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Quer saber como as estratégias de Link Building podem aumentar a credibilidade da sua marca nos mecanismos de busca? Aprenda neste post tudo o que você precisa saber!

O link building é uma estratégia de construção de links que aumenta a reputação, a autoridade e o traz mais tráfego ao seu site.

Existem diversos fatores de ranqueamento para classificar se uma página é boa ou não. O link biulding é um desses fatores, sabia?

Muitas pessoas não levam a sério a importância de se inserir links nos conteúdos, mas eles são elementos determinantes para um bom posicionamento no Google – até mesmo porque fazem parte dos pilares de SEO.

Focar em critérios que o Google leva em consideração como palavras-chave, site responsivo, conteúdos relevantes e de qualidade é importante, mas também é preciso criar estratégias de link biulding e estruturar uma rede de links qualificados.

Quer saber como fazer isso? Continue a leitura e veja quais são os passos a serem seguidos!

Navegue e saiba mais sobre a estratégia link building

SEO Off Page

Antes de apresentarmos os conceitos de link building, precisamos desconstruir a ideia que muitas pessoas tem de que o SEO Off Page é só link building. Na verdade, existem outras ações vinculadas ao SEO Off Page que você vai conhecer mais adiante.

Segundo o site Ahrefs, essa estratégia incorpora todas as técnicas que acontecem fora de um website, com o propósito de impactar positivamente a classificação nos mecanismos de busca. Para ele, o Link Building e exposição do produto/marca em outros sites são os dois pontos principais do SEO Off Page.

Veja os elementos que devem ser levados em consideração no Off Page:

  • Links;
  • Fatores locais;
  • Menções em outros sites;
  • Links nofollow (indica para o buscador links que não devem ser seguidos).

Quando um site é altamente citado na internet através de links externos, redes sociais e pessoas falando sobre a marca, significa que o site publica conteúdos de alta qualidade e possui um grande potencial de construir autoridade e reputação.

Existem algumas ações que impactam positivamente a sua página. Veja:

Links Building: através dele é possível adquirir os melhores backlinks.

Assessoria de imprensa:  o trabalho de um assessor de imprensa pode ajudar o seu site a ser mencionado nos grandes portais de notícias.

SEO Local: a localização do usuário impacta diretamente nos resultados que serão exibidos no Google e, se a sua empresa estiver bem localizada, significa mais visitas no site.

Através dos elementos citados acima, podemos notar que o SEO Off Page vai além do link building, mesmo que ele represente a grande parte dessa estratégia.

O que é Link Building?

O link building é o conjunto de estratégias de SEO que consiste em gerar backlinks qualificados vindos de outros sites. Com eles, é possível aumentar a autoridade e o tráfego do seu site nos mecanismos de busca.

Desde os primórdios do Google os links já eram importantes para determinar a posição de uma página na SERP. No entanto, antes do surgimento do maior buscador da web (Google), os outros buscadores da época como Yahoo, Cadê e Aonde se baseavam apenas em palavras-chave para classificar os sites.

Quando o Google foi fundado oficialmente em 1998, ele veio com o diferencial de determinar se o site era bom através da quantidade de links que estavam apontando para ele. Os profissionais de SEO entenderam que o buscador funcionava dessa forma e começaram a criar conteúdo com links de diversos sites, passando também a comerciar os links utilizando palavras-chave de forma artificial.

A partir daí, o Google identificou sites que estavam se promovendo com estratégias não orgânicas. Então, em 2012 lançaram o algoritmo do Google Penguin, com o objetivo de identificar e penalizar sites com práticas manipuladoras ou não naturais de links Building.

Por isso, o excesso de palavras-chave e a quantidade de links que apontam para um site não são tão bem vistos pelo Google como a qualidade, relevância e a naturalidade dos links.

É importante que o site que está linkando o seu conteúdo tenha correlação com o seu negócio. Ou seja, se um site de moda ter um link para apontando para um site que fala sobre esportes, não vai fazer muito sentindo, não é mesmo?

Para manter uma boa uma estratégia de link building é preciso que os sites que linkam para o seu conteúdo tenham autoridade, abordem os mesmos assuntos e ofereçam produtos e serviços relacionados ao seu.

Por que links buildings são importantes?

O link building é uma construção de uma rede de links que fazem interligações para outros sites. Através desses links, os rastreadores do Google encontram novas páginas para indexá-las.

Como vimos anteriormente, as pessoas não se importavam se os links faziam sentido ou não para o leitor. Pensavam apenas na quantidade, pois era ela que ranqueava bem os sites.

Porém, essas práticas prejudicaram a experiência dos usuários que acessavam links de baixa qualidade e sem relação nenhuma com o conteúdo. O Google ficou cada vez mais inteligente e passou a penalizar sites que praticavam o black hat (práticas manipuladoras).

Os links são um dos elementos principais do SEO para uma boa classificação e posicionamento no Google, mas se forem aplicados de forma errada podem prejudicar o desempenho da otimização do conteúdo, da busca do usuário e ainda tornar o seu site passível de penalizações.

Por isso, é preciso focar em táticas de link Building que construam backlinks naturais em sites de grande autoridade e reputação.

Como o Google avalia os links

Você já deve ter notado que um bom link Building não é relevante apenas por grandes quantidades de links. Afinal, do que vale quantidade sem qualidade, certo?

Aqui vamos te mostrar características desses dois elementos e como é importante que os dois andem juntos. Veja:

  • Quantidade: quanto maior a quantidade e diversidade de sites que fazem referência a sua página, mais autoridade o seu domínio ganha.
  • Qualidade: lembra que no começo do artigo falamos que logo quando o Google surgiu os profissionais de SEO se preocupavam só com a quantidade de links? Porém, o volume de links de nada vale se os sites não possuem qualidade.

Existem outros fatores dentro de uma página que também impactam a qualidade de um link, como:

Contexto do link

O Google analisa todo o contexto em torno dos links para identificar se é relevante e se faz sentido para o usuário.

Texto âncora

O texto âncora é uma palavra-chave ou a frase onde o link é inserido. O Google identifica se a página que foi linkada tem sentido com o termo que foi utilizado. Por exemplo: em um dos seus conteúdos é usada a palavra-chave “otimização de sites”, mas linka para página de serviço de criação de sites WordPress.

O Google pode entender isso como uma forma de manipulação e pode penalizar o seu site. Por isso, crie links nas palavras-chave exatas.

Links que apontam para fora da página

É muito importante que os seus leitores tenham boas referências de conteúdos complementares de outros sites. Além de enriquecer o conteúdo, melhora a experiência do usuário e aumenta a autoridade do site.

Confiabilidade dos links que estão sendo utilizados na página

Priorize indicar links de sites confiáveis e com credibilidade. Mostre para o Google que a sua página preza por qualidade e por oferecer conteúdos completos aos usuários.

Links dentro do site

Esses são os famosos links internos que apontam para páginas dentro do próprio site. Uma boa quantidade de links internos relevantes na sua página garante um valor maior para o seu site diante dos mecanismos de busca.

Links que apontam para o seu domínio

Ter sites com um bom domínio apontando para o seu impacta diretamente no valor da autoridade do seu site, tornando-se cada vez mais significativa para o Google.

Veja duas estratégias de link building para o seu domínio:

Menção à marca: busque no Google por sites que mencionem a sua marca. Caso o seu domínio não esteja linkado, você pode mandar um e-mail para pessoa e pedir que façam a linkagem.

Entrevistas e eventos: participar de entrevistas e eventos relacionados a seu nicho também pode gerar menções à sua marca em outros sites. É o que chamamos de mídia espontânea.

Como fazer Link Building?

Ao longo do artigo mostramos boas técnicas que podem te ajudar com os links buildings, mas ainda não acabou, então pegue o seu bloco de notas para guardar todas as dicas que vamos dar agora:

Guest Post

Os guest posts são os artigos de convidados. Ou seja, eles são textos que você produz para publicar em outros sites que tenham o mesmo ramo de atuação que o seu. Você não deve duplicar conteúdos já existentes, certo?

Um guest post feito corretamente pode melhorar a reputação da sua marca, estabelecer autoridade em determinado assunto e ainda conseguir links para o seu site. Publique guest posts em blogs que tenham um mesmo público-alvo, serviços ou produtos que o seu.

Moeda de troca

Não faça a troca de link por outro link, ofereça em troca a publicação do conteúdo em suas redes sociais. Você pode escolher o canal de comunicação que tenha mais visibilidade e seguidores para compartilhar o artigo e assim fazer uma troca que seja justa.

Infográficos

Criar infográficos é um dos métodos mais úteis para conseguir links para uma página. As pessoas podem usar o seu infográfico em outros posts e indicar a sua página como referência. Não tem nenhum problema utilizarem uma imagem ou infográfico do seu site, desde que mencionem a fonte.

Parceiros Comerciais

Se você tem uma boa relação com seus clientes, fornecedores e prestadores de serviço do mesmo ramo comercial que o seu, peça para que eles incluam links que apontem para o seu site. Lembrando que precisa ser de forma natural e de maneira que faça sentido para o usuário.

Link quebrados

É super comum encontrar links quebrados na web, seja pelo fato de serem excluídos ou por alguma mudança na URL (endereço da página). Os links quebrados sempre aparecem com o Erro 404 e uma mensagem dizendo que aquela página não foi encontrada.

Você pode identificar esses tipos links que não funcionam mais em alguns sites e pedir para o dono da página se ele pode ser substituído por um de seus conteúdos.

Links de concorrentes

Se um site mencionar um link de artigo apontando para um concorrente e você possui um conteúdo sobre o mesmo assusto, só que mais completo e atualizado, você pode sugerir para o site que ele faça a troca do link do seu concorrente para o seu.

Ferramentas para link Building

Aqui vamos mostrar ferramentas que auxiliam no desenvolvimento de links buildings. Elas vão te ajudar a corrigir problemas e encontrar as melhores oportunidades para fazer linkagens. Veja:

Google Search Console

É uma ferramenta gratuita que ajuda a identificar problemas e oportunidades de otimização. O Google Search Console oferece recursos para link buildings como a função de rejeição de backlinks de baixa qualidade. Além disso, a ferramenta alerta sobre as penalizações que o site sofreu, a fim de corrigi-las.

Majestic

A Majestc é uma ferramenta completa para a análises de backlinks de um site. É possível acessar também informações sobre os textos-âncora, contextos, links nofllow e outros.

Ahrefs

O Ahrefs é uma ferramenta de SEO com recursos úteis para link building como o Site Explorer, Content Explorer e a criação de alertas.

Link Explorer (Moz)

O Link Explorer é uma ferramenta gratuita da Moz que ajuda nas técnicas de link building. É possível fazer uma análise de qualquer página que você escolher, trazendo relatórios de backlinks, concorrentes, links quebrados e textos-âncora.

Screaming Frog

Essa é uma ferramenta de auditoria de sites, tanto para SEO On Page e SEO Off Page. Os principais recursos da Screaming Frog são identificar links quebrados (erro 404) e ajudar no redirecionamentos de links.

Agora que você já sabe o que é link Building e como ele funciona, é hora de aplicar tudo o que aprendeu!

Neste artigo te ensinamos muitas estratégias de Link Building que, se utilizadas corretamente, ajudarão no aumento do tráfego.

Além disso, mostramos que para ser tornar uma autoridade não basta focar só na quantidade de links nas páginas, mas também na qualidade e relevância deles para melhorar a experiência do usuário.

Que tal começar a fazer um link building mais poderoso? Precisando de uma mãozinha para isso, saiba que Tupiniquim é uma agência de marketing digital com mais de 10 anos de experiência e pode te ajudar no desenvolvimento das melhores estratégias para alcançar um número bem maior de visitantes!

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