Skip to main content

Se você está querendo destacar os serviços que a sua empresa oferece, temos a solução perfeita para você: o marketing de serviços. Neste post, você vai aprender o que é e como aplicar essa estratégia na sua empresa.

Atualmente, vivemos em um cenário de mercado em que a concorrência vem se tornando cada vez maior e isso se torna ainda mais evidente com os diversos meios digitais existentes.

É fato que no mundo digital existe espaço para todo mundo, mas não podemos deixar de lado que existe, sim, uma maratona constante para ver quem se destaca mais, principalmente, entre empresas que possuem segmentos de atuação iguais ou semelhantes.

E muitas empresas acabam se destacando mais, não só pela qualidade do que oferecem, mas também pelo bom atendimento, por garantir a melhor experiência para os consumidores e assegurar que eles tenham uma satisfação positiva com o negócio.

Isso diz muito sobre o branding da empresa, ou seja, para construir uma marca forte, é preciso mostrar como a empresa se posiciona no mercado e na vida das pessoas, mostrando os valores e objetivos comerciais dela.

Já que existem diversas empresas e com segmentos de atuação diversos, cada uma delas vai se posicionar de maneira diferente, certo? Por exemplo, uma Agência de Marketing Digital não usará táticas de um e-commerce com a intenção de promover um produto.

Isso porque uma agência de marketing digital vai focar em promover serviços relacionados a isso, como serviços de SEO, Branding, Google Ads, Marketing de Conteúdo, Criação de Sites, Inbound Marketing e outros.

Nesse caso, o desafio é convencer as pessoas de que os serviços que você oferece atendem às expectativas delas. E aí surge a importância de utilizar o marketing de serviços como uma ferramenta para atrair leads, fidelizar clientes, melhorar o relacionamento com o público, além de se destacar no mercado.

Se a sua empresa oferece qualquer tipo de serviço, continue neste artigo para saber mais sobre o marketing de serviços e os motivos para investir nessa estratégia.

O que você vai aprender sobre Marketing de Serviços:

O Que é Marketing de Serviços?

O marketing de serviços é um conjunto de técnicas que ajudam a estimular e convencer os leads ou clientes em potencial a escolherem uma empresa específica e os serviços que ela oferece.

Essa é uma estratégia aplicada aos prestadores de serviços, como agências, transportadoras, empresas de limpeza e manutenção, entre outras. Sendo assim, o marketing de serviços é aplicável a todos os que vendem benefícios intangíveis, diferente de uma empresa que vende produtos.

Se você sabe qual é o conceito de marketing, não é difícil entender o marketing de serviços. Philip Kotler, conhecido como o pai do marketing, explica que o marketing é um processo administrativo e social em que as pessoas obtêm o que necessitam através da geração de desejo e ofertas de valor.

É exatamente isso que o marketing de serviços preza. Em outras palavras, ele reúne ações para destacar o valor e os benefícios daquilo que a empresa oferece, persuadindo os consumidores a fazerem uma escolha sempre que uma necessidade surgir.

Assim, além de transformar o seu negócio na primeira opção do público, você terá mais facilidade para contornar possíveis objeções que possam aparecer e, principalmente, a mais comum que é: o preço do serviço.

Qual a Diferença entre Marketing de Serviços e Produtos?

Sabemos que o marketing é uma excelente ferramenta para promover e divulgar serviços e produtos, assim como auxiliar na entrega de valor para satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores, certo?

No entanto, serviços e produtos possuem características diferentes e, portanto, não podem ser abordados da mesma forma. O marketing de produtos, por exemplo, é aplicado a itens palpáveis, enquanto o marketing de serviços é voltado a itens intangíveis, inseparáveis e variáveis.

Isso quer dizer que os serviços não podem ser tocados nem manuseados. Não dá para separar o serviço do indivíduo que o realiza e um serviço nunca será igual a outro, pois você vai lidar com diferentes clientes e em situações distintas, o que, automaticamente, faz com que os resultados também sejam diferentes.

Para você entender melhor essa diferença, pense em um cenário de divulgação de um produto como, por exemplo, um aparelho eletrônico. A venda desse produto, seja em uma loja física ou on-line, acaba se tornando mais fácil por ser um objeto que desperta o desejo das pessoas de possuí-lo.

Já quando se trata de um serviço, o esforço precisa ser muito maior para convencer as pessoas de que vale a pena investir no serviço ofertado. Não basta só mostrar os benefícios, é preciso atrair os consumidores e deixar claro de que forma eles vão alcançar os resultados que esperam se contratarem a sua solução.

Aqui na Agência Tupiniquim, por exemplo, nós temos os nossos cases de sucesso, que são usados para agregar valor a nossa oferta e demonstrar como outras pessoas obtiveram resultados utilizando os nossos serviços.

Em resumo, a principal diferença entre o marketing de serviços e o marketing de produtos é o tipo de oferta e a sua materialidade.

Quais são as Características do Marketing de Serviços?

O marketing de serviços possui 4 características principais, sendo elas: intangibilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade. A seguir, listamos a definição de cada um desses elementos, conforme Philip Kotler caracteriza os serviços. Veja:

Intangibilidade: diferente de um produto, um serviço não pode ser tocado ou experimentado antes de ser adquirido.

Inseparabilidade: os serviços são criados e consumidos simultaneamente. Em outras palavras, não dá para separar a produção e o consumo dos serviços. Por isso, é importante manter um bom relacionamento com o cliente.

Variabilidade: os serviços possuem variações de acordo com quem os executa e o local em que são prestados. Isso significa que um serviço pode variar de cliente para cliente, mas sempre garantindo a satisfação de todos os clientes e não perdendo o padrão de qualidade.

Perecibilidade: diferentemente de um produto, um serviço não pode ser estocado se não for usado.

Para você não se basear em ações voltadas a produtos e fracassar na sua estratégia, leve em consideração esses elementos na hora de executar o marketing de serviços.

Quais os Tipos de Marketing de Serviços?

Existem 3 tipos de marketing que podem ser aplicados ao ramo de serviços, são eles: externo, interno e interativo.

O marketing externo está voltado às estratégias mais tradicionais de comunicação e ao alcance do público-alvo. Além disso, o preço, o local e a divulgação também fazem parte desse tipo de marketing.

O marketing interno, por sua vez, está direcionado para dentro da empresa e tem como foco os funcionários. Nesse caso, é como se os colaboradores fossem os clientes. Sendo assim, é preciso zelar pelo bem-estar e satisfação dos colaboradores para que eles se sintam motivados a oferecerem a melhor experiência para os consumidores. Vale frisar que é importante investir em treinamentos adequados para os funcionários.

Já o marketing interativo é basicamente a junção dos dois tipos anteriores. Portanto, é a relação entre os colaboradores e os clientes, em que, a partir da interação do consumidor com a empresa, os funcionários contribuem para garantir o nível de confiança, satisfação e lealdade dos clientes.

7 Passos para Aplicar o Marketing de Serviços

Até aqui, você já aprendeu muitas coisas sobre o marketing de serviços, não é mesmo? Mas a pergunta que não quer calar é: “como aplicar o marketing de serviços?”.

Se você quer aprender boas dicas para se inspirar e começar a investir nessa estratégia, está no lugar certo. Separamos 7 passos infalíveis para aplicar o marketing de serviços da forma correta e aumentar as chances de se dar bem.

1. Foque no público-alvo

Não importa qual é a estratégia, sempre deixamos claro o quão importante é conhecer muito bem o seu público-alvo. Afinal de contas, é para ele que você vai mostrar o seu valor a fim de atrair cada vez mais pessoas e transformá-las em clientes.

É fundamental focar em uma equipe preparada e capacitada para realizar os melhores atendimentos e entregar o melhor serviço. Mais do que isso, é crucial focar no público-alvo e pensar nele em todas as etapas do processo para que, assim, as expectativas possam ser atingidas ou até superadas.

2. Defina sua missão e diferencial

Para definir esses dois elementos, pense em duas perguntas básicas: qual é o propósito do seu negócio? O que te destaca dos concorrentes?

Após responder essas perguntas, você conseguirá identificar qual é a missão e o diferencial da sua empresa. E por que isso é importante? Como falamos no início do artigo, existem muitas empresas no mesmo ramo de atuação que a sua, e o marketing de serviços é uma ferramenta que ajuda a destacar os seus serviços dos demais.

No entanto, você precisa encontrar o seu diferencial e chamar a atenção das pessoas para ele. Do contrário, a sua empresa será só mais uma em meio a tantas outras que oferecem os mesmos serviços que os seus.

Você pode fazer uma análise SWOT para te ajudar a identificar os seus pontos fortes e fracos, positivos e negativos, em relação à concorrência.

3. Crie um plano de ação

Crie um plano de ação e descreva nele todas as suas ações, desde metas a serem alcançadas, funções dos colaboradores, canais e estratégias a serem utilizadas e tudo o que você considerar ser relevante para incluir no plano.

Fazer esse plano servirá para você planejar as suas ações com mais eficiência, para guiar a equipe como um todo, manter todo o trabalho sob controle e, posteriormente, analisar e avaliar se as suas ações geraram bons resultados.

4. Invista nos colaboradores

Falar para você investir nos colaboradores significa que você deve oferecer recursos para melhorar o desenvolvimento pessoal e profissional deles e, consequentemente, o desempenho no atendimento e na execução dos serviços, sempre garantindo a satisfação dos clientes.

Para isso, você deve, então, investir em capacitação para deixar o seu time bem-preparado e alinhado ao propósito da empresa. Ofereça treinamentos e cursos específicos para auxiliar no desenvolvimento e potencializar os conhecimentos dos funcionários.

Conheça os 7 cursos de marketing digital gratuitos que podem ajudar os colaboradores da sua empresa a se inspirarem para criar ações para o seu negócio.

5. Esteja presente na vida do cliente

No marketing de serviços, é imprescindível que você esteja sempre presente na vida do cliente, pois, em algum momento, ele vai precisar de um help, e você precisa estar disposto a ajudá-lo quando for preciso.

Mesmo que o cliente não peça a sua ajuda com tanta frequência, mostre que ele é importante para a sua empresa. Sendo assim, envie e-mails com novidades, descontos e vantagens especiais, entre outras opções.

6. Aposte em marketing de conteúdo

Quando uma pessoa está buscando por serviços, ou até mesmo um produto, a primeira coisa que ela faz é pesquisar na internet por aquilo, não é mesmo?

Portanto, uma das melhores opções para se posicionar e ganhar autoridade é a produção de conteúdo. Através do marketing de conteúdo, é possível criar conteúdos relevantes que atraiam os consumidores e solucionem os problemas e as dúvidas dos clientes em potencial e dos clientes reais da empresa.

Utilizando essa estratégia como uma ferramenta, você ganhará a confiança e o reconhecimento do público, fazendo com que as chances de contratarem os seus serviços sejam maiores.

7. Meça os resultados

Por último e não menos importante, não esqueça de acompanhar os seus resultados. Por meio de métricas e KPIs, você pode medir o desempenho das suas ações de marketing de serviços.

A partir disso, será possível visualizar os problemas, corrigir falhas, fazer os ajustes necessários e potencializar as ações que já estiverem dando certo.

Destaque os Serviços da sua Empresa

Para sair na frente dos seus concorrentes, você não pode parar. Afinal, o mercado está cada vez mais concorrido e a disputa é constante. Porém, hoje você aprendeu umas das táticas mais eficientes para destacar os seus serviços: o marketing de serviços.

Agora, você já sabe a importância dessa estratégia e as vantagens que ela pode proporcionar para o seu negócio, assim como o valor que ela gera não só para a empresa, mas também para os próprios clientes.

A partir do marketing de serviços, você também atrai, fideliza e constrói um relacionamento com os clientes. E se você quer começar a fazer isso a partir desse momento, é só falar conosco.

A Tupiniquim é uma agência de marketing digital que possui uma equipe altamente qualificada e com um excelente atendimento para entender as necessidades, expectativas e demandas de todos os clientes.

Gostou do conteúdo? Compartilhe o link com todos os prestadores de serviços que você conhece para eles ficarem por dentro do assunto também!

Dúvidas Frequentes

O Que é Marketing de Serviços?

O marketing de serviços é um conjunto de técnicas que ajudam a estimular e convencer os leads ou clientes em potencial a escolherem uma empresa específica e os serviços que ela oferece.

Qual a Diferença entre Marketing de Serviços e Produtos?

Em resumo, a principal diferença entre o marketing de serviços e o marketing de produtos é o tipo de oferta e a sua materialidade.

7 Passos para Aplicar o Marketing de Serviços

  1. Foque no público-alvo
  2. Defina sua missão e diferencial
  3. Crie um plano de ação
  4. Invista nos colaboradores
  5. Esteja presente na vida do cliente
  6. Aposte em marketing de conteúdo
  7. Meça os resultados

Web Stories:

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades e conteúdos relevantes sobre marketing digital e vendas!
1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
Pinterest: 4 formatos de Pins na Conta Business 3 exemplos de métricas de Google Ads 4 principais redes sociais para a sua indústria 4 benefícios do Google Ads para o Marketing Industrial 5 estratégias de Marketing Digital B2B 4 motivos para investir em Branding com a Tupiniquim 3 Exemplos de Marketing de Conteúdo 5 Dicas para um Marketing de Conteúdo eficaz 4 dicas sobre Gestão de Tráfego 4 tipos de ferramentas de marketing digital 4 ferramentas de marketing digital gratuitas 3 exemplos de anúncios que aplicam os Gatilhos Mentais 4 tipos de correspondência de palavras-chave 4 dicas para escolher palavras-chave no Google Ads 4 cases de Branding criados pela Tupiniquim 4 benefícios do Google Ads para advogados 5 dicas de como usar o Google Ads para advogados 4 estratégias para aplicar os Gatilhos Mentais 4 benefícios das métricas de redes sociais 5 exemplos de métricas de redes sociais