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Saiba como criar uma Conta Business para transformar os produtos e serviços do seu negócio em Pins exibidos aos usuários dessa rede social visual!

O Pinterest foi criado em 2010 por 3 empresários em São Francisco, na Califórnia (EUA). A meta de seus fundadores era entregar algo que as pessoas considerassem útil para suas vidas dentro e fora da internet.

Inicialmente, a mídia social servia como uma ferramenta para seus usuários colecionarem digitalmente o que quer que fosse interessante e relevante para eles. Com o tempo, a plataforma passou a focar nas experiências de compartilhamentos de inspirações para a vida cotidiana das pessoas.

Em fevereiro de 2022, a rede social alcançou a expressiva marca de 430 milhões de usuários ativos mensais, o que coloca a plataforma entre as mídias sociais mais acessadas em todo o mundo.

Atualmente, o Pinterest se autointitula como a “plataforma da descoberta visual” e estabelece como sua missão “inspirar as pessoas a criar a vida que amam”.

É bastante comum que profissionais da criatividade, como designers, ou pessoas que pretendem reformar cômodos de suas casas criem pastas no Pinterest com referências visuais para seus projetos.

Em outras palavras, essa mídia social funciona como um quadro digital de sonhos e projetos que as pessoas pretendem realizar em suas vidas pessoais ou profissionais.

Sendo assim, nada melhor para uma empresa do que estar em meio às idealizações e desejos de usuários de uma rede social que podem vir a se tornarem leads, ou clientes em potencial, de seus produtos e serviços, não é mesmo?

Por isso, a Agência de Marketing Digital Tupiniquim preparou este artigo para você saber tudo o que interessa sobre o Pinterest e como sua empresa pode se beneficiar dessa rede social.

O que você vai ler sobre o Pinterest:

O que é o Pinterest?

O Pinterest é uma plataforma para criação, coleção, armazenamento e compartilhamento de referências visuais para quem busca inspiração sobre assuntos diversos como receitas, decoração, estilo, entre outros, e que pode ser acessada via navegador, como o Google Chrome, ou pelo aplicativo para Android e iOS.

O nome dessa mídia social se origina da junção das palavras em inglês pin e interest, isto é, alfinete e interesse, em alusão à possibilidade de salvar e marcar com um Pin cada um dos conteúdos visuais relacionados aos interesses de quem usa a plataforma, ou pinadores, como o Pinterest chama seus usuários.

Entre os formatos de conteúdos visuais, também chamados de Pins (o mesmo que post ou postagem), que a plataforma contém e apresenta aos usuários estão, principalmente, imagens e, mais recentemente, vídeos e GIFs animados.

Como funciona o Pinterest?

A ideia do Pinterest é que você busque, identifique, salve e organize seus interesses por meio de referências visuais, ou Pins, postadas nos feeds da mídia social.

Essas inspirações em forma de imagens e vídeos podem ser baixadas no dispositivo do usuário ou, como é mais comum nessa rede, serem salvas em pastas (e até subpastas) classificadas por nome, categoria, tipo de conteúdo etc.

Ao acessar a plataforma pela primeira vez, após fazer o login, o Pinterest pede que você escolha entre uma série de assuntos e temas pré-selecionados (que podem ir de futebol à história asiática, passando por design e carros, entre uma infinidade de outros tópicos).

Essa seleção inicial de temas preferidos contribui para que o algoritmo seja educado sobre as suas preferências de conteúdo e para que você receba ideias relacionadas a esses assuntos no seu feed.

Depois disso, você poderá navegar pelas seguintes abas e seções do Pinterest:

Feed Inicial

O feed inicial possui duas abas, exibidas no topo da tela e uma ao lado da outra, que apresentam o conteúdo selecionado pelo algoritmo e que esteja relacionado às pastas criadas pelo usuário e aos Pins que o usuário pesquisou ou com os quais interagiu.

Na versão web do Pinterest, essas abas são chamadas de “Para você” e “Hoje”. Já no aplicativo, essas abas recebem o nome de “Explorar” e “Assistir”.

Nessas abas também é possível visualizar Pins e pastas de pessoas que você segue, além de receber recomendações de Pins e contas de usuários que podem ser do seu interesse, com base na sua atividade na plataforma.

Buscador

A aba com o ícone de uma lupa está disponível tanto na versão web quanto no aplicativo do Pinterest e te apresenta a barra de buscas da plataforma para você pesquisar produtos e procurar ideias, seja via texto ou por uma foto tirada com seu dispositivo.

Essa guia também te mostra informações, curiosidades, ideias de assuntos para você e recomendações de criadores de conteúdo para você seguir, categorias populares e a seção “destaque de compras”.

Notificações

O Pinterest também possui uma aba de “Notificações”, em que você recebe atualizações sobre a atividade de outros usuários da rede social com os quais você interage.

Além disso, você também pode acessar sua “Caixa de Entrada” para enviar, receber e ler mensagens privadas de ou para outras contas (semelhantes às mensagens diretas, ou DMs, do Instagram).

Perfil

Por fim, você pode acessar seu perfil e visualizar (ou editar) a foto e o nome da conta, além de poder ver, pesquisar, classificar (em ordem alfabética, personalizada, automática ou por data em que salvou) e até ocultar as pastas e os Pins criados e salvos.

É no perfil também que você consegue acessar as configurações (clicando no ícone com três pontos no topo da tela) e definir informações pessoais, gerenciar a conta, ajustar o feed inicial, entre outras funções.

Como criar uma Conta Business para sua empresa no Pinterest?

Ao criar e configurar uma Conta Business (que é gratuita!), sua empresa consegue carregar catálogos de produtos e serviços aos usuários dessa mídia social, além de poder realizar campanhas de tráfego pago por meio do Pinterest Ads, a plataforma de publicidade do Pinterest.

Além disso, com a Conta Business você pode contar com recursos exclusivos para empreendedores e profissionais de marketing como, por exemplo, o Pinterest para Negócios e o Pinterest Analytics (para, entre outras ações, avaliar o desempenho dos Pins do seu negócio).

Outra vantagem da Conta Business do Pinterest é poder criar todos os tipos de Pins, ao contrário de uma conta pessoal, em que só é possível criar Pins estáticos e Pins de ideias.

Veja como criar a sua Conta Business em 8 passos:

  1. Em Pinterest.com, clique em “Criar conta” no canto superior direito da página;
  2. Informe o e-mail, crie uma senha, insira sua idade e clique em “Continuar”;
  3. Selecione gênero, idioma, país/região, interesses para personalizar o feed e clique em “Feito”;
  4. Agora, selecione o ícone com três pontos, também no canto superior direito da tela, e escolha “Configurações” na lista de opções que será exibida;
  5. Em “Gerenciamento de Conta”, na lista do lado esquerdo, selecione a opção “Converter conta”, em “Alterações na conta”;
  6. Em seguida, clique em “Atualizar”;
  7. Edite o perfil inserindo foto, nome, site, país, idioma, foco da marca e objetivos. Informe também se deseja receber recomendações personalizadas e se quer exibir anúncios no Pinterest;
  8. Caso tenha marcado a opção “Sim, tenho interesse em anunciar”, você pode preencher o formulário seguinte para receber uma consultoria gratuita de especialistas em anúncios do Pinterest.

Pronto! Sua Conta Business do Pinterest foi configurada e, agora, você pode criar Pins e anúncios para a sua marca, acessar o Analytics da plataforma para ter acesso à visão geral, informações do público, conversion insights e tendências, além da aba “Anúncios” com ferramentas de criação, relatórios, edição, entre outras.

Vale lembrar que, caso você já tenha uma conta pessoal no Pinterest, você também pode convertê-la em uma Conta Business ou criar uma Conta Business Vinculada, usando o mesmo e-mail para iniciar a sessão.

Quais são os tipos e formatos de conteúdo para empresas no Pinterest?

Agora que você já entendeu a proposta do Pinterest e aprendeu como criar uma Conta Business para a sua marca nessa rede social, é hora de falarmos sobre os formatos de conteúdo que você pode usar para misturar os produtos e serviços da sua empresa aos Pins de feeds dos usuários dessa mídia social.

Quando você cria ou salva conteúdo no seu perfil comercial no Pinterest, você possibilita que outros usuários da rede vejam e compartilhem as ideias e inspirações elaboradas pela sua marca.

Existem dois tipos de conteúdo que são exibidos na Conta Business:

  • Conteúdo publicado: todos os Pins de imagens ou vídeos que sua empresa cria e posta na rede;
  • Conteúdo salvo: todos os Pins de imagens ou vídeos que sua empresa salva em pastas e subpastas (públicas ou ocultas) no perfil criado no Pinterest.

Veja 5 formatos de Pins que sua empresa pode usar para publicar conteúdo e para que os usuários dessa mídia social incluam seus produtos e serviços em suas listas de desejos.

1. Pins estáticos

O Pin estático é o formato mais tradicional de Pin e permite que você faça o upload de uma imagem ou foto para o seu perfil, incluindo um título e uma descrição, além do site de destino para quem clicar nele.

Também existe a possibilidade de incluir um texto alternativo contendo os detalhes visuais do Pin com o objetivo de tornar o post acessível a quem possua algum nível ou tipo de deficiência visual. Depois de editado e postado, você pode ainda salvar esse Pin em uma pasta existente ou criar uma nova pasta com outro título que ficará visível aos usuários do Pinterest.

2. Pins de ideias

Com os Pins de ideias, você pode incluir vídeos, imagens, listas e texto personalizado em um único Pin. Esse formato é semelhante aos stories do Instagram, com a diferença que o Pin de ideias é exibido no feed.

Esse tipo de Pin é ideal para criar tutoriais e educar os usuários sobre soluções para os problemas deles, desenvolver storytelling sobre a empresa, exibir uma coleção de produtos, entre outras possibilidades.

3. Pins de vídeo

Esse formato de Pin em vídeo possui uma imagem de capa e é reproduzido no feed dos usuários com duração máxima de até 15 minutos (recomenda-se, porém, que os vídeos tenham entre 6 e 15 segundos).

Os vídeos também devem seguir outras recomendações como, por exemplo, que os arquivos sejam do tipo .mp4, .mov ou .m4v, tenham tamanho máximo de 2GB e uma descrição em texto com até 500 caracteres. No entanto, apenas os 50 ou 60 caracteres iniciais serão exibidos sem cortes, por isso, utilize palavras-chave relevantes para o seu negócio logo no início do texto.

4. Pins de coleções

O formato de coleções é ideal para que os usuários encontrem produtos de, por exemplo, moda e decoração em Pins. Ao clicar em um Pin de coleções, o usuário visualizará um ícone de lupa no canto inferior direito, além de pontos brancos que podem ser dimensionados para exibição e compra de produtos similares.

Com a Conta Business, você consegue marcar manualmente os produtos do seu negócio em um Pin de coleções, podendo inclusive adicionar links para acesso aos produtos.

5. Pins avançados

Esse formato de Pin, também chamado de Rich Pin, faz a sincronização automática das informações do site da empresa com os Pins criados. Os Pins avançados podem ser identificados por meio das informações adicionais que apresentam acima e abaixo da imagem do Pin clicado. São três os tipos de Pins avançados:

  • Pins avançados de receitas: incluem informações como título, tempo de preparo, tamanho da porção, ingredientes etc.
  • Pins avançados de artigo: incluem informações como título, descrição e o nome do autor ou da autora do artigo ou post no blog do site da sua empresa.
  • Pins avançados de produtos: incluem informações atualizadas sobre os produtos, como disponibilidade e preço, diretamente no Pin.

Como criar conteúdo para o Pinterest?

O marketing de conteúdo é uma forma eficiente de criar relacionamentos com usuários de redes sociais e informá-los sobre as soluções que a sua empresa pode oferecer para resolver problemas e necessidades deles.

Veja 5 dicas para criar conteúdo em forma de Pins atrativos e colocar os produtos e serviços da sua empresa entre os itens da lista de desejos dos usuários do Pinterest.

1. Capriche na descrição do Pin

Detalhe os Pins o máximo possível, incluindo palavras-chave e hashtags, para dar mais relevância a eles nas buscas feitas por usuários e, consequentemente, aumentar o alcance e o consumo do conteúdo criado pela sua empresa na plataforma.

2. Insira o link da página da sua empresa

Os Pins são um caminho para que os usuários encontrem a landing page ou o blog do seu e-commerce, mas, para isso, é preciso que você se lembre de incluir os links dessas páginas on-line nas postagens. Isso também contribui para a indexação dos Pins na mídia social.

3. Use imagens e vídeos na vertical

Os conteúdos criados ou gravados na vertical conseguem um desempenho melhor entre a audiência do Pinterest. Isso porque esse formato chama mais a atenção e recebe mais destaque no layout do feed.

4. Crie Pins com listas ou tutoriais

Os Pins que ensinam e explicam aos usuários o passo a passo para fazer algo estão entre os conteúdos que obtêm mais engajamento na mídia social. Para isso, você pode usar o formato Pin de ideias, que permite incluir mais de uma página em um mesmo Pin.

5. Aplique Overlay nos Pins

Overlay nada mais é do que um texto breve sobre o tema do conteúdo que é sobreposto à imagem ou à capa do vídeo do Pin. Então, ao criar um Pin sobre um produto, você pode, por exemplo, inserir o nome do produto sobre o elemento visual que será publicado no feed para que o usuário identifique rapidamente do que se trata o Pin.

Entre no Pinterest e transforme sua marca em Pins!

Neste artigo, você aprendeu mais sobre o Pinterest e sua dinâmica de criação e compartilhamento de conteúdo entre usuários em busca de inspiração para projetos pessoais ou profissionais.

Como vimos, criar uma Conta Business nessa plataforma é uma excelente forma de interagir e apresentar produtos e serviços a usuários que estão salvando inúmeros Pins como referências para planos a serem concretizados.

Estar presente no Pinterest abre caminho para que a sua empresa possa introduzir sugestões de compras de produtos e serviços da sua marca que podem ajudar os usuários a realizarem seus objetivos idealizados nessa mídia social.

A Tupiniquim conhece bem a importância de prospectar clientes nas mais diversas mídias on-line e, para isso, possui estratégias de captação de clientes com foco na criação de conteúdo e no tráfego pago. Podemos te assessorar nessa missão com uma consultoria em marketing de conteúdo, Google Ads e outros serviços de marketing digital.

Entre em contato com a Agência Tupiniquim para que possamos conhecer melhor as necessidades e o perfil do seu negócio e, assim, traçar a melhor estratégia para o sucesso da sua empresa na internet!

Este artigo foi útil para você? Então, compartilhe o link com outras pessoas e passe o conhecimento adiante!

Dúvidas Frequentes

O que é o Pinterest?

O Pinterest é uma rede social para criação, coleção, armazenamento e compartilhamento de referências visuais, chamadas de Pin, entre usuários que buscam interesses e inspirações sobre assuntos diversos como receitas, decoração, estilo, entre outros.

Quais são os formatos de Pins?

  1. Pins estáticos;
  2. Pins de ideias;
  3. Pins de vídeo;
  4. Pins de coleções;
  5. Pins avançados.

Como criar um Pin atrativo para sua empresa?

  1. Capriche na descrição do Pin;
  2. Insira o link da página da sua empresa;
  3. Use imagens e vídeos na vertical;
  4. Crie Pins com listas ou tutoriais;
  5. Aplique Overlay (Sobreposição de Texto) nos Pins.

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