Todos os dias, gastamos vários minutos e até mesmo horas consumindo o conteúdo das redes sociais. Neste artigo, você vai aprender como o Social Selling cria grandes oportunidades de negócios por meio da interação com os usuários dessas redes.
Prospectar clientes é um dos pontos fundamentais para o sucesso e a sobrevivência de um negócio. Afinal, não adianta possuir bons produtos e serviços sem ter quem os consuma.
Na era da tecnologia, empresas, como agências de marketing digital, têm explorado cada vez mais as redes sociais como fontes de captação de clientes. Isso porque essas redes contam com uma quantidade gigantesca de usuários interagindo entre si e compartilhando detalhes e dados sobre seus comportamentos, necessidades e hábitos de consumo.
Estar presente em redes como o LinkedIn, o Facebook e o Instagram facilita o processo de prospecção e criação de relacionamentos com clientes potenciais porque as campanhas e os conteúdos produzidos podem se integrar aos feeds e às postagens dos usuários de forma mais natural e espontânea em comparação a outras abordagens de vendas mais diretas.
Esse é justamente o conceito de Social Selling: empresas que marcam presença em redes sociais para interagir com a audiência e entender suas necessidades e propor soluções por meio de conteúdo relevante e informativo e, assim, criar uma relação que pode se transformar em vendas futuras.
Quer saber mais sobre Social Selling? Veja o artigo na íntegra!
Dúvidas Frequentes
O que é Social Selling?
Social Selling é uma estratégia que torna as redes sociais parte do processo de vendas por meio da interação com usuários para sanar dúvidas e satisfazer necessidades, e do compartilhamento de conteúdo relevante e útil para o público-alvo.
Quais os benefícios da aplicação de Social Selling?
Implementar a estratégia de Social Selling faz com que a empresa conheça melhor os problemas e necessidades do público-alvo por meio da interação nas redes sociais, o que também resulta na criação de uma relação de confiança com os leads e na consequente aceleração do funil de vendas.
Como utilizar o Social Selling para prospectar clientes B2B no LinkedIn?
Crie uma Company Page e faça uso das ferramentas do LinkedIn, como o Sales Navigator e o Pulse, para segmentar o público-alvo e alcançar tomadores de decisões comerciais das organizações e para compartilhar postagens sobre temas relevantes para a área de atuação da empresa e participar de discussões em grupos com soluções para dificuldades dos leads.
Social Selling para prospectar clientes B2B no LinkedIn
O LinkedIn é a rede social perfeita para prospectar clientes B2B porque conta com uma grande quantidade de usuários corporativos e pessoas que ocupam cargos com poder de decisão sobre compras de empresas.
Por meio da criação de uma Company Page e de ferramentas como o Sales Navigator, é possível acessar e segmentar o público-alvo com base em dados como cargo e departamento do usuário na empresa em que trabalha.
Isso é extremamente eficiente para alcançar os tomadores de decisões das organizações e potencializar a estratégia de prospecção de clientes B2B.
Além disso, também é possível usar a ferramenta LinkedIn Pulse para criar e publicar artigos na rede social com novidades, notícias do mercado e outros conteúdos relevantes para gerar valor e qualificar os leads.
Outra dica valiosa para a estratégia de Social Selling B2B no LinkedIn é participar de grupos e interagir em postagens e discussões com soluções para sanar problemas e atender necessidades dos clientes potenciais.
O que é o Social Selling Index?
O Social Selling Index (em português, Índice de Vendas Sociais) é um índice criado pelo LinkedIn para medir a eficiência da aplicação da estratégia de Social Selling na rede. Essa ferramenta atribui uma nota de 0 a 100 com base nas atividades desenvolvidas pela empresa no LinkedIn.
Para obter um bom índice, é importante aplicar os 4 pilares de Social Selling segundo o LinkedIn:
Segundo estudos do próprio LinkedIn, um índice de Social Selling alto está fortemente relacionado ao cumprimento de metas de vendas. O índice é atualizado todos os dias e pode ser visualizado de forma gratuita.