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Aprenda o que é, como funciona e como criar anúncios e campanhas no Google Ads, alcance clientes que estão buscando produtos ou serviços que a sua empresa oferece e aumente as vendas através do seu site!

Mostrar a sua empresa para pessoas que estão buscando exatamente aquilo que você oferece parece um sonho? Com o Google Ads – antigo Google Adwords – isso é possível. É no Google que as pessoas pesquisam e nele se iniciam aproximadamente 80% das compras por um produto ou 70% das compras por um serviço.

Ao entrar no Google Ads você poderá alcançar resultados como: Aumento no número de vistas, reservas, inscrições na sua lista de e-mails, leads e vendas on-line no seu site ou e-commerce. Além disso, caso o seu negócio seja local é possível focar no aumento de visitas na sua loja com anúncios que ajudam as pessoas a encontrar a sua empresa no Maps e receber mais chamadas no seu telefone inserindo um botão de ligação em seus anúncios.

Seja no computador ou no smartphone, um anúncio exibido no momento certo para a pessoa correta pode transformar um clique em um cliente valioso, entendemos muito bem desse poder de vendas e ajudamos empresas a irem no caminho certo, já que, a Tupiniquim é uma Agência de Google Ads, especialista em performance com mais de 400 clientes e 10 anos de experiência em marketing digital.

E hoje, nesse artigo você irá aprender com a gente: o que é, como funciona, como anunciar e criar campanhas no Google Ads de maneira rentável para a sua empresa aumentar as vendas.

Navegue pelo Guia completo e atualizado de Google Ads:

O que é o Google Ads – AdWords

O Google Ads – antigo AdWords – é a principal plataforma de publicidade do Google. Por meio desse serviço, anúncios pagos são exibidos nos resultados de busca, sites parceiros, Youtube, Play Store, aplicativos e Gmail. Sua primeira versão surgiu em outubro de 2000 e desde então é o líder de mercado, faturando mais de $41 bilhões de dólares em 2020, deixando na segunda posição a plataforma de anúncios do Facebook e Instagram Ads com um faturamento anual de $ 17 bilhões.

Anúncios na Rede de Pesquisa

Os links patrocinados exibidos nos resultados de pesquisa, tanto de computadores quanto de celulares, são sem dúvida alguma, a forma mais popular e antiga de se fazer anúncios no Google.

Os anúncios são exibidos de acordo com as palavras-chave usadas, em uma posição estratégica dos resultados de busca. Quando você anuncia na rede de pesquisa o seu anúncio pode aparecer no Maps, Shopping e no Imagens do Google além de sites parceiros de pesquisa do Google.

Anúncios na Rede de Display

A Rede de Display do Google é composta por mais de 2 milhões de sites e aplicativos parceiros e alcançam mais de 90% dos usuários da internet em todo o mundo. Os seus anúncios feitos no Google Ads podem ser exibidos em contextos, canais, públicos-alvo, localização geográfica e sites específicos.

Normalmente usada para campanhas de remarketing e branding awareness, a Rede Display proporciona anúncios com impacto visual. É possível (e viável) desenvolver campanhas para aquisição de novos leads exibindo anúncios em vídeo no Youtube para audiências personalizadas, por exemplo.

Anúncios no YouTube

Apesar de pertencer a Rede Display, anunciar no YouTube merece destaque, afinal estamos falando da 2º maior plataforma de buscas da internet, perdendo apenas para o próprio Google.

O YouTube é muito mais acessível do que os canais tradicionais de televisão e o custo para anunciar na plataforma de vídeos é muito mais baixo, com um investimento diário pequeno é possível ter resultados e vendas e, graças a isso, em 2019, o número de pequenas e médias empresas que anunciam dobrou.

Com ele, é possível selecionar o canal e a audiência, e assim, alcançar clientes em potencial com vídeos, pagando apenas quando eles demonstrarem interesse clicando ou assistindo o seu vídeo por pelo menos 30 segundos.

Anúncios no Google Shopping

O Google Shopping é um serviço de busca e comparação de produtos e preços de diferentes e-commerces que podem anunciar para clientes altamente interessados.

Com integrações para as principais plataformas de e-commerce, como o Woocommerce, Vtex, NuvemShop, dentre outros, é possível sincronizar automaticamente os seus produtos ao feed do Google Shopping.

Anúncios no Google Ad Grants – O Google Ads para ONGs

O Google Ad Grants funciona exatamente como o Google Ads, mas seu objetivo é ajudar organizações sem fins lucrativos com campanhas subsidiadas de até 10 mil dólares mensais.

Para receber a qualificação para esse benefício, as instituições devem atender todos os critérios da plataforma:

  • Realizar o cadastro da instituição sem fins lucrativos na plataforma do Google.
  • Reconhecer e aceitar os certificados exigidos pelo Google referentes à não discriminação e ao uso e recebimento das doações.
  • Ter um site profissional e de alta qualidade.
  • Receber a aprovação no processo de pré-qualificação do Ad Grants depois de fazer a inscrição.

Veja também: Precisa de ajuda com as suas campanhas? Conheça a Tupiniquim, Agência especialista em Google Ad Grants!

Google Ads: Como Funciona

O Google Ads funciona como um leilão, exibindo os anúncios qualificados de acordo com o lance ofertado por cada concorrente. Ao falarmos de custo e investimento, podemos dizer que o AdWords é uma mídia barata, se comparada as tradicionais.

Para anunciar com os links patrocinados você deve selecionar palavras-chave – termos de busca – e definir um lance por cada clique realizado em seu anúncio, esse valor no final vai resultar em uma métrica muito importante, o Custo por Clique (CPC).

Outro benefício da plataforma de links patrocinados é a cobrança por resultado e a possibilidade de investimento flexível. Isto é, o anunciante só paga quando o anúncio é clicado e não existe um valor mínimo de créditos para inserir na ferramenta.

Ao contrário dos leilões tradicionais, aqui nem sempre vence quem oferece o maior valor pelo clique. A missão do Google é a de oferecer o melhor resultado no menor tempo possível e isso vale também para os anúncios, para monitorar esse indicador existe o Índice de Qualidade, uma métrica fundamental para acompanhar em suas campanhas.

Como criar anúncios e campanhas

Existem diversos tipos de campanhas no Google Ads que podem ser ideais para a sua empresa, dependendo dos seus objetivos e metas. Para fazer um bom anúncio você deve entender o seu público, segmento de mercado e onde o seu tipo de produto ou serviço se encaixam.

Trace todas as etapas do seu funil de vendas e faça um checklist para acompanhamento da sua estratégia.

Crie diversas opções criativas de anúncios com no mínimo 3 variações de títulos e descrições. Verificando sempre qual obtém a melhor Taxa de Cliques (CTR).

Dicas para Títulos de anúncios

  • Utilize números para fisgar mais rapidamente a atenção do seu cliente.
  • Use a palavra-chave no título.
  • Utilize termos de alto impacto e adjetivos fortes.
  • Desperte a curiosidade do leitor.
  • Gere urgência ou chame para a ação desejada.
  • Use a sua marca ou domínio.

Dicas para Descrições de anúncios

  • Mostre o seu diferencial logo no início.
  • Use a palavra-chave na descrição do anúncio.
  • Faça uma promessa.
  • Gere expectativa e curiosidade.
  • Chame para a ação desejada.

E por que eu deveria anunciar no Google Ads?

O Google Ads se mostra como uma das maneiras mais rentáveis de se divulgar a sua marca, além do fato do retorno ser rápido.

Como os links patrocinados só aparecerão para quem pesquisou pelas palavras-chave relacionadas ao que a sua empresa faz, as chances de se fechar um negócio são muito mais altas. É o que chamamos de qualificação do público, já que os usuários para os quais seus anúncios aparecerão serão somente aqueles interessados no que você pode oferecer.

Além disso, como citamos em um tópico acima, as campanhas funcionam por um sistema de leilão. Isso torna o orçamento das campanhas muito mais flexível, não existindo um investimento mínimo. Por exemplo: Se você paga o valor fictício de R$ 1,00 para cada clique em seus anúncios e precisa de aproximadamente 10 cliques para realizar uma venda o seu Custo de Aquisição (CAC) por cada cliente é de R$ 10,00. O segredo para definir o orçamento de Google Ads da sua empresa é ter clareza nessa métrica.

Anunciar no AdWords é uma das estratégias de marketing digital com bons retornos, comparado com opções do mercado, por unir baixo custo, retorno rápido e a possibilidade de segmentação de público.

Quando custa anunciar no Google Ads?

O investimento em Google Ads parte do princípio de quantas pessoas você deseja atingir, e em quais pesquisas. Basicamente, esses dois fatores irão determinar os seus custos com a plataforma de anúncios.

No AdWords, você paga por clique nos anúncios, e o valor desses cliques podem ser mais altos ou mais baixos dependendo de quantas outras pessoas estão anunciando com a mesma palavra-chave – sua concorrência. A qualidade dos anúncios é um fator determinante aqui, e já vamos te mostrar o porquê.

Em um exemplo prático: você é proprietário de um escritório de advocacia. Uma das palavras-chave mais buscadas é “advogado trabalhista”, com 27.100 buscas mensais e um custo por clique de aproximadamente R$ 5,15. Você estaria pagando esse valor para cada pessoa que clicar no seu anúncio. Como a pessoa que fez a busca está com problemas e quer resolver isso rapidamente, essa é uma busca feita com uma maior intenção de fechar uma compra e a chance de você fechar negócio com esses contatos é bem alta, por isso é necessário que os anúncios sejam chamativos e bem construídos e claro, o seu site deve ser profissional – não necessariamente o usuário irá fechar negócio com quem paga mais nos anúncios.

Você também pode anunciar em termos menos buscados, mas que possuam relação direta com o seu negócio. Seguindo o exemplo da manutenção de notebooks, você poderia anunciar por um CPC de R$ 0,70 na palavra-chave de “advogado para acidente de trabalho”, que possui um volume de buscas de 40 pesquisas mensais.

É possível delimitar os valores máximos gastos diariamente ou mensalmente dentro do Google Ads, o que permite um maior controle dos anúncios e do que precisa ser feito nas campanhas para que os resultados melhorem.

Leia também: Quer saber por que você deve investir em marketing digital?

O Planejador de Palavras-chave do Google Ads

O Google possui uma ferramenta que permite que você planeje as palavras-chave das suas campanhas. Dentro do Planejador de Palavras-chave do Google Ads, você encontrará informações a respeito dos preços, volumes de busca, concorrência, sugestões de palavras-chave, pesquisas relacionadas e mais.

Saber utilizar essa plataforma é essencial para o sucesso de qualquer campanha, já que te mostrará como atingir da melhor maneira o seu público-alvo sem precisar gastar mais do que o necessário.

O Planejador de Palavras-chave do Google Ads fica disponível após você configurar a sua primeira campanha (não há problemas em simular uma apenas para pesquisas).

Para utilizar da maneira correta, pense em palavras-chave que seu público-alvo (a persona dos seus clientes) pesquisaria ao procurar por serviços parecidos com o seu.

É possível filtrar localidades para ver como a persona definida se comporta na sua região em relação as buscas. Você pode remover termos que não possuem relação com seu negócio e não devem ser sugeridos.

Com a busca feita, o Planejador te oferecerá sugestões de palavras-chave com base no comportamento das buscas dos usuários no último ano. Veja as sugestões e selecione as que farão parte dos seus anúncios.

Você pode utilizar quantas palavras-chave couberem no seu orçamento, desde que sejam relevantes para o seu anúncio e façam sentido com o que o usuário está buscando.

Além disso, no Planejador de Palavras-chave do Google Ads existem 3 informações principais:

O número de pesquisas mensais, que diz respeito ao volume de buscas para a palavra-chave escolhida no último ano. A frequência de retorno dos contatos nos anúncios está diretamente ligada ao volume de buscas, já que palavras menos buscadas tendem a render menos contatos.

Dados sobre os concorrentes, que irão influenciar o valor do custo por clique da palavra-chave escolhida. Palavras com maior concorrência tendem a ser mais caras, e se torna mais difícil alcançar a primeira posição.

E por fim, ele te dá uma estimativa de quanto custará seus anúncios. É o lance sugerido, que é calculado a partir do custo que a concorrência tem com os cliques e dos filtros que você utilizou.

Métricas e Resultados

Saber como suas campanhas estão se saindo é necessário para poder melhorar seu desempenho utilizando o Google Ads. Por isso, é extremamente importante acompanhar algumas métricas oferecidas pela ferramenta de anúncios para poder avaliar o que precisa ser melhorado em suas campanhas. As principais métricas são:

Taxa de cliques

Nessa primeira métrica, conhecida como CTR (Click Through Rate), será informado quantas vezes os usuários clicaram em seu anúncio, o que permite avaliar se as palavras-chave escolhidas estão sendo efetivas.

Aqui, também é possível avaliar quantas interações estão sendo feitas com o seu anúncio. Se o seu anúncio possui um número alto de visualizações, mas poucos cliques, talvez as palavras-chave sejam boas, mas a campanha está pecando na construção do anúncio.

Aqui, foque em quantos cliques o seu anúncio está conseguindo em relação ao número de visualizações, e no que pode ser melhorado para que isso aumente.

Custo por clique

Conhecido como CPC, esse dado diz respeito ao valor gasto pelo anunciante por cada clique feito pelos usuários em seus anúncios.

Através desse dado, você pode planejar o seu orçamento e definir qual é a melhor estratégia de anúncios para cada palavra-chave escolhida.

Além disso, essa métrica também nos permite avaliar a qualidade de nossos anúncios e site. Se seu anúncio possui uma alta taxa de cliques, um custo elevado e ainda sim você não está tendo retorno, é preciso trabalhar na construção do seu site ou landing page para que esses usuários sejam convertidos em clientes.

Índice de qualidade

Essa é uma das métricas mais importantes que existem dentro daquelas que o Google Ads oferece.

O Índice de qualidade é uma nota dada para a performance das suas campanhas e leva em consideração o seu anúncio, as palavras-chaves escolhidas e o site destino das campanhas. As notas variam de 1 a 10, e se a sua nota for alta, significa que seus anúncios são relevantes para a plataforma.

Essa métrica está diretamente ligada as outras, se você vai bem nas outras métricas, provavelmente a sua nota subirá no Índice de Qualidade. Quanto maior a sua nota no IQ, melhor será o seu Ad Rank, que é um dos fatores que definem a posição final do seu anúncio nas páginas de resultados.

Taxa de impressões

Quantas vezes o seu anúncio foi visualizado? A taxa de impressão é o dado que te dará essas respostas.

Esses números serão utilizados prioritariamente para ser estudado ao lado de outras métricas, como por exemplo, a taxa de cliques.

Taxa de rejeição

A taxa de rejeição é fundamental para a melhora dos conteúdos das suas páginas de campanha. Como?

Seus anúncios possuem uma boa taxa de impressões, uma boa taxa de cliques, mas você ainda assim não consegue novos clientes? O conteúdo da sua página de destino pode estar pouco interessante ou inadequado para a sua persona.

A taxa de rejeição é calculada a partir das interações do usuário com a sua página de destino. Se ele clica nos seus anúncios, mas não se interessa pelas informações encontradas nessa página, ele irá sair do seu site. Essa “rejeição” é levada em consideração para o Google Ads e você deve estudá-la para entender como melhorar o conteúdo do site utilizado na campanha.

Leia também: KPIs, Indicadores e Métricas de Marketing Digital: Aprenda a utilizar os indicadores e métricas de marketing digital para melhorar as suas campanhas!

Integrando o Google Adwords com o Google Analytics

O Google Analytics (outra ferramenta importante da Google para quem quer trabalhar com marketing digital) permite a integração de outras ferramentas do Google em suas funções.

Você poderá acessar dados das campanhas do Google Ads diretamente de dentro da plataforma do Google Analytics, vamos te mostrar como:

Passo 1: acesse a área de administrador do Analytics;

Passo 2: clique na opção de “vinculação do Google Ads”;

Passo 3: escolha a conta do Google Ads que você deseja vincular;

Passo 4: dê um título e seleciona quais propriedades da conta serão vinculadas ao Google Analytics;

É só isso! A integração não demora, e após ela ser aprovada, você poderá acessar dados do Ads diretamente do painel do Google Analytics e fazer download de todas as informações referentes às suas campanhas.

Mas lembre-se, só é possível configurar suas campanhas dentro do painel do Google Ads.

Leia também: Google Analytics: dicas para aumentar a performance do seu site

Como criar uma conta no Google Ads

Criar uma conta no Google Ads é simples, vamos ao passo-a-passo:

Acesse o Google Ads e utilize uma conta de e-mail do Google clicando no botão “comece agora”.

Após a sua conta ser feita, é hora de você criar a sua primeira campanha. Clique em continuar e configure a sua campanha com nome, idioma, localização e mais. Após isso, salve.

Mais algumas informações serão necessárias para a criação da primeira campanha, como o orçamento disponível, os locais onde o anúncio deverá aparecer, a rede de onde você quer que seu anúncio apareça, as palavras-chave que você deseja utilizar e o texto de seu anúncio.

Feito isso, você precisará ceder as informações referentes ao faturamento e ao tipo de conta. Importante: as opções referentes ao fuso-horário e ao tipo de moeda não podem ser alteradas depois.

É importante deixar claro que existe uma taxa de ativação que varia de acordo com a moeda escolhida.

Caso você tenha dúvidas sobre como gerenciar as suas campanhas e precise de ajuda para começar no Google Ads, recomendamos que contate uma agência especializada em anúncios do Google.

Google Adwords Express

Essa é a ferramenta ideal para os usuários que não possuem experiência e desejam anunciar no Google. O Adwords Express é uma versão simplificada do Google Ads e é recomendado para pequenas empresas que não possuem experiência em anúncios.

Para utilizar o Google Adwords Express, basta criar a sua conta no Adwords. Ao clicar em “começar agora” e fornecer o e-mail e site da sua empresa, o Google irá disponibilizar a possibilidade de usar uma das 2 versões do Google Ads.

Para configurar suas campanhas no Google Adwords Express:

  • No Google Adwords Express, você define a meta da sua campanha: mais ligações, visitas na loja ou ações no site;
  • Após isso, basta informar onde se encontra o seu público-alvo;
  • Faça a descrição dos seus produtos e serviços, informando o idioma no qual você está anunciando e para quais palavras-chave você quer que seus anúncios apareçam;
  • Dê um bom título e uma descrição criativa para que seu anúncio seja atrativo para o público;
  • Adiciona as informações de contato nos anúncios e você poderá configurar seu orçamento diário. Quanto você deseja gastar por dia com seus anúncios?
  • Salve e preencha os dados referente ao pagamento dos anúncios.

Pronto! A partir de agora, você poderá acompanhar suas campanhas criadas no Google Adwords Express através do painel de controle.

Cursos e certificados

O Google oferece a certificação em Google Ads através de um programa de treinamento oferecido pela empresa.

Através dos treinamentos na Skillshop, você pode conseguir os seguintes certificados:

  • Certificação em campanha de pesquisas no Google Ads
  • Certificação em campanhas de display no Google Ads
  • Certificação em campanhas de vídeo no Google Ads
  • Certificação em campanhas do Shopping

Com os certificados da Google, você poderá mostrar para seus clientes e parceiros a qualidade dos serviços que sua empresa oferece e pode até mesmo receber um selo de “Google Partner”.

Criando a sua conta no Skillshop, você terá acesso aos cursos e conteúdos relacionados a cada uma das certificações. Para conseguir a certificação, basta passar na avaliação relacionada.

As certificações do Google Ads estão disponíveis em 22 idiomas e as avaliações são recomendadas para aqueles que já possuem uma prática mínima com a ferramenta de anúncios do Google.

As certificações são entregues para aqueles que atinjam uma pontuação de pelo menos 80% nas avaliações e são válidas por aproximadamente um ano. Após esse período, é necessário fazer a renovação.

Cupons e códigos promocionais

A Google oferece códigos promocionais com descontos e créditos com frequência para novos anunciantes em sua plataforma.

Os cupons oferecidos são uma ótima maneira de fidelizar os anunciantes, já que com os créditos oferecidos por um cupom Google Ads você consegue atingir um número maior de pessoas em seus anúncios.

Você pode receber esses cupons diretamente da Google ou de empresas que são parceiras, como empresas de hospedagem, por exemplo.

Como conseguir um cupom Google Ads?

Existem algumas maneiras diferentes de se conseguir cupons e códigos promocionais no Google Ads:

  • Ao cadastrar a sua empresa no Google Ads, provavelmente você receberá um cupom de incentivo pela criação de sua conta.
  • Você também consegue cupons do Google Ads fechando negócio com agências parceiras da empresa – aquelas que possuem um selo de Google Partner.
  • Por fim, você também pode receber novos cupons diretamente da plataforma do Google Ads. Para isso, basta ir habilitar as “ofertas especiais” no campo de “notificação” dentro das configurações. Quando houver novos códigos, você receberá um e-mail de aviso da Google.

Se você quiser saber mais sobre os cupons e códigos promocionais, recomendamos que faça a leitura dos Termos de Uso, diretamente do Google.

Central de ajuda, suporte e telefone de contato do Google Ads

O Google possui uma central especializada para a resolução de problemas e para responder todas as dúvidas relacionadas a sua plataforma de anúncios.

Através da Central de Ajuda do Google Ads, você encontra tópicos ensinando a resolver problemas como: anúncios não aprovados, reembolsos, pausar, retomar ou remover campanhas, informações básicas de uso da plataforma, como gerar relatórios e muito mais.

Caso você não encontre suas respostas nos tópicos principais, você ainda pode contar com três outras soluções:

Perguntar à comunidade do Google Ads: você irá interagir com outros usuários que sabem como resolver o seu problema.

Utilizar o suporte via bate-papo ou e-mail: na opção de “fale conosco”, você pode descrever detalhadamente o problema pelo qual está passando e os especialistas do Google te responderão através de um dos dois meios.

Ligar no suporte do Google Ads: o Google Adwords possui um número de telefone que fica disponível das 09:00 até as 19:00 de segunda a sexta-feira. Para falar com os especialistas da Google, ligue no número 0800 727 0278.

Com esse guia, agora você já sabe como anunciar no Google Ads!

Nesse artigo, te mostramos a como começar a utilizar a maior plataforma de anúncios da internet de maneira eficaz e conseguir resultados rápidos.

Saber como anunciar no Google Ads é um diferencial no mercado para qualquer empresa que deseja crescer e se manter firme.

Após a leitura desse post, esperamos que você consiga configurar a sua primeira campanha do Google Ads e que ela seja um sucesso, trazendo mais vendas e captando clientes para a sua empresa.

Caso você ainda tenha dúvidas e queira saber mais sobre o Google Ads e suas funcionalidades, não pense duas vezes e entre em contato com a gente! A Agência Tupiniquim é uma agência de marketing digital com mais de 10 anos de experiência na criação de campanhas do Google Ads e pode te ajudar a elaborar uma estratégia de marketing que traga resultados reais para a sua empresa através dos anúncios do Google Ads.

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