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Advogado, que tal distribuir seu conteúdo online e transformá-lo num ímã de clientes? Hoje, vamos te mostrar os 5 passos para alcançar esse objetivo!

Advogado é uma profissão com muitas peculiaridades. Mas, a mais importante para nós nesse momento é suas possibilidades de marketing jurídico.

Todo advogado sabe, desde a faculdade, que não pode simplesmente promover seu serviço através de ofertas, cupons de desconto, marketing agressivo e nenhuma atividade que vá contra o código de ética da OAB.

Sendo assim, o advogado precisa debruçar-se sobre seu poder de produzir conteúdo para ter visibilidade e para criar autoridade.

E nós sabemos – se você não sabe, vai ficar sabendo agora – que a internet é o melhor canal disponível para produzir e distribuir conteúdo.

Tudo isso por um motivo muito simples: nenhum advogado precisa depender de um canal para distribuir conteúdo. Ele pode fazer isso por conta própria.

Pensando nisso, hoje o intuito do nosso artigo é ajudar você, advogado que quer ter uma presença digital consolidada a fazer isso da forma certa.

Vamos te ajudar, com 5 passos simples, a distribuir seu conteúdo online sem depender de ninguém para isso.

1. Escolher seu canal de conteúdo

O primeiro passo para distribuir seu conteúdo online, obviamente, é escolher quais são esses canais.

Se você tem um site, por exemplo, esse canal pode ser o blog do seu site. Porém, você pode escolher também outros canais de produção de conteúdo.

Mas, antes de falarmos exatamente sobre esses canais, queremos definir exatamente o que é um canal de produção de conteúdo, para você não se perder.

Um canal de produção de conteúdo é um canal onde você cria e armazena o seu conteúdo. É nesse canal que você disponibiliza conteúdo para seu público, que é, depois, divulgado em um canal de distribuição de conteúdo.

Vamos te dar um exemplo pra deixar a coisa toda mais clara, beleza?

Digamos que você publique artigos no seu blog. Então, esse é o seu canal de produção de conteúdo.

Porém, você usa as mídias sociais para divulgar esse conteúdo para sua audiência. Esse é o seu canal de distribuição de conteúdo.

Seu site ou blog pode ser seu canal de produção de conteúdo, bem como o YouTube, ou um canal de produção de conteúdo de podcasting, por exemplo.

E, suas mídias sociais vão funcionar como canais de distribuição de conteúdo.

Agora que você já entendeu, precisa definir seu canal de produção de conteúdo (blog, YouTube ou, até mesmo podcast), para começar.

Distribuir seu Conteúdo Online

2. Produzir conteúdo

Agora que você já sabe que precisa escolher um canal de produção – e você já fez isso, o próximo passo é produzir o conteúdo.

Para produzir conteúdo você precisa criar um cronograma. E aqui estão algumas dicas para isso:

  • Crie uma agenda: determine quantas vezes por semana (ou por mês) você vai produzir conteúdo no seu canal de produção de conteúdo;
  • Inicie a produção antes de começar a publicação: o ideal é que você tenha pelo menos 1 ou 2 conteúdos na manga antes de começar a publicá-lo em seu canal;
  • Siga a frequência determinada na sua agenda: isso vai te ajudar a manter o ritmo.

Você já sabe que: precisa de um canal de publicação de conteúdo, já sabe por quais pode optar, e sabe também como pode começar a produzir conteúdo.

O próximo passo é distribuir através de seus perfis nas mídias sociais.

3. Distribuir seu conteúdo online

Se você chegou até aqui, já tem definido o seu canal de publicação de conteúdo (blog no seu site, canal do YouTube, ou até mesmo, podcastings).

Você também já viu como pode criar uma agenda de produção de conteúdo para que tenha conteúdo frequente nesses canais.

Então, o próximo passo é começar a distribuir esse conteúdo para gerar tráfego para seu canal.

Nesse tópico, vamos falar sobre os canais de distribuição orgânicos, ou seja, aqueles que você não precisa pagar nada para divulgar.

Aqui estão alguns canais que servirão como distribuição de conteúdo, e você deveria ficar de olho:

  1. Instagram: a mídia social que mais cresce no momento. Se você presta serviços para pequenas empresas e profissionais liberais, bem como jovens adultos (pessoas de 24 a 49 anos), esse é o melhor lugar para você compartilhar o seu conteúdo;
  2. Facebook: trata-se da maior mídia social do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos. É um ótimo canal para distribuir conteúdo, por exemplo, para a terceira idade (se você é advogado previdenciário, por exemplo, esse é seu canal ideal); e
  3. LinkedIn: a maior plataforma de mídias sociais do mundo corporativo. O lugar certo para você, advogado de empresas, conversar com decisores que poderão contratar o seu serviço.

Esses são os principais canais onde você pode distribuir seu conteúdo de forma gratuita, sem pagar nada para isso.

É importante que você use esses canais para levar as pessoas para seu conteúdo para que você comece a criar e educar uma audiência qualificada.

Fazendo isso de forma frequente e consistente, você está pronto para ir para o próximo passo, que é distribuir esse conteúdo de forma paga.

4. Distribuição paga

Aqui temos algumas opções.

Isso mesmo, você pode utilizar alguns recursos para distribuir seu conteúdo de forma paga.

A primeira delas é através dos anúncios das próprias mídias sociais. Dessa forma, você pode pagar para as mídias sociais entregar seu conteúdo para um público que ainda não faz parte da sua audiência.

Você também pode distribuir o seu conteúdo através do GoogleAds, os anúncios no Google.

É uma ótima forma de aparecer para as pessoas quando elas procuram por assuntos relacionados à sua especialidade, bem como, aparecer para as pessoas quando elas acessam canais com conteúdo parecido com o seu.

Por fim, mas não menos importante, você pode fazer também publicidade nativa. Promover o seu conteúdo em outros blogs e portais de conteúdo, aparecendo como conteúdo relacionado e recomendado.

E, dessa forma, você vai poder levar sua mensagem para pessoas que ainda não fazem parte da sua audiência.

Depois que você fizer isso, precisa mensurar o resultado e a coisa toda.

Distribuir seu conteúdo online

5. Mensurando o resultado

Nessa etapa, você precisa saber se seus esforços deram certo.

Aqui, você pode monitorar algumas métricas para garantir o sucesso de sua empreitada. Existem muitas métricas, mas vamos compartilhar as melhores com você:

  • Número de comentários: número de comentários que seu conteúdo recebeu;
  • Número de acessos: quantidade de pessoas que acessaram seu canal para consumir seu conteúdo;
  • Tempo de permanência: tempo que as pessoas permaneceram na sua página;
  • Aumento de audiência: novos seguidores no seu canal e/ou mídias sociais no período.

No que essas métricas te ajudam para distribuir seu conteúdo online?

Essas métricas vão mostrar 2 coisas: se as pessoas estão te acompanhando; e se estão consumindo seu conteúdo.

Sabendo disso, você pode, por exemplo, saber qual conteúdo teve melhor aceitação, e criar ainda, outros conteúdos sobre o mesmo tema.

Dessa forma, seu canal de conteúdo vai crescendo, e você vai, aos poucos, aparecendo para mais pessoas.

Com esses passos, você está pronto para levar o seu conteúdo ao maior número possível de pessoas na internet.

Pronto! Você já deu os 5 passos para distribuir seu conteúdo online. Continue andando.

Hoje, compartilhamos com você os 5 passos essenciais para distribuir seu conteúdo online.

Você aprendeu como pode fazer o seu conteúdo chegar a mais pessoas e promover-se como advogado sem, necessariamente, precisar fazer uma oferta, ou ir contra o código de ética da OAB.

Sabemos que parte do que trata esse artigo pode ter sido um tanto quanto complexo para você entender, e por isso mesmo, não recomendamos que você siga nesse processo sozinho.

Se você precisar de ajuda, estamos aqui para ajudá-lo. Para isso, conte com nossa assessoria para guia-lo pelo caminho. Somos uma agência de Marketing Digital com mais de 10 anos de experiência e sabemos o que você precisa fazer para alavancar o seu conteúdo!

Entre em contato com a Agência Tupiniquim e venha tomar um café, mesmo que online. Vamos te ajudar a distribuir seu conteúdo online, e transformá-lo numa fonte de clientes.

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