Skip to main content

Mais de 40 milhões de brasileiros acessam o Pinterest mensalmente. Veja como usar essa mídia social como vitrine on-line para os produtos e serviços da sua empresa.

Atualmente, realizar um trabalho relevante nas redes sociais é fundamental para que uma empresa alcance seus objetivos de marketing digital como, por exemplo, aumentar o alcance e o reconhecimento de uma marca entre seu público-alvo.

Além disso, uma empresa com uma estratégia eficiente de captação de clientes não pode abrir mão de colocar em prática o social selling, isto é, vendas iniciadas a partir do contato com usuários de redes sociais.

Nesse sentido, o Pinterest é um exemplo de rede social que oferece excelentes oportunidades de interação com usuários e possibilidades comerciais para marcas que saibam explorar sua interface ao máximo.

Isso porque os usuários do Pinterest utilizam essa mídia social como fonte de inspiração para idealizar e planejar projetos pessoais e profissionais ao colecionar, criar e compartilhar Pins, que são postagens de referências visuais em forma de fotos, imagens e vídeos publicados no feed dessa rede social.

Sua empresa pode contribuir para a inspiração dos usuários do Pinterest apresentando seus produtos e serviços como anúncios exibidos no feed e entre os resultados de pesquisas feitas por usuários no buscador da rede social por meio de campanhas de tráfego pago (também conhecido como mídia paga).

A Agência de Marketing Digital Tupiniquim preparou este artigo para que você se familiarize com o Pinterest Ads, a plataforma de anúncios do Pinterest, e com as possibilidades de publicidade de produtos e serviços da sua marca nessa mídia social que serve como quadro dos sonhos para mais de 400 milhões de usuários mensais em todo o mundo.

O que você vai ler sobre o Pinterest Ads:

O que é o Pinterest?

O Pinterest é uma mídia social em que os usuários podem buscar, salvar, criar e compartilhar ideias e inspirações por meio de Pins (o mesmo que postagem) de fotos, imagens e vídeos em seus perfis e no feed da plataforma.

Assim, enquanto navegam pelos Pins postados no feed, os usuários podem colecionar referências visuais em pastas para futuras consultas ou mesmo listas de compras.

Além dos Pins orgânicos (que são entregues pelo algoritmo da rede social com base no crescimento espontâneo e viral da postagem), o Pinterest possibilita que os usuários visualizem e comprem produtos e serviços por meio de recursos de publicidade integrados à plataforma.

O que é e como funciona o Pinterest Ads?

O Pinterest Ads é uma plataforma de anúncios para empresas e marcas que desejam ofertar seus produtos e serviços aos usuários do Pinterest por meio de publicidade exibida tanto no feed quanto nos resultados de buscas feitas pelos pinadores, que é como o Pinterest chama seus usuários.

Assim, os negócios podem impulsionar seus Pins (ou postagens) dentro da plataforma para que tenham mais alcance e visualizações e criar campanhas para identificar e causar impacto em seu público-alvo.

Para isso, é possível usar ferramentas do Pinterest Ads para elaborar, editar e veicular os anúncios a um grupo segmentado de usuários com base em critérios como idade, localização, sexo, interesses etc.

Quanto custa anunciar no Pinterest?

A plataforma de publicidade do Pinterest utiliza um sistema de leilão virtual, com base nos valores máximos de lances dados pelos anunciantes, para decidir os anúncios que serão exibidos no feed dos usuários.

Os valores podem variar conforme o objetivo da campanha, a escolha de palavras-chave, categorias de interesse, tipos e dimensões dos anúncios contratados junto ao Pinterest Ads. Atualmente, o lance mínimo para anunciar no Pinterest é de R$ 6,00.

5 vantagens de anunciar no Pinterest

As publicidades veiculadas em mídias sociais por meio de campanhas de tráfego pago trazem vantagens e resultados mais rápidos para as empresas anunciantes porque garantem a exibição dos nomes das marcas, seus produtos e serviços aos usuários sem depender de tráfego orgânico, ou seja, espontâneo.

Conheça 5 vantagens de elaborar e executar uma campanha de anúncios no Pinterest.

1. Reconhecimento da marca

Para que alguém consuma os conteúdos, produtos e serviços da sua empresa, é preciso, antes de mais nada, que esse alguém descubra a existência do seu negócio, certo? Esse é um dos preceitos e objetivos básicos do marketing e da publicidade: tornar uma empresa conhecida pelo público.

Por isso, publicar anúncios em uma rede social tão popular entre usuários que colecionam referências visuais para se inspirarem e, consequentemente, fazerem compras para materializarem projetos é uma decisão extremamente inteligente. Dessa forma, você obtém brand awareness, ou seja, consciência de marca para o seu negócio entre o público-alvo.

2. Anúncios no feed

Quando você anuncia no Pinterest, o algoritmo da plataforma exibe a publicidade da sua marca no feed dos usuários que estiverem navegando pela rede social.

Isso significa que um usuário vendo Pins nessa mídia social sobre, por exemplo, tênis verá Pins orgânicos, como os de criadores de conteúdo, mas também verá Pins de anúncios de tênis, que podem ser salvos em pastas do usuário assim como os Pins orgânicos.

3. Anúncios no buscador

O Pinterest conta com seu próprio buscador dentro da plataforma. A dinâmica desse buscador é bastante similar à do Google, por exemplo.

Dessa forma, um usuário pode fazer uma busca na barra de pesquisa da mídia social e, entre os resultados, receberá anúncios de produtos ou serviços relacionados ao que foi pesquisado.

4. Mais tráfego

Com a possibilidade de incluir links para outras páginas on-line da marca nos Pins, o Pinterest se torna um grande redirecionador de tráfego de visitantes para a landing page, site, blog ou e-commerce da sua empresa.

O tráfego gerado por mídias pagas consegue aumentar o fluxo de pessoas que visitam os seus outros endereços na web com mais velocidade, já que os anúncios são mostrados no feed e nas buscas dos usuários, sem que eles precisem buscar especificamente pela sua empresa.

5. Mais conversões

Anúncios de produtos e serviços que estejam relacionados aos interesses e buscas de usuários têm maiores chances de conversão de leads, ou clientes potenciais, em clientes de fato.

Implantar uma estratégia de tráfego pago no Pinterest impulsionará as ações comerciais da sua empresa, sejam elas vendas on-line ou em lojas físicas, inscrições em cursos, assinaturas de newsletters etc.

Como criar um anúncio no Pinterest Ads?

Para começar a veicular publicidade do seu negócio no Pinterest, você precisa criar uma Conta Business. Caso você já possua uma conta pessoal na plataforma, você pode convertê-la em uma Conta Business.

É bastante simples e é gratuito. Basta acessar pinterest.com, clicar em “Criar conta”, no canto superior direito da tela, e seguir o passo a passo para criação da conta comercial na plataforma.

Depois, é só seguir o guia abaixo para criar seu primeiro anúncio no Pinterest:

  1. Na página inicial do Pinterest Ads, selecione o país e a moeda para cobrança da publicidade, leia e aceite o Contrato de Publicidade;
  2. Em “Anúncios”, no menu superior, clique em “Criar Anúncio”;
  3. Escolha o objetivo da campanha, que pode ser “Gerar Reconhecimento de Marca”, “Gerar Consideração” ou “Obter Conversões”;
  4. Em “Detalhes da Campanha”, crie um nome e o status para a campanha (ativa ou pausada);
  5. Defina o tipo de orçamento da campanha (diário ou total), o limite de gastos (o valor mínimo é de R$ 6,00) e a programação (veiculada diariamente ou em datas específicas);
  6. No menu “Detalhes do grupo de anúncios”, estabeleça o nome do grupo de anúncios, insira os detalhes da estratégia de segmentação do público-alvo (reconectar-se com os usuários, encontrar novos clientes ou escolher sua própria programação);
  7. Ainda na segmentação do público-alvo, selecione as palavras-chave e os interesses, além dos dados demográficos (gênero, faixa etária, locais, idiomas e dispositivos) e do posicionamento do anúncio (no feed, nos resultados de buscas ou nos dois);
  8. Em “Otimização e veiculação”, defina o tipo de lance (automático ou personalizado) para o leilão feito pela plataforma. Em “Anúncios”, você pode escolher Pins do perfil da empresa para serem exibidos no feed como patrocinados;
  9. Na configuração dos detalhes do Pin patrocinado, faça o upload do Pin, insira o nome do anúncio que será exibido aos usuários e escolha a URL de destino (landing page, WhatsApp, site etc.);
  10. Clique em “Publicar” para que sua campanha de anúncios seja ativada no Pinterest.

Quais são os formatos de Pins para anúncios?

Você já aprendeu a configurar uma campanha de anúncios no Pinterest Ads. Agora é hora de dar atenção aos materiais criativos que serão exibidos ao seu público-alvo, afinal, o Pinterest é uma rede social de impacto visual.

Veja quais são os formatos de Pins para anúncios no Pinterest:

Pins estáticos

Esse formato é similar aos Pins padrões, com a vantagem de que, na modalidade anúncio, ele é exibido no feed da rede social com a legenda “Patrocinado por” seguido do nome da sua empresa.

Nesse formato de Pin de anúncio, você também pode adicionar a logo da marca, um link para outra página on-line da empresa e um texto sobreposto ao material criativo que é indexado pelo motor de buscas do Pinterest.

Também é possível incluir uma descrição mais detalhada do produto ou serviço com um texto de até 500 caracteres, que será exibido quando o Pin for clicado por um usuário e expandido no feed.

Pins de vídeos

Os Pins de vídeos são bastante atrativos e permitem a inclusão de mais informações e imagens do produto ou serviço ofertado de forma mais dinâmica e com áudio (uma música ou uma narração, por exemplo).

A duração recomendada para atrair e manter a atenção e o engajamento dos potenciais consumidores é de 15 segundos por vídeo.

A largura de exibição dos vídeos pode variar. Você pode optar pelo formato vertical ou por um vídeo mais expandido, em formato de quadrado, que ocupa o espaço equivalente a dois vídeos verticais, lado a lado, no feed.

Pins de ideias

Também conhecidos como Pins de stories (pela semelhança com os stories do Instagram), esse formato de anúncio permite que você insira vídeos, imagens, listas e texto em um único Pin.

Esse formato de Pin é exibido em mais de uma página e é ótimo para educar o público-alvo com tutoriais e guias sobre como usar as soluções que os produtos e serviços da sua empresa oferecem.

Além disso, é possível incrementar os Pins de ideias com outros recursos disponibilizados pelo Pinterest como músicas, áudio sobreposto, tags de marcação, stickers, entre outras possibilidades de criação e edição.

Pins de carrossel

Os Pins de carrossel são a junção de 2 ou mais Pins tradicionais (ou estáticos), assim como o formato de carrossel do Instagram (com mais de uma foto ou vídeo), que podem ser visualizados quando o usuário os arrasta para o lado.

Assim como acontece com os Pins tradicionais, o formato carrossel exibe o nome da empresa após a legenda “Patrocinado por”, para sinalizar ao público que o conteúdo é uma publicidade. Esse formato é ideal para, por exemplo, exibir as variedades de cores e modelos de um determinado produto.

Pins de produtos

Esse tipo de Pin, também conhecido como anúncio de compras, permite que o usuário clique nele e realize uma compra, seja por um botão com uma Chamada para Ação (CTA) que o redireciona para outra página (sem sair do Pinterest) ou por um link que o leva para, por exemplo, um e-commerce.

Os produtos exibidos por esse tipo de Pin podem ser importados para o seu perfil comercial no Pinterest direto de um catálogo disponível em outro endereço on-line da empresa.

Pins de coleções

Esse formato de anúncio é exibido como uma imagem ou vídeo e, quando clicado, expande-se para tela cheia, exibindo em detalhes até 24 itens secundários. Por exemplo, um Pin com uma imagem de uma mesa de jantar que, quando clicado, ocupa toda a tela e pode ter seus elementos (pratos, talheres e taças) visualizados em detalhes e comprados.

Esse tipo de anúncio está disponível na versão do Pinterest em aplicativo e é bastante efetivo porque, em um único Pin, pode exibir uma coleção completa de produtos de uma linha. Essas coleções podem ser criadas manualmente ou importadas de um catálogo existente, como no caso dos Pins de produtos.

3 exemplos de anúncios de empresas no Pinterest

Conseguiu ter uma bela noção do potencial do Pinterest para impulsionar sua marca entre os milhões de usuários dessa plataforma, né? Conheça agora 3 empresas que veicularam campanhas publicitárias aos usuários do Pinterest e alcançaram resultados excepcionais por meio de Pins de anúncios.

1. Uninassau

O centro universitário Uninassau entrou no Pinterest para conseguir novos alunos e aumentar as inscrições em cursos de graduação. Para isso, lançou uma campanha de conversão na plataforma, que reduziu o CPL (Custo por Lead) em 55% em comparação às outras mídias contratadas pela instituição.

A campanha usou Pins estáticos com botão de Chamada Para Ação (CTA) e segmentou o público em usuários com mais de 18 anos e moradores das cidades em que a faculdade estivesse presente, além de selecionar interesses como educação e carreira.

2. Magazine Luiza

A gigante varejista foi genial ao explorar o que o Pinterest tem de melhor para oferecer às empresas: usuários em busca de inspiração e criando listas de compras. Com foco em casais planejando seus casamentos, a campanha “Quero de Casamento” divulgou o serviço de listas de casamento da Magalu por meio de Pins de ideia, carrosséis e vídeos.

O resultado foi uma redução no Custo por Lead (CPL) de 89% e 4x mais alcance em comparação ao período inicial das campanhas, tornando o Pinterest responsável por quase 30% dos clientes em potencial da ação publicitária “Quero de Casamento”.

3. Madesa

A loja de móveis Madesa criou anúncios para o Pinterest Ads com o objetivo de ampliar seu público e apresentar seu site a usuários em busca de referências visuais de decoração, além de aumentar as vendas.

Entre julho e setembro de 2021, a empresa veiculou uma campanha publicitária no Pinterest que resultou em um aumento de 42% da Taxa de Cliques (CTR), além de conseguir aumentar o tráfego de visitantes do site em 30%.

Inspire os usuários do Pinterest e venda mais!

Neste artigo, você aprendeu que o Pinterest Ads te dá a chance de unir o melhor dos mundos de mecanismos de busca e da publicidade em mídias sociais. Isso porque a plataforma exibe os anúncios de empresas como resultados para buscas de usuários por produtos e serviços no buscador interno do Pinterest.

Além disso, seu negócio também pode divulgar e ofertar produtos e serviços aos usuários que estejam navegando pelo feed da mídia social em busca de referências relacionadas ao que a sua empresa vende.

Esse tipo de anúncio é efetivo porque não interrompe bruscamente o consumo de conteúdo do usuário com uma propaganda que não tem a ver com os interesses dele.

Segundo dados do próprio Pinterest, 46 milhões de brasileiros acessam a mídia social todos os meses em busca de inspirações, referências e ideias. Além disso, 80% dos usuários brasileiros do Pinterest têm mais probabilidade de se lembrarem de uma marca presente na plataforma.

Não perca a oportunidade de expandir o alcance do nome da sua empresa nas redes sociais e em buscadores como o Google.

A Tupiniquim já ajudou muitas empresas a impulsionarem suas vendas na internet e pode ajudar a sua também com uma estratégia de tráfego pago focada em Google Ads.

Fale conosco e conheça esse e outros serviços de marketing digital da Agência Tupiniquim!

Se você curtiu este artigo, compartilhe o link com outras pessoas que se interessam pelo assunto!

Dúvidas Frequentes

O que é o Pinterest Ads?

O Pinterest Ads é uma plataforma de anúncios para empresas e marcas que desejam ofertar seus produtos e serviços aos usuários do Pinterest por meio de publicidade exibida tanto no feed quanto nos resultados de buscas feitas pelos pinadores, que é como o Pinterest chama seus usuários.

Quais as vantagens de anunciar no Pinterest?

  1. Reconhecimento da marca;
  2. Anúncios no feed;
  3. Anúncios no buscador;
  4. Mais tráfego;
  5. Mais conversões.

Quais são os formatos de Pins para anúncios no Pinterest?

  1. Pins estáticos;
  2. Pins de vídeos;
  3. Pins de ideias;
  4. Pins de carrossel;
  5. Pins de produtos;
  6. Pins de coleções.

Web Stories:

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades e conteúdos relevantes sobre marketing digital e vendas!
1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
4 dicas para melhorar o CTR dos seus anúncios (Copia) 4 Vantagens da Análise SWOT 4 Fatores da Análise SWOT 3 exemplos de Marketing emocional 4 Dicas para fazer Marketing emocional 4 Emoções poderosas no Marketing emocional 3 curiosidades sobre o omnichannel 4 dicas para aplicar o omnichannel 4 benefícios do omnichannel 4 benefícios de anunciar no Google Ads 4 dicas para criar conteúdo no Pinterest Pinterest: 4 formatos de Pins na Conta Business 3 exemplos de métricas de Google Ads 4 principais redes sociais para a sua indústria 4 benefícios do Google Ads para o Marketing Industrial 4 cursos de vendas para alavancar seus resultados 3 dicas sobre Marketing Digital 4 livros de Marketing Digital para te inspirar 4 dicas para melhorar o CTR dos seus anúncios 3 cases de Marketing Digital B2B da Tupiniquim