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Não tem escapatória: uma hora o seu negócio precisará de estratégias essenciais para vendas online. Quer saber quais são? Acompanhe aqui!

Todo mundo que possui um negócio e a pretensão de crescer no mercado precisa, uma hora ou outra, pensar em estratégias essenciais para vendas online. Não há escapatória contra esse movimento de compra online que caiu no gosto dos brasileiros e tende a ganhar mais força nos próximos anos. Diante dessa realidade, como fortalecer a sua marca e gerar mais lucros aproveitando o poder da internet? É o que vamos abordar neste artigo.

Uma coisa é fato: hoje o comércio online é uma peça-chave para o crescimento de uma empresa, independente do seu tamanho ou segmento. E os números estão aí para provar. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), 1 loja online foi criada por minuto entre os meses de março e junho de 2020.

É claro que não podemos nos esquecer que esse número foi impulsionado pela pandemia, que forçou as empresas a se reinventarem no ambiente online. Contudo, tudo indica que o hábito de comprar pela internet veio para ficar. Outra pesquisa de 2020, da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, revelou que 70% dos entrevistados pretendem continuar comprando online no pós-pandemia.

Dessa forma, se você possui um negócio, mas não sabe como vender online, confira algumas estratégias e dicas valiosas que separamos abaixo.

Navegue e saiba mais sobre como vender online

Estratégias para vendas online: conheça as principais vantagens

Sem dúvida, um dos seus sonhos como gestor é garantir o faturamento esperado ao final do mês do seu negócio. No entanto, você já deve ter percebido que ter uma empresa é lidar com altos e baixos, com fatores externos que não podem ser controlados; como a própria pandemia, a economia ou mudanças tecnológicas, políticas e sociais.

Por isso é importante ampliar as frentes de atuação da sua marca. Fazendo isso, você garante não só que a sua empresa se adapte com mais facilidade aos novos cenários de consumo, como também sobreviva ao mercado.

Além disso, ao ingressar nas vendas online, você terá outras vantagens como:

  • Sem mais barreiras físicas para vender o seu produto ou serviço;
  • Mais economia para manter um negócio online, sem gastos com aluguel, móveis, entre outros;
  • Possibilidade de mapear a jornada do consumidor e segmentar a audiência;
  • Gerar experiência de consumo positiva para fidelizar mais clientes.

Quais são as estratégias essenciais para vendas online

Antes de tudo, existem algumas estratégias básicas para iniciar um comércio online. Mas antes de tentar aplicá-las, saiba que esse trabalho necessita de constância, muitos testes e análises. Dessa maneira, você irá conseguir atingir o resultado esperado. Acompanhe!

Conheça o seu público-alvo

A verdade é que não adianta oferecer o melhor produto ou serviço no mercado se você não tem o conhecimento do seu público-alvo. Aliás, essa dica vale para praticamente tudo: abrir um negócio físico ou digital, definir a comunicação da empresa, fazer campanhas de marketing, lançar um produto novo.

Logo, você precisa conhecer a fundo a necessidade do seu potencial cliente e saber quais são as suas características pessoais (interesses, opiniões, entre outros). Se o seu negócio só existe ainda no ambiente físico, vale utilizar as informações que você já tem dos atuais clientes para mapear o perfil deles e definir uma persona.

Isso tudo permite ao seu negócio traçar estratégias de comunicação, os canais que serão utilizados e a abordagem de vendas na internet. Mais adiante você vai entender que essa primeira dica atravessa também outras estratégias para um negócio online de sucesso.

Mostre o valor do seu produto

Quem começa a vender pela internet tem um grande desafio que é atrair e convencer o potencial cliente a finalizar uma compra. Como não existe uma abordagem de venda física, pelo menos no primeiro contato, a solução é mostrar ao consumidor como ele será beneficiado com o seu produto ou serviço.

Então, o cliente precisa enxergar um valor no seu produto, ter a percepção e a certeza de que, ao adquiri-lo, o seu problema estará resolvido. Para isso, capriche na descrição de seus produtos e traga até mesmo uma sensação ou sentimento que você deseja passar (bem-estar, confiança, segurança etc).

Por último, aposte também em imagens de qualidade e bem feitas. Afinal, a primeira impressão é a que fica.

Escolha a plataforma ideal para as suas vendas online

O que não falta na internet são opções para criar a sua vitrine virtual. Algumas sugestões são um site próprio da sua loja, redes sociais como o próprio Instagram e os marketplaces. Cada um possui uma característica própria, com vantagens e desvantagens.

No caso de um site próprio, é preciso arcar com os custos de domínio e hospedagem, além de uma plataforma focada em comércio eletrônico. Além disso, é preciso vender online com segurança, pois fraudes no sistema podem prejudicar não só o cliente, como a reputação da sua marca.

É bom se preocupar, sobretudo, em oferecer boas experiências de navegação em seu site. Um tempo de carregamento muito demorado reduz as chances de compra.

Mas se você não acha necessário começar com uma loja virtual, a alternativa é escolher a plataforma de marketplace que se encaixa na necessidade do seu negócio. Assim você consegue alcançar mais pessoas e gerar mais vendas sem a necessidade de custear um site próprio.

Ofereça descontos, promoções e condições de pagamento atraentes

Ninguém resiste a uma promoção, não é? Por exemplo, uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas mostrou que 56% dos brasileiros compram por impulso quando encontram promoções e preços baixos.

Portanto, não deixe de investir – com planejamento – em ofertas atraentes para aumentar as vendas online e fidelizar clientes a longo prazo. Assim sendo, vale apostar em ofertas de brindes, cupons de fidelidade, planos, produtos limitados em datas sazonais. Além disso, não se esqueça de oferecer boas condições de pagamento para que o consumidor não desista de uma compra.

Automação de vendas e marketing para vendas online

Aqui voltamos a bater na tecla sobre a importância de entender o seu público-alvo por meio de dados. Uma ferramenta de automação de vendas permite sincronizar todas as informações dos clientes e tornar os processos mais personalizados, rápidos e menos repetitivos.

Da mesma forma, a automação de ações e processos de marketing tornam a comunicação e o relacionamento com o cliente mais próximos e assertivos. Entre os exemplos, temos:

  • Criação de anúncios digitais segmentados de acordo com a jornada do cliente;
  • Análise dos canais de comunicação com melhor engajamento;
  • Identificar oportunidades de vendas, com a equipe de marketing e vendas trabalhando alinhadas;
  • Personalizar a experiência do consumidor.

Esteja disponível para o seu público-alvo em diferentes canais

São muitos canais de comunicação disponíveis hoje no mercado. Sendo assim, a sua empresa não precisa estar em todos, mas é importante saber quais o seu público-alvo está presente para não perder oportunidades de negócios.

Por exemplo, o WhatsApp é um o aplicativo que os brasileiros mais utilizam para comprar produtos e serviços. O Instagram também é outra plataforma que ajuda na divulgação da marca e ainda fortalece o relacionamento com o cliente. Além disso, não menospreze outros canais de contato como telefone e e-mail.

Ofereça uma excelente experiência no pós-venda

O pós-venda é uma das últimas estratégias essenciais para vendas online que valem ouro. Você já deve ter notado que conquistar um novo cliente custa mais caro que manter um atual. Diante disso, após a finalização da compra de um produto ou serviço, mostre que a sua marca continua se preocupando com a satisfação do cliente.

Para isso, estruture e treine a sua equipe de vendas para realizar essa etapa e evitar dor de cabeça. Faça também ações específicas com clientes antigos, conte em primeira mão para eles o lançamento de novos produtos, mande mensagens personalizadas e faça pesquisas de satisfação frequentemente.

Fortalecer esse relacionamento com o cliente aumenta as chances de fidelização. Ademais, faz com que ele lance mão da melhor propaganda que existe no mercado: boca a boca.

Agora que você já entendeu a importância de ter um comércio online, esperamos que você siga nossas dicas e coloque essas estratégias em prática no seu negócio. O movimento de compras online é acessível para todos!

Texto desenvolvido pelo pessoal do blog AmoCRM. Lá você encontra conteúdos sobre ferramentas úteis para vendas!

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