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Quer aprimorar a sua abordagem de vendas com o cliente e melhorar as negociações? Saiba como criar um follow up de vendas por e-mail e confira exemplos excepcionais para serem colocados em prática!

O Follow Up de Vendas é uma técnica utilizada pela equipe de vendas para fazer o acompanhamento dos leads através de diversos canais como: telefone, redes sociais, e-mail, videoconferência e até mesmo uma reunião presencial, caso necessário.

Essa estratégia consiste em realizar várias ações para manter um contato frequente com o lead, fazendo com que ele avance no funil de vendas e feche negócio com a empresa. Como falamos, essas ações podem e devem ser feitas através de diferentes canais, mas neste artigo falaremos especificamente sobre o follow up de vendas por e-mail.

Com as inovações tecnológicas e com os múltiplos canais de comunicação existentes, algumas pessoas têm uma ideia distorcida de que o e-mail não funciona mais ou que já é algo ultrapassado. No entanto, existem diversas pesquisas comprovando que esse é um canal que continua trazendo grandes resultados.

Nós da Agência de Marketing Digital Tupiniquim, por experiência própria, acreditamos no potencial que os e-mails têm sobre ações de marketing, engajamento ou até mesmo em fechamento de uma venda.

É claro que lidar com vendas por e-mail não é uma tarefa fácil, pois é preciso se preparar para não ter uma abertura de e-mail significativa, não ter um retorno da parte do potencial cliente e muitas outras situações que impedem os seus e-mails de terem sucesso, mas que é possível contorná-las.

Os e-mails de vendas podem ser grandes aliados da equipe comercial da sua empresa, mas, por outro lado, se não forem utilizados corretamente, podem ser o maior oponente dos vendedores.

Pensando nisso, separamos excelentes dicas de como fazer um e-mail de follow up e exemplos para diversas situações do dia a dia da equipe de vendas. Quer saber como? Leia a seguir o artigo completo!

O que você vai aprender sobre Follow Up de Vendas por E-mail:

7 Dicas de Como Fazer E-mail de Follow Up de Vendas

Os e-mails de follow up de vendas, quando bem escritos e com os objetivos certos, podem contribuir significativamente para chamar a atenção do cliente em potencial e estimular a decisão de compra dele.

O tipo de mensagem que você irá enviar é muito importante, mas se atentar ao título do e-mail é fundamental. Afinal de contas, é o que o lead verá logo de cara quando abrir a sua caixa de e-mails.

Além disso, o título do e-mail é um ponto de atenção relevante, porque, quando utilizado da maneira errada, a sua mensagem pode ir para a caixa de spam, ou seja, o lixo eletrônico, o que diminui ainda mais a taxa de abertura do e-mail.

Dito isto, agora vamos te ensinar 7 passos de como fazer e-mail de follow up de vendas para acompanhar e manter um relacionamento com o seu potencial cliente. Vamos lá?

1. Estude o lead antes de escrever a mensagem

Esse primeiro passo é essencial e eficaz para fazer follow up de vendas por e-mail. Afinal, é só conhecendo muito bem o lead que é possível conquistar uma boa conexão entre o remetente e o destinatário.

Antes de escrever a mensagem do seu e-mail, entenda o perfil, as características e as necessidades do potencial cliente para que você possa alinhar a sua comunicação e o seu serviço ou produto de acordo com a realidade dele.

É importante coletar essas informações para que as chances de fechar a venda sejam maiores. Lembre-se também de manter a cadência de contato apropriada para cada caso. Isso porque cada persona possui uma demanda diferente.

Se a pessoa que você estiver entrando em contato for mais ocupada, não mande e-mails com tanta frequência. Dê um espaço de tempo para ela pensar e responder no momento adequado.

2. Escolha o momento certo

No tópico anterior falamos um pouco sobre manter a cadência de contato. Essa cadência pode consistir em enviar e-mails para uma pessoa diariamente, duas vezes ou mais na semana, ou apenas uma vez na semana. Mais à frente você entenderá melhor sobre o fluxo de cadência.

O importante aqui é não ter um timing errado para que os seus clientes em potencial não deixem de ler o seu e-mail. A taxa de cliques (CTR) dos seus e-mails só será significativa quando você se adequar a realidade do lead.

Sendo assim, envie e-mails apenas em horários comerciais e evite enviá-los aos sábados ou aos domingos. Dificilmente as pessoas se dedicam a abrir a caixa de e-mails aos finais de semana.

Vale ressaltar que cada caso é um caso. Portanto, realize testes para descobrir qual dia e horário da semana funciona para o seu público.

3. Seja objetivo

Um dos pontos-chave para fazer um e-mail de follow up de vendas é ter objetividade. Não faça rodeios e nem fique enrolando o prospect. Vá direto ao ponto e deixe claro para ele qual é a sua intenção ao enviar aquela mensagem.

Não importa qual seja o objetivo, enfatize qual é o motivo principal daquele e-mail sem perder a simpatia, é claro. Você pode escrever um e-mail descontraído, mas sem perder o foco.

4. Ofereça algo de valor imediato

Os e-mails são excelentes recursos quando bem utilizados. Por isso, aproveite esse canal para compartilhar algo de valor para o seu prospect e não perder oportunidades de negócio.

Você pode, por exemplo, compartilhar um artigo do seu blog, cases de sucesso, treinamentos, workshops, webinars, planilhas de planejamento, infográficos e outros. Disponibilizar esses materiais gratuitamente, chama muito a atenção dos leads e facilita a negociação no futuro.

O que de valor você oferecerá para o potencial cliente, dependerá da necessidade dele. Seguindo as nossas dicas, isso pode ser identificado logo no primeiro passo. Analise como esse valor pode ser gerado no início do e-mail e utilize a oportunidade a seu favor.

Vale lembrar que não é só porque você está oferecendo algo de valor para o prospect, que ele fechará negócio com você. Nem sempre a negociação vai acontecer, mas se o material que você disponibilizar ajudar ele de alguma forma, ele sempre se lembrará de você, podendo realizar uma compra futuramente.

5. Relembre o que foi conversado anteriormente

Se antes de enviar o e-mail de follow up você já teve uma reunião, conversou por ligação ou até mesmo se o contato foi por e-mail, relembre o que foi falado na conversa anterior.

Essa prática mantém o lead atualizado sobre o andamento da proposta e otimiza o tempo dele, já que não será necessário ele ficar buscando anotações de reuniões anteriores para saber em que pé está a negociação.

Ah! Se o seu primeiro contato for realizado por e-mail, não esqueça de se apresentar. Assim como em outros canais de comunicação, essa prática é importante para que o prospect entenda que ele não está falando com um estranho.

6. Mescle as formas de contato

No início deste artigo, citamos que o follow up de vendas pode ser feito de diferentes formas como ligações, mensagens no LinkedIn, inbox no Facebook, e-mails e outros.

Apesar de estarmos falando especificamente sobre como fazer follow up de vendas por e-mail, é importante e necessário que em alguns momentos do seu follow up, os meios de contato sejam alternados.

Quando se trata de vendas, não podemos perder tempo e nem oportunidades. Sendo assim, essa prática serve para você entender qual canal o lead se sente mais confortável para se comunicar ou se relacionar com a equipe de vendas.

Você não deve utilizar todas as formas de contato ao mesmo tempo, mas é possível utilizá-las de maneira natural para manter um contato continuo com o lead. Por exemplo, se você já tem uma videoconferência ou ligação agendada para o próximo mês, você pode enviar e-mail com conteúdos que ajude o prospect a enfrentar possíveis objeções.

7. Finalize o seu e-mail de follow up com uma CTA

As CTAs são as famosas chamadas para ação e você pode encontrá-las em diversos formatos como: textos com links, botões, enquetes, banners e outros.

Nos e-mails de follow up de vendas, é possível experimentar alguns formatos como um botão de “saiba mais”, “baixe grátis”, “comece a sua avaliação gratuita” ou “clique no link para começar o seu treinamento gratuitamente”.

Além disso, você também pode fazer uma chamada para ação estimulando a interação do lead com a empresa. Por exemplo: “conte-nos se você gostou de ter participado do nosso workshop”.

Utilizar CTAs nos e-mails é extremamente importante para que o seu potencial cliente saiba qual é o próximo passo a ser seguido, seja responder a sua mensagem ou apenas baixar algum material.

Se as suas chamadas para a ação forem aliadas aos gatilhos mentais, você com certeza terá conversões mais significativas. Isso porque, existem vários exemplos de gatilhos mentais que impulsionam as pessoas a tomarem uma decisão.

Estabeleça o Fluxo de Cadência

Agora que você já sabe o passo a passo para fazer um follow up de vendas por e-mail, chegou o momento de criar o fluxo de cadência. Algumas vendas podem precisar de mais de 5 follow ups para fechar o negócio. Dessa forma, o fluxo de cadência vai te ajudar a manter uma sequência de contatos para estabelecer uma conexão com o potencial cliente.

Essa continuidade de abordagens é importante para que você não entregue todas as informações e conteúdos de uma vez no primeiro e-mail. O objetivo é disponibilizar conteúdos relevantes e materiais de qualidade nos momentos mais oportunos. Isso gera valor para o cliente ao longo da construção de relacionamento e aumenta a credibilidade da sua marca.

No primeiro follow up, por exemplo, você pode enviar um link de webinar ou de um artigo do seu blog que seja do interesse do lead e que vai ajudá-lo na tomada de decisão. Já no segundo follow up, você pode trabalhar com a prova social e enviar um case de sucesso que deu certo ao investir em uma de suas soluções.

O fluxo de cadência é um planejamento que servirá para te auxiliar em relação à intervalos de tempo entre uma abordagem e outra, definição de canais e o número de tentativas, aumentando, assim, as chances de conversão.

Se a sua empresa trabalhar com o marketing de conteúdo, aproveite os materiais produzidos como e-books para compor o seu follow up de vendas. Lembre-se que qualquer tipo de material enviado precisa estar relacionado com a necessidade do cliente em potencial.

4 Exemplos de Follow Up de Vendas por E-mail

Chegamos ao momento mais esperado deste artigo: os exemplos de follow up de vendas por e-mail, na prática. Sabemos que cada tipo de e-mail tem uma finalidade e um objetivo diferente, não é mesmo?

Sendo assim, separamos 4 exemplos de e-mails de follow up que a equipe de vendas da sua empresa com certeza usará. Antes de mostrar quais são eles, você precisa ter em mente três regras básicas:

  1. Seja objetivo;
  2. Faça follow up apenas quando for gerar algo de valor ou tratar algo relevante com o cliente;
  3. Sempre que terminar um follow up, deixe claro qual será o próximo passo.

1. Follow Up para apresentar solução

Esse e-mail é enviado quando um visitante do seu site ou blog já se transformou em um lead ao baixar algum dos seus materiais, como um e-book gratuito, por exemplo.

Geralmente, esse é um dos primeiros contatos com o cliente em potencial. Sendo assim, apresente-se e explique o motivo do contato.

Veja o exemplo:

Olá, (nome do lead).

Sou (seu nome), (cargo) da (nome da sua empresa). Reparei que recentemente você baixou o nosso e-book gratuito “Conquiste mais clientes com o Google Ads”. Espero que tenha sido útil.

Possivelmente, você está buscando formas de alcançar o púbico ideal para aumentar a suas vendas e melhorar os seus resultados o quanto antes, certo? (ponto de dor).

Nesse caso, gostaria de compartilhar as estratégias que desenvolvemos com base nas experiências de nossos clientes que também podem te ajudar a dominar o Google Ads e criar campanhas de anúncios imbatíveis, alcançando mais público e expandindo o seu negócio. (Explicação de como a sua solução pode ajudar o lead). 

Poderíamos conversar sobre isso? Me diga qual a melhor data e horário para você.

Atenciosamente,

(sua assinatura).

2. Follow Up para enviar proposta comercial

Quando chega o momento de enviar a proposta comercial, provavelmente, o profissional da área de vendas já entrou em contato com o lead para fazer a qualificação inicial e entender se as expectativas estão dentro do orçamento, o cenário do cliente, as dores, os problemas enfrentados e outros.

Após coletar essas informações, a equipe de vendas irá montar a proposta comercial em formato de apresentação, pontuando os problemas do cliente e enfatizando como a empresa pode ajudar a solucioná-los.

Veja o exemplo:

Olá, (nome do lead).

Gostei muito da nossa conversa e entendo que podemos ajudar a (nome da empresa do lead) a alcançar resultados reais e relevantes com a metodologia e soluções da (nome da sua empresa). 

Entendo que os problemas que você está enfrentando neste momento são:

  • Aumentar o tráfego no site;
  • Aumentar o número de leads;
  • Melhorar os canais de mídia paga;
  • Entender e mensurar o Retorno sobre o Investimento;
  • Fortalecer a marca;
  • Entender e consolidar a persona da empresa.

Conforme prometido, anexei a nossa proposta de trabalho para te ajudar a resolver os problemas identificados.

Além disso, estou disponibilizando a seguir materiais que podem te ajudar a compreender como melhorar o cenário atual da sua empresa.

(link do material 1)

(link do material 2)

(link do material 3)

(link do material 4) 

Espero falar novamente com você no dia XX. Caso tenha alguma dúvida, estou à disposição.

Até breve!

Atenciosamente,

(sua assinatura)

(NÃO ESQUEÇA DE ANEXAR A PROPOSTA COMERCIAL)

3. Follow Up após reunião com um cliente

O e-mail após uma conversa por telefone ou reunião por videoconferência, serve para recapitular o que foi falado na reunião, quais serão os próximos passos e aproveitar para pedir para o potencial cliente informações que ainda estão pendentes, caso necessário.

Lembre-se de colocar em cópia todos que participaram da reunião.

Veja o exemplo:

Olá, pessoal.  

Hoje foi uma reunião muito produtiva. Conforme falamos, segue o resumo dos próximos passos:

(Data): (Ação 1);

(Data): (Ação 2);

(Data): (Ação 3).

Para darmos continuidade, preciso que envie as seguintes informações que ainda estão pendentes:

(Informação 1).

(Informação 2).

(Informação 3).

Assim que tivermos as informações completas, marcaremos a próxima reunião para apesentar o cronograma das ações.

Qualquer dúvida, estou à disposição! Um abraço,

Atenciosamente,

(sua assinatura)

4. Follow Up após não receber nenhum retorno

Se após apresentar a proposta comercial, por exemplo, você não obtiver nenhum retorno, envie um e-mail para o potencial cliente conscientizando-o e reforçando os problemas que ele vem enfrentando e que precisam ser solucionados.

Incentive o lead a responder o e-mail, pedindo para que ele diga qual seria o melhor momento para vocês conversarem.

Veja o exemplo:

Olá, (nome do lead). Tudo bem?

Tentamos contato com você nas últimas semanas, mas não tivemos sucesso.

Na nossa última conversa você estava preocupado(a) com os resultados negativos da sua empresa e gostaria de resolver os seguintes problemas:

(problema 1)

(problema 2)

(problema 3)

Entendemos que a rotina do dia a dia é bem corrida, mas também sabemos da importância de solucionar os problemas que você vem enfrentando. Como mostramos na proposta comercial, o nosso serviço ou produto é a solução ideal para atender às suas necessidades.

Podemos agendar uma nova data para conversamos. O que acha? Me diga qual a data e horário de sua preferência.

Aguardo retorno.

Atenciosamente,

(sua assinatura)

Coloque o Follow Up por E-mail em Prática!

Fazer follow ups de vendas é extremamente importante para que os seus leads tenham um acompanhamento de perto, o que aumenta as chances de ele fechar negócio com a sua empresa.

Seguindo as nossas dicas, a sua equipe de vendas terá resultados muito mais significativos e consistentes. O follow up de vendas por e-mail, não é uma das tarefas mais difíceis de realizar, mas é um verdadeiro teste de paciência e persistência.

Se você faz parte do time comercial da sua empresa e quer ter retornos positivos, não dá para não fazer o follow up de vendas. Quando você entra em contato com o lead uma ou duas vezes e depois esquece dele, dificilmente ele dará a resposta que você espera.

Para não correr esse risco, anote todos os exemplos que mostramos neste post. Eles são apenas alguns exemplos de muitos que existem. Se você quer saber como aplicá-los no seu modelo de negócio na prática, está no lugar certo.

Entre em contato conosco! Somos uma agência de marketing digital que utiliza metodologias certeiras para melhorar o desempenho de médias e grandes empresas.

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Dúvidas Frequentes

7 passos de como fazer e-mail de follow up de vendas

  1. Estude o lead antes de escrever a mensagem
  2. Escolha o momento certo
  3. Seja objetivo
  4. Ofereça algo de valor imediato
  5. Relembre o que foi conversado anteriormente
  6. Mescle as formas de contato
  7. Finalize o seu e-mail de follow up com uma CTA

Quais são os principais exemplos de follow up por e-mail?

Os principais exemplos de follow up de vendas por e-mail são:

  1. Follow Up para apresentar solução
  2. Follow Up para enviar proposta comercial
  3. Follow Up após reunião com um cliente
  4. Follow Up após não receber nenhum retorno

Por que utilizar o fluxo de cadência no follow up?

Porque algumas vendas podem precisar de mais de 5 follow ups para fechar o negócio. O fluxo de cadência, vai te ajudar a manter uma sequência de contatos para estabelecer uma conexão com o potencial cliente.

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