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Você já ouviu falar na tecnologia de tracking pixel? Com uma ferramenta simples é possível potencializar suas campanhas de marketing digital. Confira.

As estratégias de marketing digital revolucionaram o mundo da publicidade: as plataformas virtuais permitem atingir milhares de pessoas, aumentar o engajamento pessoal com a marca, e manter uma identidade visual facilmente reconhecida. E tudo isso ainda conta com os algoritmos e serviços de publicidade que podem medir e otimizar o sucesso de suas campanhas, além de conquistar precisamente o público-alvo que estamos procurando.

É por isso que atualmente quase qualquer negócio depende do marketing digital para garantir seu crescimento, e as buscas por ferramentas e consultorias que possam ajudar um empresário a começar uma estratégia de marketing digital continuam crescendo. Se você lançou uma nova campanha de marketing e está passando pelo dilema de não saber quantos emails foram lidos, o percentual de conversão de cada mensagem, o número e perfil dos visitantes, talvez tenha esbarrado em uma tecnologia simples conhecida como tracking pixel que promete solucionar todos esses problemas. Ficou interessado? Então confira nosso guia completo.

Uma das vantagens do tracking pixel é sua relativa facilidade de uso e custo reduzido: é possível implementar um sistema grátis ou com baixo investimento. No entanto, vale ressaltar que os resultados de uma campanha de marketing podem se beneficiar de soluções completas e do apoio de uma agência especializada, capaz de otimizar as estratégias para cada cliente.

Veja o que você aprender sobre tracking pixel:

O que é realmente um tracking pixel?

A expressão tracking pixel significa apenas “pixel de rastreio”, e representa um método simples porém eficaz para obter mais informações sobre clientes e visitantes na internet. Um tracking pixel é apenas uma imagem de resolução 1×1 e transparente, ou seja, invisível e minúscula, que pode ser enviado no corpo de um email, em um comentário em blog ou página de vendas, em seu website e qualquer outro campo que permita a inserção de imagens.

Toda vez que alguém visita um site ou abre um email para leitura o computador precisa carregar a mídia de um servidor externo. Se o servidor que armazena o tracking pixel estiver configurado corretamente, é possível usar este mecanismo para coletar dados importantes sobre quem visualizou o email ou carregou a página na internet, entre eles: endereço IP, localização, cookies e dados do navegador, modelo de telefone ou computador, data e hora, entre outros. Uma plataforma de tracking pixel pode usar todos esses dados para fornecer o horário que uma mensagem foi lida, o perfil aproximado do leitor, o sucesso de uma mailing list, os interesses e até a localização do interlocutor. Uma forma de testar seu tracking pixel é enviando para algum conhecido ou utilizando uma VPN para alterar seus dados de navegação.

Facebook Tracking Pixel

Além de um pixel tradicional baseado em um servidor, algumas redes de publicidade disponibilizam seus próprios pixels capazes de se integrar com o resto do sistema, como é o caso do Pixel do Facebook, atrelado a ferramenta de anúncios do site. O uso do Facebook Pixel é muito importante para colher os frutos de qualquer investimento na plataforma, pois com o pixel você garante um conhecimento mais profundo do público e exibe seus anúncios somente para os perfis que realmente deseja alcançar.

Como criar seu próprio tracking pixel?

Por se tratarem de ferramentas relativamente simples, de modo geral, é possível criar seu pixel através do próprio servidor de hospedagem de seu site ou contratando serviços de terceiros (gratuitos ou pagos) que oferecem uma plataforma e painel de controle para tracking pixels. Muitas alternativas acessíveis existem especificamente para o uso de tracking pixels para monitorar a leitura de emails.

Mesmo com o uso de uma plataforma grátis ou restrita aos emails, os pixels já podem ser extremamente valiosos: é possível descobrir se as mensagens estão sendo lidas por completo ou ignoradas, monitorar se quem está do outro lado é uma pessoa ou sistema automatizado, e medir o sucesso de campanhas de marketing.

Em qualquer aplicação, é importante que o usuário busque alternativas e compare os serviços e custo para escolher uma solução que esteja mais adequada aos seus objetivos e orçamento.

Usar esta técnica é legal no Brasil?

Em nosso país o uso dos pixels é permitido e não viola a legislação, mas é importante estar atento às novas leis como a LGPD no Brasil e GDPR para países europeus, que devem ser seguidas por todas as páginas na internet. Por isso, é fundamental informar com clareza aos usuários sobre sua política de privacidade, incluindo o modo de armazenamento e uso dos dados. Para quem está começando, uma auditoria de compliance pode evitar dores de cabeça no futuro.

Toda tecnologia pode ser usada de forma ética ou desonesta, e não é diferente com os pixels: eles podem ser usados de forma anônima coletando dados agregados sem identificar o leitor pessoalmente sem autorização, e é possível incluir links e formulários para cancelamento de cadastro em listas de email e campanhas publicitárias em suas mensagens. O uso inteligente de técnicas como o tracking pixel podem fazer uma diferença crucial no sucesso de qualquer estratégia de marketing digital.

Confira também: 9 exemplos de landing page para você se inspirar.

Autor: Kadu Penuela – redator da Techwarn Brasil

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