fbpx Skip to main content

Já pensou em fortalecer a sua marca através de vídeos? Com o vídeo marketing animado você pode explorar diversas ideias de conteúdo!

Há algum tempo a produção de vídeo para internet faz sucesso, seja no YouTube, Facebook, Stories do Instagram, no IGTV, Tik Tok ou outros aplicativos. Os vídeos tornaram-se uma das melhores estratégias de marketing digital para a exposição de muitas marcas.

Na era em que todos são produtores de conteúdo, como fazer o vídeo da sua empresa se destacar no mercado em que ela está inserida? A resposta é simples: produza vídeo marketing e invista nas animações. O vídeo marketing é uma estratégia de marketing de conteúdo que serve para atrair potenciais clientes, construir uma boa imagem, alavancar as suas vendas e estreitar os laços com os clientes já existentes.

Além disso, o video marketing animado permite a produção de conteúdo 100% original e com a identidade da empresa, cativando o público. Segundo um estudo do Inside Video da Kantar Ibope Media, 80% dos brasileiros assistiram vídeos online gratuitos em 2020, sendo assim é possível afirmar que o entretenimento e o audiovisual chamam muito mais a atenção do público do que apenas textos.

A pergunta que não quer calar é: como alcançar bons resultados com vídeo marketing ? Utilize o Google Ads, que é a plataforma de publicidade do Google para criar anúncios e expor as suas animações para o público certo e na hora certa.

Neste post você vai aprender a como produzir excelentes vídeos animados para os anúncios da sua empresa e verá dicas e exemplos práticos.

Navegue e saiba mais sobre como produzir vídeo marketing animado

Dicas de como fazer vídeos animados

O uso de animações em anúncios de vídeo é uma das tendências de marketing atuais. Vídeos animados permitem que você apresente a sua ideia de forma objetiva em poucos minutos e ainda prendem a atenção de quem está assistindo.

Com o vídeo marketing animado, é possível tornar um assunto complexo em algo mais acessível. Não tenha receio de produzir animações em seus vídeos, pois muitas empresas já conseguiram resultados utilizando esse recurso. Com a sua empresa não será diferente.

O inventor da câmera Polaroid, Edwin Land, afirma que “um aspecto essencial da criatividade é não ter medo de falhar”. Por isso, trouxemos algumas dicas para você começar a produção de vídeos animados e colocar a sua criatividade em ação.

Defina os objetivos do seu vídeo marketing animado

O primeiro passo para criar um vídeo animado é definir o seu objetivo. O que você quer fazer? Para quê? Para quem? Como vai fazer?

Responder essas perguntas é muito importante para que você delimite os seus objetivos e saiba mensurar os resultados:

O que você pretende fazer – um tutorial, apresentar a sua empresa e os serviços que ela oferece, demonstrar um produto ou falar sobre algum benefício?

Qual é o propósito – aumentar as vendas, melhorar o tráfego e as visitas no site ou conquistar mais leads?

Escolha o canal de divulgação – Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, site e blog são ótimos canais de divulgação para o seu vídeo marketing animado. Você pode decidir se vai anunciar em todos os canais que a sua empresa está presente ou os só nos canais que tem mais engajamento e interação.

Segmente o público – qual é o perfil específico do público que deseja atingir com as campanhas de vídeo da sua empresa?

Dica – os seus vídeos podem ser inseridos em uma landing page, que é uma página totalmente focada em conversões e gera ótimos resultados em vendas a curto prazo.

Construção de roteiro para vídeo marketing

A partir do que foi estabelecido nos seus objetivos, monte o seu roteiro com informações detalhadas do que será incluído na produção do seu vídeo animado.

O roteiro é um documento que serve para facilitar o trabalho de quem produzirá a animação. É necessário conter todos os elementos do seu vídeo como a descrição das cenas, imagens, personagens, duração das músicas e texto. Veja o exemplo a seguir:

Monte o seu vídeo através dos passos abaixo:

  1. Escreva a copy que será utilizada no vídeo: a copy é um texto com o objetivo de fazer conversões. Ela deve ser de fácil assimilação e possuir uma linguagem adequada ao seu público.
  2. Grave os áudios: depois que escrever a copy, grave os áudios do texto. Caso não tenha equipamentos profissionais para a gravação de áudio, utilize o seu próprio celular ou computador para gravar. É possível utilizar aplicativos como o Audacity para fazer o tratamento do áudio da animação.
  3. Comece a animar o vídeo: é na etapa de animação que a sua equipe fará as alterações necessárias e afunilará o conteúdo até que o resultado chegue no esperado.

Ferramentas para produzir vídeos animados

VídeoScribe: conta com um recurso bem realista. Para usar essa ferramenta basta escolher o desenho, escrever os textos, definir onde cada elemento será exibido e depois selecionar a mão que aparecerá desenhando no vídeo.

Powtoon: é uma plataforma de vídeos animados com templates para atender diferentes objetivos. Você não precisa ser expert em criação de desenho, produção ou edição de vídeo para usar essa ferramenta. Apesar dos modelos de vídeos serem editáveis, você pode começar um projeto do zero e deixar com a cara do seu negócio.

Vyond: oferece a personalização de efeitos, movimentos e diálogos ente os personagens do vídeo animado.

Animaker: tem diversos elementos e combinações para fazer até 720 tipos de animações diferentes. Essa ferramenta possui versão paga e gratuita.

Explaindio: é um criador de vídeo que oferece animações em 2D e 3D. Essa plataforma ajuda a atrair, envolver e converter visitantes em compradores através dos vídeos animados.

Animation Studio: oferece uma das melhores ferramentas para profissionais de marketing e criadores de conteúdo, que já sabem que os vídeos animados estão se tornando cada vez mais populares.

Adicione em seus vídeos marketing uma call to action atraente

Ao final dos seus vídeos, é muito importante guiar o seu espectador para o próximo passo. Lembre-se do seu propósito quando definiu os seus objetivos e utilize uma call to action chamativa que incentive o espectador a realizar a ação que você espera que ele efetue.

Suponhamos que você queira que a pessoa que assistiu o vídeo até o final compartilhe o conteúdo nas redes sociais, preencha um formulário ou baixe algum material. Para isso, é necessário fazer uma chamada para ação deixando claro o que você deseja que ele faça.

Acompanhe o resultado dos seus anúncios de vídeos animados

Impulsione os seus vídeos via Ads em todas as plataformas e depois monitore os seus anúncios animados. Planejar e executar estratégias para o seu negócio é excelente, mas de nada adianta se você não souber se estão dando resultados ou não. Por isso, acompanhar os resultados de suas estratégias e campanhas é tão importante quanto produzir.

Com o monitoramento das suas campanhas é possível identificar o desempenho do seu vídeo marketing através:

  • Taxa de visualização: quantidade de pessoas que viram o seu anúncio;
  • Taxa de cliques: o CTR (taxa de cliques) vai indicar quantas pessoas clicaram no anúncio do seu vídeo;
  • Taxa de conversão: a taxa de conversão indica quantas pessoas converter após assistir o vídeo do anúncio;
  • Taxa de abondo: indica o momento exato que o usuário pausou o vídeo e saiu da página;
  • Taxa de retenção: indica quantas pessoas assistiram o vídeo até o fim.

Além de todas essas métricas, é possível analisar também o ROI (Retorno sobre Investimento) e investir apenas nas campanhas de anúncios de vídeo marketing que geraram resultados.

Modelos de animação para a produção de vídeo marketing

Conheça os principais modelos para a produção de vídeos animados:

Vídeo marketing institucional

Esse tipo de vídeo também é conhecido como vídeo corporativo e tem o objetivo de apresentar a sua empresa ou o seu negócio. A ideia principal dos vídeos institucionais é aproximar a sua marca do público e mostrar os valores e diferenciais da empresa.

Dessa forma, é possível transmitir mais credibilidade para as pessoas que estão assistindo o seu vídeo.

Vídeo marketing informativo

Os vídeos explicativos servem para as empresas transmitirem de forma clara e objetiva o propósito do seu serviço ou produto. Esse tipo de vídeo ajuda no ranqueamento do site no Google, já que ele aumenta o tempo de permanência na página.

Para resultados mais rápidos, é possível impulsioná-lo através do Google Ads também. O ideal é que os vídeos explicativos não sejam muito extensos, para o usuário não desistir e sair da página. Recomendamos que você produza vídeos de até um minuto.

Vídeo marketing de tutorial

Os vídeos tutoriais são muito comuns para qualquer tipo de negócio. Você pode, por exemplo, fazer um tutorial sobre uma receita de bolo, decoração de festa, criação de produtos artesanais, o uso de um aplicativo, programa ou sistema desenvolvido pela sua empresa.

Esse tipo de vídeo costuma gerar bastante engajamento, já que grande parte das pessoas buscam no YouTube ou no Google como fazer algo.

Vídeo marketing de demonstração de produtos ou serviços

Geralmente são produzidos quando uma empresa faz algum lançamento ou quer impulsionar um serviço ou produto. Os vídeos de demonstração são excelentes para mostrar na prática a aplicação e os diferenciais do produto ou serviço que sua empresa oferece. Vídeos desse tipo tendem a gerar mais confiança e contribuem para o aumento das vendas.

Casos de sucesso (vídeos de depoimento)

Quando queremos comprar algo, a primeira coisa que fazemos é buscar por avaliações ou recomendações de pessoas que já consumiram aquele determinado produto ou serviço, não é mesmo? É exatamente essa a ideia dos casos de sucesso ou vídeos de depoimentos.

Nesse tipo de vídeo, as empresas costumam inserir os depoimentos de pessoas que tiveram uma boa experiência com suas compras para incentivar outras pessoas a comprarem também.

Todos os modelos de vídeos que foram apresentados neste tópico podem ser produzidos com animações.

Leia também: 6 dicas para criar uma apresentação de slide profissional para empresas

Exemplo de vídeo marketing animado

Veja abaixo o exemplo de vídeo marketing animado sobre como aumentar as vendas da sua empresa com as estratégias de marketing digital da Agência Tupiniquim.

O modelo usado pela Tupiniquim é de um vídeo informativo sobre os serviços que a agência oferece. Nele, você encontra diversas animações que ilustram o que está sendo narrado e escrito na legenda. É importante destacar que o vídeo traz a essência da empresa, utilizando as cores e o logotipo da marca, além de ser um vídeo curto, objetivo e direto enquanto a sua abordagem.

Vale ressaltar também que ao final do vídeo é utilizado uma chamada para ação (call to action), convidando o espectador a clicar no botão para “descobrir como levar a sua empresa para o próximo nível”.

Vantagens de fazer vídeo marketing animado

Quando um anúncio animado é criado e divulgado, a maior vantagem é ele aparecer para a pessoa certa, quando ela estiver pesquisando por algo que a sua empresa oferece. Mas, podemos destacar outros pontos também:

Aumenta o engajamento: o público costuma interagir mais em publicações de vídeos do que de textos. Segundo uma pesquisa realizada pela Wyzowl, 66% das pessoas disseram que preferem assistir a um pequeno vídeo para aprender sobre um produto ou serviço.

É viral: um vídeo pode alcançar muito mais pessoas e consequentemente ganhar popularidade na internet quando o conteúdo é assertivo.

Prende a atenção: o audiovisual e o entretenimento são recursos que encantam mais a audiência, por isso as animações em vídeos costumam envolver e chamar a atenção do público. Um estudo mostra que 80% dos brasileiros ficam vidrados nas telas quando se trata de vídeos online e gratuitos.

É fácil e rápido de consumir: um vídeo pode ser acessado de qualquer lugar e em qualquer momento através dos celulares.

É compartilhável: qualquer pessoa pode compartilhar o seu vídeo nos grupos com os amigos, o que torna o alcance infinito.

Gera confiança e credibilidade: um vídeo aproxima as pessoas da marca, fazendo com elas enxerguem a sua empresa como uma referência no segmento.

Dá visibilidade: os anúncios de vídeos animados costumam ter uma taxa de cliques mais altas do que outros formatos.

Aumenta as taxas de conversão: os seus vídeos irão direcionar o usuário para ações específicas. se o conteúdo for de qualidade, o usuário curioso finalizará a conversão após o vídeo.

E aí, que tal aumentar as vendas da sua empresa produzindo vídeo marketing animado?

Hoje você aprendeu sobre criar vídeos animados para a sua empresa e viu um exemplo prático, além das vantagens que o vídeo marketing proporciona.

Defina o modelo de vídeo que você deseja criar, escolha a melhor ferramenta, faça a produção de vídeo animado com a cara da sua empresa e escolha o canal de divulgação para o seu conteúdo.

Pronto para colocar a mão na massa? Se precisar de um apoio profissional, fale conosco! A Tupiniquim é uma agência especialista em estratégias de marketing digital e pode ajudar a criar a criar uma animação para alavancar os resultados da sua empresa!

Gostou desse post? Compartilhe com os seus amigos!

Dúvidas Frequentes

O que é um vídeo marketing animado?

O vídeo marketing animado é uma estratégia de marketing de conteúdo que pode gerar mais vendas, divulgar um serviço ou produto da sua empresa, educar os leads e até mesmo reforçar a imagem da sua empresa.

Qual modelo de vídeo animado é ideal para minha empresa?

Todos os modelos de vídeos animados combinam para a sua empresa. O que vai determinar a sua escolha é o objetivo que você deseja atingir- seja fazer a demonstração de um produto ou serviço ou apresentar a empresa, por exemplo.

Onde divulgar um anúncio de vídeo animado?

Os seus vídeos animados podem ser anunciados nas redes sociais, no YouTube, no e-mail e no Google. Invista nos canais que o seu público possui mais afinidade.

Web Stories:

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades e conteúdos relevantes sobre marketing digital e vendas!
1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
3 exemplos de anúncios que aplicam os Gatilhos Mentais 4 tipos de correspondência de palavras-chave 4 dicas para escolher palavras-chave no Google Ads 4 cases de Branding criados pela Tupiniquim 4 benefícios do Google Ads para advogados 5 dicas de como usar o Google Ads para advogados 4 estratégias para aplicar os Gatilhos Mentais 4 benefícios das métricas de redes sociais 5 exemplos de métricas de redes sociais 5 curiosidades sobre Gatilhos Mentais 4 sites em WordPress criados pela Agência Tupiniquim 5 vantagens de um site em WordPress 5 exemplos de storytelling 5 tipos de storytelling 4 benefícios do storytelling 3 exemplos de Rebranding 5 fatores que justificam o Rebranding 5 benefícios do Rebranding Mídia Kit para as 3 principais redes sociais 6 passos para criar um Mídia Kit