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Quer criar campanhas de marketing digital memoráveis e que tragam ótimos resultados? Veja o que é, como planejar a sua e se inspire em alguns exemplos.

Não importa qual a área de atuação, serviço ou produto que a sua empresa trabalhe, uma campanha de marketing bem realizada pode ser um divisor de águas para a continuidade e o crescimento saudável do seu negócio.

As campanhas de marketing mais bem sucedidas são aquelas que se tornam marcantes nas vidas das pessoas. Pois, mais do que atingir um grande número de vendas, elas se tornam uma referência para o seu público, o que pode perdurar por muitos anos.

Provavelmente, alguma campanha de marketing já deve ter impactado a sua vida a ponto de ter deixado a marca fixa em sua mente como a sua primeira opção na hora de tomar a decisão de compra, não é mesmo?

As campanhas de marketing possibilitam esse e outros resultados. Elas dão visibilidade e personalidade para as marcas, trazendo-as mais para perto dos consumidores.

Se você pensa que fazer uma campanha de marketing de sucesso dá trabalho… Bem, você acertou. Mas isso não significa que precisa ser um bicho de sete cabeças. Preparamos este artigo para te ajudar nisso!

Veja o que vai aprender sobre uma campanha de marketing digital:

O que é campanha de marketing?

Antes de começar a planejar qualquer coisa, tenha em mente exatamente o que significa uma campanha de marketing.

As campanhas de marketing são ações estratégicas bem organizadas e estruturadas voltadas para atender a determinados objetivos da empresa, seja na divulgação da sua própria marca, seja na de seus produtos ou serviços.

Essas ações são realizadas durante um período de tempo pré-estabelecido, considerando resultados esperados e orçamento disponível, o que pode variar de empresa para empresa.

Mas o objetivo base é geralmente o mesmo: alcançar os consumidores de diferentes formas e em diferentes canais, sejam eles online (canais digitais) ou offline (comerciais em tv, rádio, outdoors, etc).

Então você deve estar pensando: “mas isso não é o mesmo que campanhas publicitárias?”.

Pois é, apesar de estarem relacionados, os dois tipos de campanhas não são a mesma coisa. Enquanto o marketing elabora o planejamento e as estratégias para determinados objetivos, a publicidade se preocupa em desenvolver como será divulgada a mensagem em torno desses objetivos.

Ou seja, o marketing foca em criar as estratégias e utiliza a publicidade como ferramenta para colocar parte dessas estratégias em prática, promovendo a marca ou o produto. Isso significa que a publicidade só acontece depois que o marketing já está estrategicamente organizado.

E a campanha de marketing digital?

Como comentamos, as campanhas de marketing podem buscar o público-alvo tanto nos meios online quanto offline. No caso das campanhas de marketing digital, o enfoque será dado somente aos meios online.

Sua campanha pode se concentrar em apenas um canal, pode utilizar todos ou quase todos eles. O que vai guiar você nessa definição serão os canais nos quais o seu público-alvo é mais ativo.

E falando em público-alvo, um dos benefícios da campanha de marketing digital é justamente poder acompanhar o comportamento dos clientes à medida que eles interagem com a campanha.

Outra vantagem também é que as campanhas de marketing digital podem custar menos para o seu bolso do que as campanhas que também incluam os meios offline.

Mas para começar a definir o que é melhor ou pior em uma campanha, vamos seguir para o próximo passo, que é como criar uma.

Como criar uma campanha de marketing digital?

Como já havíamos comentado, criar uma campanha de marketing não é um processo simples. Mas é extremamente possível para negócios de todos os tamanhos e orçamentos.

O sucesso da sua campanha vai depender do seu esforço e dedicação para planejar e executá-la de ponta a ponta.

Para criar a sua campanha, confira o nosso passo a passo de como você pode prosseguir.

Estabeleça um objetivo

Uma campanha de marketing digital bem sucedida começa, antes de mais nada, com um único objetivo estabelecido. Se você ainda não tem o seu, descobrir qual é pode ser um bom ponto de partida.

O que você deseja alcançar com a sua campanha? Ter a resposta para essa pergunta é essencial para definir tudo o que virá a seguir. Alguns exemplos de possíveis objetivos seriam:

  • Promover lançamento de novos produtos ou serviços no mercado;
  • Divulgar eventos ou promoções;
  • Fortalecer a identidade da marca;
  • Aumentar as vendas;
  • Gerar maior engajamento com o público-alvo.

Independentemente de qual o seu objetivo, a dica principal é mantê-lo bastante específico, pois só assim conseguirá medir os resultados com mais precisão.

Por exemplo, se o seu objetivo é aumentar as suas vendas, tente diminuir um pouco o escopo e definir algo como: aumentar as vendas em 30% em um período de 3 meses.

Defina o orçamento

Algo importante para se ter em mente aqui é que nem sempre é preciso gastar rios de dinheiro para fazer uma campanha de marketing de sucesso. Mas é fundamental que o valor investido seja bem utilizado.

Considere o ROI (retorno sobre o investimento), levando em conta todos os custos com a equipe de marketing, designers, freelancers, assim como outros fatores que estarão envolvidos na campanha e defina o valor que poderá ser investido nela.

Defina o período

Como você viu, trabalhar em sua campanha com um objetivo específico é o recomendável, já que facilita na hora de avaliar os resultados. Definir o período de duração da sua campanha faz parte dessa especificidade.

Além disso, campanhas muito longas podem cansar os consumidores. É como aqueles comerciais de televisão que acabam se desgastando depois de serem vistos tantas vezes e por um longo período de tempo.

Sem contar que quanto mais durar a sua campanha, mais dinheiro ela vai gastar. Dinheiro esse que poderia ser utilizado em aspectos mais interessantes da campanha.

Conheça o público-alvo

Conhecer o seu público-alvo é fundamental para tudo no marketing. Para a campanha, isso não poderia ser diferente, não é mesmo?

Considere os estágios do funil de vendas da sua empresa e defina em qual deles se encontra o público-alvo que sua campanha pretende atingir. São pessoas que ainda estão descobrindo sua marca? Ou já são clientes e você deseja apresentar-lhes um novo produto ou serviço?

Saber com clareza essa informação vai nortear parte do planejamento da sua campanha de marketing digital e pode afetar todo o desempenho dela. Afinal, não importa o quão perfeita seja a sua campanha, se ela for vista pelo público errado, o investimento inteiro será perdido.

Decida quais canais vai utilizar

Agora que você já sabe qual o público-alvo da sua campanha, fica mais fácil também definir quais serão os canais que você utilizará para alcançá-lo.

Como estamos lidando com marketing digital, é possível segmentar bem as informações e trabalhar apenas com os canais onde a sua marca possui melhor desempenho e relacionamento com o público-alvo.

Por mais que utilizar todos os canais na sua campanha possa parecer tentador, tente mirar apenas nos que tenham mais chances de trazer bons resultados, levando em conta: a intensidade da presença da sua marca no canal, a participação e o nível de engajamento do seu público por lá, a possibilidade de fazer anúncios pagos, entre outros fatores.

Avalie equipe e ferramentas disponíveis

Quais os profissionais que você vai precisar para a realização da sua campanha de marketing digital? Também faz parte do planejamento ter uma lista completa de todas as pessoas que você contará para atuar na criação e execução da sua campanha.

Assim como também é importante considerar utilizar algumas ferramentas de marketing, que irão auxiliar, entre outras coisas, a avaliar os resultados e a performance da sua campanha.

Análise do resultado obtido

Você pode e deve avaliar os resultados da sua campanha durante e após a sua realização. Como mencionamos há pouco, o marketing digital facilita na aquisição de dados e performance da sua campanha em tempo real.

A partir disso, ao mesmo tempo que sua campanha acontece, você pode avaliar como ela está desempenhando e se as reações do público-alvo estão se enquadrando nos resultados imaginados durante a fase de planejamento.

Caso algo não esteja indo bem, você pode fazer alguns reajustes na campanha para que ela volte para os trilhos.

E após finalizar a campanha, o trabalho continua com a análise dos resultados obtidos. Reunir essas informações não somente é importante para entender se o objetivo da campanha foi alcançado, como também contribuem para o planejamento das próximas.

Dependendo dos resultados, pode ser que você perceba que outros tipos de campanhas de marketing digital possam ser mais interessantes para sua marca.

Campanhas de E-mail Marketing

Tem gente que acredita que o tempo do e-mail já passou. Mas mal elas sabem que, na verdade, esse é ainda um recurso valioso dentro do marketing e que traz grandes resultados para as marcas que o exploram.

Muito utilizada para a nutrição de leads, tanto de modelos B2B quanto B2C, a estratégia do e-mail marketing pode ser utilizada tanto para abordagens promocionais quanto para contatos mais personalizados com os clientes.

Se você já tem uma lista interessante de leads, talvez esteja em um momento favorável para iniciar a sua campanha de e-mail marketing.

Para saber mais sobre como utilizar essa estratégia eficientemente em suas campanhas, confira o nosso artigo: E-mail Marketing: 12 dicas para evitar que as mensagens da sua empresa caiam na caixa de spam.

Campanhas de performance

As estratégias de Inbound Marketing com certeza já mostraram (e mostram) o seu valor. Afinal, atrair os leads de forma orgânica tem diversas vantagens.

Campanhas focadas em tráfego orgânico trazem resultados a longo prazo e, apesar de serem extremamente eficientes, não são as ideais para quem deseja atingir as metas o mais rápido possível.

Se esse é o caso da sua estratégia, então utilizar as mídias pagas pode ser o caminho ideal para a sua campanha de marketing digital.

As campanhas de performance focam em utilizar as plataformas de mídia paga para impulsionar seus anúncios e, assim, trazer resultados a curto prazo.

Confira as principais plataformas de mídias pagas a seguir.

Campanhas no Google Ads

Você já deve ter ouvido algumas vezes que o Google é o maior buscador do mundo, não é mesmo? Enquanto nenhum outro buscador desbanca esse gigante, quem vive de marketing digital não pode ignorá-lo.

E quando se pensa em campanhas de links patrocinados, o Google Ads aparece como uma ótima opção. A plataforma de anúncios do Google possibilita que empresas de qualquer porte sejam encontradas no buscador no momento certo e pelo público certo.

Isso porque, além de ser uma plataforma simples e com boa usabilidade, o Google Ads permite uma ampla personalização dos anúncios. Podendo escolher o público-alvo, localidade, horário, idioma, tipos de dispositivos, entre outras opções, é possível segmentar de forma mais eficiente exatamente quem você quer alcançar com a sua campanha.

Em termos de preços, o Google Ads permite que você faça investimento de acordo com as suas possibilidades. A cobrança é flexível e você pode pausar ou ajustar o limite dos gastos a qualquer momento.

O Google Ads também permite vinculação com o Google Analytics, facilitando na hora de mensurar os resultados obtidos durante a campanha.

Uma das maiores vantagens que o Google Ads proporciona está no resultado, que é praticamente imediato. Por tanto, dependendo da sua estratégia e dos objetivos da sua campanha de marketing digital, utilizar a plataforma de anúncios do Google pode ser uma excelente solução.

Dica de leitura: Campanhas no Google Ads: 9 Modelos de Sucesso Comprovados e como anunciar no Google Ads

Campanhas no YouTube

Perdendo apenas para o Google, o YouTube é o segundo maior buscador do mundo. Por conta disso, também vem sendo utilizado em peso nas campanhas de diversas marcas.

Por ser propriedade do Google, o YouTube Ads é utilizado através do próprio Google Ads. Isso significa que todos os benefícios e recursos dessa plataforma também estarão disponíveis caso sua campanha pretenda realizar anúncios em vídeos.

Agora, por que realizar anúncios em vídeos no YouTube? De acordo com algumas pesquisas recentes, 83% dos consumidores do mundo todo utilizam o YouTube para assistir conteúdos em vídeos. Sem contar que, através da mesma pesquisa, constatou-se que a América Latina possui a maior demanda por tais conteúdos.

Então, se o seu público-alvo estiver presente no YouTube e esse canal estiver alinhado com o planejamento da sua campanha de marketing digital, eis aí uma excelente opção a se considerar.

Campanhas no LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social voltada para o meio profissional. Justamente por isso, acaba sendo um ambiente perfeito para campanhas de anúncios pagos e geração de leads via Inbound Marketing.

Se você já está presente nessa rede social, trabalhando o marketing de conteúdo para fortalecer a sua marca, talvez seja um bom momento para pensar em utilizar o LinkedIn Ads para expandir suas chances de negócios.

Com mais de 55 milhões de empresas do mundo todo marcando presença no LinkedIn e muitos tomadores de decisão entre seus 756 milhões de usuários, essa é uma rede social com bastante relevância, principalmente para empresas B2B.

A plataforma do LinkedIn Ads também proporciona formatos variados de anúncios, permitindo que você tenha maior controle sobre a sua campanha, tornando-a mais eficiente e coerente com a sua estratégia de marketing.

Campanhas no Instagram

Basta abrir o seu Instagram e rolar um pouquinho a tela para se deparar com algum anúncio. Sim, as marcas estão em peso por lá, já que essa é uma rede social utilizada diariamente por 99 milhões de brasileiros e brasileiras.

Para auxiliar as marcas a alcançarem o público certo para as suas campanhas, o Instagram Ads, também permite segmentar os anúncios de forma que eles sejam apresentados apenas para os usuários que mais têm chances de interagir com a postagem.

O formato do Instagram acaba sendo interessante, pois os anúncios se misturam com as postagens normais de um jeito mais natural e menos invasivo. E mesmo que os usuários não interajam com ele, ainda podem ser impactados pela marca, ainda que menos conscientemente.

Pelo Instagram, também é possível explorar os formatos de carrossel, stories, coleção, imagens e vídeos únicos. Por ser uma plataforma fácil de usar, vale a pena testar esses formatos e utilizá-los em combinação durante a sua campanha.

Campanhas no Facebook

Considerando que o Facebook é a terceira rede social mais utilizada pelo público brasileiro (perdendo apenas para WhatsApp e YouTube), se esse ambiente combinar com as suas estratégias, com certeza também será ideal para a sua campanha de marketing.

Assim como as outras plataformas de anúncios, o Facebook Ads também permite a criação de campanhas segmentadas, além de oferecer diversos formatos de anúncios para que você utilize de acordo com a sua estratégia.

Um dos pontos de atenção, no entanto, é que o Facebook Ads possui um algoritmo que está sempre se atualizando, o que exige maior atenção da equipe de marketing para se adaptar às mudanças.

A dica aqui é sempre ficar de olho nas campanhas que estão sendo bem-sucedidas no Facebook e avaliar o que elas estão fazendo de diferente comparado à sua. Essa dica, na verdade, vale para qualquer campanha de marketing digital.

3 Exemplos de campanhas de sucesso

Quando queremos criar ou planejar qualquer coisa na nossa vida, não basta apenas sentar e começar a fazer. Buscar referências para se inspirar, reunir equipes para brainstorms, buscar cases de sucesso, todas essas ações contribuem para a criação de grandes campanhas.

Então, se estiver tendo dificuldades para criar a sua campanha de marketing digital, aqui vão alguns exemplos que podem servir de inspiração:

1. Netflix e a Xuxa

A Netflix já é uma referência quando se fala em “campanhas de sucesso”. Além de ter uma participação exemplar nas redes sociais, com posts criativos e que utilizam as próprias séries para criar conteúdos, o serviço de streaming também sabe criar campanhas perfeitas para atrair o público para suas novas séries.

Para promover o lançamento da série “Stranger Things”, onde a história se passa no ano de 1983, a Netflix resolveu trazer ninguém menos do que a Xuxa, que marcou a geração dos anos 1980 no Brasil com o “Xou da Xuxa”, para divulgar a série.

A campanha soube atrair o público-alvo, trazendo elementos culturais do Brasil e de uma geração inteira, o que não só contribuiu para o sucesso da campanha em si, como também para estreitar a aproximação da Netflix com os seus consumidores brasileiros.

2. Dove e a campanha Retratos da Real Beleza

Em 2013, a marca de produtos de higiene pessoal Dove fez uma campanha voltada para tocar em um ponto sensível para muitas mulheres no mundo: a baixa autoestima.

O objetivo da campanha não era aumentar as vendas, mas sim melhorar o relacionamento com o público-alvo da marca. Mostrando que compreende as dores das mulheres, a Dove procurou passar uma mensagem de empatia, e de que é uma marca que se importa com o bem-estar físico e emocional de suas consumidoras.

A repercussão da campanha foi tanta que rendeu muitos prêmios pela iniciativa, além de um legado que perdura até hoje nos conteúdos da marca.

3. Paçoquita e a pequena Chloe

Em 2017, a americana Chloe (famosa por um vídeo que viralizou e virou meme), apareceu em suas redes sociais tentando pronunciar o nome da marca “Paçoquita”. O vídeo, é claro, chamou muito a atenção do público brasileiro, que encheu a postagem de likes e comentários.

De olho nessa repercussão, a equipe de marketing da Santa Helena correu para criar uma campanha para aproveitar a deixa que a pequena Chloe propiciou e enviou para ela uma porção de produtos da Paçoquita.

Vídeos e fotos de Chloe com os presentinhos da marca ganharam grande destaque nas redes sociais, principalmente entre os usuários do Brasil. Além de estar cercada de Paçoquita, Chloe ainda divertiu o público ao tentar pronunciar o nome da marca, que inevitavelmente saiu carregado de sotaque.

Em busca da campanha perfeita

Como você deve ter percebido, fazer uma campanha de marketing digital de sucesso não é uma tarefa que se faz da noite para o dia.

Mas, através deste artigo, mostramos como essa missão pode ser mais fácil de realizar do que se imagina.

Seja qual for a sua motivação para criar uma campanha de marketing digital, seja o lançamento de um produto novo, ou fortalecimento da sua marca, é importante que se faça com objetivos específicos, sempre focados em atingir determinados resultados.

Com um bom planejamento, sua campanha pode ser bem-sucedida sem necessariamente ser de alto orçamento. Por isso, faça um estudo melindroso de quais canais e mídias deve utilizar para atender às necessidades da sua estratégia.

Como visto nos exemplos de sucesso que mencionamos, para conseguir criar campanhas de marketing memoráveis, o importante é humanizar o processo. E lembrar que seus consumidores não querem apenas uma compra, mas também uma conexão com a sua marca.

E se precisar de ajuda profissional para as suas campanhas de marketing digital, entre em contato com a Tupiniquim! Somos uma agência de marketing digital com mais de 10 anos de experiência e podemos ajudar você em sua jornada para o sucesso.

Curtiu o post? Aproveite e compartilhe com seus amigos e amigas!

Dúvidas Frequentes

O que é campanha de marketing?

As campanhas de marketing são ações estratégicas bem organizadas e estruturadas voltadas para atender a determinados objetivos da empresa, seja na divulgação da sua própria marca, seja na de seus produtos ou serviços.

Como criar uma campanha de marketing digital?

Comece definindo o objetivo da sua campanha. Depois, estabeleça o orçamento que terá disponível e o período em que a campanha rodará. Sempre tenha em mente o público-alvo da campanha e em quais canais ele é mais ativo. Faça uma lista de profissionais necessários para a campanha e utilize ferramentas para avaliação de resultados.

O que são campanhas de performance?

As campanhas de performance focam em utilizar as plataformas de mídia paga para impulsionar seus anúncios e, assim, trazer resultados a curto prazo. Alguns exemplos são: Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, entre outros.

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