fbpx

Branding e Marketing Digital são ações que se complementam e que fortalecem as estratégias da marca como um todo. Veja como neste post.

Em um mundo em constante transformação digital e com mais possibilidades para serem exploradas pelo marketing digital, fica cada vez mais difícil para as marcas vencerem a concorrência e garantirem um espaço na mente de seus consumidores.

Nesse cenário, é preciso abraçar estratégias que ajudem a sua marca a se destacar e ir além. E é aí que o Branding é essencial, pois a gestão de marca contribui em muito para as ações do marketing digital.

Branding e marketing digital são dois conceitos bastante diferentes, mas que precisam trabalhar em conjunto para garantir que empresas continuem crescendo e alcancem novos patamares.

Se você ainda tem dúvidas sobre o que é Branding e qual a diferença desse conceito com marketing digital, continue lendo para descobrir essas e outras informações sobre o assunto.

O que você vai ler sobre Branding e Marketing Digital:

O que é Marketing Digital?

Se vamos procurar entender as diferenças entre marketing digital e Branding, é importante compreender cada um desses conceitos separadamente.

O marketing digital é todo o marketing que se faz através do meio online e de plataformas digitais, com o objetivo de promover, trazer visibilidade e reconhecimento para determinada marca, produto ou serviço.

É através do marketing digital que as marcas podem estreitar o relacionamento com consumidores, coletar dados em tempo real e promover ações capazes de alcançar mais pessoas, porém de forma segmentada e com maior personalização.

Diferentemente do marketing tradicional, onde as ações de publicidade acabam focando em mídias clássicas de comunicação, tais como anúncios em televisão, rádio e materiais impressos, o marketing digital utiliza canais digitais, como sites institucionais, blogs, redes sociais, e-mails, entre outros.

Como consequência, uma das grandes vantagens que o marketing digital oferece é a maior interação da marca com seu público. Ações de Marketing de Conteúdo nas redes sociais, por exemplo, possibilitam que empresas entendam melhor as pessoas que consomem seus produtos e vice e versa.

Além disso, através das métricas de marketing digital, é possível mensurar com mais precisão todos os resultados das ações realizadas, o que auxilia as empresas a desenvolver e a melhorar estratégias em tempo real.

Por meio do marketing digital, podem ser trabalhadas as estratégias de:

O marketing digital também possui um leque variado de softwares e ferramentas que podem ser utilizadas para automatizar tarefas e otimizar o tempo da equipe de profissionais de marketing.

As ferramentas gratuitas do Google, como o Google Search Console e o Google Analytics, também auxiliam na coleta de dados que ajudam a entender a efetividade das suas ações de marketing digital. Tudo isso para garantir que o investimento seja bem realizado.

O que é Branding?

O Branding, ou gestão de marca, é uma estratégia que busca desenvolver conexões entre marcas e pessoas, possibilitando que produtos, serviços e organizações sejam facilmente identificados e relacionados com boas experiências.

Para entender melhor como isso funciona na prática, pense: o que leva você a escolher uma marca em detrimento da outra quando se trata de um mesmo tipo de produto, independentemente do preço?

Marcas que possuem uma boa impressão em nossa mente, e que são capazes de gerar bons sentimentos e experiências em nós são aquelas que acabamos escolhendo na hora de tomar uma decisão de compra.

Afinal de contas, um produto não se trata apenas de algo físico ou prático, mas de algo que gera emoções nas pessoas.

Uma marca de shampoo que oferece a mesma qualidade de outras marcas, mas que se preocupa com embalagens sustentáveis acaba gerando bons sentimentos naquelas pessoas consumidoras que se preocupam com o meio ambiente, por exemplo.

Produtos, fórmulas e serviços podem ser copiados. Mas a marca sempre será única, e é aí que o Branding faz toda a diferença, pois é essa estratégia que une produto e marca para criar uma experiência especial e que se destaca da concorrência.

Para conseguir isso, o Branding trabalha com estratégias de:

  • Naming: técnicas para criação de nomes únicos para empresas, produtos ou serviços;
  • Identidade visual: logotipo, cores, tipografia e outros elementos visuais que formam a “cara” da marca;
  • Posicionamento de marca: valores, propósitos, promessas e atributos da marca;
  • Brand Persona: personificação que representa a identidade e os valores da marca;
  • Tom e Voz: a voz está ligada aos valores e atributos da marca e, portanto, não se altera. O tom é variado e depende dos canais e do público que a marca deseja se comunicar;
  • Brand Awareness: também conhecido como Consciência de Marca, é uma métrica que avalia a notoriedade de determinada marca no mercado;
  • Rebranding: processo de recolocação da marca no mercado, atualizando sua identidade e posicionamento de acordo com as características de sua persona.

Tais estratégias auxiliam na construção de marcas de sucesso e que possuem grande impacto na mente das pessoas.

Qual a diferença entre Marketing e Branding?

Após ter visto os conceitos de marketing digital e Branding separadamente, talvez já tenha começado a ficar um pouco mais claro o que cada um deles trabalha e o que os diferencia.

Enquanto o Branding é responsável pela identidade e pela forma com que a marca se apresenta para as pessoas, o marketing digital trabalha com estratégias que visam a divulgação comercial dessa marca, e de produtos ou serviços que ela oferece.

Então, podemos dizer que marketing digital e Branding são como Marketing de Conteúdo e SEO: duas ferramentas diferentes, mas complementares, pois devem andar juntas para conseguir promover o crescimento saudável e contínuo de uma empresa.

Isso quer dizer que uma marca bem construída, com boa identidade e posicionamento, não sobrevive sem um bom marketing, que através de suas estratégias, irá buscar os meios para a divulgação eficiente da marca.

Da mesma forma, um marketing que promove uma marca pouco trabalhada, encontra dificuldades para gerar resultados a longo prazo.

A importância do Branding em Marketing Digital

Com a evolução da tecnologia e o acesso massivo da internet, a forma de comunicação entre marcas e consumidores mudou. As redes sociais são um grande exemplo de como é possível estreitar esse relacionamento.

A partir dessa exposição diária e mais próxima, as marcas possuem meios eficientes de passarem suas mensagens e coletar feedbacks em tempo real. E apesar disso ser excelente, também gera mais riscos.

Afinal, consumidores e consumidoras passaram a esperar e a exigir mais das marcas, e estão mais atentos aos valores e impactos que elas causam na sociedade.

Também não passam despercebidas as marcas que propõem uma coisa, mas que na realidade entregam outra. Isso vale também para aquelas que defendem determinados valores, mas praticam outros.

Para evitar isso, o Branding entra como parte essencial para garantir que a reputação da marca nunca seja perdida, garantindo que o marketing seja bem sucedido em suas ações.

Além disso, o Branding é importante para:

  • Gerar ações eficazes de Marketing de Conteúdo;
  • Atrair novos clientes;
  • Fidelizar clientes;
  • Aumentar a presença da marca na vida das pessoas;
  • Aumentar a credibilidade da marca;
  • Facilitar ações de Endomarketing.

Por fim, vale lembrar que é o Branding que irá garantir que sua marca seja única, com valores e personalidades próprios e que contribuem para a diferenciação no mercado em que ela está inserida.

Como fazer Branding em Marketing Digital?

Branding é um conceito muito mais antigo que marketing digital e já vinha sendo realizado pelas empresas muito antes da internet, utilizando os meios mais comuns da época, como TV, rádio, jornais e revistas.

Com a ascensão da internet e das inúmeras possibilidades que veio junto com ela, o marketing digital surgiu e rapidamente evoluiu. Da mesma forma, o Branding se adaptou para trabalhar com as plataformas online.

Alguns especialistas até mesmo passaram a denominar o Branding feito para o meio online como Digital Branding, para diferenciar a estratégia que é trabalhada no meio tradicional daquela que é feita para o meio digital.

Nomenclaturas à parte, para fazer Branding em marketing digital, confira algumas dicas de como implementar uma boa estratégia em sua empresa.

Persona e Brand Persona

A definição da persona é essencial para qualquer estratégia dentro do marketing digital. Trata-se de um personagem fictício idealizado a partir de dados de pessoas reais que fazem parte do seu público-alvo.

A persona deve fazer parte do plano de mídia da empresa, já que será crucial para planejar qualquer estratégia de campanha de marketing digital. Afinal, é através da persona que é possível compreender melhor o público exato que você deseja alcançar.

Para o Branding, isso não poderia ser diferente. Uma boa gestão de marca leva em consideração o mercado em que ela está inserida e as pessoas para as quais ela existe.

Também é importante levar em consideração a brand persona da sua marca, que nada mais é do que um ou mais personagens que reúnem as características que fazem parte da sua empresa, como os valores, o propósito e a cultura.

Com a persona e a brand persona definidas, será mais fácil trabalhar com os outros aspectos do Branding.

Identidade visual

A identidade visual da marca é aquela responsável por dar cara e forma para a marca. Ou seja, são elementos que ficarão visíveis por meio de:

  • Logotipo: representação gráfica única que serve para identificar a marca e diferenciá-la das demais;
  • Cores: a utilização de cores marcantes ajudam a dar visibilidade para a marca, além de serem usadas para desencadear sentimentos e sensações;
  • Tipografia: as fontes utilizadas também são importantes para destacar e caracterizar as marcas.

Para criar uma identidade marcante e que fixe com facilidade na mente das pessoas é importante enxergá-la como um resumo dos maiores valores e elementos que representam a sua empresa, produto ou serviço ao máximo.

Ou seja, a identidade visual da marca deve ser capaz de transmitir visualmente o que ela tem de melhor e o que almeja entregar para a sua persona.

Posicionamento de marca

O posicionamento de marca é uma estratégia de Branding que busca garantir um espaço na mente das pessoas consumidoras em meio à concorrência. Por conta disso, faz parte de um trabalho incessante e que deve estar sempre atual.

Como a sua marca deseja ser reconhecida? Pela qualidade do serviço ou produto? Pelos valores e promessas da empresa? É com aspectos como esses que o posicionamento de marca trabalha.

Para conseguir isso, a marca deve considerar, levando em conta a sua persona, linguagem, tom e voz, canais de comunicação e conteúdos que deseja trabalhar em prol de sempre existir como uma opção a ser considerada pelas pessoas consumidoras.

Canais de comunicação

A partir da definição da sua persona, é possível entender também onde ela está presente e onde ela pode pode ser alcançada nos meios digitais.

Redes sociais como Facebook, Instagram, TikTok, WhatsApp, Twitter, Pinterest, entre outras, são massivamente utilizadas como canais para marca e consumidor se relacionarem.

A criação de site também é uma forma de criar essa relação, já que é uma fonte de informação valiosa sobre a sua marca e os produtos e serviços que ela oferece.

Além disso, sites bem otimizados podem ser ranqueados com mais facilidade nos mecanismos de busca, ajudando usuários a encontrarem o que buscam.

Seu site ainda pode incluir um blog, onde você poderá oferecer conteúdo voltado para informar e agregar valor para seu público-alvo.

Marketing de Conteúdo

O que não faltam hoje são exemplos de Marketing de Conteúdo, seja pela internet ou fora dela. Isso porque empresas de todos os portes já estão entendendo a importância que essa estratégia possui quando se trata de buscar visibilidade e relevância.

Não por acaso, o Marketing de Conteúdo combina perfeitamente com o Branding, pois o conteúdo passa a ser um meio para trazer não somente visibilidade, mas também autoridade e credibilidade para a marca.

A estratégia de criação de conteúdo deve estar não somente alinhada em termos de objetivos com o Branding, mas como deve ser utilizada para transmitir a mensagem principal e a personalidade da marca.

Métricas

Como dissemos no começo deste artigo, uma das grandes vantagens do marketing digital é a possibilidade de mensurar resultados de forma mais precisa.

Para o Branding, é importante entender o quanto a marca conseguiu se inserir no mercado, através da métrica de Brand Awareness. Além disso, número de impressões, visualizações e engajamento também ajudam nesse entendimento.

Você pode utilizar essas e outras métricas para coletar dados que mostrem os resultados das suas ações de Branding e, assim, implementar melhorias ou desenvolver novas estratégias.

Crie uma marca de sucesso

O mundo está em constante transformação, assim como as pessoas. As novas gerações de consumidores devem ser levadas em conta quando se trata de manter uma marca sempre viva e em posição de destaque entre a concorrência.

Desenvolver projetos de Branding e aliá-los às suas ações de marketing digital devem sempre ser o foco de empresas que desejam crescer e ganhar reconhecimento dentro do nicho em que elas atuam.

É importante lembrarmos que essas estratégias são adequadas para empresas de todos os portes e mercados, pois podem ser adaptadas e utilizadas de acordo com a realidade de cada uma.

Deseja buscar soluções de Branding para a sua marca hoje mesmo? Fale com a Tupiniquim. Somos uma agência de marketing digital que auxilia empresas a conquistarem grandes resultados e a crescer continuamente.

Curtiu o conteúdo? Aproveite e compartilhe!

Dúvidas Frequentes

O que é Branding?

O Branding, ou gestão de marca, é uma estratégia que busca desenvolver conexões entre marcas e pessoas, possibilitando que produtos, serviços e organizações sejam facilmente identificados e relacionados com boas experiências.

Qual a diferença entre marketing e Branding?

Enquanto o Branding é responsável pela identidade e pela forma com que a marca se apresenta para as pessoas, o marketing digital trabalha com estratégias que visam a divulgação comercial dessa marca, e de produtos ou serviços que ela oferece.

O que faz o Branding?

Desde o logotipo e o posicionamento de marca, o Branding irá garantir que sua marca seja única, com valores e personalidades próprios e que contribuem para a diferenciação no mercado em que ela está inserida.

Newsletter

Cadastre-se e receba novidades e conteúdos relevantes sobre marketing digital e vendas!
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Solicite seu diagnóstico gratuito com nossos especialistas!

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder