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Marketing de Conteúdo vem ganhando cada vez mais espaço nas estratégias das empresas. Veja exemplos de quem está se dando muito bem com criação de conteúdo e se inspire para criar você também!

O Marketing de Conteúdo é o principal pilar da metodologia de Inbound Marketing, ou o famoso marketing de atração. Afinal de contas, é através da criação de conteúdo que as três estratégias fundamentais dessa metodologia (atrair, engajar e encantar) se sustentam.

A criação de conteúdo pode ser por blog posts, newsletters, e-books, postagens em redes sociais, materiais gratuitos, entre várias outras opções. Seja qual ou quais tipos você escolher, o objetivo deve sempre girar em torno de oferecer algo relevante e de qualidade.

Entender o que é e como fazer Marketing de Conteúdo é só o primeiro passo para ter sucesso com essa estratégia que vem crescendo cada vez mais aos olhos de empresas de todos os portes e nichos.

Mas se você ainda tem dúvidas de como isso funciona na prática, separamos 8 exemplos de Marketing de Conteúdo para você se inspirar e começar a desenvolver algo único e especial para as personas do seu negócio. Siga lendo e confira!

Veja 8 exemplos de Marketing de Conteúdo:

Lista com 8 exemplos de Marketing de Conteúdo

Hoje em dia, existem diversas empresas que estão apostando em Marketing de Conteúdo. E isso é porque, em conjunto com o SEO, essa é uma estratégia eficaz e que traz resultados.

Veja a lista que preparamos para você com exemplos de Marketing de Conteúdo em redes sociais, blogs, YouTube e mais.

1. Nubank

A famosa fintech brasileira nascida em 2013, surgiu com um propósito de descomplicar e desburocratizar o cenário financeiro dos bancos no Brasil.

A inovação do Nubank não ficou apenas no produto oferecido, mas em suas ações de marketing e de comunicação com clientes e potenciais clientes.

Considerando que a temática de finanças nem sempre é acessível e fácil de compreender, por meio de seu blog, postagens em redes sociais, vídeos educativos no YouTube e até mesmo comunidades com bate-papo livre, a Nubank também descomplicou e facilitou a abertura para o conhecimento e o interesse das pessoas em finanças.

Trazendo o conteúdo de forma mais acessível para usuários e usuárias, a Nubank é um grande exemplo de como uma marca pode impactar a vida das pessoas e se tornar relevante por meio de conteúdo de valor.

2. Red Bull

A empresa austríaca fundada em 1984 vai muito além de sua bebida energética. Patrocinadora de atletas e eventos esportivos, é uma empresa reconhecida por suas campanhas de marketing bem sucedidas e slogan inconfundível.

Sendo tão eficiente em marketing, a Red Bull logo percebeu que o investimento em Marketing de Conteúdo não poderia ficar de fora de suas estratégias.

Cercando diversas temáticas de esportes, games e esports, o site da Red Bull traz conteúdo em formato de artigos e vídeos, sempre focando agradar o seu público-alvo.

O resultado disso é uma estratégia de Marketing de Conteúdo forte e que potencializa a qualidade dos produtos da marca.

3. Nestlé

A Nestlé é uma marca gigante na indústria de alimentos que dispensa apresentações. Desde suas receitinhas atrás do rótulo de alguns produtos, até seu site e postagens em redes sociais, a marca entende a importância de unir seus produtos com as necessidades de quem os consome.

Através do site Receitas Nestlé, a marca oferece artigos sobre culinária, aulas, dicas, food lists, quizzes e outros conteúdos, além de convidar as pessoas a enviarem suas próprias receitas para o site.

Esse convite para que as pessoas participem da criação de conteúdo, conhecido também como Conteúdo Gerado pelo Usuário (da sigla em inglês UGC), é uma forma excelente de trazer consumidores para mais perto da marca, aumentando engajamento e interação.

4. Magalu

O Magazine Luiza impressiona por sua inovação e excelência em campanhas de marketing. A empresa de varejo muito conhecida por suas lojas físicas, foi para o digital não somente como um e-commerce, mas como um grande marketplace.

Através da sua influencer digital, a Lu da Magalu, a empresa investe em Marketing de Conteúdo para se aproximar de seu público-alvo através do Instagram, Twitter e até mesmo no YouTube.

O Canal da Lu no YouTube possui mais de dois milhões e meio de inscritos, com a Lu estrelando vídeos sobre assuntos diversos, sempre de maneira divertida.

Com tantas ações de sucesso em marketing digital, a Magalu é com certeza uma grande fonte de inspiração de Marketing de Conteúdo.

5. Aff The Hype

A Aff The Hype, a “papelaria grossa”, se destaca por oferecer produtos com mensagens muito diferentes. Ao invés de frases positivas e carinhosas em suas agendas e cadernetas, a marca explora o bom humor utilizando frases como “Dai-me paciência” e “Nada que um tijolo na sua cara não resolva”.

Percebendo que as pessoas estavam comprando e curtindo a ideia, a Aff The Hype foi para o Instagram e começou a criar conteúdo a partir de seus próprios produtos.

Com as ações da “moça do marketing” por lá, que inclusive acabou ganhando sua própria linha de produtos, a marca cresceu e hoje conquista cada vez mais pessoas com o seu bom humor e irreverência. Já são mais de 650 mil seguidores, número esse que aumenta todos os dias.

A Aff The Hype é um excelente exemplo de produto bem mesclado com conteúdo que acaba gerando algo extremamente valioso para as pessoas: diversão.

6. PetLove

Fundada em 1999, a PetLove é um e-commerce de produtos pet que vem crescendo muito desde sua criação, inovando com serviços de assinatura e outros.

Apesar de dominar 60% do mercado de e-commerce para produtos pet atualmente, a PetLove enfrenta uma concorrência que também vem crescendo muito no meio. Pensando nisso, a marca investe em campanhas de marketing que mostram que ela entende bem o público que está lidando.

O blog da PetLove é constantemente abastecido com conteúdos relevantes sobre o mundo pet, principalmente de cuidados com os animais, dicas e outras curiosidades dos bichinhos.

Sendo uma temática tão vasta, a marca explora bem também as redes sociais, conteúdos em vídeos e podcasts, sempre trazendo conteúdo de interesse para quem ama pets.

O resultado disso é uma marca que sabe conversar e entender seu público, se posicionando de forma relevante na mente de consumidores e potenciais consumidores.

7. Liv Up

A Liv Up é uma marca que nasceu da preocupação de fazer as pessoas se alimentarem melhor, através de receitas saudáveis e com a utilização de produtos orgânicos provenientes da agricultura familiar.

O valor que nasceu com a empresa também é passado para o público-alvo da marca, através de suas ações de Marketing de Conteúdo.

O blog da Liv Up procura explorar não somente alimentação e receitas, como também outras atividades relacionadas à saúde, ao bem-estar e à sustentabilidade.

A marca também possui uma área em seu blog dedicada a conteúdos sobre o próprio funcionamento da empresa: quem são os chefs por trás das receitas, sobre seus kits de alimentação e o impacto social que possibilita.

Dessa forma, educando e informando melhor as pessoas que entram em contato com a marca, a Liv Up promove um conteúdo que gera a necessidade nelas de se alimentarem melhor e buscarem uma vida mais saudável.

8. Agência Tupiniquim

A Tupiniquim é uma agência de marketing digital que há dez anos vem ajudando empresas de pequeno, médio e grande porte a atingirem grandes resultados com suas ações de marketing, sites institucionais e blogs, otimização SEO, Google Ads e Inbound Marketing.

Entendendo as necessidades e dores do nosso público, passamos a investir cada vez mais em trazer artigos como este que você está lendo, além de materiais gratuitos, como e-books, postagens em redes sociais, web stories e mais. Tudo com o desejo de agregar conhecimento para quem deseja crescer o seu negócio de forma constante e consciente.

Como o Inbound Marketing é um serviço que oferecemos, sabemos da importância que ele representa dentro das estratégias de marketing de uma empresa, e como trazer conteúdo de qualidade pode impactar positivamente o relacionamento entre marca e consumidor.

Comece a colocar o Marketing de Conteúdo em prática

Agora que você já viu grandes exemplos de Marketing de Conteúdo, já deve estar com inspirações suficientes para começar a colocá-lo em prática nas estratégias da sua empresa.

Mas se ainda restaram algumas incertezas, dê uma conferida em nosso artigo sobre como fazer Marketing de Conteúdo. Nele, damos o passo a passo de como você pode planejar sua estratégia e outras dicas essenciais para começar.

Como você leu neste artigo, trouxemos exemplos de empresas de tamanhos e nichos variados. O objetivo é mostrar que, não importa qual é o produto ou serviço que a sua empresa oferece, sempre há espaço para o Marketing de Conteúdo.

Não é necessário começar com um grande investimento, lidando com todos os canais que existem e tentando dar conta de muitas postagens e artigos ao mesmo tempo.

Procure focar em pequenas ações, iniciando com um blog, por exemplo, e ir aumentando os esforços conforme os resultados chegarem.

O Marketing de Conteúdo é às vezes comparado com uma plantação. E não é por acaso. Já que, tal como uma semente, cresce aos poucos e gradativamente. Para colher seus frutos, é preciso paciência, dedicação e cuidado constante.

E se precisar de uma ajuda extra para colocar em prática sua estratégia de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, fale com a gente. A Tupiniquim quer ajudar a sua empresa a conquistar mais clientes e alcançar novos patamares.

Curtiu o artigo? Aproveite e compartilhe!

Dúvidas Frequentes

O que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing que visa atrair determinado público para conhecer produtos ou serviços de forma espontânea. Para isso, a marca promove conteúdo educativo e relevante, e que atraia o interesse genuíno de seu público-alvo.

Quais são alguns exemplos de Marketing de Conteúdo?

Alguns exemplos de empresas que apostam em Marketing de Conteúdo atualmente são: Nubank, Red Bull, Nestlé, Magalu, Aff The Hype, PetLove, Liv Up e Tupiniquim.

Como começar a fazer Marketing de Conteúdo?

Não é necessário começar com um grande investimento, lidando com todos os canais que existem e tentando dar conta de muitas postagens e artigos ao mesmo tempo. Um blog pode ser uma ótima maneira de começar.

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