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Quer impulsionar as vendas da sua loja virtual, mas não sabe como? Neste artigo, você encontrará todas as dicas de marketing digital que precisa para alavancar o seu e-commerce!

Independentemente do tipo de negócio ou do porte da empresa, o mais importante é sempre conseguir ter boas vendas, não é mesmo?

Na Tupiniquim, costumamos falar que as vendas são o oxigênio da empresa, o que de fato não é uma mentira. Quantos negócios por aí acabam fechando por não conseguirem vender e gerar lucro para a empresa? Afinal, sem vendas não há negócio que consiga se manter.

Mas e você, tem um e-commerce ou pensa em ter um e não sabe o que fazer para conquistar boas vendas?

Não é novidade para ninguém que a internet é um ambiente que oferece diversas possibilidades para aumentar as vendas de qualquer negócio. Isso porque muitas pessoas fazem compras online ou, até mesmo antes de irem em uma loja física, pesquisam na internet o melhor preço e o melhor produto.

Além disso, as pessoas podem comprar um produto pelo site ou aplicativo e depois retirá-lo na loja, caso o estabelecimento tenha um espaço físico.

O fato é que ter uma loja online, não diminui a necessidade de você ter um bom atendimento, ter produtos de qualidade, se relacionar com o seu público ou ter boas estratégias para divulgar a marca e vender mais.

Hoje, muitos negócios que eram só físicos, migraram para o ambiente online e com isso a concorrência se tornou maior. E o que fazer para se destacar dos seus concorrentes na internet?

A resposta é simples: utilizando estratégias de marketing digital para e-commerce.

O marketing digital é importante para a sua empresa, pois permite explorar diversos tipos de estratégias e soluções para que você possa promover os seus produtos utilizando as plataformas digitais.

Se você ainda não sabe por onde começar e nem quais estratégias utilizar, hoje é o seu dia de sorte. Separamos 10 dicas infalíveis para aumentar as vendas do seu e-commerce. Acompanhe a leitura!

O que é Marketing digital?

O marketing digital é a promoção de produtos, serviços e marcas através dos meios digitais que estão presentes no cotidiano das pessoas, para obter resultados significativos e aumentar o relacionamento e a comunicação com os clientes e consumidores.

Quando essa estratégia é entendida como um processo e que os meios digitais sofrem constantes mudanças, fica mais fácil compreender que é preciso analisar diversos fatores para garantir o bom funcionamento do negócio.

Por isso, através de ferramentas e canais digitais como blogs, sites, redes sociais, mídias pagas, e-mail e outros, o marketing digital tem se mostrado muito efetivo, gerando resultados satisfatórios para empresas de diferentes portes e setores de atuação.

O marketing digital está aí para promover benefícios, cumprir com o seu papel de desfrutar das tendências digitais e desenvolver oportunidades de negócio cada vez mais inovadoras e atrativas para o mercado.

E sabe qual é o melhor do marketing digital? É que ele é totalmente mensurável.

Quando o assunto é aumento de rede de clientes, fortalecimento da marca e aumento de vendas, os meios digitais são perfeitos para testar e analisar a efetividade das ações.

E o e-commerce?

O e-commerce é um comércio eletrônico. Basicamente, é uma loja virtual ou loja online, onde o processo de compra e venda é feito totalmente pela internet.

Um e-commerce pode ser acessado por dispositivos eletrônicos como computador, notebook, tablet ou celular em qualquer lugar e a qualquer hora, basta estar conectado a uma rede de internet.

Por meio de um e-commerce, você escolhe o produto desejado, escolhe as opções de pagamento disponíveis e realiza o pagamento sem precisar sair de casa.

Como o e-commerce é um empreendimento totalmente digital, ele abre portas para que estratégias de marketing digital possam ser exploradas, garantido o aumento de vendas.

E é exatamente essas estratégias que vamos ver no tópico a seguir.

10 Principais Estratégias para Aumentar as Vendas do seu E-Commerce

Agora que você já sabe o que é o marketing digital e o e-commerce, chegou o momento mais esperado. Conheça as melhores e principais estratégias de marketing para aumentar significativamente as vendas do seu e-commerce.

1. Faça upselling para clientes

É muito mais fácil vender para um cliente existente do que para um novo, não é mesmo?

Isso acontece, porque o cliente existente já passou por toda a jornada de compra, e já conhece e confia no seu produto.

Sendo assim, você pode mandar um e-mail para os seus clientes existentes, ofertando um produto similar ao que ele já comprou. Se ele confia na sua marca e gosta dos seus produtos, possivelmente ele irá querer adquirir um produto mais avançado.

A estratégia de upselling serve exatamente para isso, para oferecer um upgrade do seu produto. Em outras palavras, diríamos que é oferecer um produto mais sofisticado para o seu cliente.

2. Invista em Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que visa atrair o público de forma espontânea para conhecer os seus produtos, por isso que ela pode ser uma excelente aliada para você aplicar no seu marketing para e-commerce.

A marca pode, por exemplo, investir na produção de conteúdos educativos, relevantes e úteis que despertem o interesse do seu público-alvo em um blog para e-commerce.

Esses conteúdos podem ser guias, tutoriais, dicas e até um e-book de como utilizar um determinado produto.

Suponhamos que você tenha um e-commerce de produtos de cabelo. Você pode escrever um artigo de como montar um cronograma capilar e dar dicas de quais cremes de hidratação, nutrição e reconstrução pode ser utilizado em cada etapa do cronograma.

O blog é uma ótima ferramenta para atrair visitantes e, muito melhor do que ter apenas visitantes, é ter potenciais clientes, certo?

Então, usando o mesmo exemplo, ainda é possível criar um material rico como um template do cronograma capilar para que as pessoas possam baixar.

Esse é um dos melhores métodos para gerar leads. Você pode utilizar formulários ou landing pages que são páginas focadas em fazer conversões de usuários ou usuárias.

Colocando isso em prática, você conquista mais reputação, se torna referência e autoridade nos assuntos relacionados ao tipo de produto que você oferece e, consequentemente, aumenta as vendas do seu e-commerce.

3. Esteja posicionado nos Marketplaces

Essa estratégia de marketing digital para e-commerce pode ser bem relevante para aumentar as vendas de lojas virtuais pequenas que ainda estão começando o negócio.

O marketplace é um portal de e-commerce, onde os seus produtos vão estar expostos em uma loja para diversos visitantes.

Dessa forma, é possível atingir um número significativo de clientes que, se comprarem da sua loja uma vez, podem acabar comprando outras vezes também.

4. Utilize técnicas de SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optmization, que significa otimização para os mecanismos de busca. Essa estratégia consiste em um conjunto de técnicas que servem para ranquear sites, blog e outras páginas nos buscadores como o Google, Bing e Yahoo.

Tudo o que é aplicado através do SEO para e-commerce, é sempre pensando em garantir uma boa experiência para os usuários e usuárias. Ou seja, para que eles encontrem nas páginas de resultados o que realmente estão buscando.

Para que o seu e-commerce possa ranquear no Google, por exemplo, e estar entre as primeiras posições nas páginas de resultados, é preciso responder ao público da melhor forma, não só em termos de conteúdo de qualidade, mas também de performance da plataforma.

Isso quer dizer que você precisa ter uma loja virtual adaptada para todos os dispositivos móveis, fazer descrições dos produtos utilizando palavras-chave, estratégias de Link Building, criar URLs amigáveis e tudo o mais que envolve o SEO On Page.

Essas práticas farão com que o seu e-commerce e os seus conteúdos sejam mais valorizados e encontrados com mais facilidade nas páginas de resultados, aumentando as chances de vendas.

5. Envie e-mail marketing

O e-mail marketing ainda é uma das melhores ferramentas para manter um relacionamento mais próximo com o seu público.

Isso porque, através do e-mail, é possível nutrir a sua base de contatos, seja ela de leads ou clientes. E o que isso significa? Significa que você pode deixar a sua base sempre atualizada quando tiver reposição ou lançamento de um produto, promoções e descontos especiais e até um novo conteúdo no blog.

É muito importante manter uma frequência de envios para que as pessoas não se esqueçam do seu negócio. Mas, em contrapartida, é preciso ter muito cuidado na quantidade de envios, para que isso não se torne invasivo.

Até mesmo porque, uma quantidade absurda de envios pode prejudicar os seus e-mails, fazendo com que eles sejam considerados como spam. Aqui no nosso blog você encontra um artigo com 12 dicas para evitar que suas mensagens caiam na caixa de spam.

Uma dica interessante para que as suas campanhas tenham um bom desempenho e alcancem bons resultados é analisar as interações de e-mails anteriores.

Assim, será possível segmentar a sua base de contatos e direcionar os conteúdos de acordo com os interesses, o que aumenta as chances de conversão do seu marketing para e-commerce.

6. Invista em mídias pagas

Se deseja alcançar resultados mais rápidos para o seu e-commerce, as mídias pagas como o Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e outras, são excelentes opções.

As mídias pagas possibilitam um investimento totalmente flexível, garantindo resultados imediatos e ainda podendo explorar diversos formatos de anúncios.

No Google Ads, por exemplo, é possível criar anúncios para a rede de pesquisa, rede de display (banners em outros sites), vídeos no Youtube, anúncios de remarketing e outros. E no Facebook e Instagram Ads, pode explorar imagens únicas ou grupos de imagens, vídeos, slides e mais.

Explorar diferentes formatos e variações de anúncios, é importante para que você consiga analisar e identificar, através das métricas de marketing digital, os anúncios que mais estão gerando resultados para a sua loja virtual.

7. Otimize as páginas para dispositivos móveis

Não tem como negar que as pessoas estão cada vez mais conectadas, não é mesmo? A cada dia que se passa surgem novas tendências no mundo online e grande parte das pessoas querem estar por dentro de tudo.

E não dá para negar também que geralmente as pessoas estão conectadas na internet por meio de um smartphone.

Mesmo que utilizemos computador ou notebook, o celular é o dispositivo que está mais presente no nosso cotidiano.

Portanto, se você quer ter sucesso com o seu e-commerce, deixe-o adaptável para o mobile. Para isso, crie uma loja virtual com um site em WordPress, com um design responsivo e amigável para os dispositivos móveis.

Para tornar a experiência dos usuários e usuárias ainda melhor e para explorar estratégias focadas em dispositivos móveis, você pode criar um aplicativo para a o seu e-commerce e disponibilizar condições especiais para quem utilizar esse canal.

8. Invista em Remarketing

O Remarketing basicamente é fazer marketing de novo, por isso que essa estratégia é tão importante para o seu marketing para e-commerce.

Você alguma vez já deve ter observado que depois de ter pesquisado por algum produto, começaram a aparecer anúncios desse mesmo produto em outros canais. E temos certeza de que você deve ter pensado: “como é que eles sabem que eu preciso disso ou que eu quero isso?”.

O responsável por isso é o Remarketing. A estratégia consiste em chamar a atenção daquelas pessoas que entraram na sua loja, mas não fizeram nenhuma compra.

Em outras palavras, a estratégia de remarketing serve para relembrar ou refrescar a memória dos usuários ou usuárias, que em algum momento demostraram interesse pelos produtos da sua loja online.

Com essa estratégia, o seu e-commerce tem grandes chances de aumentar a taxa de conversão de vendas, já que você está possibilitando uma “segunda chance” para que a pessoa finalize a compra.

9. Configure uma loja no Instagram

As redes sociais são canais que estão muito presentes no cotidiano das pessoas, e elas têm se tornado excelentes vitrines para os e-commerces.

Principalmente o Instagram que tem um apelo visual e possui um recurso de loja na própria plataforma. Com essa rede social, é possível mostrar para as pessoas como elas podem usar o produto.

Por exemplo, se você possui uma loja de roupas, faça posts com pessoas usando essas roupas. Ou se você possui em e-commerce de semi joias, faça posts de pessoas usando as peças, seja no braço, no pescoço, no dedo ou na orelha.

Além disso, é possível explorar nesse canal estratégias como, o marketing de conteúdo para e-commerce que vai te auxiliar e direcionar para fazer a criação dos melhores conteúdos para as suas personas e público-alvo.

Dica: Se você deseja ter a sua própria loja no Instagram e não sabe por onde começar, leia o nosso artigo Instagram Shopping: como montar sua loja no Instagram.

10. Invista em Marketing de Influência

Atualmente, essa é uma estratégia de marketing que está sendo bem explorada por diversas marcas. Ela consiste em usar influenciadores digitais para atrair mais pessoas para o seu negócio.

Você com certeza já deve ter visto no Instagram, por exemplo, diversos influenciadores indicando os produtos de uma determinada marca.

Encontrar um influenciador ou influenciadora que já possui uma boa reputação e autoridade no meio digital para conectar a sua marca, aumentará muito mais as suas chances de vendas.

É hora de colocar o marketing para e-commerce em prática

Hoje, listamos as principais estratégias de marketing digital para e-commerce que garantem o aumento de vendas para a sua loja online.

Neste artigo, foi possível observar que existem diversas estratégias de marketing digital que podem ser exploradas e aplicadas em qualquer tipo de e-commerce.

Mas vale lembrar que é sempre muito importante acompanhar o desempenho de toda e qualquer ação que você fizer. Afinal, é só fazendo uma análise de resultados que é possível identificar o que está sendo efetivo e se as vendas do seu e-commerce estão aumentando.

Precisa de ajuda para colocar tudo o que aprendeu aqui em prática? Fale conosco! Somos uma agência de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no universo digital e podemos te ajudar a alcançar mais vendas para o seu e-commerce.

Curtiu o conteúdo? Aproveite e compartilhe!

Dúvidas Frequentes

O que é marketing digital para e-commerce?

O marketing digital para e-commerce é a promoção de produtos de uma loja online. Para isso, é utilizado meios digitais e estratégias de marketing digital para atender às expectativas e desejos dos consumidores, para aumentar as vendas.

O que é e-commerce?

O e-commerce é um comércio eletrônico, onde o processo de compra e venda é feito totalmente pela internet. Ele pode ser acessado por qualquer dispositivo eletrônico.

Quais as melhores estratégias para aumentar as vendas do e-commerce?

  1. Upselling para clientes
  2. Marketing de Conteúdo
  3. Marketplaces
  4. SEO
  5. E-mail marketing
  6. Mídias pagas
  7. Otimização de páginas para dispositivos móveis
  8. Remarketing
  9. Criação de loja no Instagram
  10. Marketing de Influência

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