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Quer aprender o que é o conceito de mix de marketing? Neste post, te mostraremos quais são os “4 Ps do marketing” e como aplicar esses conhecimentos!

Você já ouviu falar dos “4 Ps do marketing”?

Se você é estudante ou é um profissional que já atua na área, provavelmente já deve estar familiarizado com a expressão. No entanto, o conceito dos 4 Ps do marketing ainda é desconhecido para grande parte das pessoas que estão ingressando na área do marketing digital.

É um conceito básico, mas pode fazer a diferença na evolução de pequenas e médias empresas que estão começando a trabalhar com marketing digital.

Neste post, iremos te mostrar quais são os 4 Ps do marketing e como você pode utilizar esse conceito para desenvolver uma estratégia de marketing digital que dispare as vendas da sua empresa. Então, continue a leitura!

Navegue e saiba mais sobre quais são os 4 Ps do marketing e como aplicar o conceito no dia a dia do seu negócio

O que são os 4 Ps do marketing?

Também conhecido como mix de marketing, os 4 Ps são os termos fundamentais de todas as estratégias de marketing existentes.

O conceito foi criado por Jerome McCarthy na década de 1960 e popularizado por Philip Kotler – nomes esses que, se você estudou qualquer área dentro de comunicação, devem ser familiares.

“Nossa, mas um conceito de tanto tempo atrás ainda vale para os dias atuais, mesmo com toda a evolução que tivemos?” Sim! E é justamente isso que vamos discutir ao longo do texto.

Os 4 Ps do Marketing são: Produto, Preço, Praça e Promoção.

  • Produto é o que a sua empresa pode oferecer aos clientes.
  • Preço se trata das questões relacionadas ao custeamento do produto, posicionamento e a proposta de valor da marca.
  • Praça diz respeito à distribuição dos produtos da sua empresa.
  • Promoção é o ponto que aborda todas as questões relacionadas a divulgação do seu produto.

Ao estudar o mix de marketing, você desenvolverá não só a sua marca, mas também o relacionamento com os clientes, a desenvoltura dos seus produtos no mercado e conseguirá criar estratégias muito mais eficazes.

Agora, você precisa entender o que significa cada um dos Ps e como utilizar esses conhecimentos a favor da sua empresa. Vamos lá?

P de Produto: entenda o que a sua empresa oferece e para quem oferece

A sua empresa vende algo, seja um serviço ou produto. Nesse primeiro ponto dos 4 Ps do marketing, você irá analisar o comportamento desse produto no mercado e como o público interage com ele.

Pode parecer algo trivial, mas você realmente conhece o que você vende? Para poder planejar com mais eficácia as suas ações, pense a respeito dos seguintes pontos:

  • As pessoas que procuram o seu produto possuem desejos e necessidades. Quais são elas? Seu produto pode atender esses desejos?
  • Como o seu produto poderá atender essas necessidades? Quais são as características que fazem com que ele atenda?
  • De que forma acontece a interação do público com o seu produto? Em quais momentos?
  • Seu produto se parece com o que? Existirão variantes desse produto? Planeje a apresentação dele.
  • De que maneira o seu produto pode sair na frente de outros produtos parecidos que existem no mercado? O que torna o seu produto especial?

Ao responder essas perguntas e compreender mais a fundo a função do seu produto no mercado, torna-se mais fácil mapear o comportamento dele dentro do mercado. Se você entende como seus clientes interagem com esse produto, sabe qual será o momento certo de introduzir esse produto no mercado. E não só, conhecendo seu produto e o perfil dos seus clientes, você consegue se planejar para o período no qual ele perde espaço no mercado também.

Estudando o Produto dos 4 Ps do marketing, você apresentará o seu produto da melhor maneira possível no mercado, atingindo não só um número maior em termos de público, mas sim, um público mais qualificado e interessado na solução que você oferece.

O ponto chave aqui é saber oferecer para esse público-alvo o que torna seu produto especial. Afinal, por que os clientes devem optar pelo seu produto e não pelo da concorrência?

P de Preço: valorize o seu produto

O produto que a sua empresa oferece tem um preço. Esse preço é justo?

Quando falamos de preço justo, não estamos pensando só no cliente final, mas na empresa também. O preço é o fator determinante dentro dos 4 Ps do marketing que mais vai impactar nas contas no final do mês, o que afeta a empresa como um todo. Saber trabalhar esse ponto está intimamente ligado com o sucesso das suas próximas ações.

Aqui, você pode estudar:

  • O seu produto custa quanto para o cliente final?
  • Qual é a faixa de preço dos produtos parecidos no mercado? Como eles se apresentam?
  • Seus clientes estão dispostos a pagar mais pelo produto? Como é o perfil deles? O que eles acham do produto? E se não estão dispostos, o que os faria ficar?
  • Você já planejou promoções especiais para o público do seu produto?

Quando falamos de preço, não estamos falando somente de quanto custa a compra, mas sim do valor do seu produto.

Saber valorizar o seu produto e também se adequar à realidade dos clientes é o ponto de equilíbrio que você precisa encontrar para que os valores sejam justos para seu público e para a sua empresa.

Seu produto pode ser único, mas se não vender, não funciona – e se for vendido barato demais, não compensa o investimento.

P de Praça: onde seu produto se encontra?

O termo original em inglês dentro dos 4 Ps do marketing diz respeito a “Placement”, que significa colocação, ou seja, o espaço que a sua marca possui no mercado e de que forma seu público-alvo interage com ela.

Sua empresa e seu produto possuem um lugar no mercado, e para compreender melhor como funciona a relação do que você oferece com o mercado atual, pense sobre:

  • Quais são os lugares onde seus clientes procuram pelo seu produto? Como são os pontos de venda?
  • Seus pontos de venda são on-line ou físicos? Dependendo da resposta, você acredita que esses pontos de venda estão cumprindo o seu papel com excelência?
  • Quais melhorias podem ser feitas nos pontos de distribuição?
  • Como são os pontos de venda da concorrência? Como diferenciar o seu ponto do deles?

Se você conseguir identificar todos os problemas e implementar melhorias na sua Praça, seus consumidores terão melhor acesso ao que você oferece, nos lugares certos e nos momentos certos também.

Aqui, o ponto chave está na abordagem ao cliente e em onde e como seus produtos são oferecidos. Seu ponto de venda deve ser o mais atrativo possível para seus clientes.

P de Promoção: promova a seu produto e sua marca da maneira correta

Chegamos ao P de Promoção. Esse aspecto dos 4 Ps do marketing está relacionado à maneira que a sua empresa se promove no mercado.

Se você não trabalhar na promoção do que você oferece, como espera que as pessoas conheçam o seu negócio? Se você não é visto, não vende. E algo que não vende, não sustenta as contas da empresa.

Como é possível espalhar a palavra do seu produto? Primeiro, se pergunte:

  • Qual é o melhor lugar para você divulgar seus produtos para a clientela? Em quais momentos isso deve ser feito?
  • Que estratégias de divulgação funcionam melhor com a proposta da solução que você oferece? Pense sobre os formatos de publicidade audiovisual, impresso e na internet.
  • Como deve ser o calendário de ações de promoção da sua marca?
  • E assim como nos pontos anteriores, como as outras empresas se comunicam com o público? O que pode fazer sua empresa se diferenciar delas na promoção?

Pensando a respeito da Promoção, você desenvolverá campanhas de divulgação mais assertivas e que te trarão um retorno muito maior. Saber como impor a sua imagem dentro do mercado e como ela deve ser trabalhada é fundamental para a sobrevivência de uma empresa nos dias de hoje.

Como estudar o mix de marketing pode melhorar os resultados das ações da minha empresa?

Os 4 Ps do marketing são um conceito antigo, mas não significa que não é um conceito válido. E o mais incrível é poder observar como ele ainda é aplicável nos dias de hoje, mesmo após tantas mudanças na área.

Estudar cada um dos pontos do mix de marketing permite que você tenha um domínio maior sobre o que fazer ou não com a sua marca. Quando você entende a fundo o que cada etapa significa e como superar os obstáculos encontrados em cada uma, se torna muito mais fácil planejar campanhas de sucesso.

E quando falamos de sucesso em marketing digital, estamos nos referindo a aquisição de clientes qualificados e da manutenção do relacionamento com esses clientes.

Através do mix de marketing, sua marca se tornará mais viva na memória de cada um dos seus clientes e se destacará dentre as opções disponíveis no mercado.

Que tal começar a estudar os 4 Ps do marketing e aplicar esses conceitos na sua empresa?

Neste post, te mostramos como a aplicação dos 4 Ps do marketing na rotina de planejamento das ações da sua empresa podem fazer a diferença.

Dominando cada um dos pontos, você conseguirá ajustar as partes que não funcionam tão bem com seus produtos e poderá atender as necessidades do seu público de maneira muito mais efetiva.

Se a sua empresa não abandonar os conceitos de mix de marketing, estará pronta para lidar com todas as mudanças do mercado.

Ainda possui dúvidas sobre como funcionam os 4 Ps do marketing? Quer a ajuda de uma agência especializada em marketing digital com mais de 10 anos de experiência para poder desenvolver as suas ações? Então entre em contato com a Agência Tupiniquim. Dê uma olhada em nossos cases de sucesso e venha falar conosco!

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