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Você já parou para pensar no seu plano de marketing para escritório de advocacia? Hoje, você vai aprender como criar seu plano de marketing e colocá-lo em prática!

Ter um plano de marketing para escritório de advocacia é crucial para qualquer escritório de advocacia. O tamanho do seu escritório de advocacia não importa, nem o tipo de serviço que você oferece. Se você deseja que seu escritório prospere, precisa de um plano de marketing para escritório de advocacia.

A frase “se você não está online hoje, não existirá amanhã” se aplica a todos. Para os advogados, é ainda mais importante porque você precisa sair na frente dos seus concorrentes. Uma estratégia de marketing claramente definida é tão crítica quanto qualquer outro plano de negócios.

No artigo de hoje, discutiremos os principais elementos de um plano de marketing. Vamos te ajudar a responder às 3 grandes perguntas de um plano de marketing para escritório de advocacia:

  • Por que você precisa de um plano de marketing para escritório de advocacia?
  • Quais problemas uma estratégia de marketing irá resolver?
  • Depois de ter seu plano pronto, como você o executará?

A criação de um plano de marketing para escritório de advocacia começa com a descoberta do grande porquê da sua empresa. Você deve começar se perguntando: “por que preciso de um plano de marketing para um escritório de advocacia?” ou “Qual é o seu propósito?”.

Para ter sucesso, seu escritório de advocacia precisa de um plano de marketing, assim como o capitão do navio precisa de um mapa para navegar em sua tripulação. Encontrar o seu grande porquê significa definir claramente o objetivo do seu escritório de advocacia e cada uma de suas iniciativas e atividades.

Os objetivos do seu plano de marketing podem ser:

  • Estabelecer seu escritório de advocacia como uma autoridade no seu segmento;
  • Garantir que a presença e a mensagem online da sua empresa sejam consistentes com a maneira como os clientes as veem no mundo real;
  • Gerar leads de vendas e novos clientes em potencial;
  • Gerar leads de marketing – seguidores e leitores do conteúdo que você produz – que podem se tornar clientes mais tarde;
  • Aumentar o número de casos em um determinado percentual anualmente.

Divida seus objetivos em 2 categorias: tangíveis e intangíveis. Estabelecer seu escritório de advocacia como uma autoridade em um campo específico pode ser difícil de medir.

No entanto, você pode contar o número de leads de vendas, novos casos, clientes e assim por diante. Cabe a você estabelecer as métricas diferentes que quer medir.

É importante definir metas relacionadas à geração de leads e clientes, para que você tenha uma maneira de saber se suas estratégias de marketing estão tendo sucesso ou se precisam de mais trabalho.

Principais elementos de um plano de marketing para escritório de advocacia

Para simplificar essa seção, ela foi dividida em 2 partes: marketing digital e marketing offline. Os principais componentes da criação bem-sucedida de um plano de marketing para um escritório de advocacia incluem:

Enquanto isso, os elementos críticos do marketing off-line são:

Vamos começar com os aspectos online de um plano de marketing para escritórios de advocacia.

1. Site

A presença online de seu escritório de advocacia começa com seu site.

Muitos outros componentes de seus esforços de marketing, como SEO, anúncios e e-mail marketing estão vinculados ao seu site. Mesmo que o seu plano de marketing seja modesto e a maioria (ou todos) dos seus novos negócios venham de referências, você ainda precisará de um site moderno e sofisticado que:

  • Seja fácil de navegar;
  • Seja compatível com dispositivos móveis e fica ótimo em qualquer dispositivo;
  • Carrega rapidamente;
  • Ajuda os visitantes a entrarem em contato com você;
  • Inclui depoimentos ou estudos de caso da sua base de clientes existente;
  • Contém fotos de seu escritório e equipe;
  • Possui páginas para suas áreas de atuação;
  • É otimizado para os buscadores.
Plano De Marketing Para Escritorio De Advocacia

2. Conteúdo

A pedra angular de qualquer campanha de marketing para escritórios de advocacia deve ser o conteúdo.

Seu plano de marketing para escritório de advocacia deve incluir a geração de um fluxo contínuo de conteúdo que seu público-alvo achará interessante e útil. O conteúdo para advogados é benéfico para uma variedade de objetivos de marketing, incluindo:

  • Gerar mais tráfego no site via SEO;
  • Construir e envolver um público na mídia social;
  • Gerar leads por meio de boletins por e-mail e compartilhamento de conteúdo.

Sua equipe deve criar um conteúdo que fale sobre as áreas de atuação em que você se destaca por meio de uma variedade de mídias online. Isso atinge 2 objetivos muito diferentes que a maioria dos escritórios de advocacia devem incluir em sua estratégia de marketing.

Estabelecer seu escritório como especialista

Frequentemente, os clientes em potencial leem seus blogs e consomem seu conteúdo antes de entrarem em contato com você.

Conteúdo relevante e útil pode maximizar a credibilidade da sua empresa. Se você já está fornecendo material cativante, seus clientes ideais estarão no caminho de contratá-lo antes mesmo de você atender o telefone.

Uma maneira eficaz de gerar novos negócios

Se você produzir um ótimo conteúdo, ele poderá aparecer em uma pesquisa do Google e ser encontrado por milhares de clientes em potencial. Um blog em seu site servirá como base da sua estratégia de marketing de conteúdo, mas antes de começar, aqui estão algumas dicas:

  • Escreva sobre o que as pessoas estão pesquisando, e não apenas o que você deseja escrever;
  • Escreva para seu público, e não apenas para aparecer nos buscadores;
  • Use uma linguagem simples que um aluno do ensino médio possa ler e apreciar;
  • Verifique se o seu conteúdo intriga o leitor. Uma maneira fácil de conseguir isso é usando o estilo da pirâmide invertida;
  • Garanta que seu conteúdo seja facilmente visualizado e tenha títulos, marcadores, imagens e informações atraentes para dividir os blocos de texto.

3. SEO

SEO é o processo de tornar seu conteúdo facilmente encontrado pelo Google. O objetivo do SEO é fazer com que suas páginas sejam exibidas em toda e qualquer pesquisa relevante.

Nesse sentido, SEO é um processo contínuo de:

  • Publicar conteúdo novo e melhor, além de otimizar o conteúdo existente;
  • Otimização: verificar se todas as páginas e postagens em seu site são otimizados para serem encontrados e classificados pelo Google;
  • Geração de links de qualidade para seu site a partir de outros sites.

SEO é um processo de longo prazo. Desde o momento em que você começa a executar sua campanha de SEO, pode levar muitos meses para começar a ter resultados significativos. Você verá um crescimento mensal no tráfego orgânico e novos leads.

Os resultados tendem a durar e a pagar dividendos contínuos, desde que você mantenha seus esforços de SEO. Melhor ainda, você não precisa pagar cada vez que alguém clica no seu site por um link no Google, ao contrário dos anúncios.

O SEO é uma arte e uma ciência, muito mais do que simplesmente escrever e publicar posts toda semana.

4. Anúncios

Os anúncios são, em sua grande parte, a publicidade em um mecanismo de pesquisa. Os anunciantes pagam para que suas campanhas apareçam nos resultados de pesquisa cada vez que alguém clica em seu anúncio.

Seu escritório de advocacia pode criar uma campanha no Google Ads e exibir seus anúncios quando os usuários pesquisarem por palavras específicas relacionadas à sua especialidade.

Veja Também: Como anunciar no Google Ads: 9 ideias de campanhas

Uma campanha de anúncios eficaz envolve muito mais do que apenas anúncios. Você deve definir termos de pesquisa, criar anúncios e criar páginas de destino que as pessoas que clicarem no seu anúncio verão.

Em seguida, você deve testar e melhorar continuamente cada anúncio e página de destino – um processo chamado “teste A/B”.

Isso tudo ajuda a garantir que você alcance o menor custo possível por aquisição – o valor pago por cada novo cliente – e uma quantidade ideal de leads por investimento.

Ao contrário do SEO, os anúncios têm retorno e impacto imediato. Ele pode começar a gerar um retorno sobre seu dinheiro em marketing muito rapidamente.

Para muitos escritórios de advocacia, uma campanha de anúncios em andamento também é uma estratégia eficaz de longo prazo para geração de leads.

Agência de Google Ads: Como a experiência e know how da Tupiniquim podem alavancar os seus resultados!

Plano De Marketing Para Escritorio De Advocacia+

5. E-mail marketing

Para começar a trabalhar com uma ferramenta de e-mail marketing, você vai precisar criar um banco de dados de endereço de e-mail (o que chamamos de mailing).

Ao capturar o e-mail dos potenciais clientes, você pode nutri-los. Envie outros conteúdos, como seus vídeos e artigos, mantendo os clientes e possíveis clientes próximos. Adquira o hábito de publicar um boletim regularmente para manter seus seguidores informados. Seu e-mail pode/deve incluir:

  • Um resumo das postagens do blog;
  • Casos de sucesso;
  • Comentários sobre notícias/leis/decisões relevantes;
  • Uma chamada à ação.

6. Vídeos

O vídeo não é apenas um meio altamente eficaz de marketing, mas também é mais visível do que nunca.

Segundo a Recode, até 2021, 67% do tráfego geral da internet será feito por meio de vídeos. O vídeo pode variar de depoimentos de clientes até conversas simples gravadas no seu celular (que hoje têm uma excelente resolução).

Pense nos tipos de perguntas que seus clientes fazem e nas suas respostas. Um vídeo útil para seu público pode ajudar a gerar novos leads.

7. Podcasts

Os podcasts devem ser considerados outra sequência do seu arco de estratégia de marketing no escritório de advocacia.

Um podcasts é uma série de arquivos de áudio e vídeo, lançados episodicamente. É como um programa de rádio que você grava e edita com antecedência. Ter um podcast é uma ótima maneira de se diferenciar de outros escritórios.

Idealmente, você deve lançar um novo episódio no mesmo dia toda semana. Seus ouvintes esperam ansiosamente por isso. Eles também irão apreciar seu show com alguma estrutura. Pense no seu podcast como um hobby, algo que você faz por diversão.

8. Mídias Sociais

Atualmente, não há dúvida de que os melhores leads vêm do seu site. Idealmente, seu site deve ter um apelo único e estético. Além disso, concentre-se na qualidade da experiência do usuário e na profundidade do conteúdo que você publica.

Você deve infundir elementos de uma maneira que represente seu escritório de advocacia, sua credibilidade e realizações. O uso de dispositivos móveis também está aumentando, portanto, procure ter um site responsivo.

Cuidar bem do seu site é cuidar bem de sua melhor ferramenta de captação de clientes.

Elementos de um plano de marketing para escritório de advocacia off-line

Plano De Marketing Para Escritorio De Advocacia

Agora que já falamos um pouco sobre as ferramentas de marketing digital para escritório de advocacia, vamos falar um pouco também sobre as ferramentas tradicionais de marketing.

9. Networking

Para a maioria dos escritórios de advocacia, as referências são a sua fonte principal de clientes.

As pessoas que conhecem, gostam e confiam na sua empresa, têm mais probabilidade de indicar amigos e contatos. No entanto, a geração consistente de novas fontes de referência exige tempo e esforço. Envolve:

  • Desempenhar um papel ativo nas associações profissionais;
  • Participar de eventos de networking;
  • Participar de feiras e exposições.

Embora você deva expandir sua rede para aumentar sua quantidade de referências em potencial, também deve manter sua relevância com as pessoas que já estão em sua rede.

10. Eventos e seminários

A realização de eventos ao vivo pode ser uma estratégia promocional altamente eficaz. Nos investimentos de marketing, considere fundos para organizar alguns seminários.

Inicie um seminário sobre atualização de leis que possam afetar sua base de clientes, anunciando online por meio das mídias sociais e e-mail marketing.

11. Assessoria de Imprensa

Entre em contato com revistas, blogs ou periódicos do setor para publicar uma matéria sobre a sua empresa.

Isso pode ajudar a construir sua reputação e estabelecer-se como líder do setor.

Embrulhe tudo junto

Esses são os componentes críticos de um plano de marketing bem-sucedido. Você pode criar um plano de marketing para escritório de advocacia, independente do tamanho do seu escritório.

Felizmente, você pode ver como cada aspecto se relaciona com o próximo. Anúncios e SEO, por exemplo, geram leads e seguidores. Os seguidores podem ser nutridos por e-mail marketing, que levará diretamente para seu site, onde os visitantes podem entrar em contato com você.

A melhor prática para criar seu plano depende de alguns fatores, como seu orçamento de marketing, área de atuação, localização e sua competitividade.

Agora que você já sabe como criar o seu plano de captação de clientes e quais itens precisam ser planejados, já pode iniciar o seu!

Hoje, trouxemos para você o passo-a-passo para você fazer um plano de marketing para escritório de advocacia.

Nele, você pode ver quais são os elementos importantes para toda a sua estratégia de crescimento e aquisição de clientes.

Temos certeza que, se você colocar todas as atividades em prática, vai poder tirar muito proveito do plano de marketing e atrair resultados incríveis.

Ficou com dúvida sobre algum detalhe do plano de marketing para escritório de advocacia? Mande uma mensagem para nós – iremos responder a todas as suas perguntas!

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