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Saiba para que serve e aprenda a estruturar um manual de marca para o seu negócio ser lembrado pelo seu público-alvo na hora das compras.

A variedade de marcas de produtos e serviços da atualidade faz com que seja fundamental que as empresas ofereçam algo único e relevante para, dessa forma, serem lembradas pelos seus públicos-alvo.

Nesse sentido, elaborar e colocar em prática uma estratégia de branding é a melhor maneira de criar e manter a identidade e a reputação de uma marca no mercado. É por meio do branding (ou gestão de marca) que uma empresa consegue se diferenciar dos seus concorrentes e gerar uma conexão emocional com os seus clientes potenciais.

No entanto, para que as técnicas de branding sejam bem-sucedidas na missão de dar uma personalidade realmente autêntica a um negócio, é importante documentar o passo a passo, as ações e os objetivos dessa estratégia.

Para te ajudar nessa tarefa, a Agência de Identidade Visual Tupiniquim te apresenta o conceito de brand book: um documento que reúne todas as características que a sua marca tem ou deve ter para que gere identificação nos seus clientes potenciais e seja facilmente reconhecível no seu segmento de atuação.

O que você vai ler sobre Brand Book:

O que é um brand book?

Também conhecido como branding book, guia de estilo ou manual de marca, um brand book é um documento que define todos os elementos que compõem a marca de uma empresa. Esses elementos incluem a missão, a visão, os objetivos, os valores, a voz e o tom de voz da comunicação, além de aspectos da identidade visual (como logomarca, cores e fontes) da marca, entre outros.

Por ser um registro completo das características da marca, o brand book é parte fundamental da estratégia de comunicação verbal e visual e da gestão de marca de um negócio. Ele garante unidade, coerência e organização para os processos que darão personalidade à empresa e que guiarão a interação e a percepção dos clientes reais e potenciais em relação à marca.

Além disso, um manual de marca também apresenta às equipes as diretrizes e boas práticas a serem seguidas durante as rotinas de trabalho de cada área em relação à estratégia de branding do negócio. É por meio dele que os funcionários entendem quais são os diferenciais que tornam a marca única e original, facilitando a transmissão dessa identidade e aumentando o reconhecimento da marca entre seu público-alvo.

5 benefícios de criar um brand book para a sua empresa

Criar e implementar o uso de um brand book por todas as equipes (não só a de marketing) de uma empresa pode parecer uma tarefa supérflua, mas não se engane. Um manual de marca é uma ferramenta de organização que ajuda a conduzir os colaboradores na busca pelos objetivos da empresa, além de gerar uma experiência melhor dos clientes em relação à marca.

Veja outros 5 benefícios que um brand book pode trazer para o seu negócio:

1. Mais coerência

Um manual de marca ajuda a produzir uma mensagem única e consistente em todos os canais de comunicação utilizados pela empresa (seja interna ou externamente). Oferecer uma comunicação coerente é uma atitude que impacta positivamente a relação entre pessoas e empresas.

2. Mais identidade

O que aconteceria se a fonte e as cores do logotipo e da logomarca da sua empresa fossem diferentes em cada tipo de material criado? Isso afetaria o reconhecimento e, consequentemente, o posicionamento da marca no mercado. Estabelecer aspectos visuais de identidade não só consolida a marca, como também facilita a rotina das equipes, que não precisam decidir qual será a fonte do texto, as cores e outros elementos visuais a cada material criado.

3. Mais destaque

Diferenciar-se da concorrência é um dos grandes benefícios de implementar uma estratégia de branding. O guia de estilo da marca colabora nessa missão, porque documenta quais são os aspectos que distinguem a sua empresa (tanto visualmente quanto verbalmente) dos negócios concorrentes e que criam uma personalidade facilmente identificável e reconhecível.

4. Melhor posicionamento

Quando você vê uma letra M na cor amarela em um fundo vermelho, você já sabe de qual empresa se trata, né? Um negócio não se resume à logomarca, mas esse é um dos elementos que ajudam a posicioná-lo, juntamente com seus valores, tom de voz, cultura, entre outros. Quanto mais definida for a identidade da marca, melhor será o posicionamento dela no mercado e na memória do público-alvo.

5. Mais integração

Quando as áreas da empresa falam a mesma língua, apesar de suas rotinas diversas, a marca ganha personalidade clara e facilita o entendimento dos colaboradores sobre o que é aceitável e recomendável na comunicação e o que, definitivamente, não representa os valores da empresa e, logo, não deve ser repassado ao público-alvo.

4 elementos essenciais para fazer um brand book para a sua marca

E aí? Entendeu a importância de criar um brand book para a sua marca? Então, vamos iniciar o passo a passo para dar uma personalidade única para a sua empresa e fazer com que o público-alvo reconheça de longe a sua marca em meio aos concorrentes.

Veja abaixo os 4 elementos essenciais para você começar a estruturar e criar o guia de estilo da sua marca:

1. Visão e missão

A visão e a missão devem guiar as decisões tomadas dentro da empresa e ajudam a dar um norte aos esforços dos colaboradores na busca pelos objetivos da marca em curto, médio e longo prazo. A visão de uma marca representa aonde ela quer chegar. Por exemplo, abrir filiais em outros estados ou mesmo em outros países.

Já a missão da marca diz respeito ao motivo pelo qual ela existe e a serventia que ela tem para a sociedade e para o mercado. Por exemplo, uma agência de marketing digital existe para fazer outras empresas aumentarem seus faturamentos por meio de técnicas de conversão de vendas e de prospecção de clientes na internet.

2. Persona

Uma persona é um perfil semi fictício que representa as características, problemas e necessidades reais do público que a sua marca deseja alcançar e converter em cliente. Assim, a persona de uma pet shop pode ser uma pessoa que tenha animais de estimação e que não tenha tempo para, por exemplo, dar banho em seus animais em casa.

Você pode definir mais de uma persona de acordo com a quantidade de soluções que o seu negócio oferece por meio de seus produtos ou serviços. A etapa da definição da persona é essencial para a criação de um brand book porque ajuda a decidir outros aspectos da identidade visual e da comunicação da marca para gerar identificação em seu público-alvo.

3. Diretrizes visuais

As diretrizes visuais da marca dizem respeito aos elementos distintivos que a tornarão reconhecível aos olhos do púbico. Defina qual será a logomarca e/ou logotipo, como, onde e em quais dimensões eles serão usados (em materiais impressos, digitais, internos e externos).

Também é importante pensar na paleta de cores da marca. Recomendamos que você escolha tons mais claros ou mais escuros das cores da logomarca ou do logotipo para utilizar em fundos, imagens e outros elementos de design. Você também pode estabelecer uma ou mais fontes que serão usadas em textos criados para materiais impressos e digitais.

4. Voz e tom de voz

A voz de uma marca representa o que ela é e o tom de voz é a como ela transmite às pessoas a personalidade dela. Para uma comunicação verbal e textual coerente e autêntica, é importante que voz e tom de voz estejam alinhados aos valores, princípios e objetivos da sua empresa.

Dessa forma, uma marca que tenha como valor a informalidade pode utilizar um tom de voz bem-humorado em sua estratégia de comunicação, usando memes e emojis em postagens nas redes sociais (como fazem a Netflix e o Spotify).

Para facilitar a criação da voz e do tom de voz, pense em adjetivos que você gostaria que fossem usados para descrever sua marca (eficiente, casual, prática, criativa etc.) e aplique-os à estratégia de comunicação.

4 exemplos de brand books de marcas famosas

Vamos ver como algumas das marcas mais famosas do mundo colocam em prática os elementos que listamos e detalhamos no tópico anterior para gerar personalidades únicas e exclusivas que as destaquem da concorrência na corrida por mais clientes e mais vendas?

Veja características dos manuais de marca de 4 empresas mundialmente conhecidas:

1. Coca-Cola

O brand book da Coca-Cola é extremamente abrangente e detalhado. Para definir a identidade da marca, ele considera sua história, valores, personalidade, público-alvo e posicionamento no mercado.

Além disso, esse guia de estilo contém diretrizes de comunicação detalhadas, como tom de voz, linguagem visual, estratégias para redes sociais e outras orientações para garantir que a interação da marca com seus clientes seja consistente e coerente.

2. Nike

Além de apresentar a história, missão e visão da marca, o brand book da Nike destaca a importância do esporte, da superação e do empoderamento pessoal.

O guia de estilo da empresa é conhecido pela ênfase dada ao storytelling em sua comunicação, que enfatiza a importância de uma boa narrativa para gerar identificação no público-alvo.

3. Airbnb

O brand book da Airbnb tem foco na comunidade, na hospitalidade e na experiência do usuário, além de aplicar os elementos que vimos anteriormente neste artigo para dar identidade e personalidade à marca.

Esse manual de marca dá destaque à importância de uma abordagem inclusiva, enfatizando a necessidade de valorizar a diversidade e a inclusão em todos os aspectos da identidade visual e da comunicação da empresa.

4. Apple

A Apple possui um brand book elaborado com base na simplicidade, no minimalismo e na inovação. Não é à toa que essa gigante da tecnologia é uma das marcas mais lembradas pelas pessoas em pesquisas de marketing em todo o mundo.

O guia de estilo da Apple é extremamente consistente e foi cuidadosamente criado para garantir que a marca seja facilmente reconhecível e identificável em todos os canais de comunicação que utiliza para interagir com seus fiéis clientes.

Atraia mais clientes com uma identidade visual única e uma comunicação autêntica!

Neste artigo, você aprendeu que, por meio de um brand book, você assegura que a sua marca tenha consistência, alinhamento e coerência na comunicação e interação com funcionários, parceiros e clientes reais e potenciais.

Você também leu que um manual de marca depende da definição de alguns elementos essenciais, como, por exemplo, diretrizes visuais, missão e visão, persona, voz e tom de voz da empresa.

A Agência Tupiniquim é especialista na criação e implementação de estratégias de branding que refletem a essência e o potencial de negócios dos mais diversos segmentos e que, dessa forma, criam relações de confiança com prospects para convertê-los em clientes fiéis.

Fale com a Tupiniquim para que possamos elaborar e colocar em prática ações de branding para destacar seu negócio da concorrência!

Se você achou este post relevante e valioso, compartilhe o link dele para que mais pessoas conheçam o potencial de uma estratégia de branding para impulsionar marcas!

Dúvidas Frequentes

O que é um brand book?

Também conhecido como branding book, guia de estilo ou manual de marca, um brand book é um documento que define todos os elementos que compõem a marca de uma empresa. Esses elementos incluem a missão, a visão, os objetivos, os valores, a voz e o tom de voz da comunicação, além de aspectos da identidade visual (como logomarca, cores e fontes) da marca, entre outros.

Quais benefícios um brand book gera para uma marca?

  1. Mais coerência;
  2. Mais identidade;
  3. Mais destaque;
  4. Melhor posicionamento;
  5. Mais integração.

Quais elementos levar em conta na hora de fazer um brand book?

  1. Visão e missão;
  2. Persona;
  3. Diretrizes visuais;
  4. Voz e tom de voz.

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