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Os Guest Posts estão relacionados à troca de conteúdos entre dois blogs como uma forma de aumentar a autoridade de ambos. Saiba como encontrar bons parceiros e produzir ótimos Guest Posts!

Em um planejamento de marketing digital costumamos estabelecer as nossas metas, objetivos, estratégias, canais de divulgação, orçamento e muitos outros fatores.

E quando falamos de definir estratégias para um blog, por exemplo, logo pensamos em produzir conteúdos que atraiam as pessoas, não é mesmo? Para que isso seja feito de forma eficiente, fazemos pesquisa de palavras-chave e utilizamos estratégias como o marketing de conteúdo e SEO.

No entanto, para atrair muito mais visitantes para o seu blog através da produção de conteúdos, existem outras maneiras. Uma delas é a criação de artigos para outros blogs, ou seja, a troca de conteúdos com outras pessoas.

Essa é uma estratégia conhecida como Guest Post e que vai além de apenas atrair visitantes para a sua página. É também uma forma de melhorar o seu posicionamento e a sua autoridade nos mecanismos de busca.

Se você quer entender melhor o que é Guest Post, como fazer e como encontrar os melhores parceiros para começar a usar esse método, continue a leitura.

Veja o que você vai aprender sobre Guest Post:

O que é Guest Post?

Guest Post é um artigo de convidado, ou seja, é quando uma pessoa que não faz parte da sua equipe de produção de conteúdo escreve para o seu blog.

Geralmente acontece uma troca de conteúdos, em que uma pessoa convidada envia um artigo para ser publicado no blog da outra e vice e versa.

Essa prática acaba beneficiando os dois lados, pois além de atrair mais visitantes para o blog, é também uma forma de oferecer conteúdos originas e enriquecedores relacionados ao interesse do público.

Por exemplo, se você tivesse um blog para e-commerce sobre roupas, você poderia convidar uma pessoa especialista em moda para escrever um artigo sobre dicas de looks para o dia a dia, para o trabalho ou para uma festa.

Qual a importância do Guest Post?

O dono de uma empresa, ao criar um blog, até pode pensar que só ele ou a sua equipe de produção de conteúdo pode escrever para o blog da instituição. Porém, esse é um pensamento muito errôneo.

O seu papel como um bom profissional é sempre oferecer conteúdos de qualidade para o público. Por isso, não hesite em publicar no seu blog conteúdos diversificados de pessoas convidadas.

Mas, é claro que esses conteúdos precisam agregar, transmitir valor e fazer sentido para o seu tipo de negócio, público-alvo e personas.

O Guest Post é um método inteligente de manter as publicações do seu blog dentro do planejamento de conteúdo, garantindo o número de acessos nas páginas e conquistando mais credibilidade para a marca nos mecanismos de busca, além de conquistar mais visitantes, como já foi dito anteriormente.

Vantagens de publicar Guest Posts

No tópico anterior, citamos alguns benefícios que os Guest Posts podem gerar para ambos os parceiros que decidem fazer troca de conteúdos entre blogs como, por exemplo, o aumento da autoridade.

Aqui, você verá com mais detalhes as vantagens de produzir e de receber artigos de convidados. Confira:

Maior alcance de público e no conteúdo

Ao escrever para outros blogs, você alcança pessoas diferentes. Sendo assim, o público que já acessa os conteúdos do seu parceiro de Guest Post, terão acesso ao seu trabalho e conhecerão o seu site.

Podemos dizer que essa é uma maneira de renovar o seu público-alvo, já que você pode atingir pessoas que nunca viram e nem tiveram nenhum tipo de contato antes com os seus conteúdos.

Dessa forma, esse novo público pode acabar se interessando em conhecer mais a marca e os produtos ou serviços que você oferece.

Melhor reconhecimento e autoridade no mercado

O item anterior fortalece uma outra vantagem, que é o reconhecimento e autoridade dentro do seu mercado de atuação.

Ao conquistar mais pessoas que possuam interesse nos seus conteúdos, elas passam a te ver como uma referência em determinados assuntos e, consequentemente, isso aumenta a sua credibilidade e autoridade no seu nicho.

Indicações

Dependendo do site ou blog para o qual você escreveu ou irá escrever, conseguirá gerar um significativo para o seu site.

Isso porque, ao escrever um Guest Post para outro blog, ele criará links para você que direcionam o público para o seu próprio blog.

Além disso, quanto mais você for reconhecido, mais autoridade conquistará, aumentando as chances de conseguir indicações de sites que possuem um bom ranqueamento nas primeiras posições das páginas de resultados do Google, por exemplo.

Posicionamento nos mecanismos de busca

Um fator extremamente importante e que deve ser levado em consideração quando o seu Guest Post for publicado em um blog parceiro são os links que direcionam para o seu site.

Não importa se o link estará no início, no final ou ao longo do texto, ele precisa estar presente no seu artigo.

Você sabia que os links são um dos fatores de ranqueamento do Google? Por isso que eles são essenciais para melhorar o seu posicionamento nas páginas de resultados.

Os motores de busca, como o Google, usam os links para medir a sua popularidade e relevância. Sendo assim, quando um outro site ou blog inclui os seus links nos conteúdos, os mecanismos de pesquisa entendem que você é uma referência naquele assunto.

Oferecer conteúdos valiosos para o público

Mesmo que você seja especialista em assuntos relacionados ao marketing digital, por exemplo, nem sempre você vai conseguir falar sobre tudo ou se aprofundar em um determinado tema.

Ainda mais se levarmos em consideração que o marketing digital é muito amplo e engloba muitas estratégias.

Pensando nisso, o Guest Post é uma excelente estratégia para firmar parcerias com especialistas de áreas relacionadas ao seu nicho para oferecer conteúdos imensamente valiosos e exclusivos para o seu público.

Como se preparar para enviar sua proposta?

Chegamos ao ponto mais importante e desafiador da estratégia de Guest Post: encontrar e entrar em contato com blogs parceiros.

Essa etapa precisa ser feita com muita cautela, pois lembre-se que você vai procurar pessoas para fazer troca de conteúdo. Sendo assim, você só não vai escrever para um blog de terceiros, como também alguém irá escrever para o seu blog.

Portanto, encontre parceiros que irão oferecer conteúdos de qualidade para o seu público e que, de alguma forma, façam a diferença para a sua marca.

Se você ainda não sabe por onde começar, não se desespere. A seguir, trouxemos dicas primordiais para você colocar em prática.

Encontre possíveis blogs parceiros

Obviamente, o primeiro passo é encontrar blogs que vão agregar valor ao seu. E como fazer isso?

Você pode pesquisar no próprio Google por blogs que oferecem conteúdos semelhantes aos seus.

É muito importante também saber se o blog encontrado trabalha com estratégias de Guest Post. Para identificar isso, é muito simples. Basta verificar se o blog em questão já tem artigos de convidados.

Se esses dois pontos forem feitos corretamente, já é um bom começo para que a sua estratégia de enviar uma proposta funcione.

Procure blogs com temas semelhantes ao seu

É muito importante que você faça parcerias de Guest Posts com blogs relacionados ao seu nicho de atuação e que tenham um público-alvo semelhante ao seu também.

Então, por exemplo, se você tem um blog sobre cosméticos, não faz nenhum sentido você escrever para um blog sobre culinária. Isso não irá agregar valor para o público de ambos os blogs.

Para que esse processo seja feito de maneira efetiva, você pode pesquisar no Google, como falamos anteriormente, e pode usar ferramentas como SEMRush, que permite inserir uma palavra-chave relacionada ao seu nicho e encontrar sites que estejam associados a essa palavra.

Confira a autoridade de domínio dos blogs selecionados

Antes de prospectar um blog, sempre verifique a autoridade de domínio dele. Evite escolher sites com baixa qualidade para que isso não afete o seu site também.

Para identificar a autoridade de domínio de um site, você pode usar o Ubersuggest, Ahrefs ou MOZ Site Explorer. Escolha sites com autoridade de domínio superior a 20.

Envie sugestões de temas

Depois de escolher os blogs que você deseja fazer Guest Posts, envie um e-mail propondo uma parceria entre blogs.

Caso o parceiro tenha interesse na sua proposta envie as sugestões de temas e espere o retorno dele. Assim, que o tema for escolhido, defina a data de entrega dos conteúdos e comece a escrever.

Veja alguns passos para escolher temas para os seus parceiros.

  • Faça pesquisa de palavras-chave e encontre aquelas relacionadas ao seu blog e ao blog do parceiro;
  • Escolha temas que não foram abordados ou bem explorados no blog do parceiro;
  • Escolha temas nos quais você é uma autoridade no assunto;
  • Escolha temas que permitam inserir links para posts estratégicosdo seu blog (de forma natural e que agregue valor para os leitores);
  • Sempre faça propostas com conteúdos exclusivos e originais.

Veja quem mais faz Guest Post para o site escolhido

Verifique se os sites escolhidos possuem outros Guest Posts e procure saber quem os escreveu.

Essa é uma das práticas para encontrar novos parceiros. Por isso, veja se esses blogs fazem sentido para o tipo de conteúdo que você oferece.

Crie uma planilha de controle

Para que todo esse processo de prospecção seja administrado da melhor forma, crie uma planilha de controle simples.

Como o próprio nome já sugere, a planilha de controle vai ajudar a controlar todas as suas propostas já enviadas. Insira na planilha algumas colunas como:

  • Nome do site parceiro;
  • Nome e e-mail do responsável;
  • Endereço do blog;
  • Status (postado, em negociação, aguardando resposta e outros);
  • Autoridade do domínio;
  • Segmento.

Sempre que selecionar um blog para prospectar, preencha a planilha com as informações correspondentes. Dessa forma, você consegue visualizar melhor quais blogs valem a pena continuar a parceria depois de um tempo.

4 dicas de como fazer um bom Guest Post

Para ter bons resultados com as suas estratégias de Guest Post, é preciso produzir conteúdos de qualidade.

Mesmo que seja um artigo que não será publicado no seu blog, ele diz muito sobre a sua imagem como profissional, além de agregar valor e ser útil para os leitores. Então, não dá para escrever um conteúdo ruim, não é mesmo?

É fundamental que você entenda os requisitos e padrões do seu parceiro para poder escrever um bom Guest Post para o blog dele.

Veja algumas dicas que vão te ajudar a desenvolver excelentes Guest Posts:

Conheça as diretrizes do blog parceiro

Geralmente, nos e-mails de possíveis parcerias entre blogs, ambos enviam um documento, link ou até mesmo colocam as diretrizes para escrever Guest Posts para o blog no corpo do e-mail.

Essas diretrizes são padrões que os sites determinam para receber artigos de convidados, tais quais: quantidade de palavras, quantidade de links, quantidade de imagens de apoio, identificação da pessoa ou blog responsável pelo conteúdo, entre muitos outros fatores.

Vale lembrar que não existe um padrão de diretrizes de Guest Post pré-determinado. Cada site pode criar suas diretrizes conforme achar melhor.

Foque no conteúdo

Os Guest Posts não são uma oportunidade para fazer anúncios ou propaganda da sua marca, serviços ou produtos.

O principal objetivo deles é aumentar a sua credibilidade, reconhecimento e atrair mais visitantes ou tráfego para o seu blog, o que faz com que a sua marca fique conhecida por outras pessoas.

Por isso, foque em escrever um bom conteúdo com informações relevantes para a audiência do blog parceiro.

Isso fará com que os leitores sintam naturalmente interesse em conhecer a sua marca e os produtos ou serviços que você oferece.

Formate o texto como no resto do site

É bem possível que haja diferenças de design, estilo, linguagem e estrutura do texto em si, entre o seu blog e o blog para o qual você vai produzir um conteúdo.

Dessa forma, você precisa se adaptar e respeitar as características editoriais do seu parceiro. Lembre-se que você escreverá para um público que já está acostumado com o estilo daquele blog.

Portanto, identifique se os posts do blog parceiro utilizam negrito, intertítulos, imagens, subtítulos, tamanho dos parágrafos, e se a linguagem é mais formal ou informal, entre outros.

Faça Link Building nos seus Guest Posts

O fato de você incluir links nos Guest Posts ajuda muito no SEO do seu site, pois é uma forma de direcionar as pessoas para as páginas do seu site ou blog.

Insira também links de artigos do próprio blog para o qual você está escrevendo. Isso mostra que você conhece os conteúdos deles e que se preocupa em escrever algo útil para os leitores do blog.

Construir essa rede de links (Link Building) dentro do seu Guest Post é mais um método eficaz para atrair muito mais tráfego para a sua página.

Comece hoje mesmo a fazer novas parcerias

Se você chegou até aqui, já sabe o que é Guest Post, a sua importância, as vantagens de publicar tal conteúdo, como se preparar para enviar propostas de parceria e como escrever um bom Guest Post.

Para quem possui um blog, é extremamente importante conquistar cada vez mais tráfego para as páginas. Afinal, quanto mais visitantes, mais chances você terá de gerar leads.

Esperamos que, com tudo o que foi apresentado neste artigo, você consiga encontrar os melhores parceiros e escrever os melhores Guest Posts.

Se, mesmo depois de ler este artigo, você ainda precisar de ajuda. Fale conosco!

A Tupiniquim é uma agência de marketing de conteúdo que, além de te auxiliar na produção de conteúdo, pode encontrar os melhores sites ou blogs para que você publique os seus Guest Posts.

Dúvidas Frequentes

O que é Guest Post?

O Guest Post é um artigo de convidado, que consiste na troca de conteúdos entre dois blogs.

Por que fazer estratégias de Guest Post?

A estratégia de Guest Post é um método inteligente para manter as publicações do seu blog dentro do planejamento de conteúdo, garantindo um número elevado de acessos nas páginas, conquistando mais visitantes e credibilidade para a marca nos mecanismos de busca.

Como fazer Guest Post?

  • Conheça as diretrizes do blog parceiro
  • Foque no conteúdo
  • Formate o texto de acordo com o site
  • Faça Link Building nos seus Guest Posts

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