Link Building é um conjunto de táticas essenciais para uma boa estratégia de SEO e para gerar maior credibilidade para a sua marca. Entenda tudo sobre isso neste post.
Imagine que você comprou um produto, gostou muito dele e então o recomendou para um amigo. Ora, se é um amigo, você dificilmente recomendaria algo que não tenha achado relevante e útil para você, certo?
O Google, o maior buscador do mundo, sabe que a mesma lógica se aplica (ou deveria se aplicar) a sites que recomendam outros sites. Por isso, a plataforma utiliza a quantidade de links que apontam para outros sites como um dos critérios para avaliar a relevância e a qualidade do conteúdo que está sendo referenciado.
Diante disso, profissionais de marketing digital logo perceberam que havia aí mais uma chance de conseguir colocar seus sites em destaque nas SERPs (páginas de resultados), ou seja, através da estratégia de Link Building, ou construção de uma rede de links.
Mas o que é Link Building? Qual a importância dessa tática e como aplicá-la às suas estratégias de SEO? Acompanhe este artigo para aprender tudo sobre o assunto.
E, se precisar de uma agência de marketing digital especialista nessa e em outras estratégias de SEO, conte com a Agência Tupiniquim!
O que você vai ler sobre Link Building:
O que é Link Building?
Link Building é uma das estratégias de SEO Off Page que consiste em gerar backlinks, ou seja, links que outros sites fazem para o seu. Também chamados de links externos, são utilizados quando um site quer referenciar outro de domínio diferente, construindo, assim, uma rede de links.
Antes do surgimento do Google em 1998, atualmente o buscador mais utilizado no mundo, outras plataformas similares, como o Yahoo, Cadê, Aonde e Altavista, baseavam-se apenas em palavras-chave para classificar os sites e ranqueá-los nas primeiras posições das páginas de resultados.
Mas, com a chegada do Google, uma nova forma de classificação baseada em links externos surgiu. A partir daí, o mecanismo de busca passou a entender que sites que eram frequentemente referenciados por outros eram critérios suficientes para categorizá-los como relevantes, de conteúdo de qualidade e dignos de ganharem destaque nas SERPs.
Ao perceber isso, no entanto, muitos sites viram esse critério do Google como uma oportunidade para conseguir chegar às primeiras posições de forma mais rápida, utilizando práticas forçadas para conseguir backlinks, fosse por meio de comercialização de links, trocas artificiais, entre outros métodos que posteriormente ficaram conhecidos como Black Hat SEO.
Quando sites priorizam aparecer no Google a qualquer custo, isso significa que conteúdo de qualidade e pensando no usuário fica de lado.
Conforme o buscador foi percebendo essas manobras prejudiciais, começaram a surgir atualizações no algoritmo que visavam identificar e desqualificar qualquer site que se aproveitasse de más práticas de SEO, sendo a Penguin de 2012 uma delas.
A partir daí, sites com quantidades excessivas de links, páginas falsas criadas somente para gerar links externos, além de uso abusivo de palavras-chave, entre outras artimanhas, começaram a despencar nas páginas de resultados.
Mas observe que isso não significou o fim da estratégia de Link Building. Sites referenciados por outros ainda é um fator de ranqueamento considerado pelo Google. O que mudou foi a eficácia do algoritmo de identificar sites que fazem mau uso disso, desconsiderando as boas práticas e menosprezando a experiência do usuário.
Link Building e SEO Off Page: qual a diferença?
Link Building é frequentemente tratado como um sinônimo de SEO Off Page, como se essas fossem estratégias idênticas. Mas a verdade é que existe, sim, diferença entre uma e outra, apesar de elas estarem extremamente relacionadas.
Dentro do SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para os Motores de Busca), existem três elementos fundamentais que compõem esse conjunto de técnicas: conteúdo, SEO On Page e SEO Off Page.
O conteúdo, como você deve imaginar, tem a ver com a boa aplicação das estratégias de marketing de conteúdo. Garantir conteúdo de qualidade, informativo e de acordo com as intenções de pesquisa das pessoas usuárias é fundamental para atrair visitantes e leads (potenciais clientes) para o seu site ou blog.
SEO On Page diz respeito aos elementos internos do seu site, envolvendo imagens, elementos interativos, programação, responsividade, links internos, velocidade de carregamento, arquitetura da informação etc.
Já o SEO Off Page são todos os elementos externos ao seu site ou blog sobre os quais você não necessariamente tem controle. É aqui que entra o Link Building, bem como marketing de conteúdo, branding, recomendações e ações em redes sociais.
Dificilmente você tem como controlar referências à sua marca ou site que venham de postagens em redes sociais ou até mesmo em outros blog posts. Mesmo assim, tais ações ainda refletem na credibilidade e autoridade da sua página, o que, consequentemente, interfere no ranqueamento dela nos motores de busca.
Qual a importância do Link Building para o SEO?
Depois de ler os tópicos anteriores, pode ser que você já esteja começando a enxergar alguns motivos que levam a estratégia de Link Building a ser considerada importante para quem trabalha com as técnicas de SEO e, consequentemente, desejam gerar tráfego orgânico a partir de uma presença contínua nas primeiras páginas dos buscadores.
A atualização Penguin do Google não foi a única que ocorreu. De lá para cá, o maior buscador do mundo vem constantemente se atualizando para melhorar cada vez mais a experiência do usuário em sua plataforma, afinal de contas, o Google sabe que são justamente as pessoas que utilizam seu produto que fazem a “máquina girar”.
Pensando em oferecer uma boa experiência, o Google ainda considera sites que são recomendados por outros como um indicativo de qualidade, tanto em conteúdo, quanto em outros elementos internos do site.
Por isso, a estratégia de Link Building ainda é muito importante para o SEO. Não é à toa que uma das KPIs de SEO mais comuns é justamente o monitoramento da métrica de número de backlinks que determinado site possui.
Tanto links externos quanto links internos ajudam a repassar um pouco da autoridade para o site ou página a que estão se referindo. E isso ajuda a melhorar o ranqueamento desse site ou página nos resultados de busca.
Além disso, ser referenciado ou recomendado por outros sites com boa autoridade de domínio e relevantes em seu nicho, ajuda a dar credibilidade para o seu site ou blog. Isso acaba elevando a sua reputação e colocando a sua marca como uma referência no assunto, não só para o Google, mas para seus visitantes também.
Como o Google avalia backlinks
Considerando que o Google ainda é o buscador mais relevante que existe, vamos focar nele neste momento e trazer alguns fatores que a plataforma leva em conta ao avaliar backlinks de sites.
1. Autoridade de Domínio
Também conhecida pela sigla DA (do inglês Domain Authority), essa é uma métrica que foi inventada pela Moz, uma plataforma com diversas ferramentas para auxiliar na aplicação de técnicas de SEO. A DA é medida em uma escala de 0 a 100 e serve para classificar a relevância de determinado domínio nas SERPs.
Ao avaliar a relevância de um link, o Google também considera a autoridade dos domínios que estão sendo referenciados para garantir que aquele é um link que leva para um conteúdo de qualidade.
2. Relevância e contexto
O algoritmo do Google já é inteligente o suficiente para perceber links que foram inseridos sem terem nenhuma conexão com o conteúdo da página em si. Isso significa que, se seu conteúdo é sobre prospecção de novos clientes, por exemplo, colocar um link para uma página de venda de caixas de papelão não faz sentido algum.
Portanto, a relevância e o contexto em que um link é inserido na página também são considerados fatores importantes para determinar a sua qualidade.
3. Posição do link na página
A lógica aqui é bem simples: tudo o que não é considerado importante é deixado de lado ou até mesmo “escondido” na página. Para links é a mesma situação. Se você deseja endossar algum outro site ou conteúdo que realmente é relevante, dificilmente o deixaria no rodapé da página ou em outros pontos menos visíveis dela, certo?
O Google utiliza a posição do link na página para classificá-lo como mais ou menos relevante. Isso não significa que um link no canto da página, por exemplo, perca sua importância, mas, se comparado a outros que estão ao longo do conteúdo principal, esse link é menos valorizado.
4. Texto âncora
As âncoras são aqueles pequenos textos clicáveis, onde o link para páginas internas ou externas é inserido. Se observar este artigo ou qualquer outro do blog da Tupiniquim, vai notar a presença de várias âncoras, como é o caso do pequeno exemplo que acabei de colocar aqui neste parágrafo.
O Google avalia as âncoras para entender a relação do texto com o conteúdo da página para a qual está sendo linkado, e se essa informação está explícita o suficiente para a pessoa que clicar ali.
Portanto, colocar um “clique aqui” pode ser prejudicial para a sua estratégia de Link Building, pois nem usuário, nem Google saberão do que se trata a página para a qual você está linkando, e se ela realmente tem relação com o que está sendo dito na página original.
5. Backlinks de fontes diversas
Além de avaliar a autoridade de domínio dos sites que estão referenciando outros, o Google também considera a diversidade deles, ou seja, quantos domínios diferentes estão linkando para uma mesma página ou site.
Isso porque não adianta receber links externos de um mesmo site. Se seu site está sendo referenciado por diversos outros que não possuem relação entre si, esse é um indício da sua popularidade entre outros sites do meio.
Vale lembrar que, assim como no caso da atualização Penguin, o Google está constantemente fazendo atualizações em seu algoritmo. Por isso, se SEO faz parte da sua estratégia, esteja sempre de olho nas mudanças, garantindo que sua equipe ou agência de SEO esteja sempre de acordo com essas boas práticas.
6 Dicas para fazer Link Building
Se sabemos que as más práticas da construção da rede de links são punidas pelo Google, eis a pergunta que não quer calar: é possível elaborar uma estratégia para fazer Link Building de forma correta?
A resposta é sim! Existem algumas maneiras de trabalhar com o Link Building de forma responsável e que, se bem realizadas, podem ser fundamentais para alavancar seus resultados de SEO. Confira nossas dicas!
1. Peça links
Uma das formas mais rápidas e eficazes de conseguir backlinks é justamente ir até os sites que você gostaria de ganhar a recomendação e solicitar para que um link seu seja inserido ali.
Verdade seja dita, nem todo mundo conhece a sua empresa, seu conteúdo, produto ou serviço. Por isso, desde que sejam sites de nichos semelhantes ao seu, pode ser interessante entrar em contato com a pessoa responsável pelo site ou blog e fazer a sugestão para inserir o link.
Mas, para isso dar certo, atente-se para alguns pontos:
- Procure sites que tenham alguma conexão com o tipo de conteúdo que você possui no seu, ou que estejam relacionados com o seu mercado. Ex.: Uma marca de molho de tomate pode pedir link para um blog ou site que ofereça receitas de massas;
- Busque sites diferentes para conseguir links externos, evitando concentração de links em apenas uma opção;
- Ainda que sejam sites relacionados ao seu nicho, considere a qualidade do conteúdo produzido por lá, além de autoridade de domínio e credibilidade do site;
- Antes de entrar em contato, crie e-mails com boa escrita, apresentando seu site e os motivos pelos quais ele é digno de ser recomendado.
Essa pode ser uma tarefa árdua, mas que deve ser feita sempre com responsabilidade e cuidado. Não adianta sair disparando e-mails para qualquer site e, em se tratando de um pedido, é importante preparar-se para alguns “nãos” ou até mesmo ficar sem resposta.
2. Faça links internos
Os links internos são aqueles que linkam para outras páginas da mesma URL, ou seja, são aqueles que você pode adicionar manualmente em seu site.
Por conta disso, comparando-os com os links externos, os links internos possuem menos importância para o Google na hora de avaliar a qualidade de um site ou página. Isso porque o buscador entende que as recomendações externas e naturais ainda são mais confiáveis. Afinal, recomendar o próprio site é fácil, mas ser recomendado por outros, nem tanto, certo?
Mesmo assim, a linkagem interna é essencial para ajudar o Google a indexar as páginas do site, além de ser um jeito excelente de melhorar a experiência dos visitantes do seu site. Você pode incluir links para outras páginas que oferecem conteúdo relacionado ao da página original e, assim, ajudar os usuários a encontrarem mais informações de valor.
3. Crie conteúdo compartilhável
Essa é uma das melhores formas de incentivar outros sites a recomendarem naturalmente o seu: criar conteúdo compartilhável.
Alguns exemplos podem ser:
- Pesquisas;
- E-books;
- Guias completos;
- Infográficos;
- Planilhas;
- Cursos gratuitos etc.
Conteúdo assim pode servir tanto para atrair novos visitantes para o seu site, como também para melhorar o seu brand awareness. As pessoas vão passar a reconhecer a sua marca pelo valor que ela entrega, elevando sua autoridade em seu nicho.
Mas é importante salientar que seus esforços podem ir por água abaixo caso não esteja oferecendo conteúdo de qualidade. Alguns materiais não são difíceis de desenvolver, mas é preciso garantir que pessoas capacitadas os desenvolvam.
4. Fique de olho em links quebrados
Outra forma de conseguir links externos é identificar links quebrados ou perdidos. Ou seja, sites que já incluíram link para o seu, mas que, por algum motivo, foi perdido ou virou uma página de erro.
Ao identificar os links perdidos ou quebrados, você pode entrar em contato com o site em questão e informar a pessoa responsável sobre o problema encontrado.
Links quebrados podem afetar o SEO de um domínio, por isso, além de conseguir recuperar os backlinks, você ainda estará ajudando a melhorar a otimização do site em questão.
Para identificar links quebrados, algumas ferramentas que você poderá utilizar são: Ubersuggest, Ahrefs e SEMrush.
5. Localize menções à sua marca
Quando mencionam o seu site ou a sua marca, nem sempre incluem o link para você. Seja por qual motivo for, o fato é que menções sem links são oportunidades perdidas de melhorar a sua estratégia de Link Building.
Em casos assim, aproveite a oportunidade para entrar em contato com a pessoa responsável pelo site ou blog e sugerir a inclusão do link da sua página na menção. Como a recomendação já foi feita, fica mais fácil conseguir esse backlink.
Ferramentas como SEMrush e Moz possuem recursos para ajudar a localizar menções à sua marca. Mas, caso você queira começar por uma opção gratuita, o Google Alerts é uma excelente sugestão.
Além de avisar sobre menções à sua marca, você pode colocar tópicos relacionados ao seu nicho de atuação. Por exemplo, a Tupiniquim poderia incluir no Google Alerts para que a ferramenta avisasse sobre menções de “Consultoria de SEO”. Dessa forma, sempre que alguém mencionar esse termo, poderemos avaliar se é o caso de pedirmos backlink.
6. Faça guest posts
Propostas de guest posts são ótimas formas de gerar backlinks e fortalecer seu Link Building. Trata-se de publicar artigos ou outros tipos de conteúdo que tenham sido produzidos por blogs ou sites parceiros em sua própria página. E vice-versa.
Geralmente, os guest posts (“postagem de convidado”, em tradução livre) são definidos a partir de uma troca em que um blog escreve para o outro. Uma data de entrega é definida entre os parceiros, e a postagem é realizada com a inclusão de alguns links de cada blog.
Mas, como não poderia ser diferente, essa troca de posts também precisa levar alguns cuidados em conta, tais como:
- Qualidade do conteúdo do site parceiro: entre no site, leia o conteúdo do blog e confirme se a qualidade entregue é a mesma que você entrega e espera receber;
- Autoridade de domínio do parceiro: é preciso avaliar bem se a parceria com um site que tenha uma DA menor que a do seu é o ideal. Como explicamos, o Google considera essa métrica na hora de avaliar os backlinks;
- Linguagem e estilo textual: observe como é a escrita do blog com o qual se pretende fazer parceria. Avalie se a linguagem normalmente utilizada combina com a sua;
- Diretrizes para a publicação: antes de entrar em contato com o parceiro, estabeleça um manual com as diretrizes a serem seguidas por quem irá escrever para o seu blog. Da mesma forma, procure respeitar as regras do parceiro.
Dica: se quiser saber mais sobre guest posts e como fazer, dê uma conferida em nosso artigo Guest Post: O que É, Como Fazer e Dicas para Encontrar os Melhores Parceiros.
Ferramentas úteis para Link Building
Já demos uma prévia sobre algumas ferramentas úteis que podem auxiliar você em sua estratégia de Link Building. Vamos falar um pouco mais delas e sugerir mais algumas a seguir. Confira!
Google Search Console
O Google Search Console é uma das várias ferramentas gratuitas do Google que auxilia no acompanhamento de certas métricas e do desempenho geral do site.
Além de corrigir problemas de indexação, o Search Console também mostra os sites que estão linkando para o seu. Assim, você consegue ter controle dos backlinks que está ganhando e se eles estão vindo de sites confiáveis.
Majestic SEO
Majestic SEO é uma ferramenta online que é especializada em análises de backlinks. Então, através dela, é possível verificar o domínio, as palavras-chave e a página que faz link para o seu site.
Essa ferramenta possui versão paga e gratuita. Também é possível baixar gratuitamente o Analisador de Backlink, que é uma extensão para Chrome e Firefox. Os recursos são limitados, mas ainda assim é possível ter acesso a algumas métricas básicas.
Ahrefs
O Ahrefs é uma ferramenta de SEO com uma interface não muito amigável, porém com recursos excelentes para profissionais da área.
Além de ser importante para avaliar a saúde do site e outras questões de desempenho, também é excelente para monitorar palavras-chave que seu site já está ranqueando.
Para Link Building, o Ahrefs mostra a origem de todos os backlinks para o seu site e também possui um recurso útil para encontrar oportunidades de links internos em suas páginas.
Link Explorer (Moz)
O Link Explorer é uma ferramenta gratuita da Moz que é bastante indicada para quem deseja trabalhar com guest posts. Isso porque ela traz dados que mostram a relevância de determinado site nos buscadores.
Entre os recursos do Link Explorer estão: pesquisa de backlinks da concorrência, identificação de links quebrados para o seu site, identificação de oportunidades de backlinks, encontrar links novos e perdidos etc.
Google Alerts
Como já mencionamos, o Google Alerts é uma ferramenta gratuita que permite que você receba notificações do que há de mais novo sendo indexado no buscador.
Desde notícias a tópicos específicos, a partir do que você escolher, o Google passa a enviar notificações relativas aos assuntos escolhidos.
A partir dela, você pode identificar rapidamente qualquer site que faça menção ao seu. Essa função não somente é útil para identificar oportunidades de backlinks, como também possíveis plágios ao seu conteúdo.
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Estruture sua estratégia de Link Building
Uma coisa é certa: Link Building não é uma estratégia que se coloca em prática do dia para a noite.
Como você leu em nosso artigo, existem possibilidades excelentes de aumentar a credibilidade e o domínio do seu site na web por meio da rede de links, mas é preciso fugir de qualquer ação que não siga as boas práticas do Link Building.
Além disso, algumas estratégias podem exigir um esforço considerável para serem postas em prática. Não é por acaso que algumas empresas chegam a ter profissionais focados(as) somente em Link Building.
Caso esse não seja o seu caso ainda, dedique-se a caminhos em que você possa investir para construir a sua própria rede de links. Como dica final, lembre-se de que a premissa básica dos links externos é que eles aconteçam naturalmente.
Por isso, antes de mais nada, dedique-se a criar conteúdo de qualidade para seus visitantes. Garanta que essas pessoas encontrem o que precisam em seu site e, dessa forma, os backlinks virão sem que você precise buscá-los ativamente.
E como ter conteúdo de qualidade? Bem, uma opção é entrar em contato com a Tupiniquim. Somos uma agência de SEO focada em trazer mais consciência de marca, vendas e oportunidades de negócios para empresas que buscam se destacar no mercado. Se esse é o seu caso, fale conosco e vamos trocar ideias!
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Dúvidas Frequentes
O que é Link Building?
Link Building é uma das estratégias de SEO Off Page que consiste em gerar backlinks, ou seja, links que outros sites fazem para o seu. Também chamados de links externos, são utilizados quando um site quer referenciar outro de domínio diferente, construindo, assim, uma rede de links.
Como fazer um Link Building?
1. Peça links;
2. Faça links internos;
3. Crie conteúdo compartilhável;
4. Fique de olho em links quebrados;
5. Localize menções à sua marca;
6. Faça guest posts.
Como o Google avalia backlinks?
Ao avaliar backlinks, o Google considera: a autoridade de domínio do site, relevância e contexto do link, posição do link na página, texto âncora e diversidade dos sites que fazem o backlink.