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Se quer descobrir o que é Google Meu Negócio, você está no lugar certo! Aqui você vai saber como a ferramenta funciona e como a utilizar para alavancar a sua empresa.

Estar presente na internet é prioritário para uma empresa se ela quiser ter maior visibilidade e melhores resultados. Ter um site profissional é o mínimo que o consumidor espera de uma empresa.

Pesquisas mostram que 8 em 10 pessoas utilizam o Google para buscar informações sobre uma empresa e que 56% das buscas realizadas todos os dias via mobile são para encontrar “locais”, seja procurando por um estabelecimento, endereço ou alguma informação que leve a algum lugar. Outro dado interessante é que 97% das pessoas usam o Google para comparar negócios antes de entrar em contato.

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Pensando nisso, trouxemos informações preciosas sobre o Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita que ajuda a aumentar o seu alcance e interação com o seu potencial cliente. Neste post falaremos sobre:

Sua empresa precisa de ajuda com o Google?
A Tupiniquim é especialista em ferramentas de anúncio do Google e Marketing Digital. Entregamos visibilidade, credibilidade e autoridade para o seu negócio! Vamos conversar sobre o seu projeto e levar a sua empresa para o próximo nível?

1. O que é Google Meu Negócio?

Lançado em 2014, o Google Meu Negócio, conhecido também na língua inglesa como Google My Business, é uma ferramenta gratuita e bastante intuitiva onde empresas e organizações podem se inscrever, gerenciar suas informações comerciais e a partir daí aumentar sua exposição nos resultados orgânicos de busca na rede de pesquisa e no Google Maps.

Quer entender mais sobre as Redes do Google e como elas funcionam? Clique Aqui!

As empresas validadas têm 2 vezes mais chances de serem consideradas confiáveis pelos usuários.

Conhecida por beneficiar principalmente negócios locais, o Google Meu Negócio é uma ferramenta versátil e, também pode trazer benefícios para empresas que não agem localmente. Inscrever sua empresa na ferramenta irá facilitar o acesso de potenciais clientes a sua empresa, além de oferecer informações rápidas e diretas ao usuário sobre o seu negócio, como:

  • Site;
  • Endereço;
  • Telefone de contato;
  • Horário de funcionamento;
  • Horários de pico;
  • Notas sobre o serviço/produto;
  • Depoimentos;
  • Perguntas e respostas;
  • Janelas de agendamento;
  • Eventos que acontecerão etc.

2. Como funciona o Google Meu Negócio

Faremos agora um exercício mental: Imagine que um potencial cliente a poucos metros de distância do seu estabelecimento está buscando no Google exatamente pelo serviço ou produto que você vende, será que a sua empresa será encontrada?

O Google Meu Negócio tem como principal objetivo aproximar clientes de empresas da forma mais rápida e efetiva possível, antes mesmo do potencial cliente precisar abrir o seu site para consultar se endereço ou telefone, o Google Meu Negócio adiantas as informações principais sobre o seu negócio, tornando a experiência do usuário muito mais prática, por isso, se você tem uma empresa e recebe clientes presencialmente e não está presente nesta ferramenta, com certeza está deixando dinheiro na mesa.

Confira o Case de Sucesso da Visão Total Guarulhos, um negócio local onde 66% do seu faturamento é proveniente dos resultados de busca

3. A quem se destina o Google Meu Negócio

Se você administra uma loja física ou uma empresa que atende no local do cliente, o Google Meu Negócio é uma opção excelente para ajudar ampliar seus resultados, esta ferramenta foi criada para empresas que atendem em horários específicos e oferecem o contato presencial para seus clientes.

Agora você deve estar se pensando: “Já entendi que o GMN é importante, mas como vai ajudar o meu negócio de fato?” – Continue conosco que vamos te mostrar os benefícios de utilizar esta ferramenta e complementar suas estratégias de marketing digital.

4. Por que utilizar o Google Meu Negócio?

Agora que você já sabe o que é o Google Meu Negócio e como funciona, preciso ressaltar algumas das vantagens em implementar o uso desta ferramenta as suas estratégias de marketing digital

  • Destacar seu negócio no Google: Ao cadastrar e verificar sua empresa no Google Meu Negócio, as informações mais relevantes sobre a sua empresa como: endereço, telefone, horário de funcionamento, avaliações e comentários são disponibilizadas na primeira página do Google em forma de destaque. Com isso, quando alguém fizer uma busca no Google pela sua empresa, será mais fácil entrar em contato com você. Dica de ouro: as empresas que possuem fotos em seu perfil, recebem 35% mais cliques para entrar no site e 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps se comparado a outras empresas.
  • Interagir com os clientes: Uma das funcionalidades mais importantes é o espaço destinado a comentários onde o seu público pode deixar depoimentos, avaliações, reclamações, sugestões e poder monitorar o que os usuários estão falando sobre você te dá uma grande oportunidade de aumentar sua interação e estar mais perto do seu cliente respondendo aos comentários, mantendo seu perfil atualizado. Assim seu público sempre estará engajado e interessado nas suas ofertas. Dica: use o app do Google Meu Negócio para se manter atualizado aonde estiver.
  • Conhecer e aumentar oportunidades: Para entender melhor o público do seu negócio, a ferramenta apresenta insights importantes sobre como os clientes pesquisaram sua empresa e de onde eles vieram, quantas pessoas ligaram para sua empresa utilizando o número de telefone exibido nos resultados da busca na rede de pesquisa e do Google Maps e de onde elas são. Além disso, é possível saber até quantas pessoas viram sua empresa no Google e quantas solicitaram informações sobre como chegar. Dica: habilite o envio de relatórios mensais por email, com isso irá receber dados relevantes para te ajudar a alinhar sua estratégia.
  • É gratuito: sem pagar nada por esse serviço, você consegue colocar sua empresa na primeira página dos resultados de busca orgânicas na rede de pesquisa e no Google Maps, dando maior credibilidade ao seu negócio.

5. Como criar sua conta ou reivindicar o Google Meu Negócio

Cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio é muito simples e vamos mostrar como fazer aqui! Veja o passo a passo e crie sua conta em poucas etapas:

O Que é Google Meu Negocio
  • Irá abrir uma página para que possa fazer uma breve pesquisa, ela serve para ver se já existe ou não uma empresa com o mesmo nome que o seu para evitar registros duplicados.
  • Se já houver uma empresa cadastrada com o mesmo nome ou parecido com a sua, elas surgirão em uma lista com o nome e endereço para que você possa identificar se alguma delas pode é sua, então, preste atenção se o nome e o endereço se combinam com o seu negócio. Se combinar, clique sobre a opção existente e reivindique a gestão da sua ficha.
  • Caso não tenha encontrado sua empresa, surgirá somente uma opção a de “criar uma empresa com esse nome”.
O Que é Google Meu Negocio 2
  • A próxima página confirma o nome que pretende cadastrar, e pede que concorde com os termos de serviço e a política de privacidade do Google. Se concordar clique em “Próxima”.
O Que é Google Meu Negocio 3
  • Escolha a categoria que melhor corresponde ao seu negócio. Você poderá adicionar outras categorias ou alterar mais tarde.
O Que é Google Meu Negocio 4
  • Informe se quer inserir um endereço que os clientes podem visitar. Conforme falamos antes, essa informação ficará disponível também no Google Maps.
O Que é Google Meu Negocio 5
  • Informe o endereço da sua empresa.
O Que é Google Meu Negocio 6
  • Depois de informar seu endereço, o Google perguntará se também atende fora do endereço indicado, e você poderá delimitar alguns bairros, ou não. Esta opção não é obrigatória e você pode alterar mais tarde.
O Que é Google Meu Negocio 6.2
O Que E Google Meu Negocio 7
  • Agora e hora de informar as opções de contato para o cliente, como telefone e site. Se não tiver site, não é problema.
O Que é Google Meu Negocio 8
  • Enfim chegamos ao passo final. Você já está pronto para gerenciar o seu negócio e postar fotos para promover sua empresa, acompanhar os dados de análise do negócio para entender melhor seus clientes, responder às avaliações dos clientes, cadastrar seus produtos ou serviços e muito mais!
O Que é Google Meu Negocio 9
  • Assim que clicar em “concluir”, abrirá o seu painel e o Google te auxiliará a atualizar informações adicionais sobre a sua empresa em três passos básicos. São elas: uma foto de capa, uma foto da sua empresa e baixar o app do Google Meu Negócio para ter acesso fácil e rápido sempre que precisar.

6. Como aprimorar sua ficha no Google Meu Negócio

Página criada, vamos ver como otimizar sua ficha?

Como citamos lá em cima, o próprio Google vai te auxiliar e dar dicar de como ter uma ficha otimizada. Essas dicas visam deixar sua página mais relevante e competir juntos outras empresas que oferecem produtos semelhantes independente do porte da empresa ou orçamento. Vence a ficha que o Google considerar mais relevante para o consumidor. Então, vale a pena dedicar um tempo neste sentido, e no próximo tópico confira 6 dicas para manter sua ficha otimizada.

  • Atualize sua conta constantemente: da mesma forma que acessa suas redes sociais com frequência e posta o que está fazendo de novo, seus potenciais clientes quando visualizam sua ficha esperam ver suas informações atualizadas. Se um potencial cliente buscar seu endereço no Google e sua empresa tiver mudado de endereço e você por um lapso de memória não tiver atualizado essa informação, consegue imaginar o estresse que isso poderia causar?
  • Gere interação: As avaliações e comentários são muito importantes e ajudam a melhorar sua imagem com usuários que ainda não conhecem sua empresa. Uma pesquisa mostrou que 55% das pessoas confiam em avaliações na internet tanto quanto de avaliações feitas pessoalmente. Solicite e encoraje seus clientes a fazer avaliações sobre a sua empresa encaminhando um link fornecido pelo Google para facilitar esse tipo ação.

Nunca deixe de responder a um comentário e mostre que está presente e aprecia a opinião do usuário. Sendo um feedback negativo, responda cuidadosamente e agradeça a avaliação e comentário (é melhor um cliente insatisfeito, mas que reclama, do que aquele que nem te dá a oportunidade de reconhecer suas falhas e melhorar).

Sabendo o que é Google Meu Negócio, siga essas dicas para uma melhor experiência:

  • Faça posts no Google: O Google Meu Negócio disponibiliza uma ferramenta para postagem, seu post pode ser uma oferta, um evento, uma atualização ou um produto. O formato é variado, podendo incluir texto, foto ou vídeo. Se faltar criatividade, o Google te ajuda trazendo ideias de postagens para se inspirar! Também é possível editar e excluir suas postagens.
  • Habilite a troca de mensagens: O Google permite que você os usuários enviem mensagens para vocês como num chat. Para isso, basta habilitar esta funcionalidade no painel da sua conta no ícone “mensagens”. Ao utilizar esta ferramenta, programe o envio de mensagens automáticas de saudação e o uso somente em horário comercial, para incentivar a resposta rápida o Google disponibiliza o tempo médio de resposta da sua empresa. Por isso cheque suas mensagens com frequência!
  • Use vídeos e fotos no Google Meu Negócio: a postagem de vídeos é pouco explorada pelas empresas. É possível postar vídeos de até 30 segundos, então aproveite os vídeos que produz para postar nas redes sociais e experimente incluir na sua ficha. Desta maneira conseguirá se diferenciar facilmente dos seus concorrentes.

7. Como incorporar o Google Meu Negócio na sua estratégia de marketing digital

“A criação e otimização de uma página no Google Meu Negócio pode ser considerada como estratégia fundamental para o ano de 2020.” – diz Rodrigo Rodrigues, diretor do Google Customer Solution

Uma ferramenta gratuita, de fácil gestão e atualização e que pode te deixar no topo das buscas do Google. Não existem motivos para que você não mantenha o seu Google Meu Negócio sempre atualizado e relevante!

As primeiras posições das páginas de resultado sempre são muito concorridas e o Google está valorizando cada vez mais empresas que usam de suas ferramentas como parte da estratégia digital, como o Youtube, o GMN e outros. Isso priorizará sua empresa nas buscas.

Além disso, pensando no seu cliente, a ferramenta torna fácil a obtenção de informações, como dias e horários de funcionamento, cardápio, serviços e mais. Proporcionar uma boa experiencia para o seu cliente também faz parte de uma estratégia relevante de marketing digital!

Incorpore agora mesmo o Google Meu Negócio ao dia a dia da sua empresa! E se precisar de ajuda conte com a nossa agência.

Agora que você entendeu o que é Google Meu Negócio, já sabe que o Marketing Digital realmente funciona para negócios locais!

Aliar o Google Meu Negócio às suas estratégias de marketing digital podem potencializar os seus resultados e gerar cada vez mais relevância para a sua empresa. Se você ainda não tem uma conta, não perca tempo e crie agora mesmo!

Aproveite todas essas dicas e os benefícios aqui apresentados e destaque o seu negócio nas buscas locais. Assim, conseguirá gerar maior visibilidade, credibilidade e rentabilidade para a sua empresa.

Esperamos ter ajudado a você entender melhor como esta ferramenta funciona e que, ao somar com suas estratégias sua empresa obtenha resultados reais. Lembre-se que as buscas por negócios locais é uma realidade crescente e estar presente nos resultados da rede de busca do Google e nas buscas do Maps tem grande potencial para alavancar o seu negócio!

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