fbpx Skip to main content

Ainda não sabe como os anúncios do Facebook podem impulsar o seu negócio? Aprenda o que é, como anunciar no Facebook Ads e muito mais!

Quando o assunto é atrair mais pessoas e gerar leads para a sua marca, o marketing de conteúdo e o inbound marketing provavelmente fazem parte da sua estratégia de marketing digital.

Mas como essas são ações orgânicas, os resultados chegam a longo prazo. É aí que entram as estratégias de mídias pagas. Com o propósito de fazer o seu negócio alcançar resultados muito mais rápido, elas ajudam a atingir o público certo, aumentando a sua taxa de conversão de leads.

Em outros artigos aqui no blog, já comentamos sobre a eficácia das redes sociais em potencializar conteúdos, marcas, produtos ou serviços, já que são plataformas que estão presentes no nosso dia a dia.

Elas são excelentes opções para explorar conteúdos orgânicos, assim como conteúdos patrocinados, ou seja, as publicidades ou anúncios. Hoje, especificamente, vamos falar de como anunciar no Facebook Ads.

Você deve estar se perguntando nesse momento: “Por que o Facebook?”

E a resposta é simples: o Facebook é a rede social mais utilizada do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos todo mês e mais de 1 bilhão de usuários diariamente.

Se você já faz campanhas no Google Ads, terá algum tipo de familiaridade com a plataforma de anúncios do Facebook Ads. Mas, claro que cada plataforma possui características e particularidades diferentes.

Frente a isso, é necessário saber como usar o Facebook Ads da forma correta, com conteúdo que gere interação, sempre respeitando o seu objetivo e o interesse do público-alvo.

Quer saber como anunciar e conquistar tráfego pago através do Facebook Ads? Vem com a gente e fique por dentro de tudo o que você precisa saber!

Veja o que será abordado sobre Facebook Ads:

O que é o Facebook Ads?

Facebook Ads é um sistema de anúncios do Facebook, que permite trabalhar com diversos formatos e segmentações na rede social para promover, por exemplo, um produto, como é o caso da imagem abaixo:

Como visto no exemplo, os anúncios do Facebook podem ser identificados através da tag “Patrocinado” abaixo do nome da marca, em um tom de cinza claro. Com certeza você já deve ter se deparado com alguns desses anúncios no seu feed.

Como já citamos, o Google Ads e o Facebook Ads, apesar de possuírem algumas semelhanças, também possuem as suas particulares. Os anúncios do Google Ads visam alcançar pessoas que estão pesquisando algo em específico no Google.

Já os do Facebook Ads focam em atingir pessoas que possuem algum nível de interesse em determinados assuntos, mas que não procuram por eles, especificamente, na plataforma.

As campanhas de anúncios nessa rede social também são ideais para acionar as suas call to actions ou CTAs (chamadas para ação). Alguns exemplos são: “comprar agora”, “saiba mais”, “inscreva-se já”, “cadastre-se”, “fale conosco”, “baixe agora”, entre outras.

Veja abaixo o exemplo de CTA da Shein.

Além das call to actions, anunciar nas redes sociais, não só como o Facebook, mas também Instagram e LinkedIn, por exemplo, permite que o público tenha uma interação com a sua publicação patrocinada, através de curtidas, comentários e compartilhamentos.

Por que devo anunciar no Facebook Ads?

Anunciar no Facebook Ads vai muito além do conceito de promover a sua marca, conteúdo, produto ou serviço. Por trás dessa promoção, sempre existirá um objetivo maior a ser atingido e um deles é o tráfego pago.

Mas o que é o tráfego pago? Resumidamente, é o fluxo de visitantes no site ou landing page (página de destino) gerado a partir de anúncios ou links patrocinados que ficam em posição de destaque na rede social ou página de busca.

Dessa forma, é possível atrair um grande número de pessoas. E quanto mais visitantes, mais visibilidade a página ou site terá, certo?

Outros objetivos também podem ser alcançados como: aumentar o reconhecimento da marca, gerar cadastros, promover aplicativos, cursos e eventos, conquistar novos clientes, entre muitos outros.

Além disso, com os anúncios do Facebook, é possível reengajar as pessoas, incentivando-as a retornarem ao seu site e realizarem alguma ação (isso também é conhecido como estratégia de remarketing).

Somado ao fato de ser uma plataforma utilizada por muitas pessoas, o Facebook Ads também possui outros benefícios, tais como: variedade de formatos de anúncios, alta segmentação de público e investimento flexível.

E por falar nisso, você talvez esteja se perguntando “quanto custa anunciar no Facebook Ads?”, não é mesmo?

Assim como no Google Ads, você pode indicar o valor que deseja investir em cada anúncio. Isso pode ser feito manualmente ou deixar o Facebook fazer isso por você conforme os seus critérios.

Vale ressaltar que o seu investimento pode variar de campanha para campanha, desde que cada uma delas tenham fatores diferentes como: duração do anúncio, palavras-chave muito concorridas, método de lance, relevância e outros.

Resumindo, os benefícios de anunciar no Facebook Ads são:

Plataforma intuitiva: diferente de algumas plataformas de anúncios, o Facebook Ads é simples e fácil de usar para anunciantes com ou sem experiência nesse tipo de ferramenta.

Atinge as pessoas certas: com o Facebook Ads a sua taxa de conversão pode ser bem significativa, já que você pode detalhar e segmentar o perfil e local do público que deseja alcançar.

Chama a atenção da audiência: os diferentes formatos de anúncios atrativos funcionam em qualquer dispositivo, garantindo que o seu conteúdo chegue até as pessoas independentemente de onde elas estejam acessando (smartphone ou desktop).

Investimento flexível: você tem todo o controle e flexibilidade de quanto deseja investir em cada campanha, podendo ajustar o orçamento e pausar o anúncio caso necessário e a qualquer momento.

Análise de resultados: por meio de métricas e ferramentas, é possível avaliar o desempenho de cada anúncio e identificar os que geraram bons resultados e corrigir os que não desempenharam muito bem.

4 Tipos de anúncios do Facebook Ads

No decorrer do artigo, falamos sobre como o Facebook Ads é uma plataforma que se destaca pelos seus diferentes formatos e variações de anúncios.

Neste tópico, você vai conhecer 4 tipos de anúncios do Facebook que podem ser utilizados para alcançar os seus objetivos, sejam eles para gerar mais tráfego ou leads, conquistar novos seguidores, ou promover a marca.

1. Anúncios de imagem

Elementos visuais atrativos, envolventes e de alta qualidade estimulam as pessoas a entrarem no site ou acessarem o seu aplicativo, por exemplo. Crie suas próprias imagens ou selecione as de banco de imagens para criar os seus anúncios.

2. Anúncios de vídeo

Os vídeos são excelentes formatos para chamar a atenção das pessoas e apresentar o que você está oferecendo de forma cativante. Você pode incluir um vídeo no seu anúncio que já esteja criado ou pode criar um através do gerenciador de anúncios do Facebook usando o kit de criação de vídeo.

Não é obrigatório incluir legendas e áudios nos vídeos dos seus anúncios, mas é recomendável. Afinal de contas, o áudio é um elemento que pode causar algum tipo de emoção nas pessoas. Além disso, é uma forma de tornar seu conteúdo acessível para pessoas com deficiências visuais ou auditivas.

Se você quer entender melhor como e quais emoções podem ser geradas nos seus vídeos, leia o nosso artigo sobre Marketing Emocional: Como Atrair Clientes pela Emoção? Veja Dicas e Exemplos.

3. Anúncios em carrossel

Utilize o formato carrossel para apresentar até dez imagens ou vídeos de produtos diferentes, ou detalhes específicos de um item em um único anúncio. Cada imagem do carrossel pode ter um link próprio.

4. Anúncios de coleção

São utilizados para estimular a compra exibindo o catálogo de produtos da sua loja. Um anúncio de coleção no Feed de Notícias do Facebook inclui uma imagem ou um vídeo da capa, seguido de três imagens de produtos.

Por ser um formato que apresenta vários produtos, os anúncios de coleção são exibidos como Experiência Instantânea quando alguém interage com eles.

Como anunciar no Facebook Ads?

Se você chegou até aqui, provavelmente ainda não colocou a sua primeira campanha no ar e tem dúvidas de como anunciar no Facebook Ads.

Mas não fique receoso ou receosa por isso. Neste tópico, te ensinaremos o tutorial passo a passo com imagens para que você não tenha nenhuma dificuldade na hora de criar os seus anúncios no Facebook Ads.

1. Crie uma conta comercial

O primeiro passo é criar uma página comercial. Caso você já tenha uma conta pessoal, o processo se torna muito mais fácil e prático.

Acesse o seu perfil pessoal e clique no botão “Menu” localizado no canto superior direto da página. Após isso, clique em “Página”.

Na próxima tela, você terá que adicionar algumas informações na sua página como: nome da página, a categoria em que a empresa se encaixa (pode adicionar até 3 categorias) e por último fazer a descrição.

Na descrição você vai escrever o que a empresa faz, os serviços que ela oferece ou a finalidade da página.

Veja abaixo um exemplo prático:

Após adicionar todas as informações necessárias, clique no botão “Criar Página”. Após isso a sua página estará pronta para ser configurada. Não esqueça de trocar a imagem do perfil e da capa.

Um ponto importante a ser ressaltado é que, antes de clicar para criar a sua página, é possível ter uma prévia dela na versão desktop e mobile.

Caso você não tenha uma conta pessoal para realizar esse processo, crie uma conta comercial direto do Gerenciador de Negócios do Facebook Bussiness.

2. Defina o objetivo

Com a página já pronta, é hora de começar a criar os seus anúncios. Em um primeiro momento, você definirá quais serão os seus objetivos.

Para isso, acesse a guia “Todas as ferramentas” no canto superior esquerdo da página e depois clique em “Gerenciador de Anúncios”.

Ao abrir a tela do Gerenciador de Anúncios do Facebook, clique em “Criar”. Em seguida, aparecerá uma pequena tela com os objetivos divididos em três etapas baseadas no funil de vendas: reconhecimento, consideração e conversão.

Para escolher o objetivo correto, entenda em qual etapa do funil se encontra o público que você deseja atingir com o anúncio. Leve também em consideração as metas que o seu negócio deseja alcançar no momento.

Depois de escolher o objetivo, clique em “Continuar”. Na próxima tela, faça as configurações necessárias do anúncio. Tais como: nome da campanha, categorias do anúncio, criação de teste A/B e outros.

3. Escolha onde você deseja gerar tráfego

Aqui, você vai definir para onde direcionará as pessoas que clicarem no seu anúncio. Essa escolha vai depender muito do objetivo que você deseja alcançar e em qual canal você quer gerar mais tráfego pago.

A plataforma disponibiliza algumas opções como site, aplicativo, Messenger, WhatsApp e ligações. Observe na imagem a seguir:

Além das opções já citadas, observe na imagem que há também a opção de “Criativo Dinâmico”. Essa alternativa permite utilizar diferentes elementos como imagens e títulos, otimizando automaticamente os seus anúncios para entregar o melhor resultado para as suas personas e público-alvo.

4. Defina o orçamento

Essa é uma parte que muitas pessoas se preocupam, por ficarem na dúvida de quanto custa anunciar no Facebook Ads, como dito anteriormente.

Mas, para anunciar no Facebook, você não precisa de muito, até mesmo porque quem decide o quanto vai investir e o período que o anúncio rodará é você. Ou seja, você tem total controle sobre suas campanhas de tráfego pago.

O gerenciador de anúncios do Facebook libera duas opções de orçamento:

Orçamento diário: é a média de gastos que você terá diariamente com o seu anúncio. Vale lembrar que, quando os seus anúncios tiverem oportunidades de obterem mais resultados, o valor diário pode variar alguns dias, mas sem ultrapassar o limite estabelecido.

Orçamento total: o valor máximo que você gastará durante toda a duração do seu conjunto de anúncios.

Defina o intervalo de tempo que você deseja veicular o seu anúncio. Assim, você não gastará mais do que deseja. O período de término é opcional, então, se escolher essa opção, não esqueça de selecionar a caixinha.

5. Escolha o público-alvo

Lembra que falamos do poder de segmentação do Facebook Ads? Pois, bem! É aqui que ela vai ser trabalhada para você poder atingir as pessoas certas.

Definir o perfil de quem você deseja que veja os seus anúncios fará com a sua taxa de conversão aumente expressivamente.

Isso porque, além de definir o perfil do seu público por gênero, idade, interesses e comportamentos, é possível definir também o tipo de idioma e a localização.

Você pode utilizar um público já existente ou criar um, caso ainda não tenha algum salvo.

Note que, no quadro ao lado direito, o Facebook estipula algumas estimativas em relação às definições e segmentações do seu público como: alcance, cliques, e ainda mostra se o seu público é amplo ou específico.

Com todos esses recursos, fica muito mais fácil anunciar no Facebook Ads de forma assertiva, não é mesmo?

6. Escolha onde veicular o anúncio

Aqui, você definirá em quais canais o seu anúncio será veiculado. Entre as opções temos: Facebook, Instagram, Audience Network e Messenger. Você pode escolher todas as opções, mas o ideal é escolher aquelas onde a sua audiência está mais presente.

Com o posicionamento automático, o próprio Facebook alocará o orçamento dos seus anúncios nos canais em que ele identificar um melhor desempenho. Já com o posicionamento manual, você poderá personalizar os seus anúncios da forma que preferir.

Esses recursos são excelentes para você conseguir enxergar ideias de campanhas em diferentes formatos e canais, sempre considerando o comportamento e interesses da sua persona.

Um ponto que queremos destacar aqui também é a otimização e veiculação das suas campanhas no Ads do Facebook.

As 4 otimizações disponíveis são: visualizações da página de destino, clique no link, impressões e alcance único diário. Escolha a opção conforme o objetivo da sua campanha de anúncios.

O controle de custo é opcional, mas caso você tenha alguma meta de custo específica, vale a pena inseri-la.

7. Selecione o formato

Após fazer a otimização dos seus anúncios, clique em “Avançar” para começar a escolher os formatos. Antes disso, escolha o nome do anúncio e a página que será anunciada.

Feito isto, é hora de selecionar seu formato de anúncio. Entre eles estão: imagens ou vídeos únicos, carrossel e coleção. Lembrando que esses formatos podem ser utilizados em um novo anúncio, em publicações já existentes ou por um modelo da central de criativos.

É aqui também que você irá definir o criativo do seu anúncio, ou seja, os textos, descrições, URL do site.

Veja o exemplo na imagem abaixo:

Após finalizar toda essa etapa, clique em “Publicar” e pronto! O seu primeiro anúncio do Facebook Ads começará a rodar.

8. Mensure o seu anúncio

Independentemente se as suas campanhas estão no Google Ads ou em outras mídias pagas, o trabalho não acaba depois que você publica um anúncio. Podemos dizer que ele está só começando.

Afinal de contas, de nada adianta criar diversos anúncios sem saber se eles estão gerando o resultado esperado, não é mesmo?

Sendo assim, depois que o seu anúncio começar a ser veiculado, é possível rastrear o desempenho dele e editá-lo no próprio Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Essa ferramenta apresenta diversos relatórios e métricas como alcance, impressões, taxa de conversão, taxa de engajamento e outras.

Com essas informações, fica mais fácil medir os resultados dos seus anúncios para identificar os que estão dando certo e aqueles que precisam ser corrigidos ou até mesmo pausados.

Dica extra: antes de publicar o seu anúncio, ou antes mesmo de começar a cria-lo, adicione uma forma de pagamento. A plataforma disponibiliza três formas de pagamento: cartão de crédito, PayPal e boleto bancário.

Anuncie hoje mesmo no Facebook Ads!

Logo de cara, aprender como anunciar no Facebook Ads, pode não parecer uma tarefa fácil. Mas, apesar de exigir muito esforço e dedicação da sua parte, essa é uma atividade que pode ser realizada por qualquer pessoa, já que a plataforma de anúncios no Facebook é intuitiva.

Claro que existem aquelas pessoas que já possuem uma facilidade maior por já terem experiência com a ferramenta. Exemplo disso, são as pessoas que trabalham com anúncios em uma agência de Google Ads, por exemplo.

No entanto, com esse tutorial que preparamos, mesmo que você tenha pouca ou nenhuma experiência com Facebook Ads, já pode criar as suas campanhas de ads na plataforma.

E se, mesmo após ler esse artigo, a insegurança falar mais alto, entre em contato conosco. A Tupiniquim é uma agência de tráfego pago especialista em aumentar as vendas, gerar leads e trazer mais oportunidades para o seu negócio crescer cada vez mais. Fale com a gente!

Curtiu o post? Aproveite e compartilhe!

Dúvidas Frequentes

O que é Facebook Ads?

É um sistema de anúncios do Facebook, que permite trabalhar com diversos formatos e segmentações na rede social para promover, por exemplo, um produto.

Quais os tipos de anúncios do Facebook?

Entre os diversos tipos de anúncios do Facebook, podemos destacar os 4 principais: anúncios de imagens, de vídeos, de carrossel e de coleção.

Como anunciar no Facebook Ads?

Para anunciar no Facebook Ads, é preciso seguir alguns passos simples, mas importantes. Veja:

  1. Crie uma conta comercial
  2. Defina o objetivo
  3. Escolha onde você deseja gerar tráfego
  4. Defina o orçamento
  5. Escolha o público-alvo
  6. Escolha onde veicular o anúncio
  7. Selecione o formato
  8. Mensure o seu anúncio

Web Stories:

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades e conteúdos relevantes sobre marketing digital e vendas!
1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder
5 vantagens de um site em WordPress 5 exemplos de storytelling 5 tipos de storytelling 4 benefícios do storytelling 3 exemplos de Rebranding 5 fatores que justificam o Rebranding 5 benefícios do Rebranding Mídia Kit para as 3 principais redes sociais 6 passos para criar um Mídia Kit 5 motivos para criar um Mídia Kit 5 motivos para fazer um curso de vendas 3 Dicas para escolher o melhor curso de vendas 7 Cursos de Vendas para aprimorar o seu conhecimento 5 características dos Gatilhos Mentais 4 dicas para aplicar os Gatilhos Mentais 3 Gatilhos Mentais no Marketing Digital 4 profissionais de Marketing Digital para você seguir 4 cursos gratuitos sobre marketing digital Marketing Digital: 5 dicas e truques 6 Diferenças entre B2B e B2C