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Quer alcançar mais clientes na internet? Então, veja como fazer o seu site oferecer uma boa experiência de navegação em smartphones, tablets e notebooks.

Lembra da época em que a gente precisava se sentar em frente a um computador de mesa (ou desktop) para acessar a internet? Se você é da Geração Z, você nem viveu essa fase. Já faz um tempo que as coisas mudaram.

Hoje, você pode ver redes sociais na tela do celular (no seu sofá), assistir a filmes e séries no seu notebook (na cama) e fazer buscas no Google em um tablet (enquanto passa um café na cozinha).

Os dispositivos móveis tornaram possível que estejamos conectados o tempo todo e em todo lugar. A praticidade de telas portáteis ao alcance das mãos aumentou muito o tempo que as pessoas passam na internet e, consequentemente, fez crescer as oportunidades para empresas ofertarem produtos e serviços a todas essas pessoas.

Você já sabe que, sem um site próprio na internet, sua empresa simplesmente não existe para milhões de pessoas. E não basta ter um site. Isso porque, sem um site responsivo aos dispositivos móveis, você diminui não só o alcance da sua página on-line, mas também dos seus produtos ou serviços e, consequentemente, o seu faturamento e número de clientes.

Por outro lado, um site que é amigável aos aparelhos mobile demonstra profissionalismo e dá credibilidade ao seu negócio, além de gerar uma experiência positiva aos visitantes, melhorando a reputação on-line da sua empresa, produtos ou serviços.

A Agência de Marketing Digital Tupiniquim preparou este artigo para te dar 7 dicas de como tornar um site amigável aos dispositivos móveis e, assim, aumentar a sua conversão de clientes e de vendas. Também te contamos mais sobre os benefícios de ter um site próprio em WordPress. Boa leitura!

O que você vai ler sobre Site Responsivo A Dispositivos Móveis:

Por que ter um site amigável e responsivo a dispositivos móveis?

Foi-se o tempo em que a maioria das pessoas acessava a internet por meio de desktops (também chamados de computadores de mesa). O avanço da tecnologia deu origem a aparelhos portáteis com diferentes tamanhos de tela e recursos novos. Atualmente, smartphones, tablets e notebooks são os mais utilizados para acessar sites e redes sociais.

Para você ter uma ideia da popularização desses dispositivos móveis: um estudo realizado pela Fundação Getulio Vargas constatou que a quantidade de celulares supera o número de habitantes no Brasil. São mais de 242 milhões de celulares nas mãos de mais de 214 milhões de brasileiros. Quando tablets e notebooks são acrescentados à conta, esse número salta para 352 milhões de aparelhos móveis.

Isso já é razão suficiente para que a sua empresa se preocupe em ter um site que seja responsivo e amigável a dispositivos móveis, especialmente aos celulares. O seu negócio tem que estar onde o maior número possível de pessoas estiverem, isto é, não apenas na internet, mas também nos aparelhos que os consumidores em potencial usam para acessar a web.

Acredite: se um cliente em potencial acessar o seu endereço eletrônico por um dispositivo móvel e se deparar com um layout que não se redimensione adequadamente na tela do aparelho dele (gerando uma navegabilidade ruim), o seu site será abandonado em questão de segundos, não importando o quão bom seja o conteúdo, a identidade visual e, principalmente, as ofertas que ele apresenta.

Além disso, o algoritmo do Google, o site de buscas mais usado em todo o mundo, dá mais destaque a sites e páginas amigáveis a aparelhos móveis na hora de gerar o ranqueamento de resultados exibidos para responder às perguntas dos seus usuários.

Em outras palavras, ter um site responsivo a dispositivos mobile assegura o recebimento de mais tráfego, uma boa experiência de navegação aos visitantes, mais visibilidade no Google e, consequentemente, aumenta as chances de conversão de clientes e fechamento de vendas de produtos ou serviços da sua empresa.

7 dicas para ter um site amigável a dispositivos móveis

Como você leu até aqui, não basta que uma empresa tenha um site, é preciso que ela tenha o site. É fundamental que um negócio esteja presente na internet hoje em dia, mas também é essencial que o “lar” dele na web ofereça uma experiência receptiva e agradável aos visitantes.

A Tupiniquim recomenda fortemente que o site da sua marca seja desenvolvido em WordPress, que é um sistema de gerenciamento de conteúdo muito utilizado em todo o mundo por grandes empresas e organizações (como a Disney, a Toyota e a NASA). Além disso, o WordPress oferece uma variedade de temas e plugins para otimizar o funcionamento das páginas hospedadas na plataforma.

Por ter código aberto e ser constantemente aperfeiçoado por meio da contribuição de desenvolvedores e usuários, o WordPress oferece aos visitantes um processo de melhoria contínua da usabilidade e da navegação de seus sites.

Veja e aplique as 7 dicas abaixo para deixar o seu site em WordPress ainda mais amigável aos usuários que chegam ao endereço eletrônico do seu negócio por meio de dispositivos móveis.

1. Atenção ao Tema

O WordPress oferece uma variedade de temas para o layout do seu site. Os temas lançados recentemente já cumprem o requisito de serem amigáveis aos dispositivos mobile, já os sites que utilizam um tema mais antigo há muito tempo requerem uma atenção maior em relação às atualizações de responsividade.

2. Cuidado com Plugins

Você também conta com uma grande biblioteca de plugins para otimizar as funcionalidades de sites em WordPress. Novamente, preste atenção aos recursos oferecidos pelos plugins instalados e veja com seus próprios olhos como os elementos de front end adicionados, por exemplo: botões de Chamada Para Ação (CTA), são exibidos em telas de aparelhos mobile.

3. Pense em Touch Screens

Grandes inovações experienciadas por usuários de celulares e tablets nos últimos anos, as telas sensíveis ao toque (ou touch screens) são um elemento a mais para o sucesso da responsividade de um site a aparelhos móveis. Uma página responsiva às telas touch impede que os usuários se frustrem com botões e menus muito pequenos ou mal posicionados, o que dificulta a interação com o site.

4. Otimize o Layout

O site da sua empresa para dispositivos móveis não precisa ser idêntico ao site criado para desktops. É importante ter isso em mente para avaliar quais elementos do layout funcionam melhor em cada tipo de aparelho. Barras laterais, por exemplo, têm boa usabilidade em sites para computadores de mesa, mas podem causar confusão quando visualizadas em telas mobile.

5. Evite Pop-Ups

O uso de pop-ups é comum em sites para chamar a atenção dos usuários para ofertas ou para coletar dados deles. No entanto, essa prática pode causar irritação e resultar no abandono do seu site se os pop-ups foram excessivos, tentarem obrigar o usuário a realizar uma ação ou cobrirem totalmente o conteúdo que ele deseja visualizar na página. Se for usar pop-ups, faça com que seja simples desativá-los nas telas móveis.

6. Adapte as Mídias

Para deixar o seu site responsivo aos dispositivos móveis, é recomendável prestar atenção aos elementos de mídia do layout (como, por exemplo, imagens e gráficos). Se não for possível que eles sejam redimensionados sem perder qualidade, é melhor ocultá-los da versão mobile do seu site e privilegiar a velocidade de carregamento da página, já que esses arquivos de mídia costumam ser grandes.

7. Busque Assistência

Por mais simplificadas e intuitivas que sejam as dicas acima, colocá-las em prática pode levar tempo e exigir alguns conhecimentos de programação e design de sites. Portanto, para não correr o risco de ter um site que não seja responsivo a dispositivos móveis, que prejudique a experiência de navegação e afaste clientes potenciais, procure uma agência especializada no desenvolvimento de sites em WordPress.

7 vantagens de ter um site próprio em WordPress para o seu negócio

Deu para perceber que ter um site próprio em WordPress é o melhor caminho para que a sua empresa seja encontrada a qualquer hora na internet e por qualquer tipo de aparelho (móvel ou desktop), oferecendo a melhor experiência de navegação aos visitantes, né?

Mas não para por aí. Veja 7 vantagens que você terá assim que o site em WordPress do seu negócio estiver no ar:

1. Mais tráfego

Como os sites em WordPress se redimensionam de acordo com o tamanho e o formato das telas dos aparelhos em que estiverem sendo exibidos (seja um dispositivo móvel ou não), você não perderá potenciais clientes por causa de uma experiência ruim de navegação em dispositivos móveis. Pelo contrário, você receberá ainda mais visitantes em sua página!

2. Maior custo-benefício

Como o WordPress permite que você tenha um único site perfeitamente funcional tanto para computadores de mesa, quanto para celulares, tablets, notebooks e outros aparelhos mobile, não é necessário que você invista em um site para desktops e outro para dispositivos móveis.

3. Mais flexibilidade

A praticidade de ter um único site tanto para desktops quanto para dispositivos móveis permite que você faça alterações no layout, design ou no conteúdo dele uma única vez e rapidamente. Assim, você ganha flexibilidade e otimiza o seu tempo, sem que o site precise ficar fora de serviço e sem perder acessos.

4. Melhor experiência

Uma experiência positiva que mantenha seus clientes em potencial pelo máximo de tempo possível navegando pelas páginas, produtos ou serviços do seu site depende da responsividade, mas também da velocidade de carregamento e da estabilidade dos elementos visuais do layout. O WordPress te dá a possibilidade de oferecer a mesma experiência em desktops e dispositivos móveis aos prospects.

5. Mais alcance

Quanto mais responsivo um site for aos diferentes dispositivos que o acessam, maior será o alcance que o nome da sua empresa e o que ela faz de melhor terão entre o público-alvo que você quer converter em clientes. Como você viu na pesquisa que mostramos, não ter um site responsivo aos aparelhos mobile em WordPress, significa perder mais de 300 milhões de oportunidades comerciais em potencial.

6. Melhor ranqueamento

Estar entre os primeiros resultados exibidos pelo Google aos seus usuários é o sonho de qualquer empresa. Não se esqueça de que o algoritmo do gigante de buscas privilegia os sites com os melhores conteúdos e melhores layouts (isto é, sites responsivos a dispositivos móveis) na hora de elaborar o ranking de sua página de resultados.

7. Mais vendas

Um site que pode ser visualizado e navegado com qualidade em qualquer tipo de aparelho passa confiança e profissionalismo aos clientes em potencial. Você fecharia uma compra em um site com um layout que gera desconfiança sobre sua seriedade, que demora para carregar e que não tem destaque no Google? Pois é, a maioria das pessoas também não. Então, não economize na hora de apresentar sua marca ao público consumidor, certo?

Crie um site responsivo a dispositivos móveis e consiga mais clientes!

Como você viu neste artigo, o número de pessoas utilizando celulares, tablets e notebooks para acessarem a internet, fazerem buscas no Google e comprarem produtos e serviços on-line cresceu (e continua crescendo) muito.

Por isso, além de ter um site para que o seu negócio seja encontrado 24 horas por dia no Google, você também precisa garantir que o layout dele seja responsivo às telas dos aparelhos móveis. Dessa forma, você fornece uma boa experiência aos visitantes enquanto eles navegam pela página para conhecer o seu negócio e os produtos ou serviços dele.

Além de ser amigável a dispositivos mobile, um site próprio em WordPress demonstra profissionalismo e serve como um cartão de visitas em relação à qualidade oferecida pela sua empresa aos clientes potenciais já no primeiro contato.

Então, não perca mais tempo (e vendas) e contate a Agência de Marketing Digital Tupiniquim para que possamos desenvolver um site ou landing page em WordPress com foco em converter clientes e dar mais visibilidade para o seu negócio na internet.

Fale conosco e saiba mais sobre esse e outros serviços de marketing digital da Tupiniquim!

Gostou deste conteúdo? Que tal compartilhar o link dele com quem também quer conseguir mais clientes?

Dúvidas Frequentes

Por que ter um site amigável e responsivo a dispositivos móveis?

Se um cliente em potencial acessar o seu endereço eletrônico por um dispositivo móvel e se deparar com um layout que não se redimensione adequadamente na tela do aparelho dele (gerando uma navegabilidade ruim), o seu site será abandonado em questão de segundos, não importando o quão bom seja o conteúdo, a identidade visual e, principalmente, as ofertas que ele apresenta.

Como ter um site em WordPress responsivo a dispositivos móveis?

  1. Atenção ao tema;
  2. Cuidado com plugins;
  3. Pense em touch screens;
  4. Otimize o layout;
  5. Evite pop-ups;
  6. Adapte as mídias;
  7. Busque assistência.

Quais são as vantagens de ter um site em WordPress para o seu negócio?

  1. Mais tráfego;
  2. Maior custo-benefício;
  3. Mais flexibilidade;
  4. Melhor experiência;
  5. Mais alcance;
  6. Melhor ranqueamento no Google;
  7. Mais vendas.

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