Quer estabelecer uma conexão emocional entre seus consumidores e a marca da sua empresa? O branding pode te auxiliar nessa missão! Veja por que implementar essa estratégia nos seus negócios.
Em meio a um cenário de competição tão acirrada pela atenção de clientes, as empresas têm buscado se diferenciar umas das outras de várias formas para alcançar um lugar ao sol, ou seja, na memória e na rotina das pessoas.
O branding é um grande aliado para obter esse resultado e, diferente do que muitos pensam, não está ligado apenas à identidade visual, como o logotipo e a logomarca, de uma empresa. O branding também está relacionado ao propósito, aos valores, às ações e atitudes de uma organização não só no mercado em que opera, mas também na sociedade e no mundo.
As ações de um planejamento de branding dão personalidade e alma à marca da empresa e facilitam a criação de relacionamentos duradouros e de confiança com as pessoas, mesmo antes de elas se tornarem clientes.
É por isso que uma agência de branding, como a Tupiniquim, dá tanta atenção à gestão de marca e ao papel que as experiências e as emoções dos clientes desempenham na percepção que uma marca gera em cada contato e abordagem no ambiente on-line.
Leia o artigo completo e veja 3 motivos para não perder mais tempo e criar um projeto de branding o quanto antes.
O que você vai ler sobre branding:
Por que investir em branding?
Elaborar e colocar em prática um projeto de branding é importante porque gera uma unidade de voz, de tom, de imagem e de posicionamento da empresa segundo a percepção do público-alvo e torna sua marca facilmente identificável e reconhecível por meio das experiências que os clientes e os leads, ou clientes em potencial, vivenciam com ela.
Além disso, por meio do branding da marca, a organização tem a possibilidade não só de apresentar seus produtos e serviços, mas também de transmitir seus valores e sua essência aos consumidores habituais e futuros e de posicionar a marca, resultando no engajamento da audiência que se identifica com os mesmos valores e construindo seu valor e sua reputação.
A construção e manutenção de uma marca forte e coerente com seu propósito faz com que ela gere uma ideia bem definida do que ela representa e, consequentemente, fique marcada na memória das pessoas, ganhando valor, conseguindo um alcance maior e se destacando de outras marcas.
Quais vantagens o branding proporciona?
A definição de uma estratégia de branding impulsiona e dá coerência à comunicação e às ações de marketing de e-commerces e outros tipos de negócios para atrair, conquistar e fidelizar o público-alvo ideal para seus produtos e serviços. Veja a seguir 3 vantagens que o branding proporcionará ao seu negócio:
Diferenciar a marca
Atingir uma identidade única para a marca é um dos principais benefícios que o branding oferece. Isso faz com que a empresa tenha um diferencial em relação às organizações que atuam no mesmo segmento de mercado e seja percebida e lembrada pelo público-alvo com destaque em comparação aos competidores.
Gerar mais valor
Mesmo sendo classificada como um ativo intangível pelo ponto de vista da contabilidade, a marca de uma empresa é capaz de gerar valor real. Uma estratégia de branding ou rebranding bem construída é capaz de transformar uma organização em um negócio extremamente valorizado por clientes, fornecedores, funcionários etc.
Identificar o perfil ideal de cliente
Uma marca que possui uma identidade clara e facilmente identificável aos olhos do público afunila o caminho até o seu verdadeiro público-alvo. Esse público ideal se identifica com os valores e com a visão da empresa não só em relação ao que ela oferta, mas também em relação aos seus ideais e objetivos para além de produtos e serviços.
Uma campanha eficiente de branding por trás dos produtos e serviços de uma marca é capaz de não apenas atrair clientes em potencial, mas também de mantê-los por meio da experiência oferecida em toda a jornada de compra. Os clientes (ou seriam fãs?) da Apple são a prova disso.
3 motivos para investir em branding
O branding deve fazer parte da empresa como um todo: desde a definição da logomarca até o atendimento prestado no pós-venda de um produto ou serviço. Veja 3 motivos para investir na implementação do branding na sua empresa e posicionar sua marca na mente e nos hábitos do público-alvo:
Consolidar a marca
As ações e as práticas do branding têm o poder de consolidar uma empresa entre concorrentes e clientes porque diferenciam e distinguem a identidade e o posicionamento da marca em relação aos seus competidores no mercado.
Ao transmitir a visão, a missão e os valores da organização, o branding está caracterizando e criando uma voz e uma imagem que serão a base da reputação, da credibilidade e da autoridade da empresa em seu segmento, fazendo com que a marca seja conhecida e reconhecida e resultando em um aumento do brand awareness, ou consciência de marca.
Atrair e fidelizar clientes
São tantas as opções de produtos e serviços que precisamos estabelecer critérios para tomar a decisão de compra, e, cabe ressaltar, nem sempre o preço é o principal fator. Uma marca forte e bem estabelecida tem vantagem entre os concorrentes porque já estabeleceu uma relação com potenciais clientes antes mesmo da compra.
Com um bom branding, a empresa deixa de ser apenas uma fabricante de produtos ou uma prestadora de serviços e se torna uma brand persona (personificação da marca) que não está limitada às lojas físicas e virtuais e que é parte do mundo que rodeia seus potenciais consumidores.
Nesse sentido, uma estratégia de branding também aumenta a retenção e a fidelização dos clientes porque não se preocupa apenas em atrair e converter consumidores, mas também com o processo que antecede à compra e os contatos pós-vendas.
Melhorar a experiência
Muito além de apenas fechar vendas, uma estratégia eficiente de branding coloca o foco na percepção que um potencial cliente tem da marca.
Essa percepção é construída com base em vários fatores que vão desde a forma como a empresa se comunica até ações que não necessariamente estão ligadas ao seu nicho comercial como, por exemplo, questões relacionadas à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente.
O branding é capaz de dar unidade e padrão de qualidade aos processos e rotinas da empresa e garantir uma boa experiência de marca ao público-alvo, evitando, por exemplo, que haja um descompasso entre uma identidade visual sofisticada e um atendimento ao cliente que é avaliado como relapso ou pouco competente.
Isso impacta até mesmo a precificação do que a empresa produz. Produtos e serviços se transformam em objeto de desejo de clientes em potencial. Isso porque clientes que se identificam e confiam em uma marca são leais e pagam até mais pelos produtos e serviços dela, mesmo que existam opções mais baratas no mercado.
Aumente o alcance e o reconhecimento da sua marca
Neste artigo, você aprendeu que o branding faz da empresa uma referência e faz com que as pessoas reconheçam com facilidade seus produtos ou serviços e, mais do que isso, entendam e valorizem o que a marca propõe como seus valores com base nas atitudes da empresa para além de fábricas e lojas.
Uma agência de marketing digital é capaz de elaborar e implementar uma estratégia de branding que gere conexão e fascínio de clientes em potencial pela marca da sua empresa e, consequentemente, consolide os produtos e serviços na memória das pessoas.
Há mais de 11 anos atendendo clientes, a Agência Tupiniquim é sua aliada nessa jornada e conhece as estratégias ideais para unir as ações de branding às do marketing digital para que sua marca seja conhecida e lembrada pelo seu público-alvo.
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Dúvidas Frequentes
Por que implementar uma estratégia de branding?
O branding, ou gestão de marca, é importante porque gera uma unidade de voz, de tom, de imagem e de posicionamento da empresa segundo a percepção do público-alvo e torna sua marca facilmente identificável e reconhecível.
Quais vantagens o branding proporciona?
Uma estratégia eficiente de branding é capaz de diferenciar e de destacar a marca entre os concorrentes, de gerar valorização entre clientes, fornecedores e funcionários e de identificar o perfil ideal de cliente dos produtos e serviços com base na identificação com os valores e a essência da empresa.
Quais são os motivos para investir em branding?
As ações e as práticas do branding têm o poder de consolidar e distinguir a marca de uma empresa entre concorrentes, transmitindo seus valores e estabelecendo uma relação com potenciais clientes antes mesmo da compra. Além disso, o branding dá unidade e padrão de qualidade aos processos e rotinas da empresa em geral e melhora a experiência dos consumidores.