Quer avaliar o desempenho do seu site, mas não sabe como? Veja as dicas de como o Google Analytics pode ajudar a sua empresa com essa tarefa.
A Internet moldou o futuro de todas as empresas, assim o marketing digital ganhou claramente a liderança no mundo de hoje. Portanto, você deve saber como funciona esse universo. Atualmente, toda empresa precisa de um website para crescer e alcançar seu público.
Se você administra um website ou blog para seu negócio, você precisa do Google Analytics para melhorar suas táticas de marketing e tomar decisões informadas. Você pode usar todos os dados que o Google Analytics lhe fornece e adaptar sua estratégia de marketing on-line de acordo com isso.
Se você está apenas começando seu negócio e marketing, talvez ainda não conheça o Google Analytics. Neste artigo, a rankingCoach lhe explica o que é o Google Analytics e com quais funções ele pode ajudar sua empresa.
O que você vai ler sobre Google Analytics:
O que é o Google Analytics?
O Google Analytics é uma ferramenta do Google que você pode utilizar gratuitamente. Você pode usar o Google Analytics para descobrir todas as estatísticas sobre sua estratégia de marketing, o número de visitantes do seu site e o que não está funcionando nele.
Este serviço ajuda você a melhorar sua estratégia de marketing e fazer crescer seu negócio, permitindo que você acompanhe o desempenho do seu website. Você pode usar os dados para descobrir qual área precisa ser otimizada e como gerar mais tráfego para sua plataforma online.
Há muitas maneiras do Google Analytics poder ajudar sua empresa e alcançar um público mais amplo. Ele pode ajudá-lo a encontrar seu público-alvo e adaptar suas práticas comerciais às necessidades de seus clientes. Vamos analisar mais de perto alguns dos benefícios e razões pelas quais o Google Analytics pode ajudar sua empresa.
Comparações com sua concorrência
Um dos benefícios mais importantes do Google Analytics é que você pode ficar de olho em sua concorrência e comparar seu desempenho com o de seus concorrentes. Na aba “Referências no Google Analytics”, você pode ver como outros websites do mesmo setor estão se desempenhando.
O Google Analytics lhe fornece três relatórios de Referências:
- O relatório de Canais permite comparar os dados de seu canal com os pontos de referência de cada um no agrupamento padrão deles: Rede Social, Direto, Indicação, Busca Orgânica, Busca Paga, Visualização e E-mail.
- O relatório de localização permite que você compare os dados de seu país ou região com as referências de todos os países ou regiões das quais seu website recebe tráfego.
- O relatório Dispositivos permite comparar os dados do dispositivo com os padrões de referência para computadores desktop, smartphones e tablets.
(Fonte: support.google)
Você pode ver o número de visitantes no site de seus concorrentes e compará-los com suas estatísticas. Se eles tiverem mais visitantes do que você, pode ver quais palavras-chave e links os ajudam a se posicionar melhor nos mecanismos de busca.
Com o Google Analytics, você também pode aprender quanto tempo um visitante médio gasta nos websites de seus concorrentes e comparar isso com o tempo que eles gastam no seu. Estas informações podem ser cruciais para você decidir se precisa fazer mudanças em seu site para torná-lo mais atraente para os visitantes.
A localização dos visitantes de seu site
É importante que você saiba onde estão seus visitantes. Você pode supor que eles vêm do mesmo lugar que você, mas isso não tem que ser verdade. Você pode ver onde estão localizados os visitantes de seu site na guia “Localização” na barra lateral de audiência do Google Analytics.
Pode ser útil para você saber de onde vem a maioria dos visitantes de seu site. Só porque você está baseado na Bahia, não significa que seu website seja visitado a partir de Salvador.
Talvez os visitantes também venham de uma cidade do Rio ou do Recife e isso teria um impacto em sua estratégia de marketing. Estas informações e dados são muito importantes porque você pode usá-los para criar um conteúdo mais direcionado às pessoas naquele local.
Seu dispositivo e compatibilidade com o navegador
Como mencionado anteriormente, o relatório Devices permite que você compare os dados do dispositivo, e o Google Analytics também permite que você veja como seu website fica em diferentes mecanismos de busca e telas. Por exemplo, se seu website for amigável ao desktop, você deve verificar adicionalmente como ele fica em uma tela móvel e fazer alterações de acordo com os resultados.
Você também pode ver qual mecanismo de busca a maioria dos visitantes de seu site usa e descobrir o quão compatível ele é com esse mecanismo de busca.
Se uma grande parte do seu público-alvo utiliza o Safari, mas seu site não é compatível com esse navegador, você perderá as vendas.
É importante atualizar seu website e certificar-se de que ele seja compatível com todos os motores de busca que seus visitantes utilizam.
No que diz respeito à compatibilidade do navegador, o Google Search Central também resumiu alguns pontos e dicas para garantir o melhor desempenho possível. Basicamente, a dica mais importante é:
Teste seu website no maior número de navegadores possível.
Também é importante que seu website seja compatível com diferentes tipos de telas. Se seu grupo alvo utiliza desktops, laptops, telefones celulares ou tablets, a interface do usuário de seu website deve ser igualmente fácil de usar em todas as plataformas. Se não for fácil de usar para todos, você perderá clientes ao invés de aumentar seus negócios.
Seu ranking no Google
Sua classificação em um mecanismo de busca como o Google é crucial. Todos os dias, milhões de pessoas procuram por produtos e serviços adequados nesse buscador, e se você conseguir aparecer em uma fração dessas consultas, poderá obter muitos clientes novos.
O Google Analytics fornece todas as estatísticas sobre as palavras-chave que você usa e sua classificação no Google. Com estas informações, você pode descobrir quais palavras-chave impulsionam o tráfego para seu website e garantir que ele seja exibido na primeira ou segunda página de resultados de busca.
Saber quais palavras-chave trazem visitantes ao seu site pode ser benéfico, porque você sabe quais palavras incluir em seu conteúdo. Você também pode descobrir quais páginas de seu website não estão funcionando bem e adicionar os links para essas e outras páginas de seu website. Dessa forma, você conseguirá mais visitantes e melhorará a otimização de seu site no mecanismo de busca.
Conectar o Google Analytics com aplicativos
Você também pode conectar o Google Analytics com aplicativos de marketing digital gratuitos, como o rankingCoach, para obter informações detalhadas sobre seus negócios e estratégias.
Conclusão
O Google Analytics pode ajudar sua empresa de muitas maneiras. Você pode usar este serviço para aumentar o tráfego para seu website e melhorar sua estratégia de marketing.
Assim que você souber onde estão seus clientes potenciais e com que conteúdo eles preferem passar o tempo, você poderá adaptar seu site de acordo e atrair mais visitantes para ele.
Este artigo foi escrito pela equipe da rankingCoach.