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Conheça nesta lista as principais ferramentas para fazer o marketing digital da sua empresa B2B ser um sucesso.

Conforme o marketing digital cresce e se torna cada vez mais comum no dia a dia das empresas, novas ideias surgem e, consequentemente, novas necessidades. E a partir delas, surgem ferramentas para auxiliar as equipes de marketing digital a atingirem os resultados esperados em suas estratégias.

Mas o que são essas ferramentas? As ferramentas de marketing digital são softwares gratuitos ou pagos que tem como principal função otimizar o trabalho das empresas em suas campanhas de marketing.

Atualmente já existem diversas ferramentas de marketing digital disponíveis e de fácil acesso para empresas B2B e B2C de todos os tamanhos, mas no meio de tantas ferramentas, talvez você se assuste com a variedade de opções e não saiba escolher as que o seu negócio precisa. E aí surgem as dúvidas: “quais são as principais ferramentas de marketing digital? Como escolher as ideais para a minha empresa B2B?”

Chegou o momento de solucionar essas dúvidas! Neste artigo, separamos as 15 principais ferramentas de marketing digital, dentre pagas e gratuitas, que podem fazer toda a diferença para o seu negócio.

Quer conhecer as principais ferramentas para marketing digital B2B? Neste post você encontrará:

Ferramentas de Marketing Digital Pagas

Como mencionamos, existe uma grande variedade de ferramentas disponíveis no mercado. Muitas delas são pagas e os valores variam de acordo com os recursos e diferentes planos que cada uma oferece. Algumas até mesmo oferecem planos gratuitos, mas com recursos bastante limitados. Se esses recursos forem suficientes para o que você necessita, tudo ok. Caso não sejam, é importante considerar os planos pagos e ver se os recursos oferecidos encaixam-se melhor com o que você busca.

O interessante é que muitas dessas ferramentas pagas possuem períodos de teste gratuito, o que pode ajudar muito na hora de decidir qual a melhor ferramenta.

As principais ferramentas de marketing digital pagas são:

1. RD Station Marketing (automação de marketing)

O RD Station Marketing é um software de automação de marketing que reúne diversas funcionalidades em apenas um programa para facilitar e agilizar os processos que envolvem campanhas de marketing.

Dentre seus recursos estão: geração e nutrição de leads, gerenciamento eficiente de redes sociais, otimização de SEO, controle de resultados financeiros e dados de marketing e vendas, entre outros.

Por ter sido desenvolvido por uma empresa brasileira, o RD Station dispõe de idioma totalmente em português. Além disso, sua interface simplificada e pensada na experiência do usuário permite que seja uma ferramenta de fácil utilização. O software também permite integração com outras ferramentas de marketing.

O RD Station possui quatro planos, sendo que o Light e Basic estão disponíveis para teste gratuito de 10 dias. O PRO e o Enterprise contam com suporte de especialistas, além de outras funcionalidades.

2. Pipedrive (CRM)

O Pipedrive é um software de Customer Relationship Management (CRM), ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. Como o nome já entrega, o CRM tem como foco manter a comunicação da empresa sempre em dia com o cliente, automatizando e otimizando todos os processos envolvendo captação e manutenção de clientes atuais e potenciais.

Dentre os softwares de CRM, o Pipedrive ganhou destaque no mercado, pois de acordo com pesquisa do próprio Pipedrive, empresas que utilizam o software já conseguem fechar em média 28% a mais de negócios só no primeiro ano de uso.

Por meio do Pipedrive, a empresa consegue automatizar tarefas como agendamento de reuniões, almoços de negócios, ligações e e-mails, entre outras atividades que acabam ocupando muito tempo da equipe. Com isso, sobra mais tempo para trabalhar melhor com o seu funil de vendas, algo que o Pipedrive facilita no uso e na personalização, deixando tudo de forma bastante visual e compreensível.

Outras vantagens do Pipedrive é a sua interface amigável e simples de entender, além dele poder ser acessado de dispositivos móveis e possuir integração com outros softwares. É possível fazer teste gratuito do Pipedrive por 14 dias.

3. Sprout Social (redes sociais)

Com a relevância cada vez maior das redes sociais em nossa rotina, cresce também a necessidade das marcas estarem mais e mais ativas por lá. Para auxiliar nessa missão, um software de gerenciamento de redes sociais como o Sprout pode ser uma mão na roda para qualquer equipe de marketing.

O Sprout Social é indicado para empresas de pequeno, médio e grande porte. Esse software facilita a interação de todas as redes sociais da marca em único ambiente, mantém a equipe menos ocupada com tarefas mecânicas e mais focada na interação com o público-alvo.

A ferramenta também facilita na programação e planejamento do conteúdo para as diferentes redes sociais. E é possível acompanhar o desempenho das campanhas através de relatórios personalizados.

O Sprout Social possui três planos que podem ser testados gratuitamente por 30 dias.

4. SEMRush (SEO)

Não há como falar em Marketing de Conteúdo sem mencionar as estratégias do SEO, ou Search Engine Optimization. E quando se fala em SEO, o SEMRush se destaca como uma das ferramentas mais importantes do meio.

Um dos pontos fortes desse software é o seu potencial de análises de palavras-chave, mostrando tanto as palavras mais utilizadas quanto as mais buscadas. O benefício disso é oferecer aos profissionais de marketing termos e nichos com procura, mas ao mesmo tempo pouco explorados. Com isso, abre-se a possibilidade de criar campanhas de marketing de conteúdo com mais chances de sucesso.

Além de analisar a performance do site da empresa, o SEMRush permite analisar os domínios de concorrentes, permitindo a identificação de possíveis janelas entre a escolha de palavras-chave de uma empresa para a outra.

O SEMRush também é conhecido por ser uma ferramenta bastante intuitiva e, portanto, fácil de usar. Possui três planos fixos e outro personalizado, mas a avaliação gratuita está disponível apenas para os planos Pro e Guru.

5. DataFox (ABM)

O Account-Based Marketing (ABM), ou Marketing Baseado em Contas, é uma estratégia bastante utilizada por empresas B2B principalmente. Nela, os esforços da empresas são dedicados a fazer campanhas específicas para os clientes com maior potencial de conversão.

Se a sua empresa faz uso dessa estratégia, o DataFox pode ser uma ferramenta essencial para a sua equipe de marketing, já que possui diversas funcionalidades que permitem melhorar a produtividade e a performance da equipe.

Além de possuir vários recursos para a inserção de dados de potenciais clientes e de facilitar na elaboração do perfil do cliente ideal (ICP), o software também auxilia nas buscas de novos clientes com o mesmo perfil, levando em conta o banco de dados com milhões de empresas.

Para saber sobre planos e preços do DataFox, é necessário entrar em contato com a equipe de vendas da Oracle.

6. amoCRM (CRM para aplicativos de mensagens)

É inegável a importância do CRM nas estratégias de marketing digital. Assim como também é inegável o uso cada vez mais crescente de aplicativos de mensagens, certo? De olho nisso e sabendo que muitos negócios se fazem dentro desses aplicativos, como o WhatsApp, por exemplo, a amoCRM surgiu para integrar o CRM aos aplicativos de mensagens.

O amoCRM é um aplicativo completo de CRM que possui várias funcionalidades para agilizar e automatizar as atividades da sua equipe de marketing nos aplicativos de mensagem. Além disso, por meio de uma plataforma de mensagens própria, o amoCRM permite a facilidade de comunicação entre a equipe.

O aplicativo também oferece relatórios com dados para que você entenda a performance de suas campanhas, além de um construtor de chatbot para automatizar conversas por meio de inteligência artificial.

O amoCRM oferece três planos diferentes, sendo possível fazer um teste gratuito.

7. HubSpot (CRM e mais)

O HubSpot possui softwares de CRM, gestão de conteúdo, de operações, de e-mails e formulários, entre outros. Todos esses softwares possuem integração com outras ferramentas, extensões e aplicativos, para atender às necessidades de cada equipe de marketing.

Além disso, o HubSpot possui guias e cursos gratuitos para ensinar seus usuários a tirarem o melhor de seus softwares. Fundamentado na metodologia de Inbound Marketing, a HubSpot fornece recursos voltados para potencializar os resultados dessa estratégia.

O mais interessante é que, apesar de serem pagos, a HubSpot oferece versões gratuitas de seus softwares. Os recursos disponíveis são mais limitados, mas a proposta do serviço é que você aumente seus planos conforme sua necessidade.

8. Ubersuggest (SEO)

O Ubersuggest surgiu depois que Neil Patel, uma das grandes personalidades do marketing digital, adquiriu a página e a aprimorou, trazendo recursos de SEO como pesquisas de palavras-chave e ideias de conteúdo.

A ferramenta bastante intuitiva e de fácil utilização, ganhou fama entre os usuários justamente por trazer recursos tão valiosos de forma gratuita. Porém, atualmente a versão gratuita é bastante limitada.

Ainda assim, a versão paga do Ubersuggest é bastante competitiva e com recursos que podem favorecer muito a sua equipe de marketing de conteúdo, podendo ser testada gratuitamente por 7 dias.

Ferramentas de Marketing Digital Gratuitas

Se depois de analisar os recursos oferecidos pelas ferramentas pagas, você perceber que talvez ainda não seja a hora de fazer tal investimento, não pense que não restam opções! Pois existem ferramentas de marketing digital gratuitas que também podem ser excelentes para a sua empresa B2B atingir o sucesso.

9. Google Analytics (website analytics)

Para qualquer estratégia de marketing digital, a análise de dados é sempre uma parte essencial. Afinal, sem os dados, não há como saber ao certo o resultado de suas campanhas e o que você pode fazer para que elas tenham melhor performance.

Nessas horas, o Google Analytics surge como uma excelente opção gratuita de coleta de dados de acesso e navegação em sites, seja em desktops ou dispositivos móveis. Ele oferece informações sobre páginas mais acessadas, número de visitantes, fonte de tráfego, comportamento do cliente durante o acesso à página, entre outras informações valiosas que também podem contribuir para entender como está a usabilidade da sua página.

Por conta de tantos recursos oferecidos de forma gratuita, o Google Analytics é uma das ferramentas mais populares do meio. Para utilizá-lo, basta usar a sua conta do Google.

10. Google Search Console (Performance e SEO)

Enquanto o Google Analytics oferece dados para entender o comportamento do usuário em sua página, o Google Search Console mostra como os usuários a encontram no meio de tantas outras páginas.

Ou seja, o Google Search Console é uma ferramenta voltada para mostrar como o seu site está desempenhando dentro do Google. Com ele, é possível identificar como o Google vê os seus títulos e usos de palavras-chave e também para entender que tipo de pesquisa as pessoas estão fazendo quando encontram ou não o seu site.

Além dessas e outras funções, o Search Console ainda dá alertas de segurança quando há algo errado com a sua página. E o melhor: de forma totalmente gratuita.

11. Google Trends (SEO)

Logo que você acessa o Google Trends, a primeira coisa que você lê é “Veja o que o mundo está pesquisando” e aí é só inserir um termo ou um assunto que o Google vai atrás dos dados para você em segundos.

Trends em inglês significa “tendências” e é isso o que o Google Trends faz, ele vasculha os termos e assuntos que estão dando o que falar no momento e você pode delimitar o período de tempo, as regiões no mundo e no país e também pode ver pesquisas relacionadas com o seu termo ou assunto pesquisado.

É outra ferramenta excelente e gratuita, que pode ajudar a sua equipe de marketing a ter insights importantes, além de facilitar na criação de conteúdo do seu site e redes sociais.

12. Bing Webmaster Tools (Performance e SEO)

O Bing Webmaster Tools é a ferramenta do Bing, o motor de busca da Microsoft e o segundo mais utilizado. Ele pode ser comparado ao Google Search Console, já que foca em performance e otimização de SEO.

Com os recursos do Bing Webmaster Tools, você poderá coletar dados para entender como o seu site está desempenhando no buscador do Bing em desktops e dispositivos móveis, o que deve ser feito para aumentar o tráfego na página, além de gerenciamento de palavras-chaves, verificação do site, entre outras funcionalidades. Essa ferramenta também emite alertas de segurança caso aconteçam problemas com a sua página.

O Bing Webmaster Tools é um serviço gratuito e uma ferramenta excelente para quem utiliza o Bing para suas campanhas de marketing digital.

13. AlsoAsked (SEO)

Outra ferramenta de busca de palavras-chaves para auxiliar em suas estratégias de SEO do seu site é a AlsoAsked. Bastante simples e intuitiva, pode ser facilmente utilizada para pesquisar também perguntas relacionadas à sua busca.

Com as opções oferecidas, não somente você pode otimizar o seu site, como também poderá ter novas ideias de conteúdo. Tudo isso de forma gratuita.

14. MailChimp (E-mail marketing)

Desde 2001 quando o MailChimp foi criado, essa plataforma, que inicialmente era voltada apenas para e-mail marketing, acabou evoluindo e hoje já possui várias outras funcionalidades, como automação de marketing em uma ferramenta só.

A filosofia da MailChimp sempre foi voltada para ajudar os pequenos negócios a atingir grandes resultados, mas sendo uma ferramenta tão completa e com vários recursos interessantes, ela acaba sendo indicada para negócios de todos os tamanhos.

O MailChimp entra em nossa lista de gratuitos, pois oferece um plano com vários recursos essenciais de forma gratuita, algo muito bom para empresas B2B que estão iniciando no mercado. Para quem pode investir um pouco mais, vale a pena conferir os planos pagos, pois eles possuem ótimo custo-benefício.

15. Canva (design gráfico e criação)

Com sua filosofia “Design para todos”, o Canva surgiu para auxiliar pequenos negócios e criadores de conteúdo a criarem designs de forma rápida e eficiente para suas campanhas, sejam elas para a internet ou não. A ideia dessa ferramenta é ser fácil e intuitiva de usar, permitindo que qualquer pessoa, com formação ao não em design gráfico, possa usá-la.

O Canva possui uma versão paga, mas a sua versão gratuita oferece muitos recursos, além de vários templates prontos que não só agilizam o processo de criação, como também servem de inspiração para o desenvolvimento de novos templates próprios.

Essa ferramenta de fácil acesso pode ser amplamente utilizada tanto para empresas B2C quanto B2B.

como escolher ferramentas de marketing digital

Como escolher as ferramentas ideais para a minha empresa B2B?

Agora que já passamos pelas principais ferramentas de marketing digital, chegou o momento de decidir quais são as melhores para que sua empresa B2B atinja grandes resultados.

É ótimo que tenhamos tantas ferramentas disponíveis, mas ter uma variedade tão grande de opções pode dificultar na hora de escolher. Por isso aqui vão algumas dicas para te ajudar em sua decisão.

  • Entenda a necessidade da sua empresa: quais as estratégias de marketing digital que sua empresa quer seguir? Se o enfoque é o marketing de conteúdo, por exemplo, dê maior atenção às ferramentas de performance e SEO. Ou se a necessidade maior hoje é na geração e nutrição de leads, confira as ferramentas de CRM, e assim por diante.
  • Saiba quanto dinheiro pode ser investido: quanto sua empresa pode gastar com ferramentas? Apesar de existirem várias ferramentas gratuitas, quanto maior a exigência da sua empresa, maior a chance de você precisar de ferramentas que ofereçam mais recursos. É importante avaliar os diferentes valores e planos de cada ferramenta e comparar com os recursos oferecidos em cada uma.
  • Pesquise e leia avaliações: antes de contratar qualquer serviço, procure avaliações na internet sobre aquela determinada ferramenta. Saber a opinião de quem já utiliza ou já utilizou, pode ser o norte que você precisa antes de tomar decisões. Uma das informações mais importantes é saber se a ferramenta é intuitiva e fácil de usar. Afinal, não adianta pagar um valor alto em uma ferramenta que ninguém consegue tirar o máximo de proveito.
  • Faça testes gratuitos: nada melhor que testar a eficiência da ferramenta através do uso dela na prática, certo? Como você leu neste artigo, grande parte das ferramentas possuem períodos de teste gratuito, o que é uma ótima maneira de descobrir como elas funcionam e se entregam realmente tudo o que prometem.

E quais os próximos passos?

Neste post você aprendeu o que são as ferramentas de marketing digital e as 15 principais que podem fazer toda a diferença para a sua empresa B2B.

Conhecer um pouco mais sobre cada ferramenta, entender suas finalidades e recursos, são os primeiros passos para tomar as melhores decisões. Sempre tendo claro as necessidades de sua empresa e o valor que você tem disponível para fazer tais investimentos.

Lembre-se de ler avaliações sobre cada uma delas e de utilizar o período de teste gratuito para ver a ferramenta na prática. A partir daí, você terá mais segurança para decidir as melhores ferramentas para a sua empresa e já poderá seguir para os próximos passos, que serão implementá-las na rotina da sua equipe de marketing digital.

Mas se tudo ainda parecer confuso e você tiver dúvidas, nos procure aqui na Tupiniquim! Somos uma agência de marketing digital com mais de 10 anos de experiência focada em trazer grandes resultados para empresas B2B e B2C de todos os portes.

Leia também: Conheça as 20 Melhores Ferramentas de SEO para a Otimização de Site da sua Empresa.

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Dúvidas Frequentes

O que são as ferramentas de marketing digital?

As ferramentas de marketing digital são softwares gratuitos ou pagos que tem como principal função otimizar o trabalho das empresas em suas campanhas de marketing.

Quais as principais ferramentas de marketing digital?

Existem várias ferramentas e cada uma possui suas particularidades que devem ser levadas em conta a partir das necessidades de cada empresa. Entre pagas e gratuitas, as 15 principais são: RD Station, Pipedrive, Sprout Social, SEMRush, DataFox, amoCRM, HubSpot, Ubersuggest, Google Analytics, Google Search Console, Google Trends, Bing Webmaster Tools, AlsoAsked, MailChimp e Canva.

Como escolher as melhores ferramentas de marketing digital?

Entenda a necessidade da sua empresa; saiba quanto dinheiro pode ser investido; pesquise e leia avaliações; utilize o período de teste gratuito.

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