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Você já ouviu falar em Índice de Qualidade Google Ads? Vamos te ensinar a como conseguir posições melhores no Adwords!

E aí, como andam as suas campanhas de Google Ads? Você sente que está evoluindo na criação dos anúncios ou acha que estagnou em um ponto e não consegue se desenvolver mais? Se você se identificou mais com o segundo ponto, é uma boa hora para aprender algo novo sobre as métricas do marketing digital.

Por mais que tenhamos falado sobre “achar” que está estagnado, quando estamos lidando com marketing digital nada é achismo. Tudo é mensurável e podemos descobrir quais os pontos que precisam de atenção e podem ser melhorados para que as ações gerem resultados mais satisfatórios para o seu negócio.

Muitos acreditam que o valor dos lances é o único fator que determina a posição dos anúncios nas páginas do Google – e isso está apenas parcialmente correto. O índice de qualidade Google Ads é o outro fator determinante no sucesso das suas campanhas.

Neste post, vamos te mostrar como estudar o índice de qualidade e como utilizar esses dados ao seu favor na hora de criar anúncios no Google Ads.

Navegue e saiba mais sobre Índice de Qualidade Google Ads

O que é o Índice de Qualidade e como ele impacta os seus anúncios no Google Ads

O índice de qualidade é uma nota que vai de 1 a 10 que estima a relevância dos seus anúncios no Google Ads, palavras-chave escolhidas e claro site ou página de destino. Cada um dos 3 itens possui uma nota e um peso individuais e a nota do índice de qualidade é feita por meio dessa composição.

Ao contrário do que é dito por ai, o índice de qualidade não é usado no momento do leilão para determinar a classificação do anúncio, mas ele é usado para determinar o valor final do seu lance, dentro do seu CPC máximo e o seu Ad Rank, que de fato define a sua posição final na página de resultados.

Como o Google usa o Ad Rank para classificar os anúncios?

Sempre que uma busca ocorre acontece o famoso leilão no Google Ads, mas o seu lance não é composto apenas por dinheiro, nesse ponto é que entra o Ad Rank. Antes de explicarmos a fórmula do Ad Rank, é importante salientar a missão do Google: Entregar o melhor resultado, no menor tempo possível.

Como o Ad Rank é composto

A fórmula é bastante simples: Lance (CPC Máximo) x Índice de Qualidade = Ad Rank

Como podemos perceber na tabela de exemplo, mesmo que o lance de um concorrente seja maior, você poderá alcançar uma posição superior, caso o seu índice de qualidade e o Ad Rank sejam maiores.

Veja o anunciante B, apesar de possuir o menor lance, alcançou a 2 posição, devido a composição do CPC X IQ. Ao mesmo tempo o anunciante D, que possui o mesmo lance do anunciante A, ficou na 4 posição devido ao pior IQ de todos e consequentemente pior Ad Rank.

Sabendo disso o Índice de Qualidade pode ser o fator decisivo para você economizar dinheiro em suas campanhas e obter melhor ROI de suas ações de marketing digital.

Como é calculado o Índice de Qualidade?

Vamos começar com a verdade: ninguém sabe ao certo o peso que o Google da para cada um dos 3 fatores que compõem o Índice de Qualidade. Mas temos uma boa experiência empírica de campanhas de diversos segmentos e definimos uma fórmula não oficial, mas que se mostrou muito precisa ao longo de nossos experimentos.

Índice de Qualidade = (CTR esperado X (0,7)) X (Relevância do Anúncio X (0,20)) X (Página de Destino X (0,10))

CTR Esperado

O CTR Indica o Número de Cliques divido pelo número de Impressões. É o fator de maior peso na composição do Índice de Qualidade, estimamos que seja 70%. O CTR Esperado é calculado a partir do CTR médio que os seus concorrentes possuem e você pode estar abaixo da média, na média ou acima da média. Considere acima da média uma nota 10.

Relevância do Anúncio

O robô do Google Ads busca entender o quão relevante é aquele anúncio para a palavra chave escolhida. Ele realmente está entregando o que o usuário está buscando?

Página de Destino

Em 2011 o Adwords começou a considerar a experiencia na página de destino como um fator de qualidade. Nesse aspecto três itens são levados em consideração: o conteúdo, confiabilidade e navegabilidade / usabilidade (isso inclui dispositivos móveis).

Dicas para melhorar o Índice de Qualidade das suas campanhas

Agora que já mostramos a lógica e como o Índice de Qualidade é composto, vamos te dar dicas práticas de como otimizar as suas campanhas. Confira:

Palavras Chave

Veja todas as palavras chave do seu grupo de anúncio e ordene do maior IQ para o menor. Agrupe por similaridade e separe em outros grupos de anúncio as palavras com menor nota. Com isso, vamos conseguir otimizar de maneira mais assertiva os demais itens.

Anúncios

Como vimos, o CTR é um dos fatores principais na composição do IQ. Então, capriche na copy para tornar os títulos e a descrição mais atrativos. Outra sugestão é usar a palavra chave no Título para aumentar a relevância do anúncio e na descrição para que ela apareça em bold, dando ainda mais destaque para você.

Página de Destino

Um site profissional é fundamental caso você queira subir de nível nas campanhas do Google Ads. Seu site deve ser responsivo e com a navegação agradável.

Você deve ter um certificado SSL em sua hospedagem e o carregamento da página deve ser rápido.

O conteúdo também deve receber atenção redobrada. Sempre direcione os seus anúncios para páginas especificas e nunca para a home.

Ter a palavra chave e sinônimos no conteúdo também ajudam.

Que tal revisar as suas campanhas e colocar em prática nossas dicas?

Como você pôde ver nesse post, o Índice de Qualidade Google Ads é um dos pontos cruciais na criação das suas campanhas de anúncios.

Invista seu tempo na melhora dos seus anúncios e você colherá resultados mais expressivos lá na frente. Assim como em outras áreas do marketing digital, é necessário um trabalho de melhoria contínua das suas ações.

Se você precisa de ajuda com suas campanhas de Google Ads, que tal entrar em contato com a Tupiniquim? Nós podemos te ajudar a aumentar as suas vendas através da criação de campanhas de qualidade e que trazem resultados reais para a sua empresa!

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