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As métricas são uma parte importante do marketing digital para monitorar o desempenho de suas estratégias. Conheça 8 métricas de redes sociais para avaliar e melhorar a performance de suas ações.

Qualquer profissional de marketing digital precisa ter em mente que não existe estratégia perfeita. Existem aquelas que dão certo e as que dão errado, porém o que funciona hoje pode não funcionar amanhã. Por isso, é importante acompanhar constantemente os resultados das suas ações de marketing.

Como você fará isso? Através das métricas de marketing digital. É por meio delas que é possível analisar o desempenho e a performance das suas estratégias. Afinal de contas, já que nem tudo é perfeito, sempre terá algo que pode ser melhorado.

No entanto, existem muitas métricas que podem ser analisadas sejam elas de blogs, sites ou redes sociais. Hoje, especificamente, vamos falar das métricas de marketing digital para as redes sociais.

Vale ressaltar que essas métricas de redes sociais vão além das métricas de vaidade, ou seja, aquelas que identificam apenas o número de seguidores, curtidas em vídeos ou likes em postagens do Instagram, Facebook, LinkedIn e outras.

Essas métricas não deixam de ser interessantes, mas também é importante fazer uma análise das métricas que impactam o seu negócio de alguma forma e que ajudam a aperfeiçoar as suas estratégias de fato.

Se quer saber quais métricas de redes sociais valem a pena analisar, continue lendo este artigo.

O que você vai ler sobre métricas de marketing digital para redes sociais:

Diferença de Métricas Sociais e Métricas de Negócio

Tendo em vista que existem diversos fatores que podem ser avaliados por meio das métricas de marketing, antes de escolher o melhor indicador e analisar qualquer estratégia você precisa ter clareza do objetivo que deseja atingir com a sua ação.

Definir um objetivo é o que vai te guiar pelo caminho certo, sem correr grandes riscos de optar por estratégias e ferramentas que não são eficientes para o seu negócio.

Mas antes também de estabelecer um objetivo, conheça a diferença entre Métricas Sociais e Métricas de Negócio:

Métricas Sociais

As redes sociais estão presentes no nosso cotidiano mais do que nunca e elas são excelentes vitrines para expor qualquer tipo de empresa no mercado. Além disso, possuem grandes oportunidades de negócio para aumentar as vendas.

Mas claro que existem diversas redes sociais e você não precisa necessariamente estar presente em todas elas. Se quer ter sucesso nesses ambientes, esteja onde o seu público-alvo e a sua persona também estão.

Dessa forma, você terá mais facilidade em produzir conteúdos e estabelecer os objetivos de acordo com cada canal. As Métricas Sociais vão ajudar a sua marca a entender se as metas estão sendo alcançadas nas redes sociais.

Veja as principais métricas a serem analisadas:

Alcance: é uma métrica que serve para identificar quantas pessoas estão recebendo cada conteúdo nas redes sociais como o Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

Engajamento: essa métrica sempre será menor do que o número de visualizações do conteúdo. Isso porque ela está relacionada a quem curte, comenta, compartilha ou clica nas postagens.

Seguidores: os seguidores das redes sociais referem-se à quantidade de pessoas que possuem interesse em acompanhar as suas publicações. No entanto, podemos considerar esse dado como uma métrica de vaidade, já que ele não é usado como base para melhorar as suas estratégias de marketing digital. Porém, o número de seguidores pode ser um fator para atrair mais público para a página. Mas lembre-se que ter muitos seguidores não significa que todos verão o seu conteúdo.

Leia também: Como começar um trabalho relevante nas redes sociais para a sua empresa?

Métricas de Negócio

Independentemente da estratégia ou ação utilizada, por trás de cada uma delas o objetivo de qualquer empresa é sempre aumentar as vendas do negócio, não é mesmo? E não importa se são vendas online ou em lojas físicas.

Uma métrica de negócio pode ser o número que você deseja perseguir ao utilizar uma determinada ação, por exemplo. Para isso você precisará medir os seus resultados. Veja algumas métricas para avaliar o sucesso do seu negócio:

  • Pedido de orçamento
  • Ticket Médio
  • Volume de vendas
  • Recorrência de compra
  • Taxa de Churn (número de clientes cancelados)

Esses são só alguns exemplos de Métricas Sociais e Métricas de Negócio que você pode avaliar. O fato é que uma métrica pode complementar a outra, já que as empresas também usam as redes sociais como ferramenta de marketing.

Existem métricas mais relevantes que outras dependendo do objetivo que se deseja alcançar, mas nenhuma deve ser descartável a partir do momento que cada uma possui suas particularidades e ajudam a melhorar o conteúdo e as estratégias de alguma forma.

É o que vamos mostrar no próximo tópico sobre as principais métricas de redes sociais.

8 principais métricas de redes sociais

Se não forem utilizadas corretamente, as métricas para redes sociais podem ser consideradas apenas como métricas de vaidade. Por isso, para evitar que você cometa esse erro, trouxemos as principais métricas de redes sociais para que entenda como usá-las da maneira certa.

É preciso ressaltar que nem todas as métricas que serão apresentadas aqui são exclusivamente só para o monitoramento de redes sociais. Mas como dito anteriormente, uma métrica depende da outra e são excelentes indicadores para que você alcance sucesso com as redes sociais.

Alcance

O alcance está relacionado a quantidade de pessoas que visualizaram o seu conteúdo. Essa métrica de rede social pode ajudar você a entender como está a distribuição dos seus conteúdos ou postagens no feed do público.

Existem dois tipos de alcance: orgânico e pago. O alcance orgânico costuma ser maior de acordo com os critérios de relevância dos conteúdos, que é definido pelo algoritmo de cada plataforma.

Por isso, é muito importante ficar atento a essa métrica. Afinal, você não terá o mesmo alcance em todas as redes sociais em que produzirá conteúdo.

Além disso, em uma rede social como o Instagram, por exemplo, diferentes postagens podem também ter alcances distintos. Isso ajudará você a entender melhor determinadas ações nessa rede social.

Engajamento

O engajamento é uma métrica de redes sociais que mede a interação do público com as suas postagens, seja comentando, curtindo ou compartilhando.

O percentual dessa métrica pode ser analisado de duas formas: taxa de engajamento por cada postagem e geral por um determinado período. Por exemplo, é possível identificar a taxa de engajamento dos conteúdos dos últimos 30 dias.

Além disso, a métrica de engajamento é muito importante para ações de Branding. Ou seja, quanto mais engajamento positivo e envolvimento do público tiver nas suas postagens , mais a sua marca ganhará credibilidade, reputação e reconhecimento nas mídias sociais

Conheça a próxima métrica para entender melhor como o isso funciona.

Sentimento de marca

É fato que quanto maior for o engajamento do público com a sua marca, melhor. Mas esse engajamento está sendo positivo ou negativo? O que as pessoas estão comentando sobre a sua marca?

Compreender o sentimento de marca é avaliar a qualidade das interações e entender se as suas publicações estão agradando a audiência. Assim, você poderá estudar as suas ações para aperfeiçoá-las e verificar a sua efetividade.

Para facilitar o seu trabalho, utilize métricas como o Brand Awareness, conhecido em português como consciência de marca. Essa métrica consiste em mostrar a reputação, reconhecimento e o nível de confiança que as pessoas têm pela sua marca.

Crescimento por canal

Ao avaliar o aumento da base de seguidores, o engajamento e o tráfego social, pode-se calcular o crescimento da sua empresa por canal.

Com essa métrica é possível verificar o envolvimento do público com a sua página.

Mas como já vimos anteriormente acompanhar o número de seguidores é considerado uma métrica de vaidade, sendo assim tenha cuidado ao avaliar esse indicador. Essa métrica pode ser importante e mais assertiva para ações de Branding.

Taxa de Cliques (CTR)

A taxa de cliques (Click Through Rate) ou CTR, pode ser utilizada para analisar anúncios pagos e as estratégias de marketing de conteúdo, onde as redes sociais são usadas para direcionar o tráfego para um post no blog.

O CTR serve para mostrar a quantidade de vezes que as pessoas visualizaram um conteúdo e clicaram nele. Dessa forma, com essa métrica de redes sociais você avalia o despenho das divulgações e se o público que visualizou o conteúdo está clicando nele.

Para calcular o CTR, basta dividir o número de cliques que o seu anúncio recebeu pelo número de impressões, que você conseguirá encontrar o seu CTR em porcentagem.

Uma dica: analise a taxa de cliques juntamente com o tráfego de redes sociais, que é a próxima métrica que vamos ver.

Tráfego de redes sociais

Apesar do CTR mostrar a quantidade de vezes que as pessoas visualizaram o seu conteúdo, é através do tráfego que conseguimos identificar o real volume de acessos as mídias sociais, site ou blog.

Essa métrica é uma das mais assertivas para o seu negócio, já que ela pode ser analisada por meio do Google Analytics, que é uma plataforma de análise de dados online.

Taxa de rejeição

Como o próprio nome já sugere a taxa de rejeição refere-se aos usuários que estão rejeitando o seu conteúdo. Isso pode ser identificado pelas pessoas que deixaram de curtir a página, denúncias de spam e o número de pessoas que bloquearam o seu conteúdo no feed.

Com essa métrica aliada ao Google Analytics, também é possível observar a porcentagem de visitantes que entraram no seu site ou blog e logo saíram. Ou seja, você consegue analisar os acessos do seu site ou blog que não tiveram interação com a página.

É muito importante identificar o que o seu público está rejeitando para que você possa fazer melhorias nos seus conteúdos das redes sociais.

Taxa de conversão

A taxa de conversão indica quantas pessoas compraram os seus produtos ou serviços, ou se baixaram algum material rico como um e-book. A ação que se espera que o usuário realize, dependerá do seu objetivo.

Além disso, ainda utilizando o Google Analytics, você consegue compreender diretamente o impacto das redes sociais nos seus resultados.

Entenda as métricas de redes sociais

Levando em consideração que as redes sociais são excelentes vitrines para expor a sua marca, os seus produtos ou serviços, e uma ótima ferramenta de marketing digital para explorar os seus conteúdos, é extremamente importante impulsionar as suas publicações para garantir a relevância dos conteúdos e sua presença online.

Você só irá conseguir impulsionar o seu conteúdo se ele estiver muito bem otimizado. Por isso, é essencial medir os resultados das suas ações e fazer o monitoramento de dados nas redes sociais.

Pode até parecer muito difícil acompanhar as métricas de redes sociais, mas acredite: não é. Ainda mais depois de tudo o que foi apresentado neste artigo.

Mas claro que para facilitar todo esse processo é preciso contar com boas ferramentas que ajudam analisar os dados e mais ainda com uma equipe de profissionais que entendem do assunto.

Por isso, conte com a agência de marketing digital Tupiniquim para te ajudar a definir os seus objetivos e mensurar os seus resultados para criar estratégias assertivas.

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Dúvidas Frequentes

Quais são as principais métricas para redes sociais?

Existem muitas métricas para redes sociais que podem ser analisadas. As principais são: alcance, engajamento, taxa de conversão, tráfego social, sentimento de marca, taxa de clique, crescimento por canal e taxa de rejeição.

Como fazer análise de redes sociais?

Defina seus objetivos, escolha boas ferramentas, mensure os seus resultados, mapeie os conteúdos mais relevantes e melhore as ações e estratégias necessárias.

O que é a métrica de alcance nas redes sociais?

As métricas de alcance estão relacionadas a quantidade de pessoas que visualizaram o seu conteúdo, podendo te ajudar a entender como está a distribuição dos seus conteúdos ou postagens no feed do público.

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