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Quer aprender a utilizar os indicadores e métricas de marketing digital para melhorar as suas campanhas? Nesse post, vamos te ensinar o que são KPIs e como usá-los!

Já parou para pensar em como os gestores de marketing digital acompanham os resultados das ações desenvolvidas? Em outros posts, já citamos aqui como criar boas estratégias de marketing digital, e algo que gostamos de reforçar é que a as métricas existem para nortear as nossas próximas ações – é daí que vem a importância de saber o que fazer com esses dados.

Os KPIs são números que nos permitem identificar o que está funcionando e o que precisa de melhorias. Neste artigo, vamos te ensinar como utilizar esses dados de maneira inteligente e você vai aprender a como melhorar as suas campanhas de marketing digital através do estudo de dados reais.

Como já dissemos anteriormente: suas ações precisam ser mensuráveis. Não há motivos para você investir seu tempo em algo que não é mensurável e não te ajudará a melhorar suas próximas ações.

Navegue e aprenda mais sobre KPIs, Indicadores e Métricas de Marketing Digital

O que é KPI?

KPI, que vem do termo em inglês Key Performance Indicator – isto é, Indicador Chave de Performance, é uma forma de medir um conjunto de dados que são realmente relevantes para a sua empresa.

Existem diversas métricas e indicadores que você pode medir e acompanhar, mas nem todos realmente são importantes ou impactam diretamente o seu negócio. É nesse momento da escolha é que surgem os KPIs.

Exemplos de KPIs

  • Número de Vendas
  • LTV
  • ROI
  • ROAS

O que é métrica?

Métrica é a coleta bruta de dados feitas por Indicadores genéricos, geralmente sem a associação a metas que impactam diretamente a empresa.

As métricas são mais usadas no dia-a-dia do analista de marketing digital para acompanhar as campanhas, site, palavras-chave do Google Ads ou do SEO etc.

Exemplos de métricas

  • Impressões
  • CTR
  • Índice de Qualidade
  • Visitantes

Diferença entre KPI, Indicador e Métrica

Basicamente, podemos dizer que métrica é somente uma informação ou coleta de dados para mais tarde ser usada em um KPI, caso esse indicador realmente seja relevante para a empresa. Por exemplo, quando olhamos a Taxa de Impressões de um anúncio do Google Ads, essa métrica pode não ser relevante para o negócio como o número de vendas mensais, mas ainda é um dado que deve ser acompanhado na campanha e na estratégia de marketing digital.

Como usar KPIs no Marketing Digital

Sabemos que as empresas possuem uma meta ou planejamento estratégico definido pelo CEO ou sócios, enquanto alguns setores, como o de vendas e marketing, possuem metas e objetivos da área. Por isso, você deve usar KPIs diferentes de acordo a necessidade de gerenciamento de cada envolvido.

Dessa forma, para que você consiga realizar um controle mais simplificado, vamos separar os Indicadores em 3 níveis: gestão estratégica, tático e operacional.

KPIs para gestão estratégica

Esses são os indicadores-chave de performance do negócio e são atrelados aos principais objetivos da empresa. Para resumir, eles indicam o quanto a estratégia de marketing digital está contribuindo para a empresa faturar mais.

Ao analisar estratégias de Inbound Marketing e Outbound Marketing, a grande maioria acompanhará os KPIs listados a seguir:

  • ROI
  • ROAS
  • Faturamento
  • Ticket médio
  • LTV
  • CAC
  • Número de Propostas
  • Taxa de Conversão

Lembre-se sempre de escolher os principais indicadores estratégicos e definir metas antes de iniciar uma campanha.

KPIs de nível tático

Os indicadores-chave desta camada são feitos para gerenciar e acompanhar o desenvolvimento do melhor plano por área ou setor da empresa. Esses KPIs precisam mostrar se a estratégia de marketing digital escolhida está no caminho correto. Eles estão diretamente vinculados aos indicadores estratégicos e basicamente os abastecem ao longo do tempo.

Alguns indicadores táticos de performance que usamos no marketing digital são:

  • Número de Leads
  • Custo por Lead
  • Origem de Tráfego
  • Custo de Tráfego
  • CTR
  • CPC
  • Visitantes recorrentes
  • Assinantes

KPIs de nível operacional

Mão na massa” – isso resume os KPIs operacionais. Dentro de uma campanha de marketing digital, quem administra e gerencia o dia a dia precisa acompanhar constantemente dados e informações mais detalhadas sobre a estratégia e andamento das campanhas e materiais. Listamos alguns deles:

  • Visualizações de página
  • Impressões
  • Páginas mais visitadas
  • Melhores Landing Pages
  • Índice de Qualidade
  • Page Rank
  • Interações Sociais
  • Links externos
  • Bounce rate
  • Taxa de rejeição

A lista é enorme e pode continuar, mas o importante aqui é entender quais conjuntos de métricas importam para a sua estratégia e identificar os indicadores chave para alcançar o seu objetivo e entregar os melhores resultados para a sua empresa.

Trabalhando com indicadores de marketing digital na prática

Você já entendeu quais são os tipos de indicadores mais importantes, mas como nós dissemos, a lista é realmente grande e parece não ter fim. Saber como encaixar esses KPIs dentro do seu modelo de negócio e quais deles se aplicam à sua empresa é fundamental para obter sucesso na gestão das ações da sua empresa.

Veja quais indicadores se encaixam melhor baseados no tipo de ações de marketing digital que você administra:

KPIs para e-commerce

O e-commerce, assim como qualquer outro tipo de negócio, funciona melhor com KPIs. Para definir indicadores objetivos, você precisa definir as metas globais da sua empresa e separar por níveis: estratégico, tático e operacional.

Vamos supor que você deseja aumentar o faturamento do seu e-commerce e diminuir o custo de aquisição de clientes. Para isso, você desenvolveu diversas estratégias, como a criação de cupons, frete grátis, e-mail marketing, recuperação de carrinho etc. Os indicadores que você deve prestar atenção por canal são:

KPIs de nível tático

  • Faturamento
  • ROAS
  • ROI
  • Ticket médio
  • CAC
  • Taxa de conversão

KPIs de nível tático

  • Custo por Lead
  • Taxa de abandono do Carrinho
  • CPC
  • Produtos mais vendidos

KPIs de nível operacional

  • Visualizações de página
  • CTR
  • Bounce rate
  • Taxa de rejeição

KPIs para campanhas de Google Ads

Você também pode definir indicadores-chave para ações, canais ou campanhas especificas. As campanhas de Google Ads podem ser um ótimo exemplo para definição de KPIs por canais:

  • KPIs de nível tático: Aumento das Vendas
  • KPIs de nível tático: Número de Leads
  • KPIs de nível operacional: Taxa de Conversão

Com a utilização desses KPIs nas suas campanhas de Google Ads, você conseguirá identificar os pontos de atenção nos seus anúncios e aprenderá como desenvolver melhores campanhas estudando as que você já tem em andamento. Combinando esses indicadores, seus anúncios serão os mais assertivos possíveis.

O segredo de uma campanha de anúncios bem sucedida está na melhoria constante dos elementos envolvidos através dos estudos feitos com os indicadores.

Leia também: Como Anunciar no Google Ads: Guia completo e atualizado para anunciar na internet e alavancar as vendas da sua empresa através do marketing digital

Agora que você já sabe quais são os KPIs mais importantes, que tal começar a estudar essas métricas?

Neste post, te falamos da importância do estudo das métricas de marketing digital e por onde começar a aplicar esses KPIs no seu negócio.

Esperamos que com esse conteúdo você desenvolva melhores estratégias e consiga dar vida nova à forma como você gerencia o marketing digital da sua empresa.

Caso você tenha dificuldades em mensurar esses dados e não saiba como começar, recomendamos entrar em contato com uma agência especializada em marketing digital, como nós da Agência Tupiniquim.

Com nossos mais de 10 anos de experiência e através do estudo das métricas, sabemos como desenvolver estratégias eficazes para cada tipo de cliente. Você precisa melhorar suas campanhas em Google Ads? Entre em contato conosco para conversarmos melhor sobre as métricas das suas ações!

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