fbpx Skip to main content

Saiba quais são os métodos para avaliar se um curso online é de qualidade e qual a importância de disponilizar certificados de conclusão de curso!

Diversos alunos quando pensam em fazer um curso online, pensam sempre sobre os certificados rápidos. Os certificados têm diversas finalidades, seja para a qualificação profissional, seja para conseguir determinada vaga ou até para usar em horas complementares para a faculdade.

As opções são inúmeras, e algumas vezes é mais aconselhável fazer um curso online do que presencial, por causa da sua redução de gastos e de suas comodidades. E todo Certificado de Conclusão de Curso vai agregar muito valor ao currículo.

Os cursos à distância têm inúmeras comodidades para estudar, seja em casa, trabalho, ônibus, entre outros lugares. Existe sempre excelentes alternativas para ter contato com o material que é proposto pelo curso, e assim deixar qualquer pessoa muito bem informada, atualizada e pronta para qualquer desafio.

Portanto, continue neste artigo, pois iremos abordar sobre como analisar se o curso é de qualidade.

Então, pegue papel e caneta, e anote tudo que vamos lhe passar sobre o assunto. Vamos lá?

Saiba mais como analisar se o curso que você vai fazer tem qualidade

É muito importante que o curso disponibilize um certificado

Quando pensamos sobre a formação, sempre vem à mente sobre as questões dos processos de aprendizado, e as diversas formas que as informações são desbravadas ao longo do tempo. O conhecimento é fundamental, é ele que irá inspirar os alunos e os profissionais.

Quando o aluno se forma na faculdade, há sempre aquele sentimento de vitória, o sentimento de missão comprida. Pois, a faculdade foi um investimento que foi muito além de fatores econômicos. Qualquer Curso Online com Certificado independentemente do tempo cursado, também irá deixar qualquer aluno honrado sobre o fator de receber o certificado de conclusão.

O comprovante vai servir para coroar todo o esforço do aluno, e assim provar que ele compreende sobre determinado tema e estará sempre apto a realizar determinada função. Quando o aluno realiza o curso, a empresa vai compreender que o profissional já tem o domínio sobre o assunto da área, e assim agregará valor para a entrevista de emprego. É nessas situações que podemos entender sobre o real valor da certificação.

Portanto, é muito importante que você fique sempre atento se o curso oferece certificação, pois o certificado irá provar a qualidade da instituição e da metodologia abordada no curso.

O que deve constar em um certificado?

Todo certificado deve estar contido sobre as devidas informações básicas sobre o aluno e o conteúdo do curso em que foi abordado. É muito importante ter um padrão em todas as modalidades, mesmo que ele seja impresso ou digital.

Todo certificado deve conter:

  • Nome completo;
  • Documento oficial de identificação;
  • Modalidade do curso;
  • Carga horária total;
  • Data de início e conclusão do curso;
  • Nome e CNPJ da instituição que ministrou o curso;
  • Assinatura do diretor da instituição;
  • Conteúdo programático.

Todas as informações são fundamentais e altamente necessárias para que os alunos consigam provar sobre se o curso é de qualidade.

A importância de saber se o curso é reconhecido pelo MEC

Hoje em dia, o diploma de nível superior ou de cursos remotos só terão validade se eles forem emitidos pelo Ministério da Educação ou pela ABED, a Associação Brasileira de Educação a Distância.

Definimos o aval do MEC e da ABED como sendo a certeza de que a graduação ou o curso terá algum valor dentro do território brasileiro e será bem aceito dentro do mercado de trabalho. Portanto, é sempre importante compreender se o curso que você pretende fazer é reconhecido pelo MEC.

Os certificados reconhecidos pelo MEC e pela ABED vão abrir inúmeras portas. Com ele você poderá fazer o registro no Conselho Regional da sua profissão, e com essa filiação será a condição legal obrigatória para o exercício de diversas atividades. Com o certificado que é reconhecido pelo MEC e pela ABED você estará totalmente apto para prestar concursos públicos que vão exigir o nível superior ou técnico.

Como saber se um curso é reconhecido pelo MEC?

Atualmente, você pode entrar diretamente no site das faculdades e dos cursos online e buscar informações sobre o reconhecimento do curso.

Para fazer essa pesquisa, você deverá fazer os seguintes passos:

  • Acesse o site e-MEC;
  • Clique na aba “Consulta Avançada”;
  • Em seguida clicar no “Buscar por”, e selecionar a opção de “Instituição de Ensino Superior”;
  • Em seguida busque o “Nome ou Sigla da Instituição”, e digite assim o nome da faculdade ou da universidade sobre a qual você quer se informar;
  • Após coloque o estado e o município, se quiser;
  • Em seguida busque por “Situação” e selecione a opção “Ativa”;
  • Digite o código de verificação no campo correspondente e clique em Pesquisar;

Todas as notas do MEC vão variar entre 1 a 5, a nota 3 é considerada satisfatória, acima de 3 será ótima e abaixo de 3 a instituição de ensino é considerado que ela não atende aos critérios de qualidade estipulados pelo Ministério.

E aí, gostou do conteúdo? Esperamos que sim!

Com todas as informações que compartilhamos neste artigo, temos certeza que a partir de hoje você escolherá os melhores cursos para impulsionar a sua vida acadêmica e profissional.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Web Stories:

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades e conteúdos relevantes sobre marketing digital e vendas!
1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
4 cases de Branding criados pela Tupiniquim 4 benefícios do Google Ads para advogados 5 dicas de como usar o Google Ads para advogados 4 estratégias para aplicar os Gatilhos Mentais 4 benefícios das métricas de redes sociais 5 exemplos de métricas de redes sociais 5 curiosidades sobre Gatilhos Mentais 4 sites em WordPress criados pela Agência Tupiniquim 5 vantagens de um site em WordPress 5 exemplos de storytelling 5 tipos de storytelling 4 benefícios do storytelling 3 exemplos de Rebranding 5 fatores que justificam o Rebranding 5 benefícios do Rebranding Mídia Kit para as 3 principais redes sociais 6 passos para criar um Mídia Kit 5 motivos para criar um Mídia Kit 5 motivos para fazer um curso de vendas 3 Dicas para escolher o melhor curso de vendas