Link interno é uma parte importante das técnicas de SEO, mas que é menosprezada em muitos sites. Saiba por que você deve dar atenção para isso e como fazer através deste post.
Atualizado em 14 de setembro de 2022
Você já pensou na importância de inserir links internos nas páginas do seu site? Muitas pessoas negligenciam essa estratégia e acabam gastando muito mais tempo e esforço atrás de links externos. Mas a verdade é que construir essa rede de links dentro do seu próprio site também é essencial para quem investe nas técnicas de SEO.
SEO, ou Search Engine Optimization, é uma das estratégias de marketing digital que não podem ficar de fora para quem possui um site ou blog, já que faz total diferença quando falamos em posicionamento no Google. Afinal, de nada adianta ter o site mais incrível de todos os tempos se ele não é encontrado pelas pessoas, certo?
Mas para conseguir isso, as técnicas de SEO atuam em diferentes frentes, como a pesquisa e utilização de palavras-chave relevantes, criação de conteúdo de qualidade, responsividade para dispositivos móveis, otimização de imagens e elementos visuais, aquisição de links externos e inclusão de links internos.
As linkagens internas melhoram a experiência do usuário no seu site, fazendo com que as suas páginas sejam mais acessíveis não só aos olhos dos visitantes e potenciais clientes, mas dos buscadores também. A Tupiniquim, uma agência de SEO especialista no assunto, preparou este guia simplificado para que você entenda a importância dos links internos e algumas dicas para inseri-los em seu site. Acompanhe!
Confira o que vai ler sobre links internos:
- O que são links internos?
- O que é link juice?
- Qual a importância de criar links internos?
- Por que os links internos são relevantes para o SEO?
- Estrutura do site
- Tipos de links internos
- 8 Dicas para criar links internos no seu site
- Faça auditoria dos seus links internos
- Coloque links internos no conteúdo do seu site!
- Dúvidas Frequentes
O que são links internos?
Os links internos são aqueles que direcionam os visitantes para outras páginas dentro de um mesmo site ou blog. Ou seja, ao clicar no link, a pessoa permanece no mesmo site, porém dentro de outra página.
Para blogs, os links internos possibilitam que o usuário transite de um artigo para outro mais facilmente. Observe que, ao longo deste artigo, inserimos vários links que possuem relação com o tema que estamos tratando e que, portanto, podem ajudar você a complementar o seu conhecimento com artigos correlatos.
Dessa forma, permitimos que nossos usuários consigam ter uma navegação mais fluida na página e não precisem sair dela e nem realizar novas buscas para se aprofundar mais no assunto.
Inserir links internos faz parte da estratégia de Link Building, que é a construção de uma rede de links. Essa ação é mais comumente associada à aquisição de backlinks (também chamados de links externos), já que eles são considerados mais relevantes para o ranqueamento em buscadores com o Google, por exemplo.
Isso acontece porque links passam autoridade para as páginas linkadas. E no caso do Google, os backlinks são vistos como recomendações, o que acaba aumentando o impacto desse tipo de link. Já os links internos, são inseridos no próprio site e, por isso, acabam não ganhando o mesmo nível de importância. É como se você estivesse fazendo propaganda de si mesmo.
Mas isso não significa que os links internos não passem autoridade também. Isso está ligado ao chamado Link Juice, que você vai entender um pouco melhor a seguir.
O que é link juice?
O link juice é definido como uma parte dos critérios de otimização do PageRank, que é um algoritmo que classifica a relevância dos links.
Basicamente, o link juice distribui as “forças” de um link para o outro. Quando o seu site insere um link na sua home page, parte da autoridade dessa página é distribuída para as páginas que estão sendo linkadas. A mesma coisa acontece quando um artigo seu tem links que apontam para outras páginas. Os valores desses links são repassados para elas.
Todo esse processo pode garantir que a sua página seja mais bem avaliada pelos algoritmos do Google.
Qual a importância de criar links internos?
Os algoritmos do Google visitam as páginas do seu site para identificar a relevância dos seus conteúdos. Isso ocorre porque o Google precisa entregar os melhores resultados para o usuário e garantir uma experiência melhor.
Apesar do uso de links internos parecer bem simples, eles não irão gerar resultados se não forem bem aplicados. Criar links internos de qualidade não é colocar diversos links no seu conteúdo, eles precisam ser relevantes para a pessoa que está na página atual.
Eles também são importantes para a sua classificação no mecanismo de busca. Como já foi dito, são os algoritmos do Google que analisam o seu conteúdo e determinam se a página é digna de estar nos primeiros lugares da SERPs (páginas de resultado).
Por que os links internos são relevantes para o SEO?
Em uma estratégia de SEO, são considerados alguns fatores de ranqueamento que influenciam a sua posição no Google – e um deles é o link interno.
O buscador escaneia as milhares de páginas que existem na internet em busca de conteúdos novos e atualizados. Eles seguem os links presentes nas páginas e analisam para quais páginas eles direcionam.
É através dos links internos que o Google consegue orientar a sua busca e encontra os melhores resultados orgânicos de forma rápida.
Estrutura do site
Podemos considerar a estrutura do site como sendo uma pirâmide. Em seu topo está a home page do site e na base estão outros elementos. Veja possíveis páginas que preenchem a pirâmide dos sites:
Topo: Home page.
Base: Sobre, Serviços, Produtos, Metodologia, Blog Cases de sucesso.
Essas são categorias que normalmente os sites utilizam para dividir o conteúdo. Dentro dessas categorias, existem páginas como os serviços e produtos que a empresa oferece, artigos do blog e mais.
Sabemos que os links internos direcionam os usuários para diferentes páginas do site, porém existem dois tipos de links internos que você precisa conhecer.
Tipos de links internos
Confira os dois tipos de links internos que você pode inserir em seu site:
Links internos navegacionais
Esse tipo de link é implementado na estrutura de navegação do site.
Por exemplo, quando você clica na palavra “blog” da barra de navegação, você é direcionado para a página de artigos ou posts daquele site. Isso também acontece quando você quer conhecer mais a empresa e clica em “sobre” ou procura pelos “serviços”, como no exemplo abaixo.
O objetivo dos links navegacionais é facilitar a navegação do usuário para que ele encontre mais rápido o que deseja.
Você também pode aplicar a teoria dos três cliques de distância para melhorar a usabilidade e experiência do usuário. O ideal é que o usuário não precise dar mais de três cliques para acessar o que busca.
Links internos contextuais
Já os links contextuais são todos os links internos que você insere de acordo com o teor da página. Ao longo deste artigo que você está lendo, por exemplo, deve ter notado vários textos clicáveis. Se olhar para cada um deles, verá que eles estão de acordo com o contexto desta página.
Se você estiver apenas começando um blog, muito provavelmente não terá muitos links contextuais para inserir. Mas se mantiver uma produção constante, com certeza terá mais links relevantes para incluir em seus artigos no futuro.
8 Dicas para criar links internos no seu site
Para ajudar você a criar a sua estratégia de links internos, separamos 8 dicas importantes para que você possa começar a colocá-la em prática. Confira!
1. Artigos relacionados ou mais populares
É possível estruturar o seu site ou blog destacando os posts ou páginas mais relevantes. Na maioria dos casos, eles geralmente aparecem como “posts relacionados”, “últimos posts”, “veja mais” ou “você também pode gostar”.
Dessa forma, você usa um espaço específico para atrair a atenção dos usuários para conteúdo ou páginas complementares. Isso não somente colabora para a sua estratégia de links internos como um todo, mas também coloca em posição de destaque links que você acredita que seus visitantes vão se interessar.
Essa personalização pode ser mais fácil ainda através de uma CMS como o WordPress, que é conhecido por sua boa usabilidade, acessibilidade e também por oferecer diversos plugins úteis, além de ser amigável para as práticas de SEO.
2. Texto âncora
O texto âncora nada mais é do que o pequeno texto que acompanha o link. De modo geral, inclui-se a palavra-chave principal relativa à página de destino do link, que pode ser de correspondência exata ou parcial.
O texto âncora de correspondência exata é quando é incluído somente a palavra-chave principal (Ex.: Conheça nossos serviços de marketing digital). Já o de correspondência parcial, inclui a palavra-chave em uma frase (Ex.: Conheça nossos serviços de marketing digital).
Não existe opção melhor ou pior. O importante é sempre manter seu texto âncora o mais claro possível para que os usuários consigam identificar facilmente o que elas vão encontrar ao clicarem no link. Os mecanismos de busca conseguem identificar quando isso não está sendo feito de maneira correta, penalizando o site em questão.
Lembre-se de que o Google lê o seu conteúdo, então crie âncoras naturais com palavras-chave e termos que apontem para páginas relacionadas. Evite as CTAs (call to action) genéricas como “clique aqui” e “saiba mais” e priorize sempre os textos âncoras com contextos mais descritivos.
3. Arquivo com os principais links internos
Se o seu site ou blog possui muitos conteúdos, fica mais difícil lembrar de todos que já foram produzidos. Nesse caso, você pode acabar esquecendo os artigos antigos e só usar links internos dos mais recentes.
Para que todos os seus posts tenham a possibilidade de serem encontrados facilmente, você deve mapear todos os seus artigos e páginas, criando um documento com os principais tópicos. Sempre antes de publicar o conteúdo, identifique se há algum link interno que seja relevante para inserir no texto.
Aqui na Tupiniquim, por exemplo, temos um arquivo de fácil acesso que separa por categoria todos os nossos artigos já publicados. Dessa forma, ao desenvolver um novo texto sobre determinado tema, conseguimos achar facilmente todos os artigos e fazer a linkagem de acordo com a necessidade.
4. Utilize links externos
Os backlinks ou links externos também são um ótimo recurso para o seu conteúdo. É também um fator de ranqueamento que o Google leva em consideração na hora de classificar a sua página.
Eles são os links que apontam para uma outra página que não é do seu site, “transferindo” autoridade para outros sites relevantes e aumentando as referências disponíveis para o usuário. O mesmo vale para sites que fazem links apontando para o seu conteúdo.
Existem algumas estratégias para conseguir backlinks de forma mais natural possível, mas um bom jeito de chamar a atenção de sites relevantes e que façam parte do mesmo segmento que o seu, é incluir links em seu próprio site para eles. Desde que seja algo que irá agregar para a vida dos seus usuários, essa é uma forma eficaz de linkagem externa.
5. Quantidade necessária de links internos
Você pode até encontrar alguns artigos que digam um número específico de links que podem ser incluídos em uma página de website. Mas a verdade é que não existe uma quantidade exata.
Ao inserir links, o mais importante é sempre considerar ao menos dois pontos: relevância e extensão do conteúdo. Como já mencionamos, seus links internos precisam sempre ter uma motivação, guiando seu usuário para uma página com conteúdo complementar. Mas caso você tenha muitos links que gostaria de inserir, haja com bom senso e separe somente os que são prioridades.
Lembre-se que cada link inserido recebe uma parte da autoridade da página. Por isso, quanto mais links, mais essa autoridade é dividida.
6. Atualize artigos antigos com novos links internos
Os rastreadores do Google, conhecidos como Googlebot ou Spider, estão sempre vasculhando a internet em busca de novos conteúdos. Por isso, atualize seus posts mais antigos com frequência para que eles sejam indexados novamente.
Veja três pontos importantes para atualizar os seus posts:
- Adicione novos parágrafos com informações atualizadas;
- Identifique e retire do artigo informações ou dados que não possuem mais relevância;
- Insira novos links internos de conteúdos que você tenha produzido recentemente, mas não se esqueça que os links precisam fazer sentido.
Seguindo esses passos básicos, o seu conteúdo pode ganhar um novo posicionamento nos motores de busca.
7. Coloque links para páginas com altas conversões
Identifique as páginas do seu site ou blog que convertem mais visitantes e adicione links internos nelas. Já que links passam autoridade, essa é uma forma válida de aumentar a relevância de páginas que não estejam conseguindo ganhar boas posições nos buscadores.
O ponto de atenção, no entanto, continua sendo para sempre manter links contextualizados para evitar um resultado negativo.
8. Fique de olho em links quebrados
É muito comum ter campanhas e outras ações que rodam por um determinado período de tempo em um site ou blog. Nessas horas, inserimos links relevantes que eventualmente também irão expirar.
Procure não deixar isso cair no esquecimento. Quando uma página sai do ar, seja por qual motivo, e você ainda mantém links para ela, isso pode prejudicar muito a pontuação de SEO do seu site. Por isso, sempre localize os links quebrados e faça as alterações necessárias.
Faça auditoria dos seus links internos
A auditoria é necessária para saber qual a situação do seu site. Não adianta distribuir links nos seus conteúdos sem nenhum propósito. É preciso ter uma estratégia bem definida para usar as linkagens da melhor forma.
A primeira estratégia que você precisa colocar em prática é analisar os links internos do seu site. Não sabe como fazer? Fique tranquilo, vamos te dar dicas de duas ferramentas completas que podem te ajudar:
- Auditoria de Site da SEMRush: com essa ferramenta é possível identificar problemas como links internos quebrados, páginas órfãs, profundidade de rastreamento do site e quais são as páginas mais fortes do seu site.
- Ahrefs: ferramenta voltada para SEO que, além de fazer a auditoria do site, consiste em explorar palavras-chave, conteúdos com melhor desempenho no setor e rastreia a evolução das suas classificações.
Coloque links internos no conteúdo do seu site!
Neste artigo, te ensinamos as melhores formas de criar e usar links internos nos seus conteúdos. Essa é uma tarefa bem simples de realizar, mas que merece bastante atenção, já que a inclusão dos links não deve ser feita aleatoriamente.
No entanto, ainda existem pessoas que não dão tanta importância para essa estratégia e acabam colocando ela em prática da maneira errada. Dessa forma, o que era para ser simples acaba se tornando um problema e um prejuízo para o site.
Quer entende como usar os seus links internos corretamente e alcançar mais visitantes? A Tupiniquim é uma agência de SEO com mais de 10 anos de experiência no mercado e pode ajudar o seu negócio conquistar autoridade e as primeiras posições nos buscadores. Entre em contato conosco!
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Dúvidas Frequentes
O que é link interno?
Os links internos são aqueles que direcionam o leitor para uma outra página do seu próprio blog ou site. São chamados de links internos por possibilitarem a transição de um artigo já existente no seu site para um novo artigo que possa complementar no assunto.
O que é link juice?
O link juice é definido como uma parte dos critérios de otimização do PageRank, que é um algoritmo que classifica a relevância dos links.
Basicamente, o link juice distribui as “forças” de um link para o outro. Quando o seu site insere um link na sua home page, parte da autoridade dessa página é distribuída para as páginas que estão sendo linkadas. A mesma coisa acontece quando um artigo seu tem links que apontam para outras páginas.
O que é um link interno navegacional?
Por exemplo: quando você clica na palavra “blog” da barra de navegação, você é direcionado para a página de artigos ou posts daquele site. Isso também acontece quando você quer conhecer mais a empresa e clica em “sobre”. O objetivo dos links navegacionais é facilitar a navegação do usuário para que ele encontre mais rápido o que deseja.
O que é link interno contextual?
Eles são os links que estão dentro dos textos âncoras e apontam para outras páginas relacionadas com conteúdo relevante.