Quer entender o comportamento dos consumidores e o que os levam a escolher entre uma marca e outra? Aprenda neste artigo o que é neuromarketing e veja os seus benefícios.
Existem infinitas estratégias de marketing e técnicas de vendas para você atingir os consumidores e aumentar a lucratividade da sua empresa.
No entanto, para que essas estratégias sejam eficazes e favoráveis ao seu negócio, é importante entender o que motiva o consumidor a comprar um produto ou contratar um serviço, como é o caso de alguém que avalia contratar uma agência de marketing de conteúdo, por exemplo.
Os fatores determinantes para a tomada de decisão do consumidor podem ser diversos, como o preço, a qualidade do produto ou serviço, avaliações positivas, indicações de amigos, boa apresentação e outros.
Mas é claro que se você não quiser perder tempo e dinheiro, não tem como trabalhar com achismo e suposições. Obviamente, nem todas as estratégias que você utilizar darão certo 100% logo de primeira.
É aí que reforçamos a importância de compreender o comportamento do consumidor para que as suas ações durante a jornada de compra sejam as mais assertivas possíveis. Para isso, você precisa conhecer o conceito de neuromarketing.
O neuromarketing é que vai te ajudar a saber quais são os métodos eficientes e que motivam as suas personas a realizarem uma ação positiva. Se você quer saber como fazer isso, leia o artigo completo!
Veja o que será abordado sobre neuromarketing:
O que é Neuromarketing?
O termo neuromarketing é a junção de duas palavras distintas: neurologia e marketing. O autor dessa terminologia é Ale Smidts, professor da Erasmus University, na Inglaterra.
Porém, o termo só ganhou popularização através do doutor Gerald Zaltman, formado em medicina e pesquisador de Harvard, nos Estados Unidos. Através da sua formação, Zaltman decidiu utilizar equipamentos de ressonância magnética para fazer pesquisas mercadológicas.
Mapeou, assim, a atividade do cérebro humano quando apresentado a estímulos de marketing, avaliando a influência neurológica que determinadas ações possuem no comportamento do consumidor.
Dessa forma, o neuromarketing está relacionado à neurociência que visa compreender o comportamento do consumidor e os principais fatores que os levam à tomada de decisão de compra. Ou seja, é um estudo que busca entender os motivos que levam as pessoas a escolherem uma marca, produto ou serviço em detrimento de outras opções do mercado.
Somente após entender e compreender esses fatores, será possível criar métodos e colocar em prática as ações e estratégias para atrair mais leads para o seu negócio, e incentivá-los a fazer a conversão.
Para evitar isso, aprender bem como o Marketing Emocional pode trabalhar as emoções é um bom começo. Veja 5 delas e as possíveis ações que você pode tomar para estimula-las através de sua campanha.
Como o Neuromarketing é utilizado na prática?
O neuromarketing oferece uma visão mais profunda do processo de decisão de compra e do comportamento do consumidor, já que grande parte das informações que chegam ao cérebro do indivíduo são processadas inconscientemente.
Sendo assim, através de ressonância e tecnologias utilizadas para medir atividades cerebrais, é possível encontrar respostas exatas para o comportamento das pessoas consumidoras.
Vale ressaltar que isso não invalida a importância de realizar pesquisas tradicionais como, por exemplo, perguntar para as pessoas o que elas pensam, sentem e acreditam sobre determinadas marcas, produtos e serviços.
A diferença é que, ao aplicar o neuromarketing a essas perguntas, o seu resultado será muito mais do que a opinião da pessoa. Será possível ter visibilidade sobre as reações e entender a tomada de decisão do subconsciente do consumidor.
4 Benefícios de usar o Neuromarketing em suas estratégias
Agora que você já sabe o que é e como o neuromarketing é utilizado na prática, deve estar se perguntando como ele pode beneficiar o seu negócio, não é mesmo?
Veja a seguir, algumas vantagens de aplicar o neuromarketing nas suas estratégias:
Melhora a tomada de decisão de compra
Ao aplicar os métodos e técnicas do neuromarketing, você consegue entender de fato o que influencia ou interfere no processo de decisão de compra do cliente.
A partir disso, é possível realizar ações e explorar os fatores que aumentam as chances de potencializar os resultados do seu negócio.
Desenvolve produtos mais direcionados ao público
Lançar produtos inovadores no mercado é excelente. Mas será que só ter um produto inovador é o suficiente para despertar o interesse das pessoas em consumi-lo? A resposta é: não.
De nada adianta ter um produto ou até mesmo um serviço inovador, se ele não atender às necessidades das suas personas.
Então, é a partir do neuromarketing que você consegue desenvolver produtos voltados para o seu público, já que será possível compreender qual tipo de produto o impulsiona a realizar a compra.
Efetividade na criação de campanhas publicitárias
O mesmo conceito de desenvolver produtos que atendam às necessidades do público, pode ser aplicado nas campanhas publicitárias a partir do neuromarketing.
Existem formatos e tipos de campanhas de anúncios que motivam mais o seu público e geram maior apelo para eles realizarem uma ação. Portanto, invista em modelos que façam os consumidores e consumidoras se sentirem mais atraídos.
Para que o seu número de vendas aumente e seja significativo, você pode, junto ao neuromarketing, realizar testes A/B para identificar qual é o formato preferencial do público.
Melhora a experiência e o consumo dos clientes
Com o neuromarketing, é mais fácil saber como criar uma experiência positiva para o consumidor.
Se todos os benefícios que apresentamos anteriormente forem realizados corretamente, a experiência e o consumo dos clientes serão satisfatórios não só para eles, mas também para o seu negócio.
Principais formas de aplicação do Neuromarketing
Saber quais são os benefícios do neuromarketing é ótimo, mas melhor ainda é saber o que fazer para que esses benefícios sejam alcançados, não é mesmo?
Por isso, trouxemos 5 técnicas dessa ciência que podem ser aplicadas nas atividades do dia a dia da sua empresa.
Psicologia das cores
A psicologia das cores entende que os aspectos visuais são os que mais influenciam o comportamento do consumidor. Isso porque, fatores visuais e audiovisuais mexem com as emoções das pessoas e também fazem com que elas façam associação de cores a algumas marcas.
O McDonald’s, por exemplo, assim como outras redes de fast food usam o amarelo nos seus logos ou em algum outro elemento da marca, tanto por ser uma forma de identificar mais facilmente o estabelecimento, quanto para despertar a fome nas pessoas.
Essa percepção de cores pode variar de pessoa para pessoa, mas as empresas devem sempre considerar os sentimentos que desejam provocar nos clientes.
Confira algumas cores e os seus significados:
- Azul: confiança e segurança.
- Vermelho: emoção e paixão.
- Laranja: sentimento agradável e amigável.
- Verde: tranquilidade e serenidade.
- Roxo: inovação e inteligência.
- Rosa escuro: alegria e jovialidade.
- Rosa-claro: romance e delicadeza.
- Preto: luxo.
- Branco: transparência.
Storytelling
Hoje, a forma de se fazer marketing e atingir as pessoas através da publicidade é muito diferente do que algum tempo atrás onde as mensagens, abordagens e apresentações de produtos eram mais objetivas.
Na era em que o consumidor se tornou e se torna cada vez mais exigente, ele não se sente mais impactado por campanhas que focam apenas em apresentar o produto. As marcas precisam despertar o lado emocional dos clientes.
E é dentro desse contexto que entra o storytelling. Ou seja, através de histórias e narrativas que não necessariamente envolvem o produto, é que as principais emoções dos consumidores são despertadas.
Quando você conta uma história em que as pessoas se identificam, elas se conectam com a marca e com a campanha de forma natural, sem nem perceber que está sendo direcionada a uma decisão de compra.
Gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são uma das aplicações que está totalmente ligada ao neuromarketing, e é uma das técnicas mais utilizadas no marketing digital para aumentar as vendas, já que tem o poder de influência sobre a decisão de compra.
Você com certeza já deve ter visto vários tipos de gatilhos mentais em algumas páginas da internet. Um exemplo, é o gatilho de escassez que gera um tipo de urgência e um sentimento de perda caso a pessoa não tome uma decisão no exato momento em que é impactada por algum anúncio ou oferta.
Para esse tipo de gatilho, são utilizadas frases como: “últimas unidades” ou “restam poucas vagas”. Além dele, existem muitos outros, mas todos com o mesmo objetivo: motivar as pessoas a realizarem uma ação.
Assim como os gatilhos mentais, o marketing emocional também é uma técnica ou estratégia de marketing que estimula as pessoas através das emoções a tomarem uma decisão.
Ofereça valor
Aqui, é muito importante que você saiba trabalhar bem o marketing de conteúdo. Afinal, os consumidores não querem apenas comprar os seus produtos, eles também querem conhecer a sua empresa e entender quais são os valores que ela oferece.
Sendo assim, ao invés de sair empurrando o seu produto ou serviço, querendo vender a todo custo, ofereça algo em troca para as pessoas. Disponibilize conteúdos relevantes em um blog e em newsletters, crie materiais gratuitos como e-books, templates e infográficos.
Fazendo isso, você ajudará as pessoas e elas confiarão na sua marca, deixando-as mais seguras e prontas para comprar o seu produto ou serviço.
Ofereça poucas opções de escolha
Uma das funções do neuromarketing é nos ajudar a estruturar estratégias assertivas com base nos comportamentos dos consumidores.
Portanto, não ofereça muitas opções para o cliente ao apresentar os seus produtos. Isso pode causar uma paralisia no consumidor, fazendo com ele fique sem saber o que escolher e optar por não realizar a compra.
3 Exemplos de Neuromarketing na prática
Separamos 3 exemplos de grandes empresas que utilizam a metodologia do neuromarketing na prática. Veja quais são elas:
Hyundai
A empresa de carros Hyundai utilizou o eletroencefalograma, que é um método de monitoramento para registrar a atividade elétrica do cérebro, para analisar o protótipo de um automóvel.
Para esse experimento, foram convidados 30 participantes, sendo 15 homens e 15 mulheres, que analisaram o protótipo do carro durante uma hora. O aparelho mediu as atividades cerebrais dos consumidores para entender as preferências e que tipos de estímulos podem levar a decisão de compra.
Após identificar as respostas, a Hyundai realizou alguns ajustes no modelo dos automóveis de acordo com resultado obtido em relação a diferentes características do protótipo.
Pepsi vs Coca-Cola
Nos anos 70, a Coca-Cola era líder no segmento de refrigerantes. Mas já existiam muitas outras marcas querendo ocupar o segundo lugar e ter a chance de concorrer com ela, inclusive a Pepsi.
Foi então, que diante da concorrência, a Pepsi começou uma campanha publicitária chamada “desafio Pepsi”. Através dela, representantes da Pepsi abordavam pessoas nas ruas, shoppings, praças e supermercados para fazer o que chamavam de “teste cego”.
Esse teste consistia em fazer as pessoas tomarem dois refrigerantes, sendo um Coca-Cola e outro Pepsi. Depois de experimentarem as duas bebidas, sem saberem de quais marcas, teriam que dizer qual era a preferida. O resultado disso foi que a maioria das pessoas que fizeram o teste escolheram a Pepsi.
Após a campanha começar a ser transmitida em comerciais televisivos, muitas pessoas passaram a reproduzir o desafio em suas casas com amigos e familiares, o que fez com a Pepsi ganhasse mais credibilidade e oportunidades no mercado.
Em contrapartida, em 2003 foi realizada uma pesquisa pela faculdade de medicina Baylor, em que o desafio foi reproduzido usando um aparelho de ressonância magnética em 67 pessoas para comprovar a veracidade do desafio da Pepsi.
Esse estudo de neuromarketing foi separado em duas etapas:
Na primeira etapa, as pessoas experimentaram as bebidas sem saber quais eram as marcas e o resultado foi semelhante entre Coca-Cola e Pepsi.
Na segunda etapa, o teste foi desenvolvido utilizando dois copos com a mesma bebida, porém um dos copos possuía marca. O resultado foi que a maioria das pessoas preferiu a Coca-Cola. Isso foi comprovado através do teste de ressonância ao ativar a tomada de decisão do cérebro quando as pessoas bebiam a Coca-Cola.
Dessa forma, fica claro que o conhecimento da marca influencia as decisões de preferência e essas decisões são muito mais emocionais do que racionais. Sendo assim, a história, logo, cor, comerciais e também a relação que a marca tem com a infância das pessoas, tudo isso influencia a tomada de decisão.
E se tem uma coisa que a Coca-Cola sabe fazer é mexer com as emoções e ativar a memória das pessoas, não é mesmo?
Isso acontece porque a Coca-Cola cria suas campanhas sem usar o produto como o personagem principal da narrativa. Por exemplo, no último comercial de Natal, eles focaram na magia do Natal e não no produto em si.
We Pink: Sérum 10 em 1
Como já vimos, um dos benefícios do neuromarketing é a possibilidade de desenvolver produtos direcionados para o público. Ou seja, quando você entende o comportamento do consumidor e o que o leva a decisão de compra, fica muito mais fácil oferecer um produto que atende às necessidades dele.
A influenciadora digital Virgínia Fonseca é um exemplo claro disso. Junto com Samara Pink, Virgínia criou um sérum para facilitar a rotina de skincare das pessoas com base nas dificuldades da própria influenciadora.
Em uma entrevista para a TOPVIEW, Virgínia conta que tudo começou quando ela ia no dermatologista e ele passava uma variedade de produtos para cuidar da pele. O fato de ela ter que ir a diversos lugares e gastar muito com os produtos a incomodava.
Entendendo que esse poderia ser também um problema para muitas pessoas, as influenciadoras lançaram o sérum 10 em 1, um produto revolucionário no mercado da beleza e que foi desenvolvido para atender diretamente às necessidades desse público consumidor.
O mais interessante é que Virgínia Fonseca já utilizava o produto antes do seu lançamento e mostrava a melhora da sua pele nos stories do Instagram. Isso com certeza foi um fator relevante para o estoque do sérum esgotar em apenas alguns minutos depois do lançamento do produto.
Utilize o Neuromarketing para fortalecer as suas estratégias
Neste artigo, você viu que existem diversas técnicas e benefícios ao aplicar o neuromarketing nas suas estratégias e uma delas é conseguir entender de fato o comportamento do consumidor para você poder usar isso a seu favor.
No entanto, quando se trata de utilizar métodos baseados no neuromarketing, devem ser utilizados com cautela para que a persuasão não se torne manipulação. Todas as técnicas que apresentamos aqui devem ser executadas de maneira estratégica, mas também de forma natural.
Sendo assim, para favorecer o seu negócio, não esqueça de usar a psicologia das cores corretamente, os gatilhos mentais, o storytelling, o marketing emocional e, acima de tudo, de oferecer valor para os seus clientes.
Além disso, existem muitos exemplos de call to actions ou CTAs, que são as famosas chamadas para a ação, que podem te ajudar a atrair cada vez mais clientes para a sua empresa.
Dito isso, se você precisar de uma mãozinha para atingir os benefícios que o neuromarketing oferece, entre em contato com a Tupiniquim. Somos uma agência de marketing digital especialista em fazer empresas de qualquer porte e segmento alcançarem os seus objetivos.
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Dúvidas Frequentes
O que é neuromarketing?
O neuromarketing está relacionado à neurociência que visa compreender o comportamento do consumidor e os principais fatores que os levam à tomada de decisão de compra. Ou seja, é um estudo que busca entender os motivos que levam as pessoas a escolherem uma marca, produto ou serviço.
Quais são as formas de aplicação do neuromarketing?
As principais formas de aplicação do neuromarketing são: psicologia das cores, storytelling, gatilhos mentais, oferecimento de valor e poucas opções de escolha de um produto ou serviço.
Quais são os benefícios do neuromarketing?
Entre tantos benefícios, os que destacamos são esses: melhora a tomada de decisão de compra, desenvolve produtos direcionados ao público, possui efetividade na criação de campanhas publicitárias e melhora a experiência e o consumo dos clientes.