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Saiba onde aprender sobre as principais áreas do marketing digital para fazer uma empresa captar mais clientes e converter mais vendas.

Com o crescimento da cobertura da internet em todo o Brasil na última década, as pessoas estão cada vez mais conectadas e informadas sobre inúmeros assuntos. Um desses tópicos muito presentes na web atualmente é o marketing digital.

Você, muito provavelmente, já viu, leu ou ouviu sobre estratégias digitais para fazer uma empresa crescer e conquistar mais clientes e mais vendas. Essa popularidade das técnicas de marketing digital não é à toa.

O conjunto de táticas que o marketing digital oferece para que um negócio aumente sua presença na web é extremamente eficiente e pode trazer mais reconhecimento da marca (ou brand awareness) entre o público-alvo, mais visitas a um site próprio, landing page ou e-commerce, e, principalmente, aumentar a conversão de clientes e de vendas.

Para você entender melhor o assunto, a Agência de Marketing Digital Tupiniquim preparou este artigo para você conhecer quais são e como funcionam as principais estratégias usadas no marketing digital para alavancar os resultados de uma empresa no ambiente on-line.

E para consolidar e aumentar ainda mais seu conhecimento, você receberá 7 dicas de cursos gratuitos para expandir seus horizontes sobre as possibilidades e as oportunidades que o marketing digital oferece. Boa leitura e bons estudos!

O que você vai ler sobre Cursos Gratuitos de Marketing Digital:

Por que se fala tanto em marketing digital atualmente?

Segundo uma pesquisa, 94% das empresas brasileiras já usaram ou usam o marketing digital como estratégia para aumentar o alcance de seus negócios. As várias táticas e possibilidades do marketing digital fazem com que 95% dessas empresas considerem que precisam intensificar ainda mais a aplicação das técnicas digitais para melhorarem seus resultados.

Toda essa popularidade do marketing digital entre os negócios pode ser explicada pela grande presença da internet, sites de buscas e redes sociais nas vidas das pessoas. Como as empresas precisam estar onde seus clientes estão, é natural que as marcas tenham voltado suas atenções para a interação com os usuários do ambiente digital em busca de converter clientes e, claro, vendas.

As estratégias de marketing digital trazem vários benefícios para a visibilidade de uma empresa na internet como um melhor posicionamento entre os resultados de pesquisas feitas em sites de buscas (como o poderoso Google), o uso de conteúdo escrito e visual para manter um relacionamento com usuários de buscadores e redes sociais, o aumento do tráfego de uma página on-line e das vendas por meio de anúncios digitais, entre outras vantagens.

Quais as principais estratégias do marketing digital para fazer um negócio crescer?

Deu para perceber que o marketing digital tem grande potencial para aumentar a visibilidade de um negócio na internet, né? Mas como exatamente o marketing digital atua para fazer uma empresa ser bem-sucedida na web? Conheça as 5 principais estratégias do marketing digital para atrair mais clientes e, consequentemente, mais vendas.

1. Tráfego Pago

O tráfego pago (também conhecido como mídia paga) é provavelmente a técnica de marketing digital mais conhecida e mais colocada em prática atualmente. Por meio de anúncios publicados em buscadores (especialmente o Google) e redes sociais (como o TikTok e o Pinterest), é possível impactar um grande número de pessoas on-line e, consequentemente, apresentar e ofertar produtos e serviços.

Essa estratégia é bastante popular porque costuma trazer resultados mais rápidos para quem investe em publicidade junto às plataformas de sites de buscas (como o Google Ads) e de redes sociais (como o Facebook Ads, TikTok Ads, Pinterest Ads, entre outras).

2. Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo tem sido muito utilizado por empresas para criar um relacionamento de confiança com clientes em potencial de forma mais autêntica e significativa. Por meio de conteúdos em textos, vídeos e áudios, o marketing de conteúdo foca em informar e ajudar o público-alvo a resolver problemas e encontrar soluções.

Assim, em vez de simplesmente ofertar um produto ou serviço logo de cara, essa estratégia de marketing digital estreita os laços com os prospects de forma mais sutil e natural e prepara o terreno para mostrar como o que a sua empresa tem a oferecer pode facilitar o dia a dia das pessoas.

3. SEO (Otimização para Mecanismos de Busca)

Existe uma grande competição pelas primeiras posições de resultados orgânicos (ou seja, resultados exibidos pelo algoritmo sem pagamento de anúncios) na primeira página do Google, Bing, Yahoo etc. Da mesma forma, os posts feitos em redes sociais também precisam estar em destaque nos feeds dos usuários para aumentar as chances de visualização dos conteúdos criados.

É aí que entram as técnicas de Otimização para Mecanismos de Busca (mais conhecidas pela sigla SEO). Usando as táticas de SEO On Page e SEO Off Page, você consegue fazer com que o algoritmo de um site de buscas dê mais destaque para o site, landing page ou blog da sua empresa no ranqueamento das SERPs (páginas de resultados do mecanismo de busca). Também existem técnicas de SEO para conseguir mais visibilidade nos feeds de redes sociais, como o Instagram.

4. Branding

Branding significa gestão de marca e tem relação com tudo que diga respeito à percepção que os clientes e prospects possuem da empresa e do que ela produz e oferta. Essa estratégia vai desde a definição do nome e da identidade visual da marca até o atendimento realizado no pós-venda de um produto ou serviço vendido.

Quando o branding é bem executado, os clientes se identificam com a marca não apenas pelos produtos e serviços ofertados, mas também pelo posicionamento da empresa em relação a questões sociais, de sustentabilidade e visão de mundo. Essa identificação gera uma lealdade dos clientes e receitas recorrentes para o negócio.

5. Técnicas de Vendas

Um dos maiores objetivos de quem investe em marketing digital é aumentar o volume de vendas. Para isso, além das táticas on-line, é necessário estar por dentro de como abordar os clientes em potencial e, principalmente, como convertê-los em clientes reais de um negócio.

Por isso, é importante estar ciente de questões como as técnicas de copywriting para elaborar textos persuasivos e com poder de fazer os prospects fecharem uma venda, matriz de objeções para contornar possíveis empecilhos levantados pelos leads (ou clientes em potencial), roteiro de vendas para conduzir e estar no controle da negociação, dentre outras várias estratégias comerciais.

7 cursos grátis para você aprender sobre as principais táticas do marketing digital!

Agora que te convencemos da real importância do marketing digital para empresas que querem usar a internet para aumentar a base de clientes e o faturamento, vamos te dar 7 dicas de cursos (grátis!) sobre cada área que citamos do marketing digital para você expandir ainda mais seus conhecimentos sobre essas estratégias.

1. Curso sobre Tráfego Pago

Nada melhor do que aprender sobre mídia paga com quem entende do assunto. E quem entende melhor de anúncios digitais do que o próprio Google, né? O site de buscas mais usado em todo o mundo conta com a Google Academy para te ensinar sobre publicidade on-line por meio do curso sem custos “Promova sua empresa com publicidade on-line”.

Em 5 módulos com duração total de 5 horas, você conhecerá o caminho do sucesso para criar publicidade digital e segmentar o público-alvo que interessa ao seu negócio. O curso também aborda a rede de Display, técnicas de remarketing, marketing local, mídias sociais e muito mais.

Como você aprendeu neste artigo, cada buscador e cada rede social tem sua própria plataforma de anúncios. Por isso, separamos 2 opções de cursos grátis para você entender como funcionam as publicidades focadas no Google, o site de buscas mais famoso do planeta, e no Facebook, que segue como uma das redes sociais com o maior número de usuários.

2. Curso sobre Google Ads

Um dos maiores nomes do Brasil quando o assunto é a plataforma de anúncios do Google, Adriano Gianini tem os cursos certos para quem gosta de aprender com vídeos no YouTube. Em seus cursos gratuitos sobre Google Ads, Gianini aborda questões introdutórias como a escolha das melhores palavras-chave e a estruturação de uma campanha de anúncios bem-sucedidos.

O especialista também compartilha conhecimentos intermediários como o planejamento de tráfego e o uso de gatilhos mentais, além de abordar questões avançadas como o monitoramento das campanhas e estratégias para dar lances no leilão realizado pela plataforma para definição das publicidades que serão exibidas no Google.

3. Curso sobre Facebook Ads

A Meta (grupo que comanda o Facebook, o Instagram e o WhatsApp) possui uma plataforma educacional chamada Meta Blueprint que disponibiliza cursos gratuitos para quem quer desenvolver campanhas de anúncios digitais nas redes sociais.

O curso “Comece a anunciar na sua página” te mostra como você pode promover publicidade na sua página no Facebook. Você vai aprender desde a criação dos anúncios até a elaboração dos materiais criativos e a definição do orçamento para os leilões feitos no Facebook Ads para exibir a publicidade aos usuários do Facebook.

4. Curso sobre Marketing de Conteúdo

A Rock University te oferece gratuitamente um curso sobre “Marketing de Conteúdo” com mais de 3 horas de duração. Voltado para iniciantes no assunto, o curso te mostra como produzir conteúdo para estabelecer relacionamentos com clientes potenciais. Para isso, você terá acesso a 11 módulos contendo 30 lições.

O curso também te ensina a estruturar o público-alvo que será impactado pelo conteúdo produzido e como estabelecer os KPIs (Key Performance Indicators) para acompanhar de perto os resultados trazidos por essa tática de marketing digital. Para conseguir a certificação oferecida pelo curso, basta obter um aproveitamento mínimo de 70% nas aulas.

5. Curso sobre SEO (Otimização para Mecanismos de Busca)

Quem quer aprender mais sobre como otimizar o posicionamento de sites, blogs e landing pages em buscadores pode fazer o curso gratuito “SEO Básico” disponibilizado pela Mirago. Os alunos têm acesso a 7 horas de videoaulas que ensinam o passo a passo introdutório sobre técnicas como o uso de palavras-chave relacionadas a um negócio para alcançar mais tráfego orgânico.

Você também vai ficar sabendo como acontece a indexação e o ranqueamento de páginas eletrônicas no site de buscas mais usado mundialmente: o Google. Ao final dos conteúdos propostos pelo curso, você ainda recebe um certificado de conclusão para dar um upgrade no seu currículo.

6. Curso sobre Branding

Mais um curso gratuito da Rock University para você. O curso de Branding da plataforma educacional da Rock Content pode ser feito em até 90 dias e, caso você não conclua as aulas nesse período, você pode fazer a matrícula de novo e continuar o curso da aula em que parou.

Ao longo de 9 módulos, você aprenderá a colocar em prática os processos de criação e de gestão de uma marca por meio do planejamento, documentação e comunicação da identidade dela. Você ficará por dentro do conceito de employer branding e saberá como estabelecer métricas para controlar os resultados das táticas de branding, entre outras lições.

7. Curso sobre Técnicas de Vendas

Um dos principais objetivos de marketing digital das empresas que colocam as estratégias que citamos em ação é vender mais. Para isso, porém, não basta apenas contar com as táticas de marketing digital, é preciso saber abordar e conduzir os clientes potenciais ao longo de suas jornadas de compras.

Portanto, recomendamos o curso sem custos oferecido pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas): “Como Turbinar Suas Vendas”. Esse curso te ensinará em 3 horas a identificar os pontos fortes dos produtos e serviços de uma empresa para despertar o interesse, resolver problemas e satisfazer as necessidades dos clientes.

Aprenda sobre marketing digital e conquiste mais clientes e vendas!

Neste artigo, você entendeu por que o marketing digital se tornou tão popular entre empresas que querem usar a internet como aliada para aumentar o número de clientes, de vendas e de faturamento.

As várias estratégias do marketing digital possibilitam dar mais visibilidade a um negócio e estreitar relações com clientes em potencial. Para isso, você leu aqui que as principais táticas colocadas em prática são os anúncios de tráfego pago, a criação de conteúdo, a otimização para mecanismos de busca, o desenvolvimento de branding e o aprimoramento das técnicas de vendas.

Você também recebeu 7 dicas de cursos gratuitos para você aprofundar seu conhecimento em cada uma das principais áreas do marketing digital que listamos. Dessa forma, você terá uma visão abrangente de todas as possibilidades de crescimento que as técnicas de marketing digital oferecem para empresas dos mais variados portes e ramos de atuação.

A Agência Tupiniquim te oferece uma solução completa de marketing digital para dar mais visibilidade para a sua empresa. Temos uma equipe especializada na produção de conteúdo e prestamos consultoria de Branding e de SEO, além de contarmos com profissionais focados em campanhas de Google Ads e no desenvolvimento de sites em WordPress para a sua empresa ser encontrada no Google 24 horas por dia.

Fale com a Tupiniquim para saber quais são as estratégias ideais para o perfil do seu negócio!

Gostou deste artigo? Então, compartilhe o link e ajude a espalhar o conhecimento entre as pessoas ao seu redor.

Dúvidas Frequentes

O que é o marketing digital?

O marketing digital é um conjunto de estratégias para aumentar a visibilidade de negócios no ambiente digital e, dessa forma, fazer crescer a base de clientes, a conversão de vendas e o faturamento das empresas.

Quais as principais estratégias do marketing digital?

  1. Tráfego Pago;
  2. Marketing de Conteúdo;
  3. SEO (Otimização para Mecanismos de Busca);
  4. Branding;
  5. Técnicas de Vendas.

Onde fazer cursos gratuitos sobre marketing digital?

  1. Google Academy;
  2. Canal do Adriano Gianini no YouTube;
  3. Meta Blueprint;
  4. Rock University;
  5. Mirago;
  6. SEBRAE.

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