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Todos conhecem o Google e realizam diversas pesquisas a todo momento, mas nem todo mundo sabe como essa ferramenta realmente trabalha, não é mesmo? Descubra nesse artigo como isso acontece!

Entender como o Google funciona é um ótimo começo para se compreender tudo o que envolve o Marketing Digital, pois é através dessa ferramenta que você irá alavancar seu negócio. Além de que, melhorar o desempenho da sua empresa dentro dos resultados do Google irá gerar um número maior de negócios.

Sabemos que a todo instante são realizadas infinitas pesquisas no Google sobre assuntos distintos. De acordo com o Search Engine Land, são feitas aproximadamente 63 mil buscas por segundo todos os dias. Além disso, atualmente o Google possui mais de 130 trilhões de páginas indexadas em seus servidores.

Você deve estar se perguntando como a sua empresa pode se destacar diante de tantos números de sites concorrentes, certo? Continue a leitura e descubra!

Navegue e saiba mais como o Google funciona

Como o Google funciona?

O Google funciona através de softwares como o Googlebot ou Spider, que são rastreadores que “varrem“ a internet do mundo inteiro, acessando páginas e descobrindo novos sites disponíveis constantemente.

É por meio de links internos e externos que esses softwares conseguem acessar os sites e fazer o processo de indexação das páginas. Algumas dessas páginas já são conhecidas pelo Google e outras são descobertas quando seguem um link de uma página conhecida para uma nova.

Os softwares também identificam alterações em sites existentes e links inativos. Portanto, todas as informações coletadas e analisadas pelo crawler (o rastreador de rede responsável pela indexação de sites) são enviadas para os servidores do Google.

Processo de organização do Google (indexação)

O Google recebe milhares de informações a todo momento e essas informações precisam estar organizadas para que no momento da busca sejam encontrados conteúdos relevantes. A missão do Google é organizar as informações disponibilizadas pelos usuários ao redor do mundo e torná-las acessíveis e uteis para todos.

Por esse motivo existe o método de indexação, que funciona como uma biblioteca. É como se o buscador guardasse os dados das páginas sobre determinados assuntos ou temas. Ou seja, as informações ficam registradas no índice de Pesquisa do Google, que é um grande banco de dados.

O processo de indexação vai visualizar, avaliar e classificar se o conteúdo que você criou para seu site ou blog é relevante o suficiente para ter um bom posicionamento nos resultados de busca. Sendo assim, quanto mais o seu conteúdo atender a alguns critérios como ter informações claras, objetivas e responsiva, mais a página da sua empresa será bem posicionada nos buscadores.

Como o algoritmo do Google funciona?

Os algoritmos do Google são os responsáveis por priorizar os melhores resultados de perguntas realizadas pelos usuários no buscador. Para entregar exatamente para as pessoas o que elas procuram, os algoritmos utilizam vários fatores de ranqueamento.

Esses resultados são identificados através de uma análise que é feita em milésimos segundos, gerando os elementos correspondentes que sejam úteis e respondam o que foi digitado no campo de busca.

De acordo com o Google, para fornecer essas informações, os algoritmos analisam também alguns fatores como palavras-chave, usabilidade das páginas, relevância, qualidade dos conteúdos e das fontes, entre outros.

Como funciona a pesquisa do Google?

O processo de pesquisa começa bem antes de você buscar por algo no Google. Como já vimos, tudo começa através dos rastreadores que localizam e escaneiam os sites, coletam as informações, identificam os conteúdos das páginas e armazenam todos os dados de forma organizada.

O Google mostra nas primeiras páginas apenas resultados relevantes que foram indexados nas páginas e classificados como um conteúdo de qualidade.

Além disso, o Google apresenta resultados de acordo com a sua localização e o histórico de pesquisa, sendo assim a sua busca se tora mais personalizada e adequada ao que você está procurando.

As buscas são exibidas de duas formas. Veja a seguir:

Resultados Pagos

São aqueles anúncios que aparecem no topo da página do Google quando uma pesquisa é realizada ou até mesmo aqueles que aparecem no Youtube e Gmail. Mas, diferente dos resultados orgânicos, os resultados pagos precisam de investimento em dinheiro. São levados em consideração alguns dados, como o  CPC (Custo por clique) na hora de criar a estratégia para gerar tráfego.

Todos os anúncios pagos são criados e exibidos através da plataforma Google Ads.

Para saber se vale a pena anunciar o seu negócio no Google Ads, é só acessar o nosso artigo sobre o tema.

Resultados orgânicos

São aqueles que promovem a visibilidade do seu negócio na internet sem nenhum tipo de custo. Ou seja, os resultados orgânicos aparecem nas páginas do Google de acordo com sua relevância, sem serem impulsionados como propaganda.

Então, para as empresas que desejam alcançar um maior número de clientes oferecendo bons resultados, é necessário adotar as estratégias de SEO.

Como entregar o melhor conteúdo para o Google?

A internet oferece uma infinidade de conteúdo para todos os públicos e milhares de páginas são publicadas todos os dias. Para entregar o melhor conteúdo para o Google é importante se atentar a alguns fatores – e o Marketing de Conteúdo pode ajudar nessa questão, pois é uma estratégia focada na criação de conteúdos de qualidade e que sejam  confiáveis, relevantes e que atendam às necessidades dos usuários.

Então, para começar a produzir um bom conteúdo, é importante saber para quem será direcionado o seu serviço, qual é o público-alvo que deseja atingir e, a partir disso, criar um planejamento ou estratégia para o seu negócio alcançar efetivamente essas pessoas.

Conheça alguns critérios para produzir excelentes conteúdos:

  • É importante observar quantas vezes a palavra-chave aparece na página;
  • Se a palavra-chave aparece no título e na URL;
  • Necessários ter URLs curtas;
  • Utilizar sinônimos;
  • Ter qualidade de informação com textos claros e objetivos;
  • Oferecer um site atraente e com boa acessibilidade.

O tema publicado em um site pode ser monitorado pelo Google Analytics, com possibilidade de você analisar se o conteúdo e critérios escolhidos estão atendendo aos interesses do usuário.

Dica: Livro Como o Google funciona

Se você deseja se aprofundar ainda mais sobre o assunto e quer descobrir como oferecer conteúdo de qualidade sobre o seu produto ou serviço na internet e ainda conhecer os bastidores do Google, recomendamos que leia o livro Como o Google funciona.

Os autores Eric Schmidt e Jonathan Rosenberg abordam temas como estratégia, cultura corporativa, tomada de decisões, contratação de funcionários e capacidade de adaptação e inovação. Em Como o Google funciona, você também vai poder acompanhar o dia a dia da empresa, além de aprender preciosas lições sobre como inovar. O livro está disponível para compra na Amazon.

Agora que você já sabe como o Google funciona, é hora de gerar mais visibilidade para a sua empresa!

Nesse post você aprendeu como a plataforma Google funciona e esperamos que esse post tenha contribuído para que você consiga alcançar bons resultados para o seu site.

Lembre-se que ter o conhecimento de como esse buscador funciona é apenas o início. Para obter os melhores resultados e garantir uma boa posição no Google, é preciso ter domínio das técnicas de Marketing de Conteúdo.

Então se você quer oferecer conteúdo de qualidade, informações relevantes e ainda aumentar a visibilidade do seu site, entre em contato conosco! A Agência Tupiniquim possui mais de 10 anos de experiência em estratégias de SEO e pode ajudar a sua empresa se posicionar entre os melhores resultados de busca.

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