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Mais do que ter presença na internet: o marketing digital é uma ferramenta que possibilita a ascensão da sua empresa no mercado. Mas, por que investir em marketing digital faz tanta diferença?

Pode parecer até um papo repetido quando dizemos que a internet possibilitou avanços tão relevantes em um espaço de tempo tão curto para a humanidade. E quando direcionamos esse avanço para os campos da comunicação, temos a representação perfeita do que é globalização e da capacidade de atingir grandes públicos com esforços que nem se comparam aos necessários na era pré-internet.

O marketing sempre foi uma área que se aproveitou de novas tecnologias, seja com o surgimento do impresso ou da tv. E é claro que com a internet não iria ser diferente.

O marketing digital tornou-se a principal estratégia de divulgação das empresas no mundo moderno por atingir públicos nunca imaginados antes, com a eficiência e o filtro que não existiam antes nos meios tradicionais de marketing. Empresas que não investem em marketing digital hoje em dia são quase como fantasmas.

Nesse post, vamos te mostrar por que investir em marketing digital pode transformar o seu modelo de negócio e como o marketing digital pode trazer resultados reais duradouros à curto e longo prazo.

Navegue e descubra os motivos para investir em marketing digital

Por que devo investir em marketing digital?

Se a primeira coisa que passou pela sua cabeça como resposta foi algo como “É porque todo mundo faz, óbvio!” – saiba que você não está errado, mas também não está totalmente correto.

Como dito, a internet revolucionou o mundo do marketing e possibilitou uma flexibilização dos modelos de marketing, assim como deu novas ferramentas para negócios de todos os portes conseguirem crescer.

Ao investir em marketing digital você não estará só acompanhando as outras empresas, e sim investindo em um modelo de marketing que é utilizado em escala global. A globalização do marketing se dá através do marketing digital e a sua empresa precisa existir nesse ambiente se você deseja ocupar um espaço relevante no mercado.

As relações empresariais hoje em dia ocorrem virtualmente. Transações financeiras multimilionárias acontecem no mundo virtual nos dias de hoje. Nações fortalecem relacionamentos através da internet no mundo moderno. A internet não é apenas uma ferramenta nos dias de hoje, ela é um universo independente que afeta a vida real e a grande verdade é: se a sua empresa não existe na internet, como você tem a certeza de que ela continuará existindo na realidade daqui alguns anos?

Se isso te soou algo “muito Matrix”, não é para menos. Um dos maiores erros dos donos de negócios é ignorar oportunidades por não acharem que vale a pena o investimento nos canais digitais por demorar tempo demais para os resultados começarem a aparecer.

“Então basta eu despejar rios de dinheiro no marketing digital que os resultados virão?” Se tem uma coisa que podemos afirmar, é que não é assim que as coisas funcionam dentro do marketing digital. Apesar de “todo mundo estar investindo” em marketing digital, nem todos o fazem corretamente e é justamente por isso que contar com os serviços de uma agência de marketing digital impacta tanto no crescimento das empresas que estão surgindo.

Agora, você sabe quais são as vantagens que a sua empresa terá ao investir em marketing digital?

Benefícios do marketing digital

Empresas que optam por investir em marketing digital acabam tendo índice de aquisição de clientes bem mais satisfatório do que as outras. “O quanto antes você começar a investir em marketing digital, melhor será para o seu negócio” – isso é o que nos é ensinado, mas você sabe a respeito dos detalhes desse tipo de investimento? Quais os benefícios reais que teremos? Vale a pena mesmo o investimento?

Sim, o marketing digital é essencial para qualquer empresa, seja ela B2B ou B2C. E por quê? Veja abaixo quais as vantagens de se investir em marketing digital:

Construção do posicionamento online da sua empresa

Lembra do que falamos sobre a existência da sua empresa na internet?

Ela precisa ter uma maneira de ser encontrada online e do público poder interagir com a marca. Assim, é estabelecido um elo de confiança com o possível cliente antes dele fechar negócio com a sua empresa.

Hoje em dia as pessoas estão na internet e você precisa estar onde seus potenciais clientes estão. Se a sua marca não é vista pelo público-alvo, ela não será lembrada. Uma imagem consistente na internet é o melhor cartão de visita que sua empresa pode ter.

Qualificação da audiência

Você sabe qual é a característica que coloca a internet e o marketing digital à frente dos meios de comunicação tradicionais como a TV, o rádio e o impresso? É a capacidade de especificar o público a ser atingido por toda e qualquer ação desenvolvida.

Independentemente do meio escolhido para isso (redes sociais ou anúncios, por exemplo), é possível filtrar de maneira bem específica quem serão os usuários e as personas que verão a sua ação. Vamos para um exemplo prático:

Você possui um comércio pequeno que vende roupas para o público feminino e conhece bem o perfil das suas clientes. As campanhas desenvolvidas serão personalizadas de acordo com a persona desse tipo de cliente que você quer atingir. Ou seja, quem verá a sua marca serão as mulheres de regiões próximas ao endereço do seu negócio, com todas as características de acordo com o perfil das clientes habituais.

Isso é possível através da coleta de informações dos usuários que se interessam pelo seu tipo de produto ou conteúdo e evita que você gaste seu dinheiro tentando atingir um público genérico que não possui interesse no seu negócio.

Análise de dados

Todas as ações desenvolvidas podem ser melhoradas em tempo real através da possibilidade da mensuração dos resultados e dos dados.

Dentro do marketing digital, não recomendamos gastar tempo em ações que não são mensuráveis, já que não é possível identificar o que exatamente essas ações não mensuráveis trouxeram para os clientes. E é justamente o que ocorre no marketing tradicional. Caso você veicule um comercial de TV, como você saberá quantas pessoas chegaram até a sua empresa através dele?

Uma boa gestão de marketing digital se faz com o estudo de dados reais para identificar o que pode ou não ser melhorado. O monitoramento dos hábitos dos usuários permite que você conheça melhor o seu público e entenda o que funcionará de maneira mais eficaz com ele.

Relacionamento com os clientes

Fazer com que o cliente feche negócio com a sua empresa é bom, mas não deve ser a sua meta principal.

No marketing digital, prezamos pela fidelização dos clientes e pela manutenção desse relacionamento. Clientes que se tornam consumidores assíduos do que a sua empresa oferece são muito mais interessantes do que quem faz qualquer tipo de compra pontual.

E a ideia é justamente você transformar esses clientes pontuais em consumidores fiéis. Assim, além de poder continuar oferecendo seus produtos, você terá clientes que farão questão de recomendar a sua empresa para outras pessoas.

Essa fidelização pode ocorrer através da criação de um blog para que os clientes acompanhem assuntos relacionados a empresa e sintam-se novamente motivados a fechar alguma compra, da criação de ofertas personalizadas para quem já fez alguma compra e até mesmo pelo envio de mensagens periódicas para manter a presença da sua empresa viva na memória desses clientes.

Autoridade da marca

Se a sua empresa possui uma boa presença na internet e consegue manter um bom relacionamento com os clientes, ela já construirá aos poucos uma boa reputação.

O próximo passo para se tornar um líder de opinião dentro do seu mercado é a criação de conteúdos que façam sentido para o público alvo.

Através do marketing digital e do marketing de conteúdo, sua marca se tornará uma referência não só para os que já tiveram contato com ela, mas para os que ainda terão.

Pense na seguinte situação: um usuário possui dúvidas relacionadas aos serviços que a sua empresa oferece, pesquisa no Google e acaba encontrando todas as respostas que precisa em uma publicação feita pela sua marca. Antes de qualquer coisa, ele já confiará na sua empresa por conseguir as respostas que queria. Quer cartão de visita melhor do que esse?

Jornada de compras

Saber como interagir com o seu potencial cliente de acordo com o nível de interesse que ele possui em seus produtos ou serviços é essencial para conseguir que a conversão aconteça.

Com o marketing digital, se torna possível conseguir um detalhamento maior dos hábitos dos usuários em sua jornada de compra, o que possibilita o estudo de abordagens diferentes em etapas diferentes do processo de compra.

Com sua marca presente em todos os momentos, se torna fácil adequar a abordagem para que ela seja o mais assertiva possível para os usuários em todos os níveis de interesse.

Capturar a atenção dos possíveis clientes e conseguir com que eles sejam fidelizados é uma tarefa bem mais fácil com os dados que o marketing digital analisa para criar as campanhas e ações.

Acha que está na hora da sua empresa começar a investir em marketing digital?

Deu para entender por que investir em marketing digital pode transformar o futuro da sua empresa, né?

Mais do que aumentar o número de vendas, ao investir em marketing digital, você garantirá que a sua empresa conquiste espaço de forma definitiva no mercado. Utilizar a internet para alavancar o crescimento do seu negócio deixou de ser uma tendência faz algum tempo e passou a ser algo quase obrigatório.

Então, quer começar a investir em marketing digital, mas não sabe como? A Agência Tupiniquim pode te ajudar! Nós somos uma agência de marketing digital com mais de 10 anos de experiência e iremos adorar responder qualquer dúvida que você possua a respeito de como utilizar o marketing digital de maneira inteligente no seu modelo de negócio. Quer saber mais? Dê uma passada em nossos casos de sucesso e veja com seus próprios olhos o que podemos fazer por você!

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