Backlinks são essenciais para quem deseja aumentar a relevância de seu site na internet. Mas o que são exatamente e como consegui-los? Aprenda neste post.
Não é segredo para ninguém o quão concorrida é a internet. Se por um lado ela abre várias possibilidades para um negócio crescer, por outro também pode ser um grande desafio, já que a concorrência por lá é grande.
Para quem tem um site, blog ou portal de notícias, estar entre os primeiros resultados de buscadores, como o Google e o Bing, é algo que se busca constantemente através das técnicas de SEO (Otimização para os Mecanismos de Busca).
Conteúdo de qualidade e com bom uso de palavras-chave, que estejam relacionadas às intenções de busca dos usuários, nunca vão deixar de ser importantes, mas, em se tratando de SEO, é preciso ir além e também construir uma rede links internos e externos que colaborem para melhorar a autoridade de domínio do site.
Os links internos são aqueles que linkam para páginas de um mesmo domínio e, portanto, muito mais fáceis de conseguir. Mas os links externos exigem mais dedicação e cuidado para serem adquiridos.
Também chamados de backlinks, hoje vamos falar um pouco mais sobre os link externos para que você entenda a importância deles para o SEO, os tipos e também como consegui-los da forma mais natural possível. Continue a leitura!
O que são backlinks?
Em uma estratégia de Link Building, existem dois tipos de links que você pode conseguir: os internos e os externos.
Os links internos são aqueles que você possui maior controle sobre, já que são links que levam usuários para outras páginas dentro do seu site. Apesar de não contribuírem tanto para a autoridade do seu domínio, são importantes para auxiliar os visitantes do site a encontrarem conteúdo relacionado ao da página original, melhorando a experiência.
Já os links externos ou backlinks são todos os links recebidos de domínios diferentes, ou seja, que não se tem controle sobre. Isso porque, apesar de existirem estratégias para conseguir backlinks (que é algo que vamos explicar mais para frente), fundamentalmente, esse tipo de link é recebido de forma natural.
Em outras palavras, backlinks são o mesmo que referências recebidas de outros sites. Por exemplo, aqui no blog da Agência Tupiniquim falamos sobre temas de marketing digital e vendas. Consequentemente, é comum mencionarmos plataformas e ferramentas de marketing de sites externos que, de certa forma, complementam nosso conteúdo e que auxiliam você, nosso leitor ou leitora.
Então, os sites dessas ferramentas estão recebendo backlinks nossos de forma totalmente natural. Da mesma forma, outros sites podem citar artigos ou materiais de marketing digital da Tupiniquim através de backlinks para o nosso site.
Backlinks e SEO: qual a importância?
Você já deve saber que SEO é um conjunto de técnicas que tornam possível ranquear sites no Google e em outros buscadores, certo? As técnicas que podem ser aplicadas dentro do próprio site, chamadas de SEO On Page, englobam, entre outras coisas, a utilização de palavras-chave, otimização de imagens e linkagem interna.
Os backlinks fazem parte do SEO Off Page, que são ações que ocorrem fora do site. Basicamente, essa técnica gira em torno de conseguir backlinks, ou melhor, garantir que um determinado site seja recomendado por outro.
Agora, qual a importância disso? Para o Google, por exemplo, existem algumas formas de avaliar a autoridade de um determinado site. Uma delas é medida através do PageRank, um sistema de classificação de relevância de sites a partir da quantidade de links que eles ganham de outros sites.
Portanto, os backlinks são entendidos pelo algoritmo do Google como recomendações. Se seu site está sendo citado por outros sites, o buscador entende que esse é um site confiável e relevante que, portanto, merece estar entre as primeiras posições nas SERPs (páginas de resultados).
É por isso que os backlinks são tão importantes quanto as outras técnicas de SEO, já que eles contribuem para um melhor posicionamento de sites nos buscadores. Mas vale lembrar que o Google também avalia a qualidade do site que está fazendo a recomendação através do backlink. Isso significa que não basta apenas conseguir milhares de backlinks para conseguir ranquear.
Conseguir backlinks a qualquer custo, passando por cima das boas práticas e utilizando técnicas forçadas de SEO (também chamadas de Black Hat SEO) é o caminho mais rápido para ser um site passível de ser punido pelo Google.
Tipos de Backlinks
Basicamente, existem dois tipos de backlinks: dofollow e nofollow. Entender a diferença entre eles é muito importante, já que estão relacionados à forma como o Google irá compreendê-los e classificá-los.
NoFollow
Links com o atributo “nofollow” são utilizados quando a pessoa que está inserindo o link não deseja que o Google entenda que há uma relação direta entre o link e o conteúdo ou site em que ele foi inserido.
Ao inserir backlinks em seu site, parte da autoridade do seu domínio é transferida para o site que está sendo referenciado. É como se você desse sinal verde para que o algoritmo do Google visite o site e o considere relevante. Mas ao atribuir esse link como “nofollow”, a mensagem recebida pelo buscador é o oposto.
Então, nesse caso, links com “nofollow” não são considerados recomendações. Mas vale notar que eles ainda podem gerar tráfego para o site que está recebendo o link.
DoFollow
Também conhecido como Follow, esse atributo é utilizado para indicar ao Google que o link possui relação com o conteúdo da página em que foi inserido e que, portanto, é uma recomendação válida.
Ao contrário do “nofollow”, links “follow” recebem uma parte da autoridade do site em que estão inseridos, sendo um recado claro para o Google de que se trata de uma recomendação válida e confiável.
Por conta disso, esse é o tipo de backlink ideal para se receber, já que, além de tráfego, ele também contribui para o posicionamento do seu site nas páginas de resultados do Google.
Como identificar um bom backlink?
Se existem “bons backlinks” é porque existem aqueles que não são tão bons e que podem até mesmo prejudicar o seu site. Para garantir que isso não ocorra, confira alguns pontos que devem ser levados em conta na hora de avaliar backlinks:
Autoridade de domínio
Essa é uma métrica que classifica um site (em uma escala de 0 a 100) e que é usada para determinar em que posição ele aparecerá nas SERPs. Quanto maior for a autoridade do domínio que linka para o seu site, melhor.
Para verificar essa informação, você pode utilizar ferramentas como o Ubersuggest e o Semrush, por exemplo. Aproveite também para acompanhar a autoridade de domínio do seu próprio site, já que é uma das métricas de SEO.
Contexto
Um bom backlink deve estar de acordo com o contexto da página em que está inserido. Por exemplo, se eu incluísse um link para um e-commerce de vestuário ao longo deste artigo (que é sobre backlinks), ele ficaria completamente descontextualizado em relação ao tema, certo?
Backlinks são, antes de mais nada, links para ajudar os visitantes do site a terem mais fontes de informações sobre aquilo que eles estão buscando. Por isso, não faz sentido algum inserir um link que não tenha ligação com o tema principal da página.
Textos-âncora
Os textos-âncora são pequenos trechos de textos onde o link é inserido. Eles podem ser de:
- Correspondência exata: quando o texto-âncora utiliza a palavra-chave exata. Ex.: Somos uma agência de marketing digital com muitos cases de sucesso.
- Correspondência parcial: quando a palavra-chave principal é inserida em uma frase. Ex.: A Tupiniquim é uma agência de marketing digital especialista no assunto, com serviços de tráfego pago, branding, marketing de conteúdo e mais.
Aqui, o essencial é garantir que o texto-âncora faça total sentido com o link que está sendo inserido. Dessa forma, você deixa claro tanto para o usuário, quanto para o Google, a relação entre um conteúdo e outro.
Fontes diferentes
Bons backlinks não são provenientes somente de uma única fonte. Por exemplo, ao considerar comprar um produto na internet, você tomaria a decisão de compra baseada em apenas uma avaliação? Provavelmente, não.
O mesmo vale para o Google, que considera que um site é realmente digno de atenção quando não somente um, mas vários outros sites o recomendam.
Como conseguir backlinks?
Se backlinks são como recomendações, eles podem não ser tão fáceis assim de conseguir, não é mesmo? Algumas empresas até mesmo possuem profissionais especialistas nessa estratégia, já que ela exige bastante atenção.
Mas existem algumas dicas básicas que podem ajudar você a conseguir backlinks mais facilmente. Veja a seguir.
1. Cuide do seu site
Não adianta ter um site ruim, que carrega devagar, com um design pobre e pouco otimizado, e esperar que outros sites recomendem o seu. Isso também vale para o tipo de conteúdo que você oferece.
Antes de sair buscando formas de ganhar backlinks, dê uma boa conferida em seu próprio site. Verifique se ele está bem otimizado, se possui conteúdo de qualidade e que ofereça uma boa experiência para os seus visitantes.
Lembre-se que, para conseguir ranquear em palavras-chave essenciais para o seu negócio no Google, não basta apenas receber backlinks. Por isso, verifique se outras técnicas de marketing de conteúdo e SEO estão sendo bem aplicadas. Ao garantir um site de qualidade, você chama a atenção de outros que queiram linkar para o seu espontaneamente.
2. Busque parcerias
É importante que os backlinks sejam recebidos de forma natural, mas também é válido “dar um empurrãozinho” para receber alguns por meio de parcerias e divulgação. Afinal, seu site pode ser de qualidade, mas talvez sua marca não seja tão conhecida.
Nesses casos, pode ser útil buscar sites, portais e blogs que tratem de assuntos relacionados ao universo da sua marca para apresentá-la a eles. A parceria pode ser apenas através da menção de um site no outro ou através de guest posts.
Seja qual for a forma escolhida, é importante lembrar que os segmentos entre os parceiros precisam ser complementares, com uma persona e público-alvo similares e com boa reputação nas áreas de atuação.
3. Crie um blog
O blog é um grande complemento para sites institucionais, seja de empresas B2B ou B2C, e um aliado valioso para as estratégias de marketing de conteúdo. O blog da Tupiniquim é um exemplo disso! Isso porque esse é um espaço perfeito para ajudarmos nossos clientes e potenciais clientes a entenderem melhor sobre os serviços que eles precisam.
Através do blog, você pode criar artigos, tutoriais e guias úteis que podem ajudar a persona da sua marca a entender melhor sobre o seu produto ou serviço e até mesmo gerar uma necessidade nela de adquirir o que você vende.
Além de agregar valor para o seu público-alvo, com o blog você aumenta as possibilidades de ganhar backlinks de outros blogs e sites, que podem querer linkar para os seus artigos. Caso você ainda não tenha um, veja nossas dicas no artigo Como começar um blog? 6 dicas para você começar a criar conteúdo na internet!
4. Produza materiais ricos
Assim como o blog, criar pesquisas, trazer dados estatísticos, infográficos, e-books gratuitos, entre outros materiais ricos também é uma excelente maneira de conseguir backlinks.
Esse tipo de conteúdo possui muitas vantagens, como gerar leads, aumentar as vendas, melhorar a consciência de marca, estreitar o relacionamento com o público-alvo e, claro, conseguir backlinks.
Se a sua marca oferece conteúdo de qualidade e gratuito, não somente outros sites podem inserir backlinks para o seu, como também influencers e outras pessoas que seguem a sua marca podem recomendá-la através do compartilhamento de links.
5. Faça backlinks
Não adianta apenas querer receber backlinks de outros sites. Você também deve abrir espaço para recomendar outros em seu próprio site. O objetivo não é tornar essa ação uma moeda de troca, mas sim uma forma de atrair a atenção de sites e portais importantes e relevantes do seu nicho.
Além disso, desde que sejam recomendações complementares e que façam sentido para a sua persona, ao incluir backlinks no seu site, você também estará contribuindo para a experiência dos seus visitantes.
Conseguir backlinks não é suficiente
Sim, conseguir backlinks é muito importante para quem deseja crescer organicamente na internet através das técnicas de SEO. Mas não deixe que seu foco fique somente nisso.
Lembre-se de que essa é apenas uma das estratégias para melhorar o seu tráfego orgânico e autoridade de domínio, mas que existem outras tão fundamentais quanto que podem auxiliar você nessa missão.
Olhe para o seu site primeiro, garanta que ele esteja bem otimizado e com um bom design. E se tiver um blog, verifique se está fazendo um conteúdo que realmente agregue na vida de seu público-alvo. Ter esse cuidado de dentro para fora é o primeiro passo para conseguir que outros sites recomendem o seu.
Acredita que precisa de ajuda para melhorar isso? Aproveite que você já está no lugar certo e entre em contato com a Tupiniquim! Somos uma Agência de Marketing Digital especialista em trazer resultados reais para empresas de variados segmentos.
Gostou do artigo? Aproveite para compartilhá-lo com outras pessoas!
Dúvidas Frequentes
O que são backlinks?
Links externos ou backlinks são todos os links recebidos de domínios diferentes, ou seja, que não se tem controle sobre. Isso porque, apesar de existirem estratégias para conseguir backlinks, fundamentalmente, esse tipo de link é recebido de forma natural.
Como identificar um bom backlink?
Procure avaliar a autoridade de domínio do site que está fazendo backlink para o seu. Também verifique a qualidade do site, do conteúdo que é entregue e para quem. Um bom backlink deve estar bem contextualizado e com um texto-âncora coerente.
Como conseguir backlinks?
- Cuide do seu site
- Busque parcerias
- Crie um blog
- Produza materiais ricos
- Faça backlinks