o seu comercial, o caminho até a compra é longo e você só estará presente na memória dele no próximo comercial.

Nas mídias digitais você pode acompanhar de perto o seu cliente, impactando com o seu material em diversos canais diferentes, pode ser um artigo no seu blog, um vídeo no Youtube ou um post no Instagram, mas você estará lá, próximo dele, auxiliando ou tirando dúvidas para quais a sua empresa pode ajudar.

Outro ponto importante de acompanhar essa jornada é que nem sempre os consumidores estão prontos de imediato para a compra, então manter esse relacionamento durante o funil de vendas que inicia no aprendizado e descoberta, passa pelo reconhecimento do problema e vai até a comparação de empresas e produtos chegando na escolha e decisão de compra, leva um tempo e, se você estiver próximo o caminho com certeza será mais fácil.

5. Fidelizar o cliente

Conquistar um novo cliente é 10x mais caro do que fidelizar o cliente atual. Só esse dado já é o suficiente para te convencer de que a fidelização é fundamental para sua empresa lucrar mais.

O marketing digital possui ferramentas ótimas para que você fidelize o seu cliente. Através da produção de conteúdo relevante você pode nutrir o relacionamento do cliente com a a sua empresa e despertar o interesse para uma nova compra. Você pode também produzir materiais personalizados com ofertas exclusivas e enviar por e-mail, SMS e Whatsapp.

Conheça bem o seu cliente e faça um bom plano de ação para aumentar as suas vendas com clientes antigos.

6. Posicionamento de autoridade para a marca

Imagine estar com um problema e encontrar um conteúdo que te ajuda a resolver. Você ficaria grato com quem te ajudou e essa fonte seria a sua referência de informação para a próxima vez que você precisar de uma solução. Solução essa que pode vir inclusive por meio da compra de um produto ou serviço.

Uma forma de fortalecer a sua reputação e se posicionar como referência no setor é o seu posicionamento nas primeiras páginas do Google para buscas relacionadas a sua área de atuação. Isso atrai mais tráfego para o seu site e gera mais confiança no seu conteúdo.

7. Fique no mesmo nível de empresas maiores

No marketing digital você pode começar no mesmo patamar de empresas maiores. Óbvio que o investimento em mídias pagas pode impulsionar os seus resultados, mas existem alternativas gratuitas para começar e com investimentos menores você pode ter excelentes resultados. Mas o importante aqui é que você terá acesso exatamente aos mesmos canais que as grandes empresas usam.

Comece focando no público certo e onde ele está, crie conteúdos ricos e profissionais e tenha constância em suas ações.

8. Se destaque da concorrência

Quase 98% das empresas não usam o marketing digital como estratégia para crescimento e vendas. Essa pode ser a principal vantagem do marketing digital, pois se o seu concorrente não está online, o cliente com certeza está! Por isso, o quanto antes você definir o seu plano de ação, melhor.

9. Fácil de gerenciar e de medir

No marketing online você consegue mensurar 100% das suas ações. Medir quem visualizou determinada peça, quantos cliques obteve, quantos vezes o produto foi colocado no carrinho e até mesmo quantas vezes o cliente abriu determinado e-mail.

Por isso, você pode gerenciar com precisão o retorno sobre o investimento que cada estratégia te proporciona.

Sabendo o que da certo, você pode focar esforços em ações que dão mais resultado, eliminando fontes de gasto desnecessárias.

10. Custo-benefício

Outra vantagem do marketing digital é que você pode começar investindo pouco. Isso te dá a oportunidade de escalar as ações de acordo com o retorno.

Um exemplo de bom custo-benefício é um conteúdo rico que você pode criar e, após a otimização SEO, ele ficar posicionado nas primeiras posições do Google. Ele pode continuar sendo acessado por anos, gerando novas vendas e clientes para você. Seu esforço e investimento foi feito apenas uma vez. Por isso falamos o tempo todo que o marketing digital é um investimento e não um custo para a sua empresa, e o conteúdo deste exemplo é um ativo que depois de pronto, gera resultados para você sempre.

11. Ajustes rápidos

Outro ótimo benefício de uma estratégia de marketing digital é o ajuste rápido no curso das ações. Você pode investir mais recursos onde o resultado está acontecendo, e isso em tempo real. Ao mesmo tempo, pode mudar o que não está dando certo.

O importante é acompanhar as métricas e os objetivos para que as decisões sejam feitas de forma consciente.

Como aproveitar as vantagens do marketing digital na sua empresa?

Aqui na Agência Tupiniquim ajudamos diariamente empresas de diversos portes a alcançar resultados com uma estratégia eficiente de marketing digital. Provamos com dados reais à empreendedores do país que usar a internet pode, da forma mais simples, rápida e eficiente, fazer com que você consiga alcançar resultados fantásticos!

Mais de 400 clientes aprovam nossa metodologia. Veja a seguir alguns exemplos de sucesso:

1. Como a Artuni Advogados cresce mesmo na crise e desfruta das vantagens do marketing digital

2. Visão Total Guarulhos, um negócio local que tem 66% do faturamento vindos da internet

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