Skip to main content

Você sabe quais são os plugins do maior sistema de gerenciamento de conteúdo do mundo? Neste artigo, você vai conhecer os 8 melhores!

Antes de mais nada, precisamos te fazer uma pergunta. Você sabe o que é o WordPress e para que ele serve? Se a resposta for não, não se preocupe. Abordaremos esse assunto brevemente para que você entenda, mas você também pode fazer a leitura do nosso artigo: O Que é WordPress? Guia Completo de Como Funciona o Principal CMS da Internet.

O WordPress nada mais é que um CMS (Content Management System) ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. Ele é amplamente utilizado para a criação e administração de blogs, sites corporativos, portfólios, lojas virtuais, entre outros tipos de websites ou páginas.

A plataforma oferece uma interface intuitiva para gerenciamento de conteúdo, bem como centenas de plugins disponíveis para ampliar suas funcionalidades. Pela sua facilidade de inserção e criação de conteúdo, profissionais de marketing, produtores de conteúdo e qualquer usuário e usuária conseguem gerenciar suas páginas, sem necessariamente usar programação.

Além disso, o WordPress é compatível com uma ampla gama de templates (modelos de layout) para personalização de aparência e estilo do site. Em resumo, o WordPress é uma plataforma versátil e fácil de usar que permite criar e gerenciar websites sem a necessidade de conhecimentos avançados em codificação.

Se você já possui um site em WordPress, chegou o momento de conhecer os melhores plugins para você instalar e melhorar consideravelmente o desempenho das suas páginas. A Agência de Criação de Site em WordPress Tupiniquim preparou este artigo com diversos plugins indispensáveis para quem produz conteúdo na internet. Boa leitura!

O que você vai ler sobre Plugins para Sites em WordPress:

O que é Plugin para WordPress e Como Funciona?

Um plugin para WordPress é um componente adicional ou uma ferramenta de extensão de software que amplia as funcionalidades do seu site feito em WordPress. Ele permite adicionar novos recursos ou integração com outras ferramentas sem precisar modificar o código-fonte original.

Plugins são desenvolvidos por terceiros ou pela comunidade de desenvolvedores do WordPress e podem ser instalados na plataforma através da seção “Plugins” no painel de administração do site, incluindo a ativação e desativação de plugins, bem como a atualização deles, quando novas versões são lançadas.

A forma como os plugins funcionam depende do tipo de plugin e da funcionalidade que ele oferece, mas, em geral, eles se comunicam com o WordPress através de uma API (Application Programming Interface) e adicionam novas funcionalidades ao site através de pequenos trechos de código.

Portanto, os plugins para WordPress são ferramentas poderosas que permitem ampliar as funcionalidades de seu site sem a necessidade de codificação avançada, tornando-o mais customizável e eficiente.

Como Instalar um Plugin?

O processo para instalar um plugin no WordPress é bem simples, principalmente para quem já está familiarizado com a plataforma. Se você é iniciante, nunca acessou o WordPress ou até possui uma conta na plataforma, mas nunca instalou um plugin, vamos te mostrar agora como é rápido e fácil fazer a instalação.

Confira 3 passos simples para instalar um plugin no WordPress:

  1. Passo: Na seção “Plugins” na área de administração da plataforma, clique em “Adicionar Novo”.
  2. Passo: Em seguida, pesquise o plugin com o nome ou a funcionalidade que está buscando na barra de pesquisa, localizada no canto superior direito da página.
  3. Passo: Após isso, clique no botão “Instalar Agora”. Quando a instalação for concluída, o botão “Instalar Agora” será alterado para o botão “Ativar”. Clique no botão “Ativar” para ativar o plugin do WordPress.

É válido ressaltar a importância de checar a confiabilidade de um plugin antes de instalá-lo, se é bem avaliado e se as versões atuais são compatíveis com a plataforma.

Isso é importante pelo fato de o WordPress ser uma plataforma Open Source, ou seja, de código aberto, em que muitas pessoas desenvolvem plugins para ela. Sendo assim, nunca se sabe qual a real intenção das pessoas ao criarem esses plugins.

Plugins Grátis x Premium: Qual Escolher?

Quem não gosta de coisas grátis, não é mesmo? Em contrapartida, há também desconfianças se algo realmente vale a pena quando é gratuito. Existem diversos plugins grátis e pagos (premium) e talvez você esteja na dúvida de qual escolher.

Antes de escolher e até mesmo de instalar um plugin, é preciso saber qual é a função do seu site WordPress. Afinal, não é uma boa prática instalar qualquer plugin sem saber o que você realmente precisa. Se o plugin possuir uma confiabilidade duvidosa e não for compatível com o seu tema, vai gerar muitas dores de cabeça, além de prejudicar o seu site.

Mas o que você realmente quer saber é se vale a pena apostar em um plugin gratuito ou se é melhor investir em um plugin premium, certo? Bom, nem sempre o que tem mais valor (ou é mais caro) é o melhor.

No diretório do WordPress, por exemplo, existem mais de 60.000 plugins gratuitos que oferecem funcionalidades de plugins pagos. Portanto, se você for iniciante ou não tiver condições no momento para investir em um plugin premium, uma ótima alternativa é escolher plugins grátis.

Considere os seguintes aspectos para escolher um plugin:

  • Recursos: Apesar da diversidade de plugins gratuitos do WordPress, existem alguns recursos e funcionalidades que só estão disponíveis na versão premium (versão paga). Avalie a sua necessidade e veja se realmente será necessário adquirir um plugin pago. Caso não, um plugin grátis será suficiente para te ajudar.
  • Suporte: Nesse caso, você possui algumas vantagens com os plugins premium, já que geralmente eles oferecem suporte on-line para caso haja algum problema ou você precise de ajuda de uso. Enquanto com os plugins gratuitos, você mesmo precisa ir atrás de informações, caso precise resolver algum bug.
  • Manual: Esse aspecto só reforça mais uma das vantagens de se obter um plugin premium. Não que um plugin gratuito seja ruim, mas geralmente plugins premium disponibilizam um manual de uso com dicas de uso e otimização para o plugin.

8 Plugins Importantes para o seu Site em WordPress

Como já citamos, existem mais de 60.000 plugins disponíveis no WordPress e esse é um dos motivos que tornam essa plataforma ideal para o seu negócio criar um site profissional. Com a imensa quantidade de plugins, é impossível conhecer todos e também não é necessário, já que você irá instalar apenas aqueles que atenderão a necessidade do seu site em WordPress.

Vale lembrar que não existe uma regra para a quantidade de plugins que podem ser instalados. Porém, qualquer coisa adicionada ao seu site ocupa algum espaço do disco. Portanto, quanto mais plugins, menos espaço você terá no armazenamento.

Além disso, existem plugins de má qualidade e alguns podem ter problemas de conflitos com outros, causando erros inesperados e deixando o seu site mais lento. Por isso, saiba muito bem quantos e quais plugins você deve instalar.

Apesar de a maioria dos plugins serem opcionais e de acordo com o que você procura, algumas extensões são essenciais para potencializar o desempenho e as funcionalidades do seu site, deixando-o com uma aparência mais profissional.

Confira agora os 8 melhores plugins para o seu site em WordPress e para os seus conteúdos terem mais relevância na internet, tanto para as pessoas, quanto para o Google.

1. Yoast SEO

Não tem como falar sobre as extensões do WordPress e não citar o Yoast SEO. Ele é um dos plugins mais populares para editores e produtores de conteúdo da web, usado para otimizar sites para mecanismos de busca como o Google.

Ele fornece recursos como análise de palavras-chave, verificação de legibilidade, geração de mapa de site XML, melhoria da estrutura de links internos e externos dentro de um texto, otimização de imagens, mídias sociais e muitos outros para ajudar os usuários e usuárias a melhorarem a classificação de seus sites nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs).

Além disso, ele também se integra ao Google Search Console para fornecer aos usuários percepções e informações sobre o desempenho de pesquisa das páginas do seu site. Essa é uma ferramenta indispensável, principalmente, para quem possui um blog e quer ter sucesso.

2. Redirection

Um plugin de redirecionamento é um tipo de ferramenta de software usada para sites em WordPress para gerenciar e rastrear redirecionamentos, monitorar erros e resolver links quebrados.

O plugin permite que os proprietários de sites configurem regras de redirecionamento personalizadas, gerenciem redirecionamentos no painel do WordPress e visualizem logs detalhados de URLs redirecionados. Além disso, é útil para melhorar a experiência do usuário e garantir que os visitantes do site sejam direcionados para as páginas corretas em seu site.

O Redirection é o mais utilizado plugin gerenciador de redirecionamentos para sites em WordPress. Com ele, é possível gerenciar facilmente redirecionamentos 301, monitorar erros 404 e melhorar seu site, sem necessariamente precisar entender de Apache ou Nginx.

3. Disqus

O Disqus é um plugin para adicionar comentários a um site. Ele está se tornando cada vez mais popular entre os empreendedores(as) por ser um sistema de comentários incorporável que pode ser adicionado a qualquer site, independentemente da plataforma ou tecnologia usada para construí-lo.

A ferramenta está sendo considerada, por alguns, o melhor plugin grátis para WordPress, pois os proprietários de sites podem gerenciar e moderar comentários, acompanhar o engajamento e aumentar sua comunidade, inserir imagens nos comentários e ordenar os mais relevantes ou bem avaliados. O plugin é altamente personalizável e se integra a muitas plataformas populares, como WordPress, Blogger e Shopify.

Além disso, inclui recursos como filtragem de spam, votação positiva e a capacidade de se inscrever em tópicos de comentários. Ao usar o Disqus, os proprietários de sites podem criar uma experiência mais envolvente e interativa para seus visitantes.

4. Elementor

Se você está buscando facilidade para construir o seu site em WordPress, esse é o plugin perfeito. O Elementor é reconhecido pela sua simplicidade de funcionamento e por sua variedade de modelos para criar páginas e sites.

O maior diferencial dessa extensão é a forma como as pessoas que ainda não estão familiarizadas com o WordPress, por exemplo, aprendem rapidamente a usar o plugin e a estruturar páginas e sites para criar conteúdos para a internet.

Isso só é possível porque o plugin possui uma interface de arrastar e soltar, uma ampla variedade de elementos de design e integrações com várias ferramentas e serviços. O Elementor está disponível nas versões gratuita e paga, com a versão paga oferecendo recursos e funcionalidades adicionais.

5. Smush

O tempo de carregamento do seu site é um dos pontos importantes do SEO para melhorar o desempenho da sua página. Um dos elementos que fazem com que o seu site fique mais lento é o “peso” das imagens.

O Smush é um plugin de otimização e compressão de imagens para WordPress. Ele ajuda a reduzir o tamanho das imagens em um site sem perder a qualidade, resultando em tempos de carregamento de página mais rápidos e melhor desempenho do site.

Além desse plugin, existem muitos outros que contribuem para a otimização de imagens. Você pode conhecer alguns deles no nosso artigo “Como otimizar imagens para WordPress? Confira 8 dicas para melhorar o desempenho do seu site”.

6. WooCommerce

Se você quer abrir um e-commerce, essa é a opção ideal. O WooCommerce é um plugin de comércio eletrônico gratuito e de código aberto. Ele permite que os usuários criem e gerenciem facilmente uma loja virtual para vender produtos físicos e digitais, incluindo catálogos de produtos, carrinhos de compras e gateways de pagamento.

É popular por sua facilidade de uso, opções de personalização e integração com outros plugins e temas do WordPress.

7. Contact Form 7

Contact Form 7 é um plugin gratuito do WordPress simples e flexível para criar e gerenciar formulários de contato. Com ele, é possível criar formulários com campos personalizados, conforme as necessidades dos usuários, e gerenciar vários formulários em um único site.

O plugin oferece suporte a vários tipos de campos de formulário, incluindo campos de texto, menus suspensos, caixas de seleção, botões de opção e muito mais. Ele também inclui proteção contra spam por meio do uso de CAPTCHA e Akismet e oferece suporte à integração com outros plugins, como o MailChimp.

Os formulários criados pelo Contact Form 7 podem ser facilmente incorporados em qualquer página ou postagem usando um código de acesso simples.

8. Wordfence Security

Quando o assunto é segurança, não podemos “dormir no ponto”, ainda mais em tempos em que os hackers estão cada vez mais ativos. Portanto, este é, indiscutivelmente, o plugin de segurança mais popular do WordPress.

O Wordfence Security é um plugin de segurança para o sistema de gerenciamento de conteúdo de sites em WordPress. Ele fornece aos proprietários de sites uma variedade de recursos de segurança, incluindo proteção por firewall, verificação de malware e atualizações de segurança em tempo real, para ajudar a manter seus sites seguros contra uma variedade de ameaças on-line.

Além disso, o plugin inclui ferramentas para monitorar o tráfego do site e gerenciar contas de usuários, bem como uma versão premium que oferece recursos de segurança adicionais, como bloqueio de país e segurança de login de usuários.

Potencialize o Desempenho do seu Site em WordPress

Neste artigo, você pôde observar o quanto os plugins são essenciais para melhorar o desempenho e as funcionalidades do seu site em WordPress e deixá-lo ainda mais profissional, não é mesmo?

As opções disponíveis de plugins para WordPress são imensas e foi por isso que preparamos este conteúdo, especialmente, para destacar os melhores, ou seja, os plugins que realmente são imprescindíveis para qualquer tipo de site que queira ter sucesso e estar em evidência na internet.

É importante sempre buscar os melhores plugins, com boas recomendações, para evitar problemas futuros que possam prejudicar o seu site, fazendo com que ele perca tráfego. Mas, com as dicas e sugestões que trouxemos neste artigo, você trabalhará com os melhores plugins para o seu site em WordPress.

Se você aí que leu este conteúdo até o final, ainda não possui um site profissional, não perca mais tempo. Entre em contato conosco e faça o seu orçamento hoje mesmo. Somos uma Agência de Marketing Digital que ajuda a sua empresa a elevar o nível com o nosso serviço de criação de sites profissionais em WordPress.

E aí? Gostou do conteúdo? Compartilhe o link com quem também precisa de um site profissional!

Dúvidas Frequentes

O Que é um Plugin para o WordPress?

Um plugin para WordPress é um componente adicional ou uma ferramenta de extensão de software que amplia as funcionalidades do seu site feito em WordPress.

Quais os Melhores Plugins para WordPress?

  1. Yoast SEO
  2. Redirection
  3. Disqus
  4. Elementor
  5. Smush
  6. WooCommerce
  7. Contact Form 7
  8. Wordfence Security

Vale a Pena Investir em Plugins Gratuitos do WordPress?

Existem mais de 60.000 plugins gratuitos que oferecem funcionalidades de plugins pagos. Portanto, se você for iniciante ou não tiver condições no momento para investir em um plugin premium, uma ótima alternativa é escolher plugins grátis.

Web Stories:

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades e conteúdos relevantes sobre marketing digital e vendas!
1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
3 exemplos de Marketing emocional 4 Dicas para fazer Marketing emocional 4 Emoções poderosas no Marketing emocional 3 curiosidades sobre o omnichannel 4 dicas para aplicar o omnichannel 4 benefícios do omnichannel 4 benefícios de anunciar no Google Ads 4 dicas para criar conteúdo no Pinterest Pinterest: 4 formatos de Pins na Conta Business 3 exemplos de métricas de Google Ads 4 principais redes sociais para a sua indústria 4 benefícios do Google Ads para o Marketing Industrial 4 cursos de vendas para alavancar seus resultados 3 dicas sobre Marketing Digital 4 livros de Marketing Digital para te inspirar 4 dicas para melhorar o CTR dos seus anúncios 3 cases de Marketing Digital B2B da Tupiniquim 5 estratégias de Marketing Digital B2B 4 motivos para investir em Branding com a Tupiniquim 3 Exemplos de Marketing de Conteúdo