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Saiba como a versão comercial do WhatsApp pode ser uma poderosa ferramenta para te ajudar a conquistar mais clientes empresariais e, assim, aumentar o faturamento do seu negócio.

O uso de smartphones cresceu tanto no Brasil que, segundo estudo realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o número desses aparelhos já supera o número de habitantes do país. É isso mesmo! Matematicamente falando, há mais de 1 smartphone para cada brasileiro (são mais de 240 milhões de aparelhos, enquanto a população do Brasil está em 214 milhões).

O fascínio que esses telefones celulares inteligentes geram nas pessoas pode ser explicado pelas várias funcionalidades e possibilidades de entretenimento, comunicação, trabalho e estudo que os aplicativos criados para smartphones oferecem.

E um dos aplicativos mais famosos e baixados no Brasil é justamente uma plataforma de mensagens instantâneas que permite que as pessoas estejam sempre em contato e se comunicando: o WhatsApp.

A popularidade do WhatsApp entre os brasileiros é tão grande que uma pesquisa revelou que 99% dos celulares no Brasil possuem o aplicativo de mensagens instalado. Ele deixa até redes sociais com bilhões de usuários em todo o mundo, como o Instagram, para trás quando se trata dos hábitos e preferências de usuários de smartphones no Brasil.

E claro que as empresas e o próprio WhatsApp já buscaram uma forma de utilizar o aplicativo como vitrine para produtos e serviços, para divulgar negócios e como canal de comunicação para estreitar o contato de empresas com clientes em potencial.

Neste post, a Agência de Marketing Digital Tupiniquim te apresenta as oportunidades comerciais que o WhatsApp disponibiliza para negócios, além de te explicar em detalhes o que é o WhatsApp Business e como ele pode te ajudar a prospectar clientes B2B (ou seja, clientes corporativos) para aumentar o faturamento da sua marca.

O que você vai ler sobre WhatsApp para Vendas B2B:

O que é o WhatsApp?

Desenvolvido em 2009 e adquirido pela Meta (que também possui o Facebook e o Instagram) em 2014, o WhatsApp é um aplicativo bastante popular e com milhões de downloads entre usuários de smartphones. Com o WhatsApp, você envia e recebe mensagens instantâneas de texto e voz, compartilha imagens e vídeos e faz ligações e videochamadas.

Recentemente, a plataforma lançou novas funções para que as pessoas possam realizar pagamentos e encontrar empresas sem sair do WhatsApp. Basta selecionar o tipo de negócio (por exemplo, restaurante, salão de beleza, agência de marketing digital etc.) ou digitar o nome da empresa na barra de buscas do aplicativo e o WhatsApp te retorna o perfil comercial que a marca possui no WhatsApp Business.

O que é e como configurar o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é a versão comercial do aplicativo de mensagens e possui recursos adicionais em relação à versão tradicional, que focam em ajudar a divulgar empresas e facilitar a comunicação entre elas e seus potenciais clientes.

Entre as funcionalidades extras, está a possibilidade de incluir informações sobre o local de funcionamento, horário de atendimento, outras formas de contato e ainda exibir um catálogo com os produtos ou serviços que a sua marca oferece. Os clientes podem, inclusive, fechar a compra e realizar o pagamento de um produto ou serviço por meio do perfil do negócio no WhatsApp Business.

Além disso, a versão business do WhatsApp fornece mais segurança para que os consumidores não sejam vítimas de fraudes ou golpes e possam confirmar que um negócio de fato existe com base nas informações que são exigidas para que as empresas criem uma conta na plataforma.

Veja abaixo 6 passos para criar uma conta comercial para a sua empresa no WhatsApp Business:

  1. Baixe o WhatsApp Business na loja de aplicativos;
  2. Depois de ler e concordar com os Termos de Serviço do aplicativo, insira o número de telefone do seu negócio e selecione o código do país;
  3. Prossiga para receber o código de confirmação via SMS ou ligação e insira os 6 dígitos informados;
  4. Autorize o WhatsApp a acessar suas fotos e lista de contatos;
  5. Crie a sua conta, inserindo o nome comercial, a categoria da empresa e uma foto para o perfil;
  6. Para finalizar a criação do perfil, informe os dados da empresa, como endereço comercial, horário de funcionamento e outras informações relevantes sobre o negócio.

Por que usar o WhatsApp Business para Vendas B2B?

Como você viu nas pesquisas que citamos, os brasileiros não vivem sem o WhatsApp e usam esse aplicativo por horas e horas todos os dias. Isso já seria razão suficiente para empresas explorarem o potencial que a versão business do aplicativo de mensagens instantâneas possui de gerar leads (ou clientes potenciais) e vendas.

E não estamos falando apenas de prospects B2C (isto é, negócios entre empresas e consumidores finais), mas também de clientes do tipo B2B (ou seja, comércio entre empresas). Isso porque muitas empresas também usam o WhatsApp como forma de comunicação entre funcionários e departamentos, especialmente por meio de grupos criados na plataforma.

Já imaginou ter o seu perfil comercial ou seu produto ou serviço compartilhado no grupo de uma empresa que esteja fazendo cotação para um novo fornecedor? A praticidade e o nível de detalhes que um perfil comercial oferece são excelentes motivos para você usar o WhatsApp Business para captar clientes B2B.

Esses clientes empresariais (ou B2B) são bastante valiosos porque possuem um ticket médio superior e fazem um volume de compras maior em relação aos consumidores finais. Além disso, existe a chance de renovar o contrato de fornecimento e, assim, manter um fluxo contínuo de pedidos e, consequentemente, de faturamento.

4 recursos exclusivos do WhatsApp Business para o seu negócio

Atualmente, muitas empresas já usam o WhatsApp em sua versão Business para vender seus produtos e serviços, receber e enviar orçamentos, prestar atendimento, suporte e assistência técnica etc. Veja 4 funcionalidades exclusivas que o WhatsApp Business disponibiliza para você prospectar mais clientes empresariais.

1. Catálogo

Essa função do WhatsApp Business permite que você apresente os produtos ou serviços da sua empresa diretamente na sua conta comercial na plataforma. Dessa forma, você consegue fornecer aos clientes a descrição, o preço, fotos e outros dados sobre os produtos ou serviços que a sua marca oferece.

2. Link Curto

Esse recurso facilita o contato entre a sua empresa e os potenciais clientes por meio de um link reduzido e gerado automaticamente que possibilita que as pessoas iniciem uma conversa com o seu atendimento no WhatsApp Business.

3. Ferramentas de Mensagens

A plataforma também oferece a funcionalidade de modelos prontos de mensagens para que você possa responder os contatos recebidos. Você pode ainda elaborar uma mensagem de saudação, de ausência e de respostas rápidas para as perguntas mais frequentes. Essas mensagens são enviadas automaticamente para quem entrar em contato com a sua conta comercial.

4. Etiquetas

Essa função do WhatsApp Business facilita a sua vida porque te ajuda a categorizar, separar e organizar os contatos e mensagens recebidas por meio de etiquetas como “novos clientes”, “pagamento realizado”, “oportunidades”, entre outras possibilidades e necessidades que o seu negócio tenha.

3 ferramentas para fazer a gestão de relacionamento com o cliente (CRM) no WhatsApp Business

Com a concentração dos atendimentos e das vendas na própria plataforma do WhatsApp Business, surge o desafio de fazer a gestão dos contatos de forma otimizada e sem a necessidade de usar muito tempo para lançar dados e mensagens em uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente).

Felizmente, já existem no mercado algumas extensões de ferramentas de CRM que podem ser integradas ao WhatsApp Business, na versão web ou no aplicativo, para gerenciar e automatizar ações realizadas na plataforma. Veja 3 dicas de CRMs para você acompanhar, analisar e organizar seus contatos e conversas no WhatsApp Business.

1. WhatStation

Essa extensão gratuita criada pela RD Station permite manter seu CRM atualizado sem que você precise sair do WhatsApp Web, usando as principais funcionalidades da RD Station CRM. Você será capaz de criar, atualizar e fechar negociações com essa ferramenta, além de elaborar mensagens personalizadas, anotações, tarefas, salvar o histórico de conversas, entre outros recursos.

2. Integração com o WhatsApp da HubSpot

Quem quiser investir nessa solução criada pela HubSpot terá acesso a uma visão completa do histórico de mensagens de cada cliente, além da possibilidade de automatizar e personalizar mensagens de boas-vindas, textos para abandono de carrinho e comunicações baseadas em compras já realizadas por um cliente.

3. Agendor

Essa ferramenta de CRM permite que você gerencie os processos comerciais e as equipes de vendas na versão web e mobile do WhatsApp Business. Os recursos dessa solução possibilitam criar contatos, salvar conversas no histórico de um contato ou negócio, vincular um número de telefone a um contato, entre outras funcionalidades.

Como criar um script de vendas para o WhatsApp Business?

Não basta contar com uma ferramenta cheia de recursos como o WhatsApp Business e com uma solução de CRM que gerencie e armazene os dados mais relevantes dos seus contatos. É essencial saber como abordar, interagir e se comunicar com os clientes B2B com quem sua empresa entrar em contato ou que enviarem mensagens para a sua marca.

Por isso, é imprescindível ter um script ou roteiro de vendas para conduzir e guiar as negociações entre o atendimento da sua empresa e os prospects B2B interessados em conhecer melhor o que ela tem a oferecer.

Além disso, o roteiro vai preparar a equipe de vendas para contornar possíveis objeções frequentes dos clientes empresariais em relação ao preço do produto ou serviço, hesitação na tomada de decisão de compra (que é mais demorada e burocrática entre clientes B2B), entre outras.

Veja 3 dicas para começar a preparar o seu roteiro de vendas para o WhatsApp Business:

1. Conheça bem a sua persona

A persona é um perfil fictício criado com base em características e necessidades de clientes reais. Criar a(s) persona(s) B2B que o seu negócio pretende impactar é importante porque vai te ajudar a entender o tom a ser usado na abordagem, os problemas que os prospects B2B (ou funcionários dos leads empresariais) enfrentam no dia a dia e qual a solução que a sua marca pode oferecer para resolver a questão da empresa.

2. Defina as etapas do roteiro

Diferentes negociações e diferentes contatos exigem diferentes abordagens. Por isso, tenha em mente as diferentes etapas da jornada de compra e do funil de vendas em que os prospects corporativos podem estar. A partir disso, elabore mensagens para o primeiro contato, para educar os leads sobre o que a sua empresa faz, para ofertar o produto ou serviço diretamente, para contornar objeções etc.

3. Teste o script de vendas

Depois de elaborar o(s) script(s), é hora de aprender na prática o que está funcionando bem e o que precisa ser melhorado no roteiro. Para isso, você pode repassar o script com a equipe de vendas, simulando contatos com clientes, colocando em ação as etapas das abordagens e verificando eventuais ajustes com base em possíveis respostas que possam surgir durante o teste.

Explore o potencial do WhatsApp para vender mais para clientes B2B!

O WhatsApp está presente nos celulares de milhões de brasileiros. E, atualmente, o aplicativo da Meta não é mais usado apenas para troca de mensagens, fotos e vídeos entre usuários. As empresas já têm aproveitado todas as possibilidades que o WhatsApp oferece para converter clientes e vendas.

Neste artigo, você aprendeu que a versão Business do WhatsApp oferece recursos exclusivos para empresas que criam uma conta comercial na plataforma. O seu negócio ficará disponível para ser contatado por leads e poderá expor produtos e serviços em um catálogo que fica visível no perfil comercial da marca no WhatsApp Business.

Você também ficou por dentro das dicas que demos sobre ferramentas de CRM para gerenciar e organizar os contatos e mensagens que a sua empresa receber no WhatsApp Business, além de recomendações para criar um eficiente e persuasivo roteiro de vendas para abordar, educar e responder os prospects na plataforma.

As pessoas e as empresas estão cada vez mais conectadas e presentes na web. Portanto, a sua marca também tem que estar presente no ambiente digital para interagir com potenciais clientes e mostrar o que ela faz de melhor para facilitar o dia a dia de clientes empresariais, que possuem um ticket médio superior e que podem gerar receitas maiores e recorrentes para o seu negócio.

A Agência Tupiniquim pode te ajudar a expandir a presença da sua empresa no ambiente on-line por meio de estratégias eficientes de marketing digital como o tráfego pago no Google e em redes sociais, criação de conteúdo para estabelecer relações de confiança com leads, consultoria de branding para definir a identidade da sua marca e o desenvolvimento de sites em WordPress para que o seu negócio seja sempre encontrado na internet.

Fale conosco e saiba qual é a estratégia de marketing digital ideal para o seu tipo de negócio!

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Dúvidas Frequentes

O que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é a versão comercial do WhatsApp em que empresas criam perfis com informações como endereço, contato e horário de funcionamento e que possui recursos exclusivos como a possibilidade de apresentar catálogos de produtos e serviços aos clientes em potencial.

Quais recursos exclusivos o WhatsApp Business oferece?

  1. Catálogo com descrições e preços de produtos e serviços;
  2. Link curto gerado automaticamente para que as pessoas possam contatar o seu negócio;
  3. Ferramenta para criar e automatizar mensagens e respostas rápidas;
  4. Etiquetas para separar e organizar contatos.

Quais ferramentas de CRM possuem integração com o WhatsApp Business?

  1. WhatStation;
  2. Integração com o WhatsApp da HubSpot;
  3. Agendor.

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