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Quer saber mais e criar uma bio do Instagram que traga resultados? Entenda o que é e quais informações colocar, além de acompanhar exemplos que podem ajudar a criar a sua.

O Instagram é uma ferramenta fundamental nas estratégias de marketing digital para divulgação de qualquer negócio, seja marca pessoal ou corporativa. Por isso, é importante saber como utilizar cada recurso que a rede social oferece. Um deles é a biografia, espaço disponível para incluir informações relevantes sobre a sua marca.

Localizada abaixo da foto, a biografia do Instagram, também conhecida como bio, permite que inclua uma breve descrição sobre o que as pessoas encontrarão naquele perfil, as informações de contato e o link para outra página. Além disso, é possível adicionar outros detalhes como emoji e hashtags.

A bio do Instagram é a primeira informação que as pessoas terão sobre a sua marca. Por isso, é importante que traga pontos estratégicos e que sejam relevantes ao que deseja comunicar. Vale lembrar que é preciso ser direto e claro, já que o espaço é limitado e a bio pode ser decisiva para manter ou não alguém no seu perfil da rede social.

Agora que você já sabe um pouco sobre a biografia do Instagram, é o momento de descobrir mais detalhes sobre ela, como criar a sua e conhecer 10 exemplos que podem inspirar você.

O que você vai ler sobre bio do Instagram:

O que é a bio do Instagram?

Uma biografia nada mais é que contar a sua história ou de outra pessoa. Podemos seguir na mesma direção quando falamos sobre a bio do Instagram. O espaço, localizado logo abaixo da sua foto e do seu nome, permite que insira um resumo de até 150 caracteres sobre a sua marca. É o momento de mostrar às pessoas o que elas encontrarão no seu perfil. Ou seja, é a porta de entrada para os conteúdos do seu feed.

As estratégias de marketing digital já começam a ser aplicadas nessas primeiras palavras da biografia. Afinal, você precisa pensar de forma criativa no que deseja transmitir ao ponto de prender a atenção de quem chega ao seu perfil. Por mais que seja um pequeno espaço, é nele que você se apresenta.

Emojis e hashtags (#) também são bem-vindos. É interessante pensar naqueles que representam a sua marca. Então, eles precisam fazer sentido. Não adianta incluir um emoji qualquer e sem conexão com o seu universo de marca.

Identifique palavras-chave relevantes para o seu nicho ou negócio e incorpore-as naturalmente na sua biografia. Isso pode melhorar a descoberta do seu perfil por meio de pesquisas relacionadas. O SEO (Search Engine Optimization) pode desempenhar um papel crucial na otimização da bio do Instagram para atrair mais visibilidade e engajamento.

O Instagram também permite que você inclua um link na sua biografia. Dessa forma, você consegue levar essas pessoas para uma página externa, como WhatsApp, site e página de captura. É preciso ter estratégia na hora de decidir qual o link será disponibilizado. Pense no que mais faz sentido naquele momento. Por exemplo: se você quer oferecer um serviço, um link para contato é o ideal. Agora, se você vende um produto, é interessante incluir o seu site.

Vamos entender como usar cada uma dessas ferramentas a seu favor?

O que incluir na bio do Instagram?

É fundamental que cada etapa na criação da sua bio do Instagram faça sentido com a sua produção de conteúdo para redes sociais. Por ser a porta de entrada, todas essas informações precisam estar conectadas com tudo que trouxer no seu feed. Agora é o momento de falar mais detalhadamente sobre cada um dos espaços disponíveis na biografia.

Texto

É importante pensar no quer transmitir com aquelas palavras que incluirá na sua bio, porque elas formarão um resumo do que os seus seguidores encontrarão em cada rede social que utilizar. Sim, todas elas precisam conversar entre si. Afinal, elas falam sobre um único assunto: a sua marca.

Na hora de escrever a bio do Instagram, é preciso pensar no perfil de pessoas que você quer que fique na sua rede. Dessa forma, saberá quais palavras mais as impactam ao ponto de convencê-las a ficar por ali.

Faça algumas perguntas: O que a minha marca é? O que as pessoas que entram no meu perfil precisam? O que elas procuram? O que a minha marca resolve? Como eu convenceria alguém pessoalmente?

Elas podem parecer simples, mas ajudam bastante na hora de desenvolver um texto mais direto ao ponto.

Emojis

O emoji não precisa ser aplicado apenas no conteúdo para redes sociais, mas ele também pode ser inserido na sua bio. A ideia é que ele represente a sua marca. Além disso, ele dá uma quebrada na leitura e não fica apenas aquele blocão de texto. Confira dois exemplos de bio que os emojis foram usados de forma estratégica.

No exemplo acima, o emoji de abelha representa como Paulo Cuenca se refere aos seus alunos. O objetivo pode ser mostrar que ele possui uma aproximação com eles, o que pode gerar interesse e curiosidade nas pessoas que chegam em seu perfil.

Outro exemplo, mas agora de uma marca que aproveitou bem todo o espaço de texto da bio do Instagram e utilizou dos emojis para melhorar a leitura e quebrar esse bloco.

Hashtags (#)

A hashtag ajuda a categorizar assuntos e é muito usado na produção de conteúdo para redes sociais. Isso permite que os perfis sejam encontrados com mais facilidade a partir da busca de uma # específica. Por exemplo: uma pessoa digita #marketingdeconteudo, você produz um post sobre isso e utiliza essa mesma hashtag na legenda, a chance dessa pessoa encontrar o seu perfil é alta.

Outra característica interessante é que as marcas estão criando hashtags próprias para gerar senso de pertencimento, ou seja, criar uma comunidade com os seus seguidores. Essa é uma estratégia de marketing digital que tem crescido para humanizar ainda mais o perfil do criador de conteúdo.

Agora, o que isso tem a ver com a bio do Instagram? O mais indicado é que você utilize na sua biografia a segunda opção. Lembra que falamos sobre a importância de que todas as informações precisam fazer sentido com a sua marca? Isso inclui até as hashtags, afinal, faz muito mais sentido trazer uma que represente a sua comunidade do que uma genérica que vários produtores de conteúdo utilizam.

Tenha atenção na quantidade de hashtags para não poluir a sua biografia. Coloque aquela que realmente tenha a ver com a sua marca. Confira no exemplo:

A hashtag utilizada no exemplo acima é a frase que o Itaú traz em todos os seus canais de comunicação. Por isso, faz sentido que traga também no perfil do banco no Instagram.

Vale lembrar que os emojis e as hashtags gastam os caracteres disponíveis na bio do Instagram. Ou seja, terá que diminuir ainda mais o tamanho do seu texto. Por isso, use de forma estratégica e faça com que eles complementem aquilo que deseja transmitir.

Link

Com certeza você já ouviu alguém dizendo: Clique no link da bio. Isso acontece porque o Instagram permite a inclusão de um link na biografia. Ou seja, você consegue direcionar o seu seguidor para uma plataforma fora das redes sociais.

Mais uma etapa que envolve as estratégias de marketing digital, afinal, você leva o tráfego do Instagram para site, e-commerce, página de vendas ou qualquer outro link externo que seja importante naquele momento. Você pode alterar quando e quantas vezes quiser. Confira o exemplo:

É preciso pensar em qual objetivo o seu negócio está focado agora e linkar uma URL que faça sentido. No exemplo acima fica claro, no momento do lançamento de um curso é preciso levar o tráfego para a plataforma de inscrição.

Como editar a biografia?

Agora que você já entendeu tudo que pode incluir na bio do Instagram, é o momento de entender como fazer a edição dela. Não precisa se preocupar, porque é muito simples.

Primeiro você clica em Editar Perfil e uma nova tela aparecerá. A partir dela, você preencherá todas as informações da sua bio, além de conseguir alterar a foto.

O Nome é o primeiro espaço disponível e você pode incluir apenas o nome da sua marca ou o nome + o nicho que atua. Lembre-se que essa área também é útil para pesquisas no Instagram. São até 35 caracteres e pode ser alterado a cada 14 dias. Veja como ela fica localizada em seu perfil.

O Nome de Usuário nada mais é que o @ do seu Instagram. Já vem preenchido porque você já o define quando cria o seu perfil. Entretanto, você pode alterar quando quiser neste mesmo espaço.

No espaço do Site, basta incluir a URL que você deseja disponibilizar. Ela também pode ser alterada quando quiser. Veja como fica na imagem abaixo.

O próximo espaço é para o preenchimento da Biografia. Então, é o local em que você vai incluir o resumo sobre a sua marca, emojis e hashtag. Vale lembrar que são 150 caracteres disponíveis.

Por fim, é o momento de preencher algumas informações pessoais que não estarão visíveis na sua bio do Instagram. É preciso colocar o e-mail, o telefone e o gênero. Em seguida, você pode escolher se quer ou não que o seu perfil apareça como sugestão em algumas buscas similares. Para finalizar, basta clicar em enviar e a sua biografia estará completa.

Agora, acompanhe alguns exemplos que separamos para você se inspirar e criar uma bio incrível para a sua marca.

5 Exemplos de biografia de marcas pessoais

Se o seu objetivo é trabalhar a sua marca pessoal, ou seja, a sua própria imagem e o seu nome, é importante que deixe claro como você pode contribuir na vida do seu cliente. Confira alguns exemplos:

1. Rafaela Vidal

Nessa bio, Rafaela Vidal mostra o que ela pode fazer por você e ainda demonstra aquilo que ensina, já que é uma brasileira que segue trabalhando de outro lugar no mundo, ou seja, uma comprovação da liberdade que ela promete. Ótimo exemplo para você entender a importância de organizar as palavras e direcioná-las muito bem ao seu público.

2. Helena Lima

Nesse exemplo, a bio de Helena Lima traz uma frase impactante e atraente para o público-alvo que ela deseja alcançar. O que ela oferece também é colocado de forma simples e objetiva, com o link direto para o curso oferecido.

3. Nilma Quariguasi

Nem sempre é preciso colocar grandes frases na bio do instagram, como é o caso do exemplo acima da página de Nilma Quariguasi. Observe que o espaço foi utilizado de forma mais objetiva, mas que ainda traz as informações mais relevantes sobre ela e o trabalho que desenvolve.

4. Luana Carolina

A bio de Luana Carolina utiliza emojis para complementar visualmente os cursos que ela oferece. Ela também aproveita esse espaço para mostrar quantos alunos já passaram por suas aulas, uma forma de comprovar a qualidade dos cursos.

5. Camila Coutinho

Nesse exemplo da bio de Camilo Coutinho, vemos um texto focado em apresentar quem é ela e todas as coisas que a destacam. Ou seja, a bio também pode ser utilizada para aplicar gatilhos mentais como o de autoridade, resumindo grandes realizações e comprovando domínio em determinado assunto.

5 Exemplos de biografia de marcas corporativas

Agora, se o seu caso seja construir uma bio do Instagram para uma marca corporativa, ou seja, sem a figura de uma pessoa a frente, uma de suas dúvidas pode estar relacionada a humanização da marca e como gerar essa aproximação com os seguidores. Além disso, como reunir em poucas palavras tudo que aquela empresa oferece, já que ela pode, por exemplo, vender diferentes produtos.

Separamos alguns exemplos para você entender como trazer de forma resumida o que você oferece na sua empresa.

1. Netflix

A Netflix tem uma linguagem muito própria, ela não é nada formal e é bem descolada. É claro que isso é um exemplo e você não tem que seguir exatamente assim. Mas é uma forma de você observar como é possível trabalhar essa humanização e aproximação do público apenas com os caracteres da bio do Instagram.

Outro ponto que vale a pena ressaltar é que a Netflix leva para essa linguagem para todos os seus canais de comunicação, inclusive na produção de conteúdo para as redes sociais. Acompanhe outros exemplos que podem te inspirar.

2. Nubank

No exemplo do Nubank, a bio é bem mais simples e focada em anunciar uma novidade do banco para a sua comunidade. Também acaba gerando certa curiosidade para quem não faz ideia do que sejam as Caixinhas, estimulando o clique no link da bio.

3. Meg & Meg

Observe como a marca Meg & Meg utiliza o espaço da bio para reforçar o que ela oferece, ou seja, “uma rotina fofa, organizada e ousada”. Essa mensagem também é utilizada na hashtag, que é outra maneira para estimular a comunidade da marca.

4. Natura

A Natura usa sua bio para reforçar certificados que comprovam o que a marca busca entregar. Os emojis também servem para dar uma ideia do que cada um deles significa.

5. Aff The Hype

Aff The Hype é mais um exemplo de como usar o espaço curto da bio para resumir, em poucas palavras, o que é a marca e o que ela vende. Mesmo que não esteja totalmente explícito, fica evidente o estilo bem-humorado da comunicação que ela deseja passar.

Crie a sua bio no Instagram

Ao longo do artigo, mostramos vários exemplos de bio do instagram que podem ajudar você a se inspirar e a criar a biografia da sua marca na plataforma.

Alguns exemplos, como os mostrados no tópico anterior, apresentaram linguagens bem diferentes, mas a intenção é que você entenda que é possível transmitir a essência da sua marca nas poucas palavras disponibilizadas na bio do Instagram. O importante é que você conheça exatamente o que ela é, os seus valores, o que oferece, o seu público e a sua linguagem.

Quer ficar por dentro de outras estratégias de marketing digital? Então, entre em contato conosco porque podemos ajudar. Somos uma agência de marketing digital com mais de 11 anos aplicando estratégias personalizadas para cada um dos nossos clientes. Fale com a Tupiniquim!

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Dúvidas Frequentes

O que é possível incluir na bio do Instagram?

O Instagram oferece um espaço de até 150 caracteres para incluir texto, emoji e hashtag. Além disso, é possível incluir um link externo.

Como editar a bio do Instagram?

  1. Clique em editar perfil
  2. Insira o nome de até 35 caracteres
  3. Site – link externo
  4. Biografia de até 150 caracteres
  5. Preencha as informações pessoais

Como saber o que escrever na bio?

É importante pensar na sua marca e no seu público. Em seguida, faça um resumo sobre ela utilizando palavras que impactem as pessoas que chegam ao seu perfil. Mostre exatamente o que você faz e o que elas encontrarão na sua rede social.

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