fbpx Skip to main content

Marketing de Conteúdo vem ganhando cada vez mais espaço nas estratégias das empresas. Veja exemplos de quem está se dando muito bem com criação de conteúdo e se inspire para criar você também!

O Marketing de Conteúdo é o principal pilar da metodologia de Inbound Marketing, ou o famoso marketing de atração. Afinal de contas, é através da criação de conteúdo que as três estratégias fundamentais dessa metodologia (atrair, engajar e encantar) se sustentam.

A criação de conteúdo pode ser por blog posts, newsletters, e-books, postagens em redes sociais, materiais gratuitos, entre várias outras opções. Seja qual ou quais tipos você escolher, o objetivo deve sempre girar em torno de oferecer algo relevante e de qualidade.

Entender o que é e como fazer Marketing de Conteúdo é só o primeiro passo para ter sucesso com essa estratégia que vem crescendo cada vez mais aos olhos de empresas de todos os portes e nichos.

Mas se você ainda tem dúvidas de como isso funciona na prática, separamos 8 exemplos de Marketing de Conteúdo para você se inspirar e começar a desenvolver algo único e especial para as personas do seu negócio. Siga lendo e confira!

Veja 8 exemplos de Marketing de Conteúdo:

Lista com 8 exemplos de Marketing de Conteúdo

Hoje em dia, existem diversas empresas que estão apostando em Marketing de Conteúdo. E isso é porque, em conjunto com o SEO, essa é uma estratégia eficaz e que traz resultados.

Veja a lista que preparamos para você com exemplos de Marketing de Conteúdo em redes sociais, blogs, YouTube e mais.

1. Nubank

A famosa fintech brasileira nascida em 2013, surgiu com um propósito de descomplicar e desburocratizar o cenário financeiro dos bancos no Brasil.

A inovação do Nubank não ficou apenas no produto oferecido, mas em suas ações de marketing e de comunicação com clientes e potenciais clientes.

Considerando que a temática de finanças nem sempre é acessível e fácil de compreender, por meio de seu blog, postagens em redes sociais, vídeos educativos no YouTube e até mesmo comunidades com bate-papo livre, a Nubank também descomplicou e facilitou a abertura para o conhecimento e o interesse das pessoas em finanças.

Trazendo o conteúdo de forma mais acessível para usuários e usuárias, a Nubank é um grande exemplo de como uma marca pode impactar a vida das pessoas e se tornar relevante por meio de conteúdo de valor.

2. Red Bull

A empresa austríaca fundada em 1984 vai muito além de sua bebida energética. Patrocinadora de atletas e eventos esportivos, é uma empresa reconhecida por suas campanhas de marketing bem sucedidas e slogan inconfundível.

Sendo tão eficiente em marketing, a Red Bull logo percebeu que o investimento em Marketing de Conteúdo não poderia ficar de fora de suas estratégias.

Cercando diversas temáticas de esportes, games e esports, o site da Red Bull traz conteúdo em formato de artigos e vídeos, sempre focando em agradar o seu público-alvo.

O resultado disso é uma estratégia de Marketing de Conteúdo forte e que potencializa a qualidade dos produtos da marca.

3. Nestlé

A Nestlé é uma marca gigante na indústria de alimentos que dispensa apresentações. Desde suas receitinhas atrás do rótulo de alguns produtos, até seu site e postagens em redes sociais, a marca entende a importância de unir seus produtos com as necessidades de quem os consome.

Através do site Receitas Nestlé, a marca oferece artigos sobre culinária, aulas, dicas, food lists, quizzes e outros conteúdos, além de convidar as pessoas a enviarem suas próprias receitas para o site.

Esse convite para que as pessoas participem da criação de conteúdo, conhecido também como Conteúdo Gerado pelo Usuário (da sigla em inglês UGC), é uma forma excelente de trazer consumidores para mais perto da marca, aumentando engajamento e interação.

4. Magalu

O Magazine Luiza impressiona por sua inovação e excelência em campanhas de marketing. A empresa de varejo muito conhecida por suas lojas físicas, foi para o digital não somente como um e-commerce, mas como um grande marketplace.

Através da sua influencer digital, a Lu da Magalu, a empresa investe em Marketing de Conteúdo para se aproximar de seu público-alvo através do Instagram, Twitter e até mesmo no YouTube.

O Canal da Lu no YouTube possui mais de dois milhões e meio de inscritos, com a Lu estrelando vídeos sobre assuntos diversos, sempre de maneira divertida.

Com tantas ações de sucesso em marketing digital, a Magalu é com certeza uma grande fonte de inspiração de Marketing de Conteúdo.

5. Aff The Hype

A Aff The Hype, a “papelaria grossa”, se destaca por oferecer produtos com mensagens muito diferentes. Ao invés de frases positivas e carinhosas em suas agendas e cadernetas, a marca explora o bom humor utilizando frases como “Dai-me paciência” e “Nada que um tijolo na sua cara não resolva”.

Percebendo que as pessoas estavam comprando e curtindo a ideia, a Aff The Hype foi para o Instagram e começou a criar conteúdo a partir de seus próprios produtos.

Com as ações da “moça do marketing” por lá, que inclusive acabou ganhando sua própria linha de produtos, a marca cresceu e hoje conquista cada vez mais pessoas com o seu bom humor e irreverência. Já são mais de 650 mil seguidores, número esse que aumenta todos os dias.

A Aff The Hype é um excelente exemplo de produto bem mesclado com conteúdo que acaba gerando algo extremamente valioso para as pessoas: diversão.

6. PetLove

Fundada em 1999, a PetLove é um e-commerce de produtos pet que vem crescendo muito desde sua criação, inovando com serviços de assinatura e outros.

Apesar de dominar 60% do mercado de e-commerce para produtos pet atualmente, a PetLove enfrenta uma concorrência que também vem crescendo muito no meio. Pensando nisso, a marca investe em campanhas de marketing que mostram que ela entende bem o público que está lidando.

O blog da PetLove é constantemente abastecido com conteúdos relevantes sobre o mundo pet, principalmente de cuidados com os animais, dicas e outras curiosidades dos bichinhos.

Sendo uma temática tão vasta, a marca explora bem também as redes sociais, conteúdos em vídeos e podcasts, sempre trazendo conteúdo de interesse para quem ama pets.

O resultado disso é uma marca que sabe conversar e entender seu público, se posicionando de forma relevante na mente de consumidores e potenciais consumidores.

7. Liv Up

A Liv Up é uma marca que nasceu da preocupação de fazer as pessoas se alimentarem melhor, através de receitas saudáveis e com a utilização de produtos orgânicos provenientes da agricultura familiar.

O valor que nasceu com a empresa também é passado para o público-alvo da marca, através de suas ações de Marketing de Conteúdo.

O blog da Liv Up procura explorar não somente alimentação e receitas, como também outras atividades relacionadas à saúde, ao bem-estar e à sustentabilidade.

A marca também possui uma área em seu blog dedicada a conteúdos sobre o próprio funcionamento da empresa: quem são os chefs por trás das receitas, sobre seus kits de alimentação e o impacto social que possibilita.

Dessa forma, educando e informando melhor as pessoas que entram em contato com a marca, a Liv Up promove um conteúdo que gera a necessidade nelas de se alimentarem melhor e buscarem uma vida mais saudável.

8. Agência Tupiniquim

A Tupiniquim é uma agência de marketing digital que há onze anos vem ajudando empresas de pequeno, médio e grande porte a atingirem grandes resultados com suas ações de marketing, sites institucionais e blogs, otimização SEO, Google Ads e Inbound Marketing.

Entendendo as necessidades e dores do nosso público, passamos a investir cada vez mais em trazer artigos como este que você está lendo, além de materiais gratuitos, como e-books, postagens em redes sociais, web stories e mais. Tudo com o desejo de agregar conhecimento para quem deseja crescer o seu negócio de forma constante e consciente.

Como o Inbound Marketing é um serviço que oferecemos, sabemos da importância que ele representa dentro das estratégias de marketing de uma empresa, e como trazer conteúdo de qualidade pode impactar positivamente o relacionamento entre marca e consumidor.

Comece a colocar o Marketing de Conteúdo em prática

Agora que você já viu grandes exemplos de Marketing de Conteúdo, já deve estar com inspirações suficientes para começar a colocá-lo em prática nas estratégias da sua empresa.

Mas se ainda restaram algumas incertezas, dê uma conferida em nosso artigo sobre como fazer Marketing de Conteúdo. Nele, damos o passo a passo de como você pode planejar sua estratégia e outras dicas essenciais para começar.

Como você leu neste artigo, trouxemos exemplos de empresas de tamanhos e nichos variados. O objetivo é mostrar que, não importa qual é o produto ou serviço que a sua empresa oferece, sempre há espaço para o Marketing de Conteúdo.

Não é necessário começar com um grande investimento, lidando com todos os canais que existem e tentando dar conta de muitas postagens e artigos ao mesmo tempo.

Procure focar em pequenas ações, iniciando com um blog, por exemplo, e ir aumentando os esforços conforme os resultados chegarem.

O Marketing de Conteúdo é às vezes comparado com uma plantação. E não é por acaso. Já que, tal como uma semente, cresce aos poucos e gradativamente. Para colher seus frutos, é preciso paciência, dedicação e cuidado constante.

E se precisar de uma ajuda extra para colocar em prática sua estratégia de Marketing de Conteúdo, fale com a gente. A Tupiniquim quer ajudar a sua empresa a conquistar mais clientes e alcançar novos patamares.

Curtiu o conteúdo? Compartilhe com outras pessoas!

Dúvidas Frequentes

O que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing que visa atrair determinado público para conhecer produtos ou serviços de forma espontânea. Para isso, a marca promove conteúdo educativo e relevante, e que atraia o interesse genuíno de seu público-alvo.

Quais são alguns exemplos de Marketing de Conteúdo?

Alguns exemplos de empresas que apostam em Marketing de Conteúdo atualmente são: Nubank, Red Bull, Nestlé, Magalu, Aff The Hype, PetLove, Liv Up e Tupiniquim.

Como começar a fazer Marketing de Conteúdo?

Não é necessário começar com um grande investimento, lidando com todos os canais que existem e tentando dar conta de muitas postagens e artigos ao mesmo tempo. Um blog pode ser uma ótima maneira de começar.

Web Stories

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades e conteúdos relevantes sobre marketing digital e vendas!
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
5 Formas de divulgar o seu E-book 4 Principais Canais de Follow Up de Vendas 5 Dicas para fazer um Follow Up de Vendas Follow Up de Vendas: O que é e quais as etapas? Como implementar a estratégia de Social Selling? O que É e 3 Benefícios do Social Selling Quais as vantagens do LinkedIn para B2B? 4 Passos Para Dominar as Objeções 4 Tipos de Objeções Que Você Precisa Conhecer O Que é e Como Estruturar uma Matriz de Objeções? Como Lidar com Possíveis Objeções no SPIN Selling 4 Dicas sobre a Fase de Aprendizado no Google Ads O que é e qual a importância de criar um e-book? Google Ads: O que é a Campanha em Aprendizado? Melhores Estratégias B2B para o LinkedIn O que é e como criar uma Company Page no LinkedIn? Exemplos de Perguntas de SPIN Selling O Que É e Como Aplicar o SPIN Selling? Cursos Específicos de Facebook Ads 7 Motivos para Investir em Marketing Digital com a Tupiniquim