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Você sabe o que é Growth Hacking? Saiba quais são os benefícios desse método e como um profissional da área pode ajudar no crescimento do seu negócio!

Seria maravilhoso descobrir ou aprender novas maneiras de ajudar nossas empresas a vender mais, ou a melhorar nossas áreas de marketing e relacionamento com clientes, não é mesmo?

A boa notícia, é que o growth hacking pode ser essa possível “novidade” para algumas pessoas. 

Provavelmente você já deve ter ouvido falar dessa técnica e de suas façanhas por aí na internet. Mas já parou para analisar isso em sua empresa ou no seu trabalho, caso fosse usado por você algum dia?

Hoje vamos mostrar como você pode aplicar o growth hacking em sua empresa e onde aprender a fazer tudo isso o quanto antes.

Entenda como a profissão funciona e quais seus maiores poderes

Growth Hacking: O que é?

Growth hacking é um termo criado em 2010 por Sean Ellis, responsável pelo crescimento do Dropbox (serviço online de armazenamento de arquivos). 

Ele criou esse método que gerava crescimento por meio de pequenas alavancas e “sacadas”, que se relacionavam à viralização de campanhas, relacionamento com cliente e referral marketing.

Como é feito esse trabalho na prática: Analisar os números e métricas do negócio, entender o cenário da empresa/startup, conhecer muito bem o consumidor e produto e saber o timing e tipo de aproximação adequada para gerar leads e clientes.

Por isso o growth hacker (o profissional da área) é uma espécie de cientista e criador de hipóteses, e sempre está à procura de problemas e “alavancas” em seu negócio (por isso o termo hacker).

Growth Hacking como profissão do futuro (e do presente!)

Essa terminologia não é tão nova no Brasil, mas ainda é desconhecida por muita gente. 

Porém, ela vem se espalhando pelo país e gestores e grandes empresas (e até pequenas) já se deram conta da importância do growth hacker, e já é uma das áreas e profissões com mais demandas no marketing.

Aos poucos as empresas perceberam a importância de terem uma cultura movida e orientada por dados, porque:

  • Começam a corrigir erros da empresa como um todo;
  • Criam hipóteses e documentam todos os esforços ao longo dos meses (e até anos!);
  • Tornam suas áreas e setores paralelos mais organizados e adaptados para métricas e KPI’s.

Esses são alguns dos fatores em jogo quando falamos de growth hacking, pois existem muitas outras coisas.

Hoje os gestores exigem mais controle e melhor acompanhamento do trabalho dos profissionais, o que faz com que cada vez mais seja normal falar de métricas e KPI’s, seja você dessa área de growth ou não.

Agora vamos falar de como  você leva essa nova ciência para seu negócio e como todos saem ganhando com ela.

5 Formas de expandir seu negócio com a técnica e mentalidade de Growth

1)Identificar erros e corrigi-los

Uma das primeiras tarefas de um growth hacker quando chega em uma empresa é organizar a casa. Ele cria alguns mapas e frameworks (modelos) para que tudo seja mensurável e adequado para seu trabalho.

E nesse processo ele encontra erros e começa a corrigir, mostrando possíveis melhorias para a empresa.

Acreditem: não há nada tão bom e “perfeito” que não possa ser melhorado – e quem é da área sabe muito bem disso!

2)Otimizar o marketing digital da empresa

No fim das contas, o que interessa é sua performance com marketing digital e vendas online, não é mesmo?

O growth hacking é uma ciência nascida do digital e é super vinculada às tendências desse mundo. Todos seus esforços abraçam as redes sociais, analytics e estratégias de vendas online. 

Esteja trabalhando então com produtos tangíveis, serviços ou prospecção online em geral – por anúncios e até vídeos – essa área consegue ajudar a otimizar seus esforços, e te dá as ferramentas adequadas para melhorar as campanhas e prospectar pessoas.

A verdade é: Quer melhorar seu negócio digital? Contrate seu growth hacker ou se torne um.

3)Documentar tudo e organizar a área

Como falado anteriormente, se você não documentar as coisas, será um grande problema no futuro. Isso porque ninguém vai saber nada sobre os esforços da equipe e quais os objetivos da mesma.

O growth hacker ideal ele acompanha as outras áreas e opera atrás das câmeras para fazer a operação vender mais e perder menos dinheiro.

4)Validando o que você acha que está bom (ou ruim)

Com boas práticas de Otimização de Taxa de Conversão (CRO)  e de User Experience, uma área de growth hacking vai validar se a estrutura do site ou das landing pages são adequadas para converter leads e visitantes.

Esse tipo de esforço faz milagres, uma vez que profissionais experientes vão aumentar em 5% ou 10% seus cliques, melhorando suas taxas e resultados no final do mês.

Por isso que growth não é gasto, é investimento. Quem tem ao menos a ajuda de um funcionário interno ou de um consultor nunca se arrepende, e percebe novas possibilidades que “passariam batidas” em sua loja, site e e-commerce.

E falando em consultores, temos agora a vez deles.

5) Consultoria de growth hacking!

Para aqueles que não querem necessariamente ser funcionários ou depender de um chefe estático, vocês podem apostar no mundo da consultoria.

Você terá a liberdade de cobrar seu preço e pegar somente os jobs que achar melhor. 

Com a consultoria de growth hacking você ganha muita experiência e pega vários cases para seu portfólio pessoal. Esse tipo de serviço muitas vezes é ideal, pois permite otimizar seu tempo e muitas empresas podem preferir consultores ao invés de pessoas full-time.

Ps: só embarque nesse mundo depois de ter um pouco de experiência e de aprender nos lugares certos sobre growth…

Onde aprender tudo isso?

Caso você tenha gostado dessas dicas de hoje, recomendamos que conheça a Queen Jay e sua especialização em growth hacking e gestão de negócios “do futuro”.

Essas práticas vão ajudar sua empresa e vão turbinar sua carreira, uma vez que são boas práticas que não servem somente para a área de crescimento em si, mas para qualquer profissional que trabalha com o mercado digital e online.

Com essa base, você poderá fazer tudo isso que indicamos nesse artigo e poderá mudar sua carreira para sempre (ainda está em alta a demanda desse profissional em, aproveita).

Autor: Diego Rezi da Growth Lovers, empresa especializada em Growth Hacking

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